Cronologia



Procurar por Ano | Tema | Pesquisa | Biografias

search
  • filter_drama
    Quarta-feira, 14 de Março de 1900
    Japão opõe-se a base naval russa na Coreia



    O Japão manifesta-se contra a instalação na Coreia de uma base naval russa.

    Ano: 1900     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 12 de Junho de 1901
    Cuba um virtual protectorado dos EUA



    Como condição da retirada das tropas americanas do país é introduzida na Constituição cubana uma cláusula que faz de Cuba um virtual protectorado dos EUA.

    Ano: 1901     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 22 de Julho de 1901
    Início das negociações para aliança anglo-nipónica



    Início das negociações para uma aliança anglo-nipónica.

    Ano: 1901     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 28 de Junho de 1902
    Renovada por seis anos a Tripla Aliança



    Renovada por seis anos a Tripla Aliança entre a Alemanha, a Áustria e a Itália.

    Ano: 1902     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 28 de Junho de 1902
    Congresso dos EUA aprova a compra da Companhia do Canal do Panamá



    O Congresso americano autoriza o presidente Roosevelt a comprar os direitos à companhia francesa do canal do Panamá e a adquirir à Colômbia os direitos perpétuos sobre a zona do canal. Na verdade, os Estados Unidos da América continuavam interessados no canal. Assim, os directores da "nova" Companhia, criada em 1894 após a falência do projecto dirigido por De Lesseps, partiram para aquele país, onde apresentaram ao presidente William Mckinley, a 2 de Outubro de 1899, uma informação da comissão técnica e uma proposta de tranferência dos direitos. Após o fracasso francês na construção do Canal, a Comissão do Canal ìstmico dos Estados Unidos, também conhecida como a segunda "comissão Walker", ordenou novos estudos para a construção do canal, tendo em especial atenção as rotas do Panamá e da Nicarágua.

    Ano: 1902     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 22 de Janeiro de 1903
    Tratado Hay-Bunau-Varilla



    O Tratado Hay-Bunau-Varilla, que foi ratificado a 2 de Dezembro de 1903 pelo Panamá e a 23 de Fevereiro pelos Estados Unidos, concedeu a estes últimos a concessão perpétua do canal e uma zona com 10 milhas de largura. Em 1904, os Estados Unidos compram por 40 milhões de dólares a Companhia francesa do Canal do Panamá, os seus direitos e propriedades e começam a construção do Canal. Em Novembro de 1906 Roosevelt, primeiro presidente a sair do território norte-americano, viajou até ao Panamá para observar a evolução dos trabalhos de construção.

    Ano: 1903     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 1903
    A Inglaterra rejeita o Caminho de Ferro de Bagdad



    O Primeiro-Ministro inglês, Arthur Balfour, do partido conservador, reúne o seu Comité de Defesa Imperial em que são analisados os projectos de construção do Caminho de Ferro de Bagdad (que poderia assegurar uma ligação ferroviária desde Berlim até ao Iraque, garantindo uma presença rápida da Alemanha nos Balcãs) e as suas possíveis implicações na situação do Império Otomano e na situação da colónia da Índia, na perspectiva de um possível conflito armado com a aliança Franco-Russa.

    Ano: 1903     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 1 de Maio de 1903
    Inglaterra limita o acesso da Rússia ao Golfo Pérsico



    Respondendo às pretensões russas, a Inglaterra reafirma a sua oposição à instalação de qualquer base de outra potência colonial no golfo Pérsico. De facto, o Golfo era considerada pelos ingleses a chave da defesa do império na Índia, ao mesmo tempo que cresciam os apetites de outras potências (Alemanha, França, Rússia e Turquia) por aquela zona.

    Ano: 1903     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 6 de Julho de 1903
    Visita do presidente francês Émile Loubet a Londres



    Visita do presidente francês Émile Loubet a Londres, onde são lançadas as pedras para a constituição da "Entente Cordiale" entre a França e a Inglaterra – que conhecerá o seu apogeu em 1904 com a formalização da regularização dos principais conflitos coloniais entre as duas potências.

    Ano: 1903     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 20 de Outubro de 1903
    A Rússia reafirma os seus interesses na Pérsia



    A Rússia reafirma os seus interesses na Pérsia, entrando em choque directo com as posições britânicas, que pretendiam manter a sua hegemonia na região

    Ano: 1903     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 3 de Novembro de 1903
    Proclamação da independência do Panamá



    Por influência dos EUA, insatisfeitos com a demora da Colômbia em aceder às suas exigências para o estabelecimento do canal oceânico, é proclamada a independência do Panamá, permitindo o rápido início das obras do Canal. Theodore Roosevelt, que sucedera a Mckinley, após o atentado contra este, entendia a construção do Canal como uma absoluta necessidade, indispensável à supremacia dos Estados Unidos como potência mundial. Impaciente para construir o canal, e estando as negociações com a Colômbia num impasse, Roosevelt apoiou o movimento independentista do Panamá, que acabou por declarar a independência a 3 de Novembro de 1903.

    Ano: 1903     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 17 de Novembro de 1903
    Tratado de Petrópolis



    Pelo Tratado de Petrópolis, a Bolívia cedeu território ao Brasil em troca de uma saída ferroviária e fluvial para o Oceano Atlântico. O atual estado brasileiro do Acre era uma possessão boliviana de acordo com o Tratado Hispano-Português de 1750. Apesar disso, não havia nenhuma ocupação do território por parte da Bolívia. Em virtude da abundância da borracha, os brasileiros iniciaram a ocupação do Acre em 1852, tendo essa imigração atingido proporções muito grandes a partir de Abril de 1877. Face ao crescimento da ocupação brasileira, a Bolívia enviou em 1898 uma missão de ocupação para o Acre causando, a 1 de Maio de 1899, uma revolta armada dos colonos brasileiros que receberam o apoio do governo do Estado do Amazonas. Os bolivianos foram forçados a abandonar a região. Para evitar o seu regresso, o governador do Amazonas enviou para o Acre uma coluna de aventureiros comandada pelo espanhol Luis Galvez, que proclamou a República do Acre a 14 de Julho de 1899. Apesar disso o governo brasileiro, com base no tratado internacional de Ayacucho assinado em 1867, considerava o Acre como território boliviano e enviou tropas que dissolveram a República do Acre em 15 de Março de 1900. Mas, entretanto, Galvez descobrira a existência de um acordo secreto entre os Estados Unidos da América e a Bolívia, segundo o qual aqueles prometiam apoio militar à Bolívia, em caso de conflito armado com o Brasil. Nessa época, a Bolívia organizou uma pequena missão militar para ocupar a região, que, no entanto, foi bloqueada pelos colonos brasileiros, socorridos pela "Expedição dos Poetas", dirigida pelo jornalista Orlando Correa Lopes, que, em Novembro de 1900, proclamou a Segunda República do Acre, que apenas durou um mês. Entretanto, a Bolívia assina um acordo de arrendamento do Acre com o "Bolivian Syndicate", composto por capitalistas norte-americanos e ingleses. A 6 de Agosto de 1902, uma nova coluna militar brasileira, comandada por Plácido de Castro, avança para o Acre e, em 27 de Janeiro de 1903, proclama a Terceira República do Acre, com o apoio do governo brasileiro. A 21 de Março, os governos do Brasil e da Bolívia assinaram um tratado preliminar, ratificado pelo Tratado de Petrópolis em 17 de novembro de 1903. Este tratado, redigido por pelo Barão do Rio Branco e por Joaquim Francisco de Assis Brasil, "removendo motivos de ulterior desavença" entre o Brasil e a Bolívia, consagra a cedência do Acre ao Brasil, em troca de territórios brasileiros de Mato Grosso e de uma indemnização de 2 milhões de libras esterlinas à Bolívia. Em 15 de Junho de 1962, o Acre foi elevado à condição de Èstado.

    Ano: 1903     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 18 de Dezembro de 1903
    Canal do Panamá sob a administração dos EUA



    Os EUA assinam um tratado com a jovem República do Panamá, pelo qual a zona do canal é colocada sob a administração norte-americana em troca de uma renda anual. O recrutamento e a força laboral foram um problema grave no início da construção do Canal do Panamá. Não havia mão-de-obra suficiente no Panamá, pelo que a maioria dos trabalhadores foi recrutada no estrangeiro: Barbados, num total de 19.900 trabalhadores, Martinica e Guadalupe, 7.500 homens e ainda 15.000 de outras nacionalidades. Os trabalhadores especializados foram levados dos Estados Unidos (aproximadamente 5.000). Em Maio de 1904, trabalhavam no Canal cerca de 1.000 homens e em Novembro 3.500. No ano seguinte, o número aumentou para 17.000 e, em Dezembro de 1906, eram já cerca de 24.000. A força laboral foi aumentanto todos os anos até Março de 1910 (38.676 operários), sendo que no ano de 1911, no mês de Dezembro, o número diminuiu em aproximadamente 1.000 trabalhadores. Entre Junho de 1912 (38.174 operários) e Agosto de 1913 (39.962 trabalhadores) o recrutamento voltou a aumentar. Em Junho de 1914, último ano ds construção, o número total de trabalhadores era de 33.270. Esta enorme força de trabalho foi sustentada pelo transporte de alimentos através da Panama Railroad e pela instalação de infraestruturas locais, em que imperava a distinção, por um lado, entre os trabalhadores estado-unidenses, os europeu, por outro, e finalmente os trabalhadores das Antilhas. Também o número de acidentes se mantém desconhecido, calculando-se que tenha ascendido a cerca de 25.000 mortos. O Canal do Panamá custou os americanos cerca de aproximadamente 375,000,000 de dólares, incluinndo os $10,000,000 pagos ao Panamá e os $40,000,000 pagos à companhia francesa. O primeiro percurso completo pelo Canal do Panamá realizou-se a 7 de Janeiro de 1914. A partir de 1 de Abril, do mesmo ano, a Comissão do Canal Ístmico deixou de existir, dando lugar a uma nova entidade, o Governador da Zona do Canal, cujo primeiro nomeado foi o coronel norte-americano Goethals. A inauguração oficial, marcada para 15 de Agosto, ficou sem efeito devido à eclosão da Primeira Guerra. Ao longo da sua existência, o Canal proporcionou aos Estados Unidos o domínio económico e militar daquela passagem entre os dois Oceanos e facilitou o exercício da sua supremacia sobre toda a América Central. Face aos protestos crescentes, os EUA concederam, em 7 de Setembro de 1977, partilhar com o Panamá a gestão do Canal. Ao meio-dia de 31 de Dezembro de 1999, a República do Panamá assumiu a responsabilidade total de administração, operação e manutenção do Canal

    Ano: 1903     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Março de 1905
    O Kaiser da Alemanha visita Portugal.



    O imperador da Alemanha, Guilherme II desembarca no Cais das Colunas, recebido com toda a pompa. Apesar da aliança permanente do rei D. Carlos com os interesses ingleses, o Kaiser visita Portugal, a caminho de Marrocos, onde ia tentar encorajar os desejos de independência do respectivo Sultão. As questões relacionadas com as possessões africanas ocupam lugar importante nas conversações.

    Ano: 1905     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 27 de Outubro de 1905
    O presidente francês Loubet visita de novo Portugal.



    Loubet visita novamente Lisboa, onde o povo republicano o recebe calorosamente. Esta deslocação terá ainda permitido à rainha D. Amélia reconciliar-se com os governantes franceses, que haviam mandado para o exílio o pai e o irmão. De qualquer modo, prossegue a intensa actividade diplomática do rei D. Carlos.

    Ano: 1905     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Dezembro de 1905
    A rainha Alexandra de Inglaterra chega a Portugal.



    Visita Portugal a rainha Alexandra, mulher de Eduardo VII, acompanhada pela filha e pelo genro, o príncipe Cristiano da Dinamarca. O monarca português pretende assim reforçar os laços com a coroa inglesa.

    Ano: 1905     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 12 de Agosto de 1909
    Visita do Príncipe do Mónaco



    O Príncipe do Mónaco, que tinha relações de grande proximidade com D. Carlos, visita Portugal, chegando ao Tejo no seu iate.

    Ano: 1909     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 7 de Maio de 1910
    Morre Eduardo VII de Inglaterra



    D. Manuel vai a Londres assistir aos funerais do rei de Inglaterra, Eduardo VII. A sua ausência prolongou a crise do governo Veiga Beirão, provocada pelo escândalo da falência do Crédito Predial. A falência do Crédito Predial foi anunciada a 1 de Maio, na sequência de uma ruptura financeira orçada em mais de meio milhão de libras e que arrastou muitas das figuras cimeiras dos partidos monárquicos, da magistratura e das finanças

    Ano: 1910     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 22 de Outubro de 1910
    Condições para o reconhecimento definitivo da República Portuguesa



    Segundo uma notícia oriunda de Paris, a Inglaterra, a França e a Espanha acordam que o reconhecimento definitivo da República Portuguesa seja feito logo que o regime tenha recebido a consagração constitucional.

