O Prémio Mário Soares foi criado em 1998 com o objetivo de reconhecer trabalhos académicos ou de investigação sobre a História Contemporânea de Portugal, realizados por jovens investigadores. Desde 2011, o Prémio é promovido com o apoio da Fundação EDP.
O Prémio Mário Soares - Fundação EDP é atribuído anualmente e destina-se a galardoar autores de teses e dissertações ou de outros trabalhos de investigação originais realizados no âmbito da História Contemporânea de Portugal.
Incluem-se na área temática do Prémio os trabalhos oriundos das ciências sociais, artes e humanidades.
Podem concorrer autores nacionais ou estrangeiros até aos 35 anos de idade, completados até ao termo do prazo para apresentação dos trabalhos, com trabalhos realizados e publicados nos últimos três anos.
O Prémio tem incentivado o estudo e a investigação sobre a História Contemporânea de Portugal, contribuindo de forma sistemática para melhorar a compreensão e o conhecimento do Portugal Contemporâneo e para a consolidação das atividades e carreiras de investigação de jovens investigadores, em particular mestrandos e doutorandos nas áreas das ciências sociais, artes e humanidades.
Valor do Prémio
5 000,00€
Apresentação de candidaturas
As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 30 de setembro de 2024, através do preenchimento de formulário eletrónico.
Os trabalhos devem ser remetidos à Fundação através da entrega de um exemplar em papel e de uma cópia digital, em formato PDF.
Avaliação e seleção
Os trabalhos são avaliados por um júri constituído por três membros de reconhecida competência nas áreas científicas a que o prémio diz respeito.
Calendário
Apresentação de candidaturas: até 30 de setembro
Divulgação de resultados: até 30 de novembro
Entrega do prémio: 7 de dezembro
Informações
E-mail: geral@fmsoaresbarroso.pt
Telefone: (+351) 21 396 41 79
Trabalhos premiados
Menções honrosas
Candidaturas desde 1996
Distribuído em prémio