Prémio Mário Soares-Fundação EDP 2024 atribuído a Carolina Henriques Pereira
A Fundação Mário Soares e Maria Barroso, com o apoio da Fundação EDP, atribuiu o Prémio Mário Soares-Fundação EDP 2024 à tese de doutoramento “Escapando à Guerra e ao Holocausto através de Portugal: refugiados nas zonas de 'residência fixa' da região Centro (1940-1946)”, da autoria de Carolina Henriques Pereira (Universidade de Coimbra - Faculdade de Letras).
O júri do Prémio, composto composto pela Professora Doutora Ângela Coutinho (Presidente do Júri), pela Professora Doutora Alexandra Esteves (Vogal) e pelo Professor Doutor Pedro Magalhães (Vogal), decidiu ainda a atribuição de uma Menção Honrosa à tese de doutoramento "História da UNITA: da Fundação ao Acordo de Alvor (1966-1975)", de João Fusco Ribeiro (Universidade de Évora - Instituto de Investigação e Formação Avançada).
O Prémio Mário Soares, que celebra este ano a 26.ª edição, foi instituído em 1998, com o objetivo de galardoar autores de teses e dissertações ou de outros trabalhos de investigação originais realizados no âmbito da História Contemporânea de Portugal, no valor de 5 mil euros. Desde 2011, o prémio é promovido com o apoio e colaboração da Fundação EDP.
A cerimónia de entrega do prémio decorrerá em janeiro de 2025, integrando as comemorações do Centenário de Mário Soares.
Mais informações na página do Prémio Mário Soares.