Centenário de Mário Soares
Eventos
Sobre
As comemorações dos 100 anos do nascimento de Mário Soares são um tempo para evocar e tornar presente uma figura capital da nossa história contemporânea, cuja vida é inseparável da história do combate pela democracia em Portugal, pela sua instauração, defesa, consolidação e desenvolvimento.
São também um tempo para afirmar e mostrar a imperiosa atualidade dos valores e das causas que Mário Soares representou e pelos quais se bateu com uma coragem que nunca desistiu: a liberdade, a convivência, a tolerância, a solidariedade, a modernização, o ambiente e a paz.
Soares foi uma personalidade riquíssima e a sua obra política e cívica, que também inclui a sua obra escrita, tem uma grandeza e um alcance nacionais e internacionais únicos na nossa contemporaneidade. O que fez foi imenso e foi fundamental para tornar Portugal um país livre, democrático, desenvolvido, europeu, ligado a todos os países que falam português e respeitado no Mundo.
Homem político, foi também um escritor e um homem de cultura atento, ativo e interveniente, colecionador de obras de arte e de livros, membro das mais prestigiadas instituições culturais nacionais e internacionais. Nada do que é humano lhe foi indiferente.
A preservação da memória de Mário Soares permite projetá-la para o futuro, junto das novas gerações. Assim, entre os objetivos que estas comemorações promovem, encontra-se o propósito de criar espaços de formação e de valorização da participação cívica dos cidadãos. Pretende-se estimular e apoiar a produção de conhecimento e o envolvimento dos jovens em projetos cívicos, a partir de três premissas fundamentais: preservar a memória; construir o futuro; fomentar a participação.
As comemorações realizam-se de 7 de dezembro de 2024 até ao final de 2025 e ligam-se às celebrações dos 50 anos do 25 de Abril e dos 100 anos do nascimento de Maria Barroso.
As comemorações estão a cargo de uma comissão organizadora, sediada na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, coordenada por José Manuel dos Santos, e da qual fazem parte os filhos, Isabel e João Soares. Integram também a comissão Maria de Lurdes Rodrigues, Isabel Alçada, José Amaral, Teresa Calçada, Paulo Caramujo, Filipe Guimarães da Silva e Pedro Marques Gomes.
Objetivos e Perfil das Comemorações
Objetivos das comemorações
- Celebrar a figura fundadora da nossa democracia e uma personalidade fundamental da nossa história contemporânea.
- Dar a conhecer melhor a sua vida, obra, pensamento e ação.
- Divulgar, afirmar e atualizar os seus valores e causas e princípios.
- Produzir novos conhecimentos sobre o que foi, o que fez e o que representa.
- Atualizar e renovar o seu legado, aproximando dele as novas gerações.
- Potenciar, valorizar, explorar e divulgar o património material e imaterial à guarda da Fundação Mário Soares e Maria Barroso.
- Criar programas de formação cívica e de valorização da participação dos cidadãos, com destaque para os mais jovens.
Perfil das comemorações
- Cívicas e culturais
- Afetivas e simbólicas
- Congregadoras e mobilizadoras
- Criativas, diversas e surpreendentes
- Geradoras de atenção, interesse, curiosidade
- Passam o testemunho às novas gerações
- Usam linguagens contemporâneas
- Mensagem presente e memória futura
- Qualidade cultural e relevância mediática
Recursos
Explore os recursos que preparámos para celebrar o Centenário de Mário Soares. Disponibilizamos conteúdos educativos para todas as idades e em várias línguas, materiais criativos, exposições, vídeos e fotografias.