A Fundação Mário Soares e Maria Barroso lançou recentemente um concurso, no qual desafia estudantes a criarem a imagem gráfica das comemorações do Centenário de Mário Soares, que têm início a 7 de dezembro do próximo ano.

Dirigido a estudantes do ensino secundário e do ensino superior de áreas artísticas (design, multimédia e afins) e a recém-licenciados, o concurso procura envolver as gerações mais jovens nas comemorações do centenário do antigo Presidente da República, incentivando a criatividade e a inovação e valorizando o talento. Ao mesmo tempo, visa celebrar a vida, os valores e a obra de Mário Soares, que nasceu a 7 de dezembro de 1924. 

O vencedor, além de poder ver o seu trabalho utilizado oficialmente durante as comemorações, recebe um prémio de 3 000 euros.

Para a filha do primeiro secretário-geral socialista, Isabel Soares, a abertura deste concurso “é a primeira de várias iniciativas pensadas para os mais jovens, desafiando-os a participarem ativamente nas comemorações do centenário de Mário Soares. A imagem gráfica do centenário é um aspecto fundamental das comemorações e, por isso, contamos com a criatividade e dinamismo dos jovens para criarem uma imagem moderna, onde os grandes valores de Mário Soares estejam presentes.”

As comemorações do centenário de Mário Soares encontram-se a ser preparadas por uma comissão liderada por José Manuel dos Santos, amigo e antigo assessor cultural de Mário Soares na presidência da República, e o programa das atividades vai ser divulgado no final deste ano. “XXX citação sobre a importância do concurso no contexto das comemorações”, afirma José Manuel dos Santos. 

As propostas de imagem gráfica do centenário podem ser enviadas até 12 de novembro, através do website da Fundação (www.fmsoaresbarroso.pt) e a divulgação dos resultados será conhecida até ao dia 30 de novembro.