    Ano: 1910     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 1 de Outubro de 1910
    Visita a Portugal do Presidente da República do Brasil, Marechal Hermes da Fonseca



    Hermes da Fonseca chegou a Lisboa a bordo do couraçado S. Paulo, sendo logo rodeado de pequenas embarcações em que republicanos agitavam bandeiras e cantavam a Marselhesa, vitoriando a República. Mas José de Azevedo Castelo Branco, ministro dos Negócios Estrangeiros, antecipou o desembarque do Presidente brasileiro, evitando que a multidão ali aglomerada o vitoriasse. No dia seguinte, no entanto, Hermes da Fonseca, que também era maçon, recebe no Paço de Sintra representações da Maçonaria e da Associação dos Lojistas de Lisboa, deparando-se com uma multidão que de novo o saudava, vendo nele um representante dos ideais republicanos. No dia 4 de Outubro, já a revolução estava em marcha, Hermes da Fonseca abandona o Palácio de Belém e transfere-se para o cruzador "S. Paulo", fundeado no Tejo.

    Ano: 1910     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 22 de Outubro de 1910
    O Brasil reconhece a República Portuguesa



    O Brasil reconhece "de jure" o novo regime político português, afirmando os votos «que o Brasil inteiro faz pela felicidade da nobre Nação Portuguesa e do seu Governo e pela prosperidade da nova República». O Enviado Extraordinário e Ministro plenipotenciário brasileiro junto da República Portuguesa é J. P. da Costa Motta. No dia seguinte, será a vez da Argentina, a 29 a Nicarágua e a 31 o Uruguai.

    Ano: 1910     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 12 de Outubro de 1910
    O Governo britânico anuncia que o ex-rei D. Manuel será recebido como simples particular



    O Governo britânico comunica ao Governo Provisório que o ex-rei D. Manuel II será recebido no Reino Unido como simples particular, apesar do tradicional relacionamento com a família real inglesa.

    Ano: 1910     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 9 de Outubro de 1910
    Comunicado de Bernardino Machado honrando todos os compromissos internacionais



    O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Bernardino Machado, comunica aos Representantes Diplomáticos em Portugal, que o Governo Provisório honraria todos os compromissos internacionais, estabelecidos em boa ordem. Cumpre o que a "embaixada" republicana do Verão de 1910 afirmara em Paris e Londres.

    Ano: 1910     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 10 de Outubro de 1910
    Regresso do iate "Amélia"de Gibraltar



    O governo britânico permite o regresso do iate "Amélia", propriedade do Estado, que havia transportado a família real até Gibraltar. Recorde-se que o iate passara para a propriedade do Estado na sequência da solução que João Franco apresentara às Cortes para a questão dos adiantamentos à família real.

    Ano: 1910     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 24 de Novembro de 1910
    Primeira audiência ao corpo diplomático



    Bernardino Machado, na qualidade de ministro dos Negócios Estrangeiros, concede uma audiência ao corpo diplomático acreditado em Lisboa. Comparecem os ministros da Inglaterra, do Brasil, da Itália, da China, de Espanha, da França, da Suécia, da Argentina e da Nicarágua e, ainda, os Encarregados de Negócios da Alemanha, da Noruega, do Uruguai, do México e da Guatemala.

    Ano: 1910     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 11 de Novembro de 1910
    Reconhecimento da República pela Rússia e Noruega



    A Rússia e Noruega reconhecem o novo regime em Portugal.

    Ano: 1910     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 10 de Novembro de 1910
    Governo britânico reconhece "de facto" a República portuguesa



    O ministro da Inglaterra em Lisboa, Sir Villiers, comunicou ao Governo Provisório, «havendo o mais vivo desejo de S.M. Britânica de conservar-se em relações amigáveis», o reconhecimento "de facto" do novo regime. Ao mesmo tempo, também a Espanha, a França e a Itália manifestavam idêntica posição.

    Ano: 1910     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 16 de Novembro de 1910
    Bélgica, Guatemala e Turquia reconhecem a República



    Os governos da Bélgica, Guatemala e Turquia reconhecem o novo regime em Portugal.

    Ano: 1910     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Junho de 1911
    EUA reconhecem a República



    A legação norte-americana reconhece a República Portuguesa. Pouco depois, a 3 de Agosto Edwin V. Morgan, ministro americano, apresenta as suas credenciais.

    Ano: 1911     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 25 de Agosto de 1911
    A França reconhece "de jure" a República Portuguesa



    A França reconhece "de jure" a República Portuguesa, na sequência da aprovação da Constituição e da eleição do Presidente da República.

    Ano: 1911     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 11 de Setembro de 1911
    A Grã-Bretanha reconhece "de jure" a República Portuguesa



    A Grã-Bretanha reconhece "de jure" a República Portuguesa, no que é acompanhada pela Espanha, Alemanha, Itália e o Império Austro-Húngaro. Depois da Inglaterra o fazer, grande parte dos outros países europeus já não punha qualquer tipo de obstáculos ao reconhecimento do novo regime.

    Ano: 1911     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 12 de Setembro de 1911
    Reconhecimento internacional



    A Holanda e a Bélgica reconhecem a República "de jure". Seguem-se, até ao fim deste mês, a Suécia e a Noruega, a China, a Grécia, Japão e Rússia.

    Ano: 1911     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 30 de Outubro de 1911
    Novo Ministro Plenipotenciário britânico



    Sir Arthur Harding, novo Ministro Plenipotenciário britânico, entrega credenciais

    Ano: 1911     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 1 de Novembro de 1911
    Novo Ministro Plenipotenciário da Áustria Hungria



    O Barão Kulm Von Kunhnenfeld, novo Ministro Plenipotenciário da Áustria Hungria, entrega credenciais ao Governo Provisório da República.

    Ano: 1911     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 20 de Março de 1912
    Ministro Plenipotenciário americano



    Cyrus Woods, Ministro Plenipotenciário norte-americano, entrega credenciais.

    Ano: 1912     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 29 de Julho de 1912
    Exilados monárquicos em Espanha



    O governo espanhol recusa a extradição dos exilados monárquicos.

    Ano: 1912     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 15 de Dezembro de 1912
    Convenção Internacional do Ópio



    Ratificação portuguesa da Convenção Internacional do Ópio, assinada na Haia em 23 de Janeiro de 1912, entre Portugal e outras nações. Em Junho de 1913 é assinado em Londres um acordo entre o representante de Portugal (P. de Tovar) e o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Inglaterra (Edward Grey). Este tem por fim a regulamentação do consumo, venda e exportação de ópio em Macau e Hong Kong. Regulava, ainda, de forma semelhante para as duas colónias a administração dos exclusivos do ópio em tudo quanto respeite à restrição de consumo, venda e exportação de ópio preparado e repressão do contrabando. Em Janeiro de 1914, pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, é publicada a carta de confirmação e ratificação da supracitada Convenção.

    Ano: 1912     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    1913
    Congresso Feminista de Gand



    Realização do Congresso Feminista de Gand. A representante portuguesa é Adelaide Cabete, apresentando um trabalho denominado "O Ensino de puericultura".

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 24 de Junho de 1913
    Aprovação da Convenção Radiotelegráfica



    É aprovada a Convenção Radiotelegráfica entre Portugal e outros países.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 18 de Julho de 1913
    Aprovado o Acordo entre Portugal e a Grã-Bretanha



    É aprovado o Acordo entre Portugal e a Grã-Bretanha sobre a Administração dos Exclusivos do Ópio em Macau e Hong-Kong.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 23 de Julho de 1913
    Críticas aos casos de escravatura nas colónias portuguesas



    Na Câmara dos Lordes, em Londres, Lord Mayo faz severas críticas a Portugal, acerca de alegados casos de escravatura em S. Tomé e Príncipe e Angola, referindo-se, sobretudo, ao sistema de contratação e trabalho forçado nas grandes propriedades agrícolas e obras públicas.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 17 de Julho de 1913
    Crédito extraordinário para trabalhos preparatórios da Exposição Universal de S. Francisco



    O Governo é autorizado, por decreto, a abrir um crédito extraodinário para trabalhos preparatórios da participação portuguesa na Exposição Universal de S. Francisco, Califórnia, que se realizará em 1915.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 10 de Julho de 1913
    Extinta a Legação portuguesa no Vaticano



    A República Portuguesa corta relações com o Vaticano, na sequência da crescente hostilidade entre o Governo e a Igreja Católica. É extinta a Legação junto do Vaticano, só restabelecida em 1918. A mesma lei suprime os Consulados gerais em Berlim, Madrid e Roma.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 31 de Julho de 1913
    Posição da Inglaterra quanto a eventuais intervenções em Portugal



    Edward Grey, Secretário do Foreign Office britânico transmite ao embaixador em Lisboa, Arthur Hardinge, um ofício secreto em que manifesta a oposição do seu governo à intervenção de qualquer potência em Portugal, mas ressalvando o caso da Espanha.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 30 de Outubro de 1913
    Fronteiras de Timor



    Os Governos de Portugal e da Holanda entregam, na Haia, as memórias relativas à fronteira de Timor.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 15 de Dezembro de 1913
    Entrega de credenciais do Ministro Plenipotenciário dos Estados Unidos da América



    Thomas Birch entrega as credenciais de Ministro Plenipotenciário dos Estados Unidos da América.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 21 de Fevereiro de 1914
    Missão americana em Lisboa



    Uma missão americana desloca-se a Lisboa para convidar Portugal a participar na Exposição Internacional Panamá-Pacífico.

    Ano: 1914     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 12 de Agosto de 1914
    Tratado de Comércio e Navegação Luso-Britânico



    É assinado em Lisboa o Tratado de Comércio e Navegação Luso-Britânico.

    Ano: 1914     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 5 de Agosto de 1914
    Pedido inglês



    O Governo britânico reitera o pedido anterior, para que Portugal se abstenha de declarar a sua neutralidade.

    Ano: 1914     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 4 de Agosto de 1914
    Garantias britânicas



    O Governo britânico, que nesta data apresenta a sua declaração de guerra à Alemanha, informa o governo português que, em caso de ataque alemão a colónias portuguesas, se considera ligado pelos termos da aliança anglo-portuguesa.

    Ano: 1914     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 3 de Agosto de 1914
    Pedido inglês ao governo português



    Ainda antes de declarar guerra à Alemanha, o Governo britânico propõe a Portugal que se abstenha de fazer qualquer declaração de neutralidade, que não favoreceria os interesses britânicos, que assim não poderia contar com o apoio de Portugal, caso fosse necessário.

    Ano: 1914     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 26 de Setembro de 1914
    Convenção de arbitragem



    É confirmado e ratificado o Acordo prorrogando por cinco anos a Convenção de Arbitragem de 6 de Abril de 1908, entre Portugal e os Estados Unidos da América.

    Ano: 1914     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 28 de Setembro de 1914
    Visita de um cruzador inglês



    O cruzador inglês Argonaut foi enviado ao Tejo, pelo governo britânico, em visita oficial. O comandante da divisão naval do Atlântico, Almirante Robeck, foi recebido em Belém pelo Presidente da República, Manuel de Arriaga.

    Ano: 1914     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 10 de Outubro de 1914
    Memorandum britânico



    Eduard Grey, primeiro ministro inglês, envia ao representante português em Londres um memorandum convidando Portugal a abandonar a atitude de neutralidade para se colocar activamente ao lado da Inglaterra e dos aliados. Poderia agora seguir para o teatro de guerra europeu uma força de artilharia, seguida de outras das restantes armas.

    Ano: 1914     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 5 de Outubro de 1914
    Visita de um cruzador francês



    O Cruzador francês Dupetit Thouars foi enviado ao Tejo, pelo governo francês, em visita oficial. O capitão Gervais foi recebido em Belém pelo Presidente da República, Manuel de Arriaga.

    Ano: 1914     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 13 de Outubro de 1914
    Protesto do Embaixador alemão



    O Ministro Plenipotenciário alemão em Lisboa manifesta junto do Governo português o desagrado face ao que considera atitudes hostis de Portugal.

    Ano: 1914     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 16 de Novembro de 1914
    Convenção Luso-Britânica



    Convenção Luso-Britânica, em que se declaram em vigor os antigos Tratados de Aliança.

    Ano: 1914     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 16 de Janeiro de 1915
    Convenção Luso-Belga



    Confirmação e ratificação da Convenção Luso-Belga, de 29 de Outubro de 1913, que estabelece o sistema de comunicações entre Angola e o Congo Belga.

    Ano: 1915     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 20 de Fevereiro de 1915
    Exposição Panamá-Pacífico



    Inaugura-se, em S. Francisco da Califórnia, a Exposição Internacional Panamá-Pacífico, em que Portugal também participa.

