Organizamos e acolhemos eventos de natureza científica, em parceria com instituições de ensino superior e centros de investigação. Procuramos explorar o património arquivístico da Fundação para a criação de conhecimento científico. Produzimos conteúdos e recursos para o ensino e investigação.
Através do Arquivo, das Bibliotecas e da Casa-Museu João Soares, a Fundação protege, preserva e divulga o património e a memória da liberdade e da democracia, salientando-se a documentação de Mário Soares e de Maria Barroso e muitos outros arquivos essenciais para o conhecimento da História Contemporânea.
A Fundação desenvolve uma atividade regular e programada ao nível da organização e tratamento dos arquivos e coleções à sua guarda, disponibilizando toda a informação e conteúdos através da plataforma digital Casa Comum.
São mais de 200 fundos e coleções relacionados com temas variados, como o republicanismo, a Ditadura Militar e o Estado Novo, o colonialismo e o anticolonialismo, a oposição à ditadura, o 25 de Abril, a construção europeia, as mulheres e os feminismos, a literatura, as artes plásticas, o ambiente e os oceanos.
Atividades e ações em curso:
A Fundação organiza, promove e patrocina ações de debate, designadamente através de conferências, seminários e colóquios e outras iniciativas de carácter cultural, científico e educativo.
Privilegiamos a colaboração em modalidade de parceria, envolvendo instituições de ensino superior e de investigação, bem como instituições culturais e organizações da sociedade civil.
Atividades e ações em curso ou programadas:
Exposição sobre Carlos Gil no âmbito dos 30 anos da atribuição do Prémio Gazeta.
Ventos de liberdade. A Revolução de Abril pelo olhar de Peter Collis e Ingeborg Lippmann
Exposição com imagens inéditas de dois fotojornalistas estrangeiros - Ingeborg Lippmann e Peter Collis - que acompanharam a revolução, mostrando diversos acontecimentos da vida política portuguesa e captando as vidas, as condições sociais e os contextos que marcaram aqueles tempos.
Exposição “Memória de Abril. Fotografias de Mário Varela Gomes”
Exposição sobre a Revolução de Abril de 1974, a partir das fotografias de Mário Varela Gomes do dia 25 de Abril e de documentos que ilustram como os Estados Unidos da América acompanharam a revolução.
Exposições no âmbito do Centenário de Mário Soares
Ver antes de disparar. As revoluções na América Latina e em Portugal pela lente do fotojornalista Carlos Gil
Vozes Comuns’: organização e estudo da correspondência entre cidadãos e Mário Soares durante a transição para a democracia portuguesa (1974-1978)
Projetos editoriais relativos à História do Grupo Parlamentar do Partido Socialista
Desarquivar a Democracia
Projeto educativo de cidadania democrática com base nos arquivos da Fundação Mário Soares e Maria Barroso, com presença digital através do instagram da Fundação.
Colaboração com a Imprensa Nacional no âmbito do projeto editorial "Coleção “Obras de Mário Soares"
Edição de publicações no âmbito do Centenário de Mário Soares
Edição de publicações no âmbito de conferências e debates
O Prémio Mário Soares-Fundação EDP destina-se a galardoar autores de dissertações académicas ou de outros trabalhos de investigação realizados, no âmbito da História de Portugal do século XX.
Incluem-se na área temática do Prémio, igualmente, os trabalhos oriundos das ciências sociais, artes e humanidades que tenham por finalidade contribuir para o estudo da realidade histórica portuguesa do século XX.
Podem concorrer autores nacionais ou estrangeiros até aos 35 anos de idade.