Saltar para conteúdo principal

A Fundação Mário Soares e Maria Barroso é parceira na organização do 11.º Seminário “Desafios do Mar Português”, que terá lugar no dia 18 de novembro, no Museu Marítimo de Ílhavo, instituição promotora da iniciativa, por ocasião das celebrações do Dia Nacional do Mar.

Esta edição tem como mote a exposição temporária “Mar Oceano: Legado de Mário Ruivo”, patente no Museu Marítimo de Ílhavo. Mário Ruivo é uma figura incontornável das ciências do mar, como biólogo, oceanógrafo e diplomata, e também como defensor de uma relação da Humanidade com um Oceano mais sustentável. Nesta senda, preservando a memória do patrono desta edição, será dado especial ênfase à educação para a ciência, sensibilização para a proteção marinha e estratégia para os oceanos, aproximando assim a academia à sociedade civil.

No âmbito da iniciativa, assinala-se também o 25º aniversário do Relatório da Comissão Mundial Independente para os Oceanos. Presidida por Mário Soares e coordenada por Mário Ruivo, a Comissão Mundial Independente para os Oceanos contou com o apoio da Fundação Mário Soares, onde se encontra atualmente depositado o seu arquivo, disponível para consulta através da plataforma digital Casa Comum.

A iniciativa é promovida pelo Museu Marítimo de Ílhavo, em parceria com a Fundação Mário Soares e Maria Barroso e o Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, da Universidade de Aveiro, e integra a Década das Nações Unidas da Ciência dos Oceanos para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030)

Eventos

Abril de 2025 - Celebrações Institucionais e Homenagens
Setembro de 2025 a 2026 - Exposições