    Ano: 1915     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 3 de Setembro de 1915
    Aprovação do Tratado de Arbitragem



    Aprovação do Tratado de Arbitragem, assinado em 16 de Novembro de 1914, entre os Governos português e britânico.

    Ano: 1915     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 30 de Dezembro de 1915
    Pedido inglês



    O Foreign Office consulta o governo português sobre a possibilidade de requisitar os navios mercantes alemães surtos em portos nacionais (continente, ilhas e ultramar), fazendo saber que seriam de grande utilidade no esforço de guerra. No entanto, e segundo os ingleses, tal acto não implicava necessáriamente a quebra de neutralidade - o que não interessava ao partido intervencionista de Afonso Costa.

    Ano: 1915     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 10 de Março de 1916
    O Ministro plenipotenciário alemão abandona Lisboa



    Parte de Lisboa o barão de Rosen, Ministro Plenipotenciário alemão em Portugal. Sidónio Pais, Ministro Plenipotenciário português na Alemanha, por seu lado, abandona Berlim.

    Ano: 1916     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 25 de Março de 1916
    Dexam de ser reconhecidos como representantes consulares de nações neutrais os súbditos alemães e austríacos



    O governo, na situação de guerra com a Alemanha, determina que deixem de ser reconhecidos como representantes consulares de nações neutrais os súbditos alemães e austríacos.

    Ano: 1916     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 9 de Março de 1916
    Declaração de guerra por parte da Alemanha



    A Alemanha declara guerra a Portugal. Seguiu-se, pouco depois, o corte de relações diplomáticas com a Áustria-Hungria. A resposta da Alemanha prende-se com a requisição que havia sido feita dos vapores surtos em portos nacionais. Antes desta situação, já se haviam verificado numerosos recontros e combates no teatro de guerra africano entre Portugal e a Alemanha, que, no entanto, não haviam motivado o corte de relações diplomáticas e/ou declaração de guerra. O representante da Alemanha entrega a declaração de guerra ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Soares. Na declaração de guerra, o Governo Imperial explicita as suas razões, salientando que desde o início do conflito Portugal apoiara os inimigos do Império Alemão, "por actos contrários à neutralidade". Um dos exemplos dados era a passagem de tropas inglesas através de Moçambique, do mesmo modo que as expedições enviadas para África eram consideradas como hostis à Alemanha. Acrescentava ainda que "A imprensa e o parlamento durante toda a existência da guerra entregaram-se a grosseiros insultos contra o povo alemão sob uma protecção mais ou menos notória do Governo Português." O Governo alemão "(...) numa indulgente deferencia para com a difícil situação de Portugal, evitou até tirar sérias consequências da atitude do Governo Português." De facto, em diversas ocasiões, Porugal tratara a Alemanha com uma inusitada dureza. Mas com a apreensão dos navios alemães, "O Governo Imperial vê-se forçado a tirar as necessárias consequências do procedimento do Governo Português. Considera-se de hoje em diante como estando em estado de guerra com o Governo Português."

    Ano: 1916     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 23 de Abril de 1916
    Caducidade da cidadania portuguesa



    O governo determina que caduque a qualidade de cidadão português para os filhos de alemães nascidos em Portugal.

    Ano: 1916     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 9 de Junho de 1916
    Conferência dos Aliados em Paris



    Afonso Costa, na qualidade de ministro das Finanças, e Augusto Soares, na qualidade de ministro dos Negócios Estrangeiros deslocam-se a Paris para participar na Conferência inter-Aliada. A questão económica é central neste encontro. Outro dos assuntos discutidos é a necessidade da Alemanha restituir os territórios ocupados.

    Ano: 1916     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 12 de Agosto de 1916
    Força naval inglesa no Tejo



    Um força naval inglesa chega ao Tejo para saudar a República portuguesa, sinal da renovada aliança entre os dois países.

    Ano: 1916     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 1 de Abril de 1917
    Viagem diplomática de Afonso Costa



    Afonso Costa, Ministro do Governo de União Sagrada, desloca-se a França e Espanha em viagem diplomática.

    Ano: 1917     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 25 de Julho de 1917
    "Destroyers" norte-americanos nos Açores



    Chegam ao porto de Ponta Delgada, Açores, cinco "destroyers" norte-americanos. Este porto tinha sido bombardeado por um submarino alemão, no princípio do mês. Segundo Medeiros Ferreira ("Portugal e os EUA nas duas guerras mundiais: a procura do plano bi-lateral" in Cadernos Navais, n.º 9, Março-Junho de 2004) esta chegada "(…) veio revolucionar os termos das relações anglo-americanas no patrulhamento daquela zona do Atlântico. A garantia da liberdade de navegação primeiro, e, depois, a política de empenhamento militar no teatro europeu por parte dos EUA fizeram dos Açores um ponto de encontro entre portugueses e norte-americanos durante a Primeira Guerra Mundial. Durante a Primeira Guerra Mundial porém, será o Estado português a pretender evitar o relacionamento directo e bilateral em matéria militar. Como se estava numa "guerra de alianças", o governo de Lisboa só concederá facilidades à "potência associada" que eram os EUA depois de ter introduzido a presença do aliado britânico na decisão."

    Ano: 1917     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 8 de Outubro de 1917
    Visita oficial a França e Inglaterra



    Bernardino Machado parte de Lisboa, acompanhado por Afonso Costa, Presidente do Ministério, e Augusto Soares, Ministro dos Negócios Estrangeiros, em visita oficial a França e a Inglaterra.

    Ano: 1917     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 22 de Outubro de 1917
    Bernardino Machado visita Alberto I



    Bernardino Machado visita Alberto I da Bélgica.

    Ano: 1917     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 10 de Outubro de 1917
    Poicaré recebe o Presidente da República Portuguesa



    O Presidente francês, Raymond Poicaré, recebe o seu hómologo português, Bernardino Machado. Este visita Verdun e o Marne e a cidade de Reims.

    Ano: 1917     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 18 de Outubro de 1917
    Bernardino Machado é recebido por Jorge V



    Bernardino Machado é recebido, em Londres, pelo rei Jorge V.

    Ano: 1917     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 9 de Outubro de 1917
    Afonso XIII recebe o Presidente da República Portuguesa



    Bernardino Machado e respectiva comitiva chega a San Sebastian, Espanha, sendo recebido pelo rei Afonso XIII.

    Ano: 1917     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 25 de Outubro de 1917
    Regresso de Bernardino Machado



    Bernardino Machado regressa a Lisboa depois de ter efectuado uma importante viagem diplomática a França e à Grã-Bretanha.

    Ano: 1917     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 30 de Outubro de 1917
    Base naval norte-americana em Ponta Delgada



    Nota do ministro dos EUA em Lisboa, Thomas Birch, pedindo o estabelecimento de uma base naval em Ponta Delgada e a concessão de "facilidades" nos Açores. O governo português, tendo consultado o Foreign Office, concorda com o estabelecimento de uma base, para ser utilizada durante a guerra. Em Novembro, é feito o pedido o estabelecimento de uma companhia de aviação, aceite pelo governo português. "Em 30 de Novembro pergunta o ministro americano se o governo português estaria disposto a dar ordens às autoridades dos Açores para cooperarem nas operações defensivas com as forças sob comando do Almirante Dunn. Respondeu-se afirmativamente." (Medeiros Ferreira, "Portugal e os EUA nas duas guerras mundiais: a procura do plano bi-lateral" in Cadernos Navais, n.º 9, Março-Junho de 2004).

    Ano: 1917     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 19 de Novembro de 1917
    Conferência de Governos aliados



    Afonso Costa, acompanhadao pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Soares, desloca-se a Paris para participar numa conferência de governos aliados.

    Ano: 1917     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 6 de Dezembro de 1917
    Reacções internacionais ao golpe



    Durante o mês de Dezembro, em vários jornais europeus, a notícia de um golpe de Estado causou alguma apreensão entre os países aliados e a sua imprensa, temendo-se a "mão da Alemanha", tanto mais que Sidónio fora o ministro plenipotenciário de Portugal em Berlim. Em algumas notícias fala-se mesmo de um movimento provocado por germanófilos. As notícias sobre a situação de Portugal referem várias questões como a crise interna, nomeadamente a crise económica, apontada como um das causas do descontentamento. Levantou-se a questão da posição na cena internacional, isto é, a questão da fidelidade aos compromissos internacionais. Depois do que se passou na Rússia consideram que há o direito a "recear" mudanças de posição.

    Ano: 1917     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 23 de Janeiro de 1918
    Reconhecimento internacional



    Os representantes dos países aliados em Portugal reúnem para definir uma tomada de posição face ao novo regime, resolvendo nessa reunião retirar as reservas iniciais e reatar as relações com o governo sidonista, embora sem o reconhecerem ainda formalmente.

    Ano: 1918     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 17 de Maio de 1918
    Reconhecimento formal do Chefe de Estado



    A Inglaterra, França, Espanha, EUA, Brasil, Argentina, Uruguai, Noruega, Holanda, Bélgica, Cuba e China reconhecem o novo chefe de Estado. Ainda neste mês, a Inglaterra eleva a sua representação em Portugal para embaixada.

    Ano: 1918     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 16 de Maio de 1918
    Reconhecimento internacional



    O regime é reconhecido pelos principais países, nomeadamente pela Inglaterra, França, Espanha, Itália, Bélgica, América do Norte, Argentina, Brasil, Uruguai, Cuba, Noruega, Holanda e China. Trata-se de uma importante vitória diplomática do sidonismo, que conseguiu que fossem ultrapassadas algumas reticências iniciais, já que, os aliados da "Entente" temiam as mudanças de regime nos países beligerantes.

    Ano: 1918     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 18 de Janeiro de 1919
    Conferência de Paz



    Tem início em Paris a Conferência de Paz. A delegação portuguesa é chefiada por Egas Moniz que seria, mais tarde, substituído por Afonso Costa. A questão das reparações foi uma das preocupações centrais dos representantes portugueses. Outro ponto essencial para a delegação portuguesa era o reconhecimento da integridade colonial e a restituição de Quionga. Ambos os objectivos viriam a serconseguidos no tratado de paz com a Alemanha.

    Ano: 1919     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 17 de Março de 1919
    Afonso Costa na Conferência de Paz



    Afonso Costa substitui Egas Moniz, na chefia da delegação portuguesa à Conferência de Paz em Paris. O afastamento do futuro Prémio Nobel da Medicina prendeu-se, antes de mais, com a sua participação no sidonismo. Afonso Costa imprimiria um diferente estilo na delegação portuguesa, vindo aliás a presidir à Assembleia. Norton de Matos é nomeado delegado à Conferência de Paz, juntamente com Augusto Soares, João Chagas e Teixeira Gomes.

    Ano: 1919     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 28 de Junho de 1919
    Assinatura do Tratado de Paz com a Alemanha



    É assinado em Versalhes o Tratado de Paz com a Alemanha, nele intervindo, pela parte portuguesa, Afonso Costa, que substituíra Egas Moniz à frente da delegação nacional. Afonso Costa conseguiu que ficasse consignado o pagamento de indemnizações referentes aos prejuízos sofridos nas colónias entre 1914 e 1916, antes da entrada de Portugal na guerra. É igualmente adoptado o pacto que institui a Sociedade das Nações. O Tratado de Paz entre as Potências Aliadas e Associadas e a Alemanha trata, no seu artigo XXII, das colónias e territórios que deixaram de estar de estar sob a soberania dos Estados que os governavam. Sendo habitados por povos que não foram considerados capazes de se governarem por si, os países signatários consideram que o bem estar e desenvolvimento destes povos é uma missão civilizacional e acordam em garantias para o cumprimento desta "missão". A tutela destes povos é confiada a nações mais "adiantadas", exercendo-a na qualidade de Mandatárias da Sociedade das Nações. O carácter do mandato é diverso, tendo em conta diferentes circunstâncias tais como o grau de desenvolvimento de cada um dos povos colonizados.

    Ano: 1919     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 29 de Junho de 1919
    Reconhecimento da República Portuguesa



    Bento XV, em Carta Apostólica, reconhece a República Portuguesa.

    Ano: 1919     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 10 de Janeiro de 1920
    Assembleia da Sociedade das Nações



    Afonso Costa é nomeado representante de Portugal à primeira Assembleia da Sociedade das Nações.

    Ano: 1920     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sexta-feira, 19 de Março de 1920
    Navio inglês no Tejo



    Um navio inglês faz exercícios de tiro real em frente do Terreiro do Paço. Temia-se uma "revolução bolchevique".

    Ano: 1920     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 2 de Abril de 1920
    Ratificação do Tratado de Paz



    A Lei n.º 962 aprova, para ratificação, o Tratado de Paz e o Protocolo anexo, assinados em Versalhes em 28 de Junho de 1919.

