A Fundação é uma instituição de direito privado e utilidade pública sem fins lucrativos, criada a 12 de setembro de 1991 e com início de atividade em março de 1996.
A Fundação tem como missão a promoção de uma cultura cívica e democrática inspirada na vida e nos legados de Mário Soares e de Maria Barroso e a preservação e divulgação da memória histórica e da herança cultural de Portugal Contemporâneo.
A atividade da Fundação desenvolve-se no plano cultural, humanitário, social, científico e educativo. Destaca-se a organização e disponibilização em acesso aberto do seu património cultural (Arquivo, Biblioteca, Casa Comum e Casa-Museu João Soares), a programação de eventos científicos e culturais, a promoção de programas de formação e de debate, a cooperação com os países da lusofonia e o estímulo à criação e disseminação de conhecimento de base científica, em particular sobre a ação de Mário Soares e Maria Barroso.
Leia mais sobre a Fundação aqui.
A Fundação tem um Conselho de Administração, presidido por Isabel Soares, filha de Mário Soares.
Tem também um Diretor Executivo, Filipe Guimarães da Silva, responsável pela gestão corrente da Fundação.
Conheça a estrutura da Fundação aqui.
A Casa-Museu João Soares é um pólo da Fundação Mário Soares e Maria Barroso, nas Cortes, em Leiria.
A casa das Cortes, onde se encontra atualmente instalada a Casa-Museu João Soares, pertenceu a João Lopes Soares, pai de Mário Soares, que nela viveu durante alguns períodos.
Casa de aldeia dos finais do século XIX, foi originalmente propriedade da irmã, Maria das Neves, a cujos herdeiros João Soares veio a adquiri-la.
Nos anos 50 do século XX, e após algumas obras de restauro, João Soares deu à casa o nome de “Vivenda Saudade 1958”.
Após o falecimento de João Lopes Soares, em 1970, a Casa foi deixada aos netos, Isabel e João Soares, que a doaram, em 1994, à Fundação, para que pudesse ser instalada uma Casa-Museu, tendo como patrono a figura de João Lopes Soares.
A entrada na Casa-Museu João Soares é gratuita.
A Fundação disponibiliza serviços em diversos domínios da sua atividade, tais como: aluguer de espaços; serviços de apoio aos utilizadores dos arquivos, das bibliotecas e do museu; digitalização de arquivos e coleções; serviços educativos e de mediação cultural.
Conheça os serviços em detalhe aqui.
Sim. Pode visitar a Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em Lisboa e em Leiria, durante o horário de abertura ao público, para consultar e explorar arquivos, publicações e coleções, para visitar exposições, participar em colóquios, congressos ou apresentações de livros, entre outros eventos incluídos na programação da Fundação.
Pode aceder e consultar os fundos e coleções documentais da Fundação Mário Soares e Maria Barroso através da plataforma digital Casa Comum ou mediante pedido de consulta presencial através do endereço de e-mail geral@fmsoaresbarroso.pt.
Saiba mais aqui.
A plataforma digital Casa Comum permite pesquisar através de navegação na estrutura dos arquivos ou por meio de ferramentas de pesquisa, sendo possível combinar as duas abordagens.
A informação está organizada por níveis, numa estrutura em árvore. Ao entrar no site, tem à sua disposição um índice com o nome das entidades que produziram os fundos e coleções, através do qual pode aceder ao respectivo quadro de classificação e continuar a navegar até chegar ao nível do documento/item. Os documentos estão arrumados de acordo com a sua origem e vínculo a um conjunto documental ou em função de critérios temáticos.
A informação pode ser recuperada por meio de pesquisa simples, utilizando uma frase ou palavra-chave, ou recorrendo à pesquisa avançada, orientada para aspectos como assuntos e datas, permitindo a aplicação de filtros para limitar o universo pesquisável. A pesquisa pode ser transversal em documentos de diferentes proveniências ou restringir-se ao fundo.
A pesquisa avançada possibilita recuperar a informação ao nível do campo (pasta, título, assunto, data, observações, fundo), e com recurso a operadores booleanos (E, OU, NÃO) que permitem combinar diversos termos na mesma pesquisa, assumindo maior eficácia e eficiência.
Caso deseje recuperar os documentos por número de pasta, deverá introduzir na caixa de pesquisa simples o número de pasta seguido de asterisco (ex. 02001*). Se pretender realizar uma pesquisa balizada por datas extremas, deverá utilizar a pesquisa avançada e preencher os campos do período temporal (data inicial e data final) da seguinte forma: ano-mês-data (ex: 1924-09-24).
Sim. A Fundação Mário Soares e Maria Barroso adotou a Lei n.º 31/2019, que regula a utilização de dispositivos digitais de uso pessoal e permite a fotografia digital nas bibliotecas e arquivos públicos, pelo que o utilizador poderá reproduzir o conteúdo de livros e documentos para uso privado, evitando o flash da câmera, sempre que estes sejam comunicáveis e se encontrem em bom estado de conservação.
Consulte a tabela de preços aqui.
Alguns documentos de arquivos e coleções à guarda da Fundação Mário Soares e Maria Barroso encontram-se protegidos por direitos de autor. A reprodução de documentos cujos direitos autoriais e conexos pertençam a terceiros carece da autorização prévia do respetivo titular.