Saltar para conteúdo principal

Mário Soares foi designado pelo Colégio da Europa como Patrono do ano académico 2021-2022. É o primeiro português a receber essa distinção, em reconhecimento da sua contribuição para o projeto europeu e como figura maior da Europa contemporânea.

A Fundação Mário Soares colaborará com o Colégio da Europa com o objetivo de estimular as novas gerações para a defesa e a promoção de uma cidadania ativa e de um compromisso social apostado em princípios e práticas de tolerância, solidariedade, justiça, igualdade e reconciliação, inspirados pela vida, a ação e a obra de Mário Soares.

O Colégio da Europa prossegue uma importante dinâmica de defesa, valorização e reforço dos valores e ideais presentes no projeto europeu. A preservação do legado histórico e da memória cívica dos seus principais promotores, em que inclui Mário Soares, constitui um dos eixos mais visíveis da matriz humanista, europeísta e solidária que esta instituição visa promover.

Recordam-se a este propósito as palavras proferidas por Mário Soares na abertura do Ano Académico do Colégio da Europa, em 1977.

"Como europeu e como socialista creio firmemente na Europa. Sei que a ideia de uma Europa política, assente na comunidade de interesses e de objetivos e, sobretudo, no ideal da liberdade, representa um grande desafio. Não somente para nós, que vivemos o atormentado post guerra, mas para as novas gerações confrontadas com problemas planetários que põem em causa a sobrevivência da espécie humana. Desafio que vale o nosso empenhamento com determinação e coragem, para ultrapassar as nossas dificuldades económicas e sociais presentes e ainda como fator de equilíbrio entre blocos e superpotências rivais".Discurso do Primeiro Ministro Mário Soares na Abertura do Ano Académico no Colégio da Europa em Outubro de 1977.

Programação da Fundação para os 50 anos do 25 de Abril24/04/2024
Vencedores do Prémio Mário Soares: Cidadania e Desenvolvimento17/05/2024 - Fundação
José Mattoso | 1933-202310/07/2023 - Fundação