    Ano: 1920     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 19 de Agosto de 1920
    Fim da missão oficial à Conferência de Paz



    Afonso Costa termina a sua missão em Paris. Contudo, não voltaria a exercer cargos políticos em Portugal, apesar de várias vezes instado a regressar.

    Ano: 1920     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 9 de Novembro de 1920
    Delegados Portugueses à Conferência de Paz



    São nomeados, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, os delegados à Conferência de Paz. Estes são Afonso Costa, Freire de Andrade e Teixeira Gomes.

    Ano: 1920     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Início de Novembro de 1920
    Visita dos reis da Bélgica



    Os reis da Bélgica visitam Lisboa, no regresso dos Estados Unidos.

    Ano: 1920     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sexta-feira, 5 de Novembro de 1920
    Passagem por Lisboa do Príncipe de Mónaco.



    O Príncipe de Mónaco passa por Lisboa, dirigindo-se para os Açores.

    Ano: 1920     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    terça-feira, 26 de Setembro de 1922
    Acordos com o Brasil



    Assinatura da Convenção Luso-Brasileira sobre propriedade Literária e Artística, de um Tratado regulando a isenção de serviço militar e a dupla nacionalidade e da Convenção Luso-Brasileira sobre Emigração e Trabalho.

    Ano: 1922     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    1923
    Congresso Internacional Feminista de Roma



    Realização do Congresso Internacional Feminista de Roma. Adelaide Cabete é a representante do governo português.

    Ano: 1923     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 9 de Março de 1923
    Interrupção das negociações entre o Governo Português e a SDN



    São interrompidas as negociações que o Governo Português mantinha com a Sociedade das Nações com vista à obtenção de um empréstimo. O Governo Português considera que as condições impostas "poriam em jogo a soberania e independência nacionais"

    Ano: 1923     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 1 de Abril de 1923
    Renovação do acordo entre Moçambique e o Governo da União Sul Africana



    A administração portuguesa em Moçambique renova com o Governo da União Sul Africana os acordos ao abrigo dos quai eram anualmente recrutados milhares de indígenas para trabalhar nas minas da àfrica do Sul.

    Ano: 1923     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    1926
    Congresso Feminista de Washington



    Realização do Congresso Feminista de Washington. A representante portuguesa é Adelaide Cabete.

    Ano: 1926     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    1929
    Convenção sobre escravatura



    É ratificada a Convenção sobre escravatura de 25 de Setembro de 1926, assinada em Genebra.

    Ano: 1929     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 16 de Outubro de 1929
    Visita oficial de Óscar Carmona a Espanha



    Visita oficial do general Carmona a Espanha, a convite do Rei Afonso XIII. O Presidente da República encontra-se acompanhado do Presidente do Ministério e do Ministro dos Negócios Estrangeiros. Ivens Ferraz é recebido por Primo de Rivera.

    Ano: 1929     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 25 de Abril de 1931
    Visita a Lisboa do Príncipe de Gales e do Duque de Kent



    Visita oficial a Lisboa do Príncipe de Gales e do Duque de Kent.

    Ano: 1931     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 1 de Janeiro de 1932
    Visita a Lisboa de Italo Balbo



    Italo Balbo, ministro do Ar de Itália, encontra-se em Lisboa.

    Ano: 1932     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Abril de 1936
    O Governo português segue com atenção a conjuntura política espanhola que lhe é desfavorável, tendo-se verificado manifestações hostis ao governo de Lisboa



    As autoridades portugueses estão apreensivas relativamente ao desenvolvimento da situação em Espanha. Têm conhecimento da ocorrência em Espanha de manifestações hostis ao Governo de Lisboa.

    Ano: 1936     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 8 de Junho de 1936
    Sanchez Albornoz é o novo embaixador de Espanha em Portugal



    Salazar recebe o embaixador da Espanha, Sanchez Albornoz. O novo embaixador tomara posse do cargo em 16 de Maio de 1936.

    Ano: 1936     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 27 de Outubro de 1936
    Divulgação na imprensa da nota do Governo entregue ao Embaixador de Espanha em que suspende as relações diplomáticas entre os dois países



    A Imprensa divulga a nota do Governo entregue a 24 ao Embaixador da Espanha governamental.

    Ano: 1936     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 23 de Outubro de 1936
    Suspensão das relações diplomáticas entre Lisboa e Madrid



    O Governo Português suspende, as relações diplomáticas com o Governo de Madrid.

    Ano: 1936     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 6 de Julho de 1937
    Salazar profere o discurso "Portugal, a Aliança Inglesa e a Guerra de Espanha", em cerimónia a que comparecem as chefias militares e em que agradece as manifestações de apoio após o atentado, reafirmando a política externa no âmbito da Aliança



    Portugal, a Aliança Inglesa e a Guerra de Espanha, discurso que Salazar, acompanhado de Ortins Bettencourt, Santos Costa, Teixeira de Sampaio, profere na Sala dos Passos Perdidos da Assembleia Nacional, ao agradecer aos oficiais de terra e mar os seus cumprimentos pelo malogro do atentado de 4.

    Ano: 1937     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 7 de Dezembro de 1937
    Pedro Teotónio Pereira é nomeado agente especial junto de Franco



    O Governo português nomeia Pedro Teotónio Pereira agente especial junto de Franco. Não é ainda o reconhecimento definitivo, mas a oficialização dos contactos e relações já existentes.

    Ano: 1937     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 23 de Dezembro de 1937
    Sir Walford Selby é o novo embaixador da Grã-Bretanha



    Sir Walford Seiby, novo embaixador da Inglaterra entrega as credenciais ao Presidente Carmona.

    Ano: 1937     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 4 de Fevereiro de 1938
    Nicolau Franco é o representante da Espanha nacionalista em Lisboa



    Anuncia-se que Nicolau Franco representará a Espanha nacionalista em Lisboa.

    Ano: 1938     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 21 de Março de 1938
    Missão militar britânica recebida por Salazar



    Salazar recebe a missão militar britânica, acompanhado por Selby.

    Ano: 1938     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 31 de Março de 1938
    Nomeação de Jorge Botelho Moniz para chefe da Secção de Assistência a Legionários da Missão Militar Portuguesa de Observação em Espanha



    Jorge Botelho Moniz é nomeado chefe da Secção de Assistência a Legionários da Missão Militar Portuguesa de Observação em Espanha.

    Ano: 1938     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 12 de Setembro de 1938
    Nicolau Franco, em nome do conde de Jordana, apresenta a Salazar uma proposta de neutralidade com garantias relativamente às fronteiras comuns



    Salazar recebe Nicolau Franco. Este apresenta-lhe, em nome do conde de Jordana, a proposta de constituição de uma "política concertada de neutralidacle, com garantia de fronteiras comuns."

    Ano: 1938     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 28 de Setembro de 1938
    Proposta de tratado de amizade e não agressão entre Portugal e Espanha, apresentada a Salazar por Nicolau Franco



    Nícolau Franco apresenta a Salazar uma proposta de texto do tratado de amizade e não-agressâo. O Governo português tem a aprovação do Governo britânico relativamente às conversações luso-espanholas.

    Ano: 1938     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 24 de Dezembro de 1938
    Carmona recebe a grã-cruz e colar da Ordem do Banho, concedida por Jorge VI, rei de Inglaterra



    O Presidente Carmona é condecorado pelo Rei de Inglaterra, Jorge VI, com a grâ-cruz e colar da Ordem do Banho. Selby faz a entrega da insígnia em Belém.

    Ano: 1938     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 14 de Dezembro de 1938
    Banquete oferecido à Missão Militar Britânica, no qual Salazar discursa



    O Presidente do Conselho discursa no banquete que oferece a Missão Militar Britânica vinda a Portugal para estabelecer contactos com os altos-comandos do Exército e da Armada.

    Ano: 1938     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    1939
    Portugal não assina o Pacto Anti-Comunista



    O Embaixador italiano em Lisboa propõe a Portugal a adesão ao Pacto Anti-Komintern. Portugal recusa. O pacto Anti-Komintern assinado em Berlim pela Alemanha e pelo Japão e mais tarde por Itália e outros países, era dirigido contra a Internacional Comunista e contra a União Soviética. Em Abril de 1939 a Espanha de Franco adere ao Pacto Anti-Komintern.

    Ano: 1939     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 9 de Fevereiro de 1939
    Os Negócios Estrangeiros portugueses entregam a Nicolau Franco a proposta do futuro pacto de amizade e não-agressão



    O secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, entrega a Nicolau Franco a revisão da proposta do futuro pacto de não-agressão. Procura-se a salvaguarda da aliança luso-britânica.

    Ano: 1939     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 17 de Março de 1939
    Assinatura do "Pacto Ibérico", o Tratado de Amizade e Não-Agressão entre Portugal e Espanha, com cláusulas secretas



    Oliveira Salazar e Nicolàs Franco assinam, em Lisboa, o Tratado de Amizade e Nâo-Agressão entre Portugal e Espanha ("Pacto Ibérico").

    Ano: 1939     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 6 de Abril de 1940
    O embaixador de Espanha, Nicolau Franco, entrega ao Presidente da República, Carmona, o grande colar da Ordem do Jugo e das Flechas



    Salazar recebe Nicolau Franco em S. Bento. O Embaixador de Espanha entrega ao Presidente Carmona o grande colar da Ordem do Jugo e das Flechas, com que foi agraciado pelo General Franco.

    Ano: 1940     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 9 de Abril de 1940
    Visita de uma esquadra espanhola a Portugal, comandada pelo almirante Moreu



    Entra no Tejo uma esquadra espanhola em visita de amizade.

    Ano: 1940     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 12 de Junho de 1940
    Declaração conjunta de Espanha e Portugal, afirmando respectivamente a "não beligerância" e a "estrita neutralidade"



    Um dia depois da queda de queda da Fraça é da entrada da Itália na guerra ao lado da Alemanha, Portugal e a Espanha divulgam uma declaração conjunta; Portugal afirma a «estreita neutralidade» e Espanha a «não beligerância».

    Ano: 1940     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 29 de Julho de 1940
    Assinatura do Protocolo Adicional ao Tratado de Amizade e Não-Agressão entre Portugal e a Espanha



    Oliveira Salazar e Nicolàs Franco assinam, em Lisboa, o Protocolo Adicional ao Tratado de Amizade e Não-Agressão entre Portugal e a Espanha.

    Ano: 1940     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Outubro de 1940
    Encontro entre Hitler e Franco



    Encontro entre Hitler e Franco em Hendaia, iniciando-se negociações. Franco pede ajuda material e militar à Alemanha e o reconhecimento das pretensões espanholas em Marrocos. Ganha força a linha germanófila do franquismo. Hitler, no entanto, não se compromete, por temer a abertura de uma nova frente. A falta de entendimento entre Hitler e Franco e, mais tarde, a viragem da guerra a favor dos Aliados, afasta a possibilidade da entrada de Espanha na II Guerra Mundial.

    Ano: 1940     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Dezembro de 1940
    Novo embaixador britânico



    Chega a Lisboa o novo embaixador britânico Ronald Campbell.

    Ano: 1940     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quarta-feira, 8 de Janeiro de 1941
    Entrega de credenciais do novo embaixador de Inglaterra Sir Ronald Campbell



    Sir Ronald Campbell, novo Embaixador da Inglaterra, entrega credenciais ao Presidente Carmona.

    Ano: 1941     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sexta-feira, 9 de Maio de 1941
    Nota oficiosa do Governo português sobre as afirmações proferidas no Senado americano sobre a questão dos Açores e Cabo Verde



    Nota oficiosa da Presidência do Conselho a propósito de afirmações do Senador americano sobre os Açores e Cabo Verde.

    Ano: 1941     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quinta-feira, 29 de Maio de 1941
    Nota de protesto de Salazar dirigida ao presidente norte americano Roosevelt



    Bianchi apresenta a Cordell Hull uma nota de prostesto ao discurso de Roosevelt redigida por Salazar.

    Ano: 1941     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    terça-feira, 6 de Maio de 1941
    O senador americano Pepper defende a ocupação de vários pontos estratégicos, de entre os quais Açores e Cabo Verde e Roosevelt também salientará a importância estratégica das ilhas portuguesas



    O senador americano Pepper profere no Senado um discurso em que advoga a ocupação dos Açores, Cabo Verde, Canárias e Dacar. Bianchi sabe que o discurso teve a aprovação prévia de Roosevelt e do gabinete dos EU. Também em Maio, Roosevelt salienta, em discurso, a importância estrantégica das ilhas portuguessas para os EUA.

    Ano: 1941     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quinta-feira, 10 de Julho de 1941
    É desmentida pelo Subsecretário de Estado Wells a alegada pretensão norte americana de instalação de bases em território português



    O Subsecretário de Estado Summer Welles desmente que os Estado Unidos da América pretendam adquirir bases em território português.

