A Fundação dispõe de um importante acervo bibliográfico distribuído entre a Biblioteca João Lopes Soares, em Cortes, e a Biblioteca Mário Soares, em Lisboa, com particular destaque para o fundo de Mário Soares.
A Biblioteca Mário Soares, com aproximadamente 25 000 títulos, é especializada nas áreas da ciência política, da história contemporânea, das relações internacionais e dos direitos humanos.
Destacamos o fundo de Mário Soares, correspondente a parte da sua biblioteca pessoal, estimada em cerca de 80 000 títulos, mas também as bibliotecas particulares, que resultam da incorporação de arquivos na Fundação, e o acervo bibliográfico da própria Fundação.
Horário
Segunda a Sexta-feira
09h30-13h00 / 14h00-18h00
A Biblioteca João Soares, inaugurada em 1998, dispõe de um acervo bibliográfico constituído por doações da Fundação Mário Soares e Maria Barroso, da Fundação Calouste Gulbenkian, de particulares e aquisições. A biblioteca integra a Rede de Bibliotecas de Leiria e o respetivo catálogo colectivo.
Com mais de 25 000 títulos, o catálogo compreende obras de consulta geral e de autores nacionais e estrangeiros, uma abrangente coleção de livros recomendados no Plano Nacional de Leitura e uma representação significativa de escritores da região de Leiria, como Afonso Lopes Vieira e Francisco Rodrigues Lobo.
O acesso à biblioteca, leitura e consulta do seu espólio bibliográfico é aberto e gratuito a todos. Pode solicitar a inscrição como leitor dirigindo-se presencialmente à Casa-Museu ou enviando um e-mail para casa-museu@fmsoaresbarroso.pt.
Horário
Segunda a Sexta-feira
10h00-12h30 / 14h30-18h00