Organização, tratamento, descrição e digitalização do arquivo da fotojornalista Ingeborg Lippmann.

O arquivo de Lippmann é constituído por cerca de 6.278 registos fotográficos (2 411 negativos a preto e branco, 3 081 diapositivos e 656 provas fotográficas) e 52 registos textuais, incluindo textos de reportagens da sua autoria, correspondência com os editores de revistas e jornais, legendagem das fotografias, boletins noticiosos, credenciais, entre outros materiais produzidos no contexto das reportagens nos países e territórios no Médio Oriente, Europa, África e América do Sul, que ilustram a sua carreira ao longo de várias décadas.

Estes registos documentam, entre outros eventos, a Guerra Civil Libanesa, a transição para a independência de Angola e Moçambique e a Guerra Civil Angolana. Um conjunto substancial de imagens corresponde a registos de vida selvagem, onde se destaca a fauna africana. O arquivo também inclui histórias de Lippman sobre as cidades históricas de Istambul, Cairo, Palmira, Damasco e Tiro e uma coleção de fotografias de Portugal durante os anos 60.

Geraldina Mwitu, guerrilheira da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO), contando a sua história a Ingeborg Lippman, no quartel general do movimento em Porto Amélia [Pemba], na província de Cabo Delgado. Novembro de 1974.
Geraldina Mwitu falando com as mulheres macua sobre a libertação da mulher, durante encontro da Frente de Libertação de Moçambique (FRELIMO) com a população, em Porto Amélia [Pemba], na província de Cabo Delgado. Novembro de 1974. Fotografia de Ingeborg Lippmann.
dos filhos de Arlindo Fernandes, nascido em Angola, aguarda no aeroporto da cidade do Huambo a ponte aérea para Lisboa, nas vésperas da proclamação da independência de Angola. Outubro de 1975.
Refugiados embarcando em avião para Lisboa, no aeroporto do Huambo, nas vésperas da proclamação da independência de Angola. O governo português disponibilizou aviões para a saída dos colonos que desejassem sair do país. 1975.
Provas de contacto com 37 fotogramas da reportagem fotográfica de Ingeborg Lippman em Angola. 1974.