    Ano: 1941     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    terça-feira, 31 de Março de 1942
    Protesto do Governo português junto do seu homólogo em Londres sobre as dificuldades decorrentes do bloqueio económico



    O Governo português protesta junto do Governo de Londres contra a severidade do bloqueio económico.

    Ano: 1942     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Agosto de 1942
    Graduados da Mocidade Portuguesa e da Mocidade Portuguesa Feminina deslocam-se à Alemanha



    Visita à Alemanha de «graduados» da Mocidade Portuguesa e da Mocidade Portuguesa Feminina.

    Ano: 1942     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sábado, 19 de Dezembro de 1942
    Visita oficial do general Jordana, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha



    Em visita oficial, o Ministro dos Negócios Estrangeiros de Espanha, General Jordana, chega a Lisboa.

    Ano: 1942     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quarta-feira, 23 de Junho de 1943
    O Governo de Lisboa responde ao pedido britânico com uma "anuência de principio"



    Sampaio convoca o embaixador inglês, e transmite-lhe a resposta do governo de Lisboa: este dá a sua "anuência de principio" ao pedido britânico.

    Ano: 1943     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sexta-feira, 18 de Junho de 1943
    Pedido inglês, em nome da aliança luso-britânica, de concessão de facilidades nos Açores



    O embaixador inglês, Campbell, entrega a Oliveira Salazar uma nota do seu Governo, datada de 16 de Junho, solicitando a concessão de facilidades nos Açores, em nome da Aliança.

    Ano: 1943     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quarta-feira, 18 de Agosto de 1943
    Assinatura (embora datado de 17) do acordo luso-britânico de concessão de facilidades nos Açores



    É assinado (embora datado de 17) o acordo luso-britânico que concede a Inglaterra facilidades nos Açores. Poucos dias antes Salazar demitira Monteiro.

    Ano: 1943     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    terça-feira, 12 de Outubro de 1943
    Publicação nos jornais de uma nota oficiosa sobre o acordo luso-britânico sobre a questão de facilidades nos Açores



    Concessão de Facilidades nos Açores ao Governo Britânico, nota oficiosa publicada nos fomais de 12 e 13 de Outubro de 1943.

    Ano: 1943     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sexta-feira, 15 de Outubro de 1943
    Protestos da Alemanha contra a "grave violação da neutralidade portuguesa" relativamente ao acordo luso-britânico



    Protesto da Alemanha contra o que considera "grave violação da neutralidade portuguesa".

    Ano: 1943     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sexta-feira, 8 de Outubro de 1943
    Encontro de Salazar com Jordana em Cidade Rodrigo



    Salazar encontra-se com Jordana em Cidade Rodrigo.

    Ano: 1943     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Novembro de 1943
    Os Estados Unidos dão a conhecer o seu interesse na obtenção de facilidades nos Açores



    O Governo dos EU manifesta o seu interesse na obtenção de facilidades nos Açores. Salazar recusa.

    Ano: 1943     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Janeiro de 1944
    Pedido norte-americano, através do seu embaixador, para a construção de um aeroporto alternativo ao das Lajes nos Açores



    O embaixador norte-americano dirige o pedido de construção de um aeroporto alternativo ao das Lajes.

    Ano: 1944     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Fevereiro de 1944
    O Governo português recusa aceder ao pedido americano para suspender a venda de volfrâmio



    O Governo português recusa o pedido americano de suspender a venda de volfrâmio.

    Ano: 1944     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quarta-feira, 29 de Março de 1944
    Salazar responde a Churchill "tão conciliatória no tom como firme na recusa"



    Salazar entrega resposta escrita para Churchill – "tão conciliatória no tom como firme na recusa" (Franco Nogueira -Salazar, Vol. III, pp. 509-510.)

    Ano: 1944     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sexta-feira, 24 de Março de 1944
    Salazar recebe uma carta pessoal de Churchill sobre a questão do volfrâmio



    Salazar recebe Campbell que lhe entrega uma carta pessoal do primeíro-minístro britânico para Salazar: assunto volfrâmio.

    Ano: 1944     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    segunda-feira, 29 de Maio de 1944
    Nota inglesa, entregue a Salazar, apelando, em nome da Aliança, ao fim da exportação de volfrâmio para a Alemanha



    O embaixador inglês, Campbell, entrega ao chefe do governo uma nota em que faz "um apelo solene e urgente ao Governo português, em nome da Aliança, no sentido de prevenir quaisquer novas exportações de volfrâmio de Portugal para a Alemanha ou outros inimigos de Sua Majestade".

    Ano: 1944     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Agosto de 1944
    Portugal corta relações diplomáticas com o Governo de Pétain



    Rompimento das relações diplomáticas com o Governo colaboracionista de Pétain.

    Ano: 1944     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    terça-feira, 28 de Novembro de 1944
    Acordo entre Portugal e os Estados Unidos para a concessão de facilidades nos Açores, assinado por Salazar e Henry Norweb



    Oliveira Salazar e Henry Norweb assinam o acordo especial firmado entre Portugal e os Estados Unidos, para a concessão de facilidades nos Açores.

    Ano: 1944     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    domingo, 6 de Maio de 1945
    O Governo português rompe relações diplomáticas com a Alemanha



    O governo português resolve romper as relações diplomáticas com a Alemanha como forma de corrigir, perante a opinião publica a atitude tomada após a morte de Hitier.

    Ano: 1945     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    terça-feira, 26 de Junho de 1945
    Assinatura da Carta das Nações Unidas em São Francisco



    Assinatura da Carta das Nações Unidas por 51 países, em São Francisco.

    Ano: 1945     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Julho de 1945
    Conferência de Bretton Woods



    Conversações de Bretton Woods. Criação do Fundo Monetário Internacional e do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento.

    Ano: 1945     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quinta-feira, 30 de Maio de 1946
    Acordo com a Grã-Bretanha e os Estados Unidos para a retirada da Base das Lajes e da Base de Santa Maria a 3 de Junho



    Assinatura de acordo com a Inglaterra e os EUA para a retirada da Base das Lajes e da Base de Sta. Maria a 3 de Junho.

    Ano: 1946     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sábado, 3 de Agosto de 1946
    O Governo português pede a admissão na ONU que seria vetado, no mês seguinte, pela URSS



    O Governo português formula o pedido de adesão do País à ONU. O MUD divulga dois comunicados sobre este pedido: "O MUD perante a admissão de Portugal nas Nações Unidas" e "Portugal fora das Nações Unidas". No mês seguinte, a URSS veta a entrada, de Portugal na ONU.

    Ano: 1946     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    19 de Setembro de 1946
    Discurso de Churchill em Zurique



    Discurso de Winston Churchill na Universidade de Zurique, Suíça, sugerindo a constituição dos Estados Unidos da Europa. O primeiro passo seria a formação de um Conselho da Europa.

    Ano: 1946     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quinta-feira, 17 de Julho de 1947
    Visita de Eva Péron a Portugal, sendo recebida pelo Presidente da República



    Eva Duarte Péron visita Portugal. É recebida pelo Presidente da República.

    Ano: 1947     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    segunda-feira, 2 de Fevereiro de 1948
    Acordo entre Portugal e os Estados Unidos para a concessão de facilidades nos Açores



    É firmado um acordo entre o Governo português e o governo dos EUA, que concede às forças militares deste país facilidades nos Açores.

    Ano: 1948     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    terça-feira, 28 de Setembro de 1948
    Assinatura do acordo entre Portugal e os Estados Unidos



    Assinatura, em Lisboa, do Acordo Bilateral entre Portugal e os EUA.

    Ano: 1948     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    segunda-feira, 20 de Setembro de 1948
    Prorrogação do Pacto Peninsular (Pacto Ibérico) assinada por Caeiro da Mata e Nicolau Franco



    Caeiro da Mata e Nícolau Franco assinam em Lisboa a prorrogação por 10 do Pacto Peninsular.

    Ano: 1948     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sexta-feira, 10 de Dezembro de 1948
    A Declaração Universal dos Direitos do Homem é aprovada pela Assembleia Geral da ONU



    Aprovação da Declaração Universal dos Direitos do Homem, pela Assembleia Geral da ONU.

    Ano: 1948     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    5 de Maio de 1949
    Conselho da Europa



    O Tratado de Estrasburgo institui o Conselho da Europa.

    Ano: 1949     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    segunda-feira, 25 de Julho de 1949
    Ratificação do texto do Pacto do Atlântico na Assembleia Nacional



    Oliveira Salazar profere o discurso «Portugal no Pacto do Atlântico» na sessão da Assembleia Nacional de ratificação do texto do Pacto.

    Ano: 1949     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sábado, 22 de Outubro de 1949
    Visita oficial de Franco a Portugal



    (a 27) Primeira visita oficial do generalíssimo Franco a Portugal.

    Ano: 1949     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    segunda-feira, 2 de Janeiro de 1950
    Visita de Churchill ao Funchal



    Churchill chega ao Funchal. Não se desloca a Lisboa.

    Ano: 1950     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    terça-feira, 26 de Setembro de 1950
    Encontro entre Franco e Salazar em Santiago de Compostela



    Oliveira Salazar encontra-se com Franco em Santiago de Compostela.

    Ano: 1950     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    1951
    Acordo Portugal/Estados Unidos



    Acordo de Defesa entre Portugal e os Estados Unidos.

    Ano: 1951     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Janeiro de 1951
    Visita de Dwigtht D. Eisenhower a Portugal, comandante supremo das forças da NATO



    Estada do general Eisenhower em Portugal.

    Ano: 1951     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    1952
    Delegação portuguesa na NATO



    Criação da delegação portuguesa na NATO, sob a tutela do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

    Ano: 1952     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quarta-feira, 20 de Fevereiro de 1952
    Reunião do Conselho da NATO em Lisboa, sendo aprovado o projecto de defesa europeia e admitidos Marrocos e a Tunísia



    (a 25). Reunião do Conselho da NATO em Lisboa, É aprovado o projecto de defesa europeia; é decidida a criação de 50 divisões e a admissão da Tunísia e de Marrocos na Aliança.

    Ano: 1952     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    terça-feira, 15 de Abril de 1952
    Franco e Salazar encontram-se em Cidade Rodrigo



    Encontro de Salazar com Franco em Cidade Rodrigo.

    Ano: 1952     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    1953
    Encerramento da legação da União Indiana



    Encerramento da legação da União Indiana em Lisboa.

    Ano: 1953     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Janeiro de 1953
    A União Indiana solicita na Assembleia Geral da ONU que as colónias portuguesas na Índia sejam integradas no seu território



    A União Indiana propõe à Assembleia Geral das Nações Unidas decidir que as possessões coloniais portuguesas na Índia sejam integradas no seu território.

    Ano: 1953     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    segunda-feira, 16 de Novembro de 1953
    Tratado de Amizade e Consulta entre Portugal e o Brasil, celebrado no Rio de Janeiro



    Assinatura no Rio de Janeiro do Tratado de Amizade e Consulta Luso-Brasileiro.

    Ano: 1953     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sexta-feira, 4 de Dezembro de 1953
    Aprovação da Convenção Europeia dos Direitos do Homem, não ratificada por Portugal



    É aprovada a Convenção Europeia dos Direitos do Homem. Portugal só a ratificara em 1978.

    Ano: 1953     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    1955
    Tribunal Internacional de Justiça



    O Governo português processa a União Indiana no Tribunal Internacional de Justiça, de Haia.

    Ano: 1955     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    segunda-feira, 18 de Abril de 1955
    Início da Conferência de Bandung dos povos afro-asiáticos



    (18 a 26) Conferência dos povos afro-asiáticos em Bandungue, Indonésia.

    Ano: 1955     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sexta-feira, 22 de Abril de 1955
    Visita oficial do Presidente do Brasil, Café Filho



    Início da visita oficial de Café Filho, Presidente do Brasil, a Portugal.

    Ano: 1955     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quinta-feira, 20 de Outubro de 1955
    Visita oficial do Presidente da República, Craveiro Lopes, à Grã-Bretanha



    Visita oficial do Presidente da República à Grã-Bretanha.

    Ano: 1955     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quarta-feira, 14 de Dezembro de 1955
    Admissão de Portugal na ONU



    Portugal é admitido nas Nações Unidas.

    Ano: 1955     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    domingo, 22 de Janeiro de 1956
    Visita de Juscelino Kubischek a Portugal, Presidente eleito mas não empossado do Brasil



    Visita não-oficial de Juscelino Kubischek, Presidente eleito do Brasil não empossado, a Portugal.

    Ano: 1956     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quinta-feira, 26 de Julho de 1956
    Nacionalização do canal do Suez



    Nasser nacionaliza o canal do Suez.

    Ano: 1956     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    1957
    Presidente do Paquistão visita Portugal



    Visita a Portugal do Presidente do Paquistão.

    Ano: 1957     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sábado, 16 de Fevereiro de 1957
    Visita (oficial a partir de 18) da rainha Isabel II



    (16 a 20) Visita (oficial a partir de 18) da rainha Isabel II de Inglaterra a Portugal.

