Inauguração do jardim Mário Soares em Paris
Foi inaugurado no dia 31 de Janeiro de 2026 o Jardin Mário Soares, novo espaço público situado na rue Pixérécourt, no 20.º bairro de Paris. A cerimónia contou com as intervenções da Presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, do presidente do município do 20.º arrondissement, Éric Pliez, do Embaixador de Portugal em França, Francisco Ribeiro de Menezes, da Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Mónica Lisboa, dos filhos do antigo Presidente da República, Isabel e João Soares, e da neta, Lilah Soares.
Nos discursos foi sublinhado o significado da homenagem pública, evocando-se a profunda ligação de Mário Soares à capital francesa, em particular durante o período do seu exílio político entre 1970 e 1974. Foi recordado o ambiente intelectual e político em que então se integrou e as relações que estabeleceu com diversas personalidades do meio político e cultural.
Os intervenientes destacaram igualmente o carácter inspirador do seu legado para o presente e o futuro da democracia, bem como a importância do seu contributo para a afirmação europeia de Portugal após o 25 de Abril de 1974.
A inauguração reuniu também diversas personalidades portuguesas e francesas, representantes da comunidade emigrante, além de familiares e amigos de Mário Soares.








