Inauguração da exposição "O Sal da Democracia: Mário Soares e a Cultura"
A coleção de arte e de bibliofilia de Mário Soares pode ser vista na exposição “O Sal da Democracia: Mário Soares e a Cultura”, que foi inaugurada no passado dia 5 de dezembro, na Casa de Serralves, no Porto. Integrada nas comemorações do Centenário de Mário Soares, a cerimónia contou com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Corpo Diplomático acreditado em Lisboa e do secretário-geral do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos.
Na visita guiada à exposição foi possível ver como Mário Soares viveu toda a vida rodeado de arte e de cultura e de como isso era indissociável da sua luta pela liberdade e pela democracia. Mostra, assim, “a intimidade inspiradora de Soares com a cultura e com aqueles que a criam através de uma seleção antológica de obras das suas coleções de arte (pintura, desenho, escultura, tapeçaria, gravura) e de bibliofilia (livros raros, primeiras edições, manuscritos)”, segundo os curadores, José Manuel dos Santos e Pedro Marques Gomes.
A exposição estará patente na Casa de Serralves até dia 1 de junho de 2025 e o seu catálogo será lançado durante este mês de janeiro.
Reveja, na galeria de imagens, alguns momentos que marcaram a inauguração.