    Ano: 1957     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    terça-feira, 4 de Junho de 1957
    Visita oficial do Presidente da República, Craveiro Lopes, ao Brasil



    O Presidente da República parte em visita oficial ao Brasil.

    Ano: 1957     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quarta-feira, 10 de Julho de 1957
    Encontro entre Salazar e Franco em Cidade Rodrigo



    Salazar encontra-se com Franco em Cidade Rodrigo.

    Ano: 1957     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    1 de Janeiro de 1958
    Entrada em vigor do Tratado de Roma



    Entrada em vigor do Tratado de Roma, assinado em Março de 1957.

    Ano: 1958     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Julho de 1959
    Visita do imperador da Etiópia Hailé Selessié I



    Visita do imperador da Etiópia, Hailé Selessié I, a Portugal.

    Ano: 1959     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Janeiro de 1960
    Visita de Dag Hammarskjold, Secretário-GeraI das Nações Unidas



    Visita do Secretário-GeraI das Nações Unidas, Dag Hammarskjoeld, a Portugal.

    Ano: 1960     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Maio de 1960
    Visita do Presidente Eisenhower



    Visita do chefe de Estado norte-americano, Eisenhower, a Portugal.

    Ano: 1960     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Maio de 1960
    Visita do presidente da Indonésia, Sukarno



    Visita de Sukarno, presidente da Indonésia, a Portugal.

    Ano: 1960     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    segunda-feira, 20 de Junho de 1960
    Encontro entre Salazr e Franco em Mérida



    Salazar parte para Mérida a fim de se avistar com Franco.

    Ano: 1960     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Agosto de 1960
    Visita de Kubitschek de Oliveira, Presidente do Brasil



    Visita a Portugal do presidente do Brasil, Kubitschek de Oliveira.

    Ano: 1960     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quarta-feira, 4 de Janeiro de 1961
    Visita do presidente do Brasil Jânio Quadros que faz contactos com sectores oposicionistas



    Jânio Quadros, presidente eleito do Brasil, visita Portugal e mantém contactos com sectores da oposição, designadamente Mário Soares e Acácio Gouveia.

    Ano: 1961     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    terça-feira, 1 de Agosto de 1961
    A República de Daomé (Benin) exige a retirada de portugueses do Forte de S. João Baptista de Ajudá e o representante português incendeia o forte



    As autoridades do Daomé exigiram aos dois portugueses residentes o abandono do Forte de S. João Baptista de Ajuda. Agostinho Borges e Meneses Ayres incendiaram o forte. O pequeno enclave português do forte de S. João Baptista de Ajudá, situado na República do Daomé, é atacado e invadido em 1 de Agosto de 1961. O representante português resolve incendiar as instalações, antes de retirar

    Ano: 1961     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sexta-feira, 1 de Setembro de 1961
    Conferência dos países «não alinhados» em Belgrado



    (1 a 6): Conferência dos países «não alinhados» em Belgrado

    Ano: 1961     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sexta-feira, 27 de Outubro de 1961
    Álvaro Cunhal critica o Partido Comunista Chinês durante o XXII Congresso do Partido Comunista da União Soviética



    Durante o XXII Congresso do Partido Comunista da União Soviética, o Partido Comunista Chinês é duramente criticado um dos participantes, Álvaro Cunhal.

    Ano: 1961     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quarta-feira, 22 de Maio de 1963
    Encontro pan-africano em Addis-Abeba, com a assinatura da carta da Organização de Unidade Africana (OUA)



    De 22 a 25. Encontro pan-africano em Addis-Abeba. Assinatura da carta da Organização de Unidade Africana (OÜA).

    Ano: 1963     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    terça-feira, 14 de Maio de 1963
    Salazar e Franco encontram-se em Mérida



    Encontro de Salazar com Franco, em Mérida.

    Ano: 1963     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    1964
    O Papa visita a Índia



    O papa Paulo VI visita a Índia.

    Ano: 1964     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    segunda-feira, 5 de Outubro de 1964
    Realiza-se no Cairo a II Conferência países não-alinhados



    (5 a 10). II Conferência países não-alinhados, no Cairo.

    Ano: 1964     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quinta-feira, 11 de Março de 1965
    Adesão de Portugal à UNESCO, através da entrega da "Carta de Adesão" junto do Governo Britânico



    O Governo português aprova, para adesão, a Convenção que em 16 de Novembro de 1945 constituiu a UNESCO. Adesão de Portugal à UNESCO, através da entrega da "Carta de Adesão" junto do Governo Britânico, depositário do Acto Constitutivo da Organização.

    Ano: 1965     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Outubro de 1966
    Realiza-se em Toronto uma conferência pela amnistia aos presos políticos portugueses



    Conferência em Toronto pela amnistia aos presos políticos portugueses.

    Ano: 1966     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    terça-feira, 20 de Agosto de 1968
    Invasão da Checoslováquia



    Checoslováquia: invasão pêlos 5 países do Pacto de Varsóvia.

    Ano: 1968     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Outubro de 1968
    Reunião da NATO em Lisboa



    Reunião da NATO em Lisboa.

    Ano: 1968     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quinta-feira, 24 de Outubro de 1968
    O Chanceler da República Federal Alemã, Kurt Kiesinger, visita Portugal



    Visita do chanceler da República Federal da Alemanha, Kurt Kiesinger, a Portugal.

    Ano: 1968     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Maio de 1969
    Visita oficial de Giscard d'Estaing



    Visita oficial de Giscard d'Estaing a Lisboa.

    Ano: 1969     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Julho de 1969
    Marcelo Caetano visita o Brasil



    Visita do Presidente do Conselho ao Brasil.

    Ano: 1969     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    1970
    Debate promovido pelo Conselho da Europa "Sobre a violação dos direitos do Homem em Portugal", com a participação de Mário Soares



    Mário Soares participa num debate promovido pelo Conselho da Europa "Sobre a violação dos direitos do Homem em Portugal".

    Ano: 1970     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sexta-feira, 22 de Maio de 1970
    Visita oficial de Marcelo Caetano a Espanha



    Visita oficial de Marcelo Caetano a Espanha.

    Ano: 1970     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quarta-feira, 6 de Janeiro de 1971
    Primeira reunião entre Portugal e a CEE para conversações exploratórias



    Primeira reunião plenária das conversações exploratórias entre Portugal e a CEE.

    Ano: 1971     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quinta-feira, 3 de Junho de 1971
    Reúne-se em Lisboa o Conselho do Atlântico



    Reunião do Conselho do Atlântico em Lisboa. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Noruega critica a política africana do Governo português. Em protesto contra a reunião da Nato, a ARA leva a cabo um atentado contra as instalações dos CTT cortando as comunicações radiotelegráfícas e telefonias entre Lisboa e o resto do Mundo.

    Ano: 1971     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    segunda-feira, 28 de Junho de 1971
    Realiza-se em Bruxelas o VIII Congresso dos Partidos Socialistas da CEE, com a presença da ASP com o estatuto de observador



    A ASP participa, com o estatuto de observador, no VIII Congresso dos Partidos Socialistas da CEE, que decorre em Bruxelas.

    Ano: 1971     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    segunda-feira, 26 de Julho de 1971
    O Vice-Presidente dos Estados Unidos, Spiro Agnew, desloca-se a Portugal, em visita oficial



    Visita oficial do vice-presidente dos EUA, Spiro Agnew.

    Ano: 1971     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Dezembro de 1971
    Cimeira entre o Presidente americano e o seu homólogo francês na ilha Terceira com a presença de Marcelo Caetano



    Cimeira dos Presidentes Richard Nixon e Georges Pompidou Na ilha Terceira em que também participou Marcelo Caetano.

    Ano: 1971     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    segunda-feira, 26 de Junho de 1972
    Realiza-se em Viena o XII Congresso da Internacional Socialista, sendo a ASP admitida como membro de pleno direito, representada por Mário Soares e Manuel Tito de Morais



    A Acção Socialista Portuguesa (ASP) é admitida como membro de pleno direito na Internacional Socialista, durante o XII Congresso da organização, reunido em Viena. Mário Soares e Manuel Tito de Morais constituem a delegação que representa a ASP no Congresso. Dirigiram ambos uma curta mensagem ao Congresso, e Mário Soares fez uma importante intervenção no debate sobre o tema "Política socialista para a Europa".

    Ano: 1972     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quarta-feira, 20 de Setembro de 1972
    O secretário-geral da NATO, Joseph Luns, desloca-se a Lisboa em visita oficial



    Visita oficial a Lisboa do secretário-geral da NATO, Joseph Luns.

    Ano: 1972     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    1973
    "Europa dos Nove"



    Entrada do Reino Unido, da Dinamarca e da Irlanda para a CEE.

    Ano: 1973     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 5 de Março de 1974
    Condenação de Portugal na ONU



    A Comissão dos Direitos Humanos da ONU aprova uma resolução condenando Portugal, África do Sul e Rodésia pela sua desobediência às resoluções da ONU sobre as questões de autodeterminação e direitos humanos na África Austral.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Abril de 1974
    Durante o mês de Abril a Junta de Salvação Nacional é reconhecida por vários países e organizações internacionais, tais como EUA, Brasil, Espanha, França, RFA, Vaticano, África do Sul, Conselho da Europa



    Libertação dos presos políticos do Tarrafal, Cabo Verde, e da cadeia de Machava, em Loureço Marques. Reconhecimento da JSN por vários países e organismos internacionais: EUA, Brasil, Espanha, França, RFA, Vaticano, África do Sul, Conselho da Europa.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quinta-feira, 2 de Maio de 1974
    Mário Soares desloca-se, num avião especialmente fretado para o efeito, às capitais dos países da CEE e outros, para dar a conhcer a mudança política ocorrida em Portugal,



    Deslocando-se num avião da TAP para o efeito expressamente fretado pela Junta de Salvação Nacional, Mário Soares toma-se o primeiro mensageiro do dia 25 de Abril na Europa, percorrendo as capitais de países membros da CEE. Nos dias seguintes é recebido em Londres por Harold Wilson e James Callaghan. Em Bona por Willv Brandt, em Roma, por Pietro Nenni e no Vaticano pelo Cardeal Agostino Casaroli. Encontra-se em Helsínquia com os quatro líderes da social democracia escandinava - Olaf Palme (Suécia), Kalevi Sorsa (TÏnIandía). Tygrevie Brateïí fNomega) e Anker Jorgensen (Dinamarca) - para explicar aos Chefes de Estado e de Governo europeus a importância das modificações ocorridas em Portugal. Em Bruxelas tem um primeiro encontro secreto com o presidente do MPLA, Agostinho Neto.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    terça-feira, 18 de Junho de 1974
    Encontro entre Spínola e Nixon nos Açores, cujas conversações são secretas



    Encontro entre Spínola e Nixon nos Açores. As conversações são mantidas secretas.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quarta-feira, 19 de Junho de 1974
    Os países da NATO congratulam-se com a situação política portuguesa



    Os países da NATO congratulam-se com a actual situação política portuguesa

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    domingo, 9 de Junho de 1974
    Estabelecimento de relações diplomáticas com a União Soviética



    São estabelecidas relações diplomáticas com a União Soviética.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quarta-feira, 26 de Junho de 1974
    Assinatura da nova Carta do Atlântico, por Palma Carlos e Mários Soares que se deslocam a Bruxelas, onde decorria a cimeira da NATO



    O Primeiro-Ministro, Adelino da Palma Carlos, desloca-se a Bruxelas, à cimeira da NATO, acompanhado por Mário Soares, para assinar a nova Carta do Atlântico, assinalando o 25° aniversário da celebração do Pacto.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Julho de 1974
    Henry Kissinger, em entrevista ao jornal brasileiro "A Tribuna da Imprensa", afirma que "a grande preocupação dos EUA neste momento é Portugal"



    Henry Kissinger, em entrevista ao jornal brasileiro "A Tribuna da Imprensa", afirma que "a grande preocupação dos EUA neste momento é Portugal".

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Julho de 1974
    Embaixador da Indonésia em Portugal



    Visita a Portugal do Embaixador da Indonésia em Bruxelas, Franz Seda.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    terça-feira, 6 de Agosto de 1974
    Uma delegação do Conselho da Europa desloca-se a Portugal para discutir a entrada do país para a CE



    Visita a Portugal de uma delegação do Conselho da Europa que vem discutir com as nossas autoridades a entrada do País para o CE.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 3 de Agosto de 1974
    Portugal e a ONU



    Portugal entrega na ONU um memorando afirmando as suas obrigações relativas ao Capítulo XI da Carta das Nações Unidas.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    segunda-feira, 23 de Setembro de 1974
    Discurso de Mário Soares na 29a sessão da Assembleia Geral da ONU, subordinado ao tema "O novo Portugal e as Nações Unidas"



    Mário Soares desloca-se a Nova Iorque, onde pronuncia discurso na 29a sessão da Assembleia Geral da ONU, subordinado ao tema "O novo Portugal e as Nações Unidas", em que explica quais os objectivos principais que o Movimento de 25 de Abril se propõe alcançar. As agencias de informação internacionais sublinhariam que, ao acabar de proferir o seu discurso, teve um verdadeiro "acolhimento de herói". Durante a sua estada nos EUA, avista-se com Henry Kissinger e Robert McNamara.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sábado, 28 de Setembro de 1974
    Mário Soares discursa perante a Assembleia Consultiva do Conselho da Europa



    Mário Soares discursa perante a Assembleia Consultiva do Conselho da Europa, a convite desta, durante a sua 26a sessão ordinária. No seu regresso de Estrasburgo afirma que a Comunidade Europeia está disposta a prestar todo o apoio necessário a Portugal.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    domingo, 15 de Setembro de 1974
    Encontro entre Mário Soares e Leopold Senghor em Paris



    Mário Soares encontra-se com Leopold Senghor em Paris.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Setembro de 1974
    O novo presidente da Assembleia das Nações Unidas, Abdelaziz Bouteflika, declara: "Portugal retomou entre nós um lugar que ainda não tínhamos desesperado de o ver ocupar"



    O novo presidente da Assembleia das Nações Unidas, Abdelaziz Bouteflika, declara: "Portugal retomou entre nós um lugar que ainda não tínhamos desesperado de o ver ocupar".

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Setembro de 1974
    Encontro entre o Primeiro-Ministro Australiano e o general Seharto



    O Primeiro-Ministro Australiano encontra-se com o General Soeharto e torna público o seu apoio à integração de Timor-Leste na Indonésia.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sexta-feira, 18 de Outubro de 1974
    Encontro entre Costa Gomes e Gerald Ford na Casa Branca, com a presença de Henri Kissinger e Mário Soares ficando decidida uma mais ampla cooperação entre Portugal e os EUA



    Costa Gomes encontra-se com Gerald Ford na Casa Branca; na reunião, a que assistem Henri Kissinger e Mário Soares, os dois presidente decidem estabelecer uma mais ampla cooperação entre Portugal e os EUA.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    terça-feira, 15 de Outubro de 1974
    Portugal reconhece a plena soberania da União Indiana sobre os territórios de Goa, Damão, Diu, Dadra e Nagar Aveli



    Portugal reconhece a plena soberania da União Indiana sobre os territórios de Goa, Damão, Diu, Dadra e Nagar Aveli.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Outubro de 1974
    O Presidente da República, Costa Gomes, desloca-se aos Estados Unidos da América, usando da palavra na Assembleia Geral da ONU



    O Presidente da República desloca-se aos Estados Unidos da América. Em reunião da Assembleia geral da ONU, a primeira em que um chefe de Estado português usa da palavra. Costa Gomes afirma: "O povo português considera-se irmão de todos os povos oprimidos".

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 16 de Outubro de 1974
    Delegação indonésia em Portugal



    Uma delegação indonésia, chefiada pelo general Muertopo, visita Portugal.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    sábado, 16 de Novembro de 1974
    Frank Carlucci é nomeado embaixador dos EUA em Portugal



    Frank Carlucci é nomeado embaixador dos EUA em Portugal.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Dezembro de 1974
    Nos últimos dias de Dezembro de 1974, e nos primeiros de Janeiro de 1975, Mário Soares a Somália, a União Indiana, a URSS, a Roménia e a Jugoslávia



    Nos últimos dias de Dezembro de 1974, e nos primeiros de Janeiro de 1975, Mário Soares visita, sucessivamente: a Somália, a União Indiana, deslocando-se a Goa, Bombaim e Nova Deli, onde mantém conversações com a Primeiro-Ministro, Indira Gandhi, e assina um importante acordo luso-indiano; a URSS, onde é recebido, em Moscovo, pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Andrei Gromyko; a Roménia, onde é acolhido pelo Presidente Ceausescu; e a Jugoslávia, onde se avista com o Presidente Tito.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Dezembro de 1974
    Intensa actividade diplomática de Mário Soares, recebendo o ministro das Relações Exteriores do Brasil, deslocando-se a Tunísia e a Líbia e a Kinshasa



    Durante os últimos meses de 1974, continua a desenvolver uma intensa actividade diplomática, recebendo em Lisboa, nomeadamente, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, chanceler Azeredo da Silveira, deslocando-se a Tunísia e a Líbia, onde se avista, respectivamente, com os Presidentes Bourguiba e Kadhafí, e ainda a Kinshasa, onde se reúne com o Presidente Mobuto.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    quinta-feira, 5 de Dezembro de 1974
    Aprovação, no Senado americano, de uma proposta e auxílio a Portugal e às suas colónias em vias de independência, no valor de 1 250 000 contos



    É aprovada no Senado americano uma proposta de auxílio a Portugal e às suas colónias em vias de independência, no valor de 1 250 000 contos

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    31 de Dezembro de 1974
    Relações diplomáticas com a União Indiana



    Portugal restabelece as relações diplomáticas com a União Indiana. É assinado um Tratado entre Portugal e a União Indiana reconhecendo a soberania daquele país, sobre Goa, Damão e Diu, Dadrá e Nagar-Aveli.

    Ano: 1974     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Janeiro de 1975
    Estabelecimento de relações diplomáticas com a Costa do Marfim e o Gabão



    Portugal estabelece relações diplomáticas com a Costa do Marfim e Gabão.

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 6 de Janeiro de 1975
    Reconhecimento do Governo Popular da China e ruptura de relações com a Formosa



    Portugal reconhece o Governo Popular da China e corta relações com a Formosa (República da China).

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 2 de Janeiro de 1975
    Encontro entre Mário Soares e Andrei Gromiko



    Mário Soares encontra-se, em Moscovo, com Andrei Gromiko, ministro dos Negócios Estrangeiros da URSS.

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 9 de Março de 1975
    Encontro entre a delegação de Portugal e da Indonésia



    Reunião em Londres entre as delegações de Portugal e da Indonésia.

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 17 de Março de 1975
    Governador de Timor em Jakarta



    O Governador de Timor visita Jakarta, Indonésia.

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 11 de Junho de 1975
    Acordo de cooperação e amizade



    Portugal e a Guiné-Bissau assinam um acordo de cooperação e amizade.

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 28 de Julho de 1975
    Chegam a Lisboa os militares portugueses libertados pela Indonésia



    Chegam a Lisboa os militares portugueses libertados pela Indonésia no dia 20.

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 2 de Agosto de 1975
    Criação do Comité Internacional de Apoio ao Socialismo Democrático em Portugal



    É criado na reunião da Internacional Socialista, em Estocolmo, o Comité Internacional de Apoio ao Socialismo Democrático em Portugal

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 28 de Agosto de 1975
    Almeida Santos em Jakarta



    O chefe da delegação portuguesa, Almeida Santos, chega a Jakarta, vindo de Nova Iorque. A 11 de Setembro de 1975 volta a Jakarta.

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 16 de Setembro de 1975
    Admissão na ONU



    Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Moçambique são formalmente admitidas na ONU.

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Outubro de 1975
    Visita de Costa Gomes a Moscovo



    Costa Gomes encontra-se em Moscovo: trata-se da primeira visita de um chefe de Estado português à URSS.

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Novembro de 1975
    Reunião dos dirigentes da Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas



    Os dirigentes da Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas (CONCP) reúnem-se em Lourenço Marques e decidem reconhecer o Governo da República Popular de Angola, que será proclamado a 11 de Novembro.

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 2 de Novembro de 1975
    Negociações entre Portugal e a Indonésia



    Em Roma decorrem negociações entre Portugal e a Indonésia sobre a situação em Timor-Leste.

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 27 de Novembro de 1975
    Negociações entre Portugal e partidos timorenses



    Data marcada para as negociações em Darwin entre Portugal e os partidos timorenses, boicotadas pela Indonésia.

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 2 de Dezembro de 1975
    Timor e ONU



    Início do debate sobre Timor-Leste no IV Comité da Assembleia Geral das Nações Unidas.

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 5 de Dezembro de 1975
    Timor e EUA



    O Presidente americano dá luz verde para a invasão de Timor.

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 12 de Dezembro de 1975
    Condenação da intervenção indonésia



    Resolução n.º 3485 da Assembleia Geral da ONU condenando a intervenção militar indonésia em Timor-Leste.

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 22 de Dezembro de 1975
    Resolução do Conselho de Segurança da ONU



    É votada por unânimidade a Resolução 384 do Conselho de Segurança da ONU condenando a invasão de Timor-Leste.

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 7 de Dezembro de 1975
    Invasão de Timor-Leste



    Timor-Leste é invadido por tropas indonésias. Portugal corta relações diplomáticas com a Indonésia e pede a intervenção da ONU.

    Ano: 1975     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 20 de Janeiro de 1976
    Enviado especial do Secretário-Geral da ONU visita Timor-Leste



    De 20 a 22 de Janeiro, o enviado especial do Secretário-Geral da ONU, Vittorio Winspeare Guicciardi, visita Timor-Leste.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 22 de Fevereiro de 1976
    Reconhecimento do Governo da República Popular de Angola



    Depois de ouvir o CR e os partidos políticos (PS, PPD e CDS que se pronunciam contra), o Presidente da República reconhece o Governo da República Popular de Angola.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 1976
    Resolução da ONU sobre Timor-Leste



    A ONU aprova uma resolução onde reafirma o direito do povo de Timor Leste à autodeterminação e à independência.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 1976
    Encontro entre Melo Antunes e o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol



    Melo Antunes avista-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros espanhol, José Maria de Areilza, na Guarda, a fim de serem reatadas as relações amistosas entre os dois países.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 23 de Fevereiro de 1976
    Formalização do reconhecimento da República Popular de Angola



    Portugal formaliza o reconhecimento da República Popular de Angola.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 8 de Março de 1976
    Portugal e Angola estabelecem relações diplomáticas



    Portugal e a República Popular de Angola estabelecem relações diplomáticas.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 17 de Março de 1976
    Integração de Timor na Indonésia



    A Indonésia integra Timor-Leste como sua 27.ª Província.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 21 de Maio de 1976
    Oferta de um lote de 300 casas pré-fabricadas para os "retornados"



    A Noruega declara oferecer a Portugal um lote de 300 casas pré-fabricadas para os retomados,

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 26 de Julho de 1976
    Desmentido reconhecimento da integração de Timor-Leste



    A Presidência da República desmente notícias provenientes de Djakarta segundo as quais Portugal teria oficialmente reconhecido a integração de Timor Leste na Indonésia.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 28 de Julho de 1976
    Regresso de militares presos pela Indonésia



    Regressam a Portugal 23 militares que se encontravam presos pela Indonésia desde a invasão de Timor Leste e 113 refugiados.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 28 de Julho de 1976
    Autoridades australianas confiscam receptor-emissor



    As autoridades australianas capturam e confiscam o único receptor-emissor que da Austrália comunicou com a Rádio Maubere.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 12 de Agosto de 1976
    Portugal solicita a admissão no Conselho da Europa



    Portugal solicita a admissão no Conselho da Europa. Tornar-se-á o 19° Estado-membro daquela instituição.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 22 de Setembro de 1976
    Admissão de Portugal no Conselho da Europa



    Portugal é admitido no Conselho da Europa. Medeiros Ferreira assina a Convenção dos Direitos do Homem.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 17 de Setembro de 1976
    Visita de Max Van der Stoel a Lisboa



    Visita de Max Van der Stoel, Presidente do Conselho de Ministros da CEE, a Lisboa onde conferencia com Ramalho Eanes e Mário Soares.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 18 de Novembro de 1976
    A ONU rejeita a integração de Timor-Leste na Indonésia



    A ONU rejeita a integração de Timor-Leste na Indonésia.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 29 de Novembro de 1976
    Pedido de adesão de Portugal à CEE.



    A Assembleia da República ratifica a decisão do I Governo Constitucional de solicitar a adesão de Portugal à CEE.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 26 de Novembro de 1976
    Mário Soares é eleito vice-presidente da Internacional Socialista



    Mário Soares é eleito vice-presidente da Internacional Socialista, em Genebra.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 24 de Novembro de 1976
    Visita de Adolfo Suarez a Portugal



    Visita de Adolfo Suarez, primeiro-ministro espanhol, a Portugal.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 15 de Dezembro de 1976
    Mário Soares inicia uma visita oficial ao Brasil



    Mário Soares inicia uma visita oficial ao Brasil.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Dezembro de 1976
    Portugal participa numa reunião do Eurogrupo da NATO



    Portugal participa pela primeira vez numa reunião do Eurogrupo da NATO.

    Ano: 1976     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 14 de Fevereiro de 1977
    Mário Soares inicia a primeira etapa da visita as capitais da CEE



    Mário Soares inicia a primeira etapa da visita as capitais da CEE para explicar as razões do pedido de adesão de Portugal. Nesta fase desloca-se a Londres, Dublin, Copenhaga, Roma e ao Vaticano.

    Ano: 1977     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 7 de Março de 1977
    Segunda ronda de visitas de Mário Soares às capitais da CEE



    Início de uma segunda ronda de visitas de Mário Soares às capitais da CEE (Paris, Bona, Haia, Luxemburgo e Bruxelas), incluindo uma passagem por Estrasburgo, sede do Conselho da Europa.

    Ano: 1977     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 28 de Março de 1977
    Portugal pede formalmente a sua integração na CEE



    Portugal pede formalmente a sua integração na CEE.

    Ano: 1977     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 28 de Abril de 1977
    Mário Soares discursa perante a Assembleia parlamentar do Conselho da Europa



    Mário Soares discursa perante a Assembleia parlamentar do Conselho da Europa.

    Ano: 1977     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 20 de Abril de 1977
    Mário Soares desloca-se aos EUA



    Mário Soares desloca-se aos EUA. Durante a sua estada avista-se com o Presidente Cárter, Kurt Waldheim, membros do Congresso norte-americano e dirigentes do FMI.

    Ano: 1977     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 5 de Abril de 1977
    Conhecimento oficial do pedido de adesão de Portugal às Comunidades Europeias



    O Conselho de Ministros da CEE reunido no Luxemburgo toma conhecimento oficial do pedido de adesão de Portugal às Comunidades Europeias. Poucos dias depois a Comissão encarregue pelo Conselho de Ministros da CEE de elaborar um parecer sobre o pedido de adesão de Portugal mostra-se favorável à integração de Portugal na Comunidade.

    Ano: 1977     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 16 de Maio de 1977
    Visita oficial do vice-presidente dos EUA a Portugal



    Visita oficial do vice-presidente dos EUA, Walter Mondale, a Portugal. Conferencia com Ramalho Eanes e Mário Soares.

    Ano: 1977     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 9 de Maio de 1977
    Ramalho Eanes parte para Londres



    Ramalho Eanes parte para Londres onde presidirá á Cimeira da NATO.

    Ano: 1977     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 4 de Outubro de 1977
    Os EUA reconhecem a integração de Timor-Leste na Indonésia



    Os EUA reconhecem a integração de Timor-Leste na Indonésia.

    Ano: 1977     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 17 de Outubro de 1977
    Visita oficial do marechal Tito a Portugal



    Início de uma visita oficial de três dias do marechal Tito a Portugal.

    Ano: 1977     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 12 de Outubro de 1977
    Portugal apoia a integração de Espanha no Conselho da Europa



    Portugal apoia a integração de Espanha no Conselho da Europa.

    Ano: 1977     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 21 de Novembro de 1977
    Visita oficial de Mário Soares a Espanha



    Visita oficial de Mário Soares a Espanha, no decurso da qual é assinado um novo tratado de amizade e cooperação entre os dois países.

    Ano: 1977     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 3 de Maio de 1978
    Visita de Juan Carlos de Espanha a Portugal



    Início da visita de Juan Carlos de Espanha a Portugal. No decurso da sua estada procederá, juntamente com Ramalho Eanes, à ratificação do Tratado de Amizade e Cooperação entre os dois estados ibéricos.

    Ano: 1978     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 6 de Junho de 1978
    Freitas do Amaral é eleito vice-presidente da União Europeia dos Democratas Cristãos



    Freitas do Amaral é eleito vice-presidente da União Europeia dos Democratas Cristãos.

    Ano: 1978     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 1 de Outubro de 1978
    Conferência da Internacional Socialista, em Lisboa



    Tem início em Lisboa a Conferencia da Internacional Socialista sobre "Processos de democratização na Península Ibérica e na América Latina".

    Ano: 1978     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 10 de Novembro de 1978
    Portugal membro do Conselho de Segurança da ONU



    Portugal é eleito membro (não permanente) do Conselho de Segurança da ONU.

    Ano: 1978     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 22 de Dezembro de 1978
    Austrália reconhece a integração de Timor na Indonésia



    A Austrália reconhece, de jure, a integração de Timor-Leste na Indonésia.

    Ano: 1978     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 18 de Junho de 1979
    Novo acordo sobre a Base das Lajes



    Portugal e os EUA assinam, em Lisboa, um novo acordo sobre a Base das Lajes, que prolonga as facilidades concedidas aos norte-americanos até 1983. É estabelecida uma contrapartida financeira de 140 milhões de dólares para Portugal.

    Ano: 1979     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 30 de Outubro de 1979
    Inicia-se uma reunião da IS em Lisboa



    Inicia-se uma reunião da IS em Lisboa, que conta com a participação de Leopold Senghor e de numerosas delegações estrangeiras.

    Ano: 1979     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 1 de Novembro de 1979
    Yasser Arafat em Lisboa



    Yasser Arafat chega a Lisboa para participar numa Conferência de Solidariedade do Povo Árabe.

    Ano: 1979     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 14 de Abril de 1980
    Sá Carneiro inicia uma série de visitas aos governos da CEE



    Sá Carneiro inicia uma série de visitas aos governos da CEE para acelerar o processo de adesão de Portugal à Comunidade. Uma semana mais tarde, ao discursar na Assembleia do Conselho da Europa, vaticina que o ingresso de Portugal na CEE ocorrerá em 1983.

    Ano: 1980     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 27 de Junho de 1980
    Visita oficial de Jimmy Carter



    O Presidente norte-americano Jimmy Carter chega a Lisboa para uma curta visita oficial.

    Ano: 1980     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 15 de Novembro de 1980
    Henry Kissinger visita Lisboa



    Henry Kissinger visita oficialmente Portugal.

    Ano: 1980     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 8 de Maio de 1981
    Secretário-geral da ONU em Lisboa



    O secretario-geral da ONU, Kurt Waldheim, encontra-se em Lisboa para discutir a situação de Timor-Leste com as autoridades portuguesas.

    Ano: 1981     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 28 de Maio de 1982
    Mário Soares regressa a Lisboa e encontra Éden Pastora



    Mário Soares chega a Lisboa, proveniente de Helsínquia, onde participou numa reunião da IS. No aeroporto, encontra Éden Pastora, o ex-guerrilheiro sandinista que passou a combater o regime de Managua.

    Ano: 1982     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 10 de Julho de 1982
    Mário Soares regressa de uma missão ao Médio Oriente



    Mário Soares regressa Lisboa depois de uma missão ao Médio Oriente à frente de uma delegação da IS.

    Ano: 1982     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 23 de Novembro de 1982
    Resolução 37/30



    Por apenas 4 votos de diferença, a Assembleia-Geral da ONU aprova a resolução 37/30, que "pede ao Secretário Geral que inicie consultas com todas as partes directamente interessadas.", sobre a questão de Timor. É neste quadro que, em 5 de Maio de 1999, será estabelecido o Acordo de Nova Iorque, com vista ao referendo de autodeterminação.

    Ano: 1982     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 13 de Dezembro de 1982
    Negociações entre Portugal e os EUA para a utilização da Base das Lajes



    Iniciam-se, em Lisboa, as negociações oficiais para a renegociação do acordo entre Portugal e os EUA para a utilização da Base das Lajes.

    Ano: 1982     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 18 de Fevereiro de 1983
    Cimeira entre o PS e o PSOE



    Conclui-se, em Madrid, uma cimeira entre o PS e o PSOE, com a participação de Mário Soares e de Felipe Gonzalez.

    Ano: 1983     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 23 de Fevereiro de 1983
    Mário Soares é recebido, em Washington



    Mário Soares é recebido, em Washington, por Ronald Reagan.

    Ano: 1983     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 14 de Março de 1983
    Fase de compasso de espera nas negociações para a adesão de Portugal à CEE



    As negociações para a adesão de Portugal a CEE entram numa fase de compasso de espera, já que não foi possível chegar a uma plataforma de acordo sobre o controlo dos investimentos estrangeiros em Portugal, nem sobre a aplicação do nível zero ao IVA.

    Ano: 1983     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 23 de Março de 1983
    Encontro entre o Coronel Purwanto e Xanana Gusmão



    Encontro do Comandante militar indonésio em Timor-Leste, Coronel Puwanto, com Xanana Gusmão, Comandante-em-Chefe das FALINTIL.

    Ano: 1983     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 20 de Julho de 1983
    Convite para cimeira lusófona



    Mário Soares, num encontro com jornalistas estrangeiros, dirige um convite aos chefes de governo dos PALOP, para a realização de uma cimeira lusófona.

    Ano: 1983     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 27 de Julho de 1983
    Comissão parlamentar para acompanhar a questão de Timor-Leste



    A Comissão Permanente da Assembleia da República considera ser necessário reactivar uma comissão parlamentar para a analise do caso de Timor-Leste.

    Ano: 1983     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 25 de Agosto de 1983
    O Primeiro-Ministro italiano recebe Mário Soares



    Bettino Craxi, Primeiro-Ministro italiano, recebe Mário Soares, em Roma.

    Ano: 1983     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 30 de Agosto de 1983
    Reunião da Comissão da Internacional Socialista para o Médio Oriente



    Reúne em Lisboa, sob a presidência de Mário Soares, a Comissão da Internacional Socialista para o Médio Oriente.

    Ano: 1983     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 18 de Agosto de 1983
    Mário Soares inicia uma visita de trabalho à Grécia



    Mário Soares inicia uma visita de trabalho à Grécia, a convite do chefe do governo helénico, Andreas Papandreu. Durante a sua estadia na Grécia, conferencia também com Olof Palme, Primeiro-Ministro sueco.

    Ano: 1983     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 7 de Outubro de 1983
    Samora Machel inicia uma visita oficial a Portugal



    Samora Machel, Presidente da República Popular de Moçambique, inicia uma visita oficial a Portugal.

    Ano: 1983     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 29 de Novembro de 1983
    Reunião ministerial entre Portugal e a CEE



    Realiza-se uma reunião ministerial entre Portugal e a CEE, em que participa o Ministro das Finanças português Ernani Lopes. A Comunidade apresenta uma proposta sobre a agricultura portuguesa, propondo a sua integração por etapas e um período transitório de 10 anos.

    Ano: 1983     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 24 de Novembro de 1983
    Mário Soares na reunião da Internacional Socialista



    Mário Soares parte para Bruxelas, a fim de participar numa reunião da Internacional Socialista e de contactar diversos responsáveis da CEE.

    Ano: 1983     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 11 de Novembro de 1983
    Cimeira Luso-Espanhola



    Cimeira Luso-Espanhola. Felipe Gonzalez encontra-se em Portugal.

    Ano: 1983     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 6 de Dezembro de 1983
    Mário Soares comenta os resultados da Cimeira de Atenas



    Em entrevista a RTP, Mário Soares lamenta os resultados da Cimeira de Atenas, mas considera que a Europa não fechou as portas a Portueal: "A Eurooa não foi capaz de se entender designadamente em relação aos problemas financeiros e agrícolas. E por isso é que não pode pronunciar-se quanto às adesões de Portugal e da Espanha".

    Ano: 1983     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 13 de Dezembro de 1983
    Renovação do Acordo da base das Lajes



    É assinado em Lisboa, por Jaime Gama e George Schultz, a renovação do Acordo da base da Lajes, entre Portugal e os EUA.

    Ano: 1983     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 26 de Janeiro de 1984
    Mário Soares declara que Portugal renunciaria a tomar-se membro da CEE, se uma decisão sobre a sua adesão não fosse tomada até Junho



    Mário Soares declara, em Genebra, que Portugal renunciaria a tomar-se membro da CEE, se uma decisão sobre a sua adesão não fosse tomada até Junho. Nesse caso, o País estreitaria significativamente os seus laços económicos com os EUA.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 12 de Fevereiro de 1984
    Mário Soares parte para Moscovo



    Mário Soares parte para Moscovo, onde chefiará a delegação portuguesa nos funerais de luri Andropov.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Fevereiro/Março de 1985
    Mensagens de Xanana Gusmão



    O restabelecimento da ligação com o exterior permitiu ao líder da Resistência, Xanana Gusmão, o envio de mensagens para os Chefes de Estado dos PALOP e para o Secretário-Geral da ONU, denunciando as atrocidades em Timor-Leste e apelando à intervenção da Comunidade Internacional.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 11 de Março de 1984
    Mário Soares inicia uma visita oficial aos EUA



    Mário Soares inicia uma visita oficial aos EUA, onde é recebido por Ronald Reagan e George Schultz.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 4 de Março de 1984
    Mário Soares parte para Roma sendo recebido pelo Papa



    Mário Soares parte para Roma, para uma visita de 24 horas, sendo recebido pelo Papa. À saída da audiência, Mário Soares declara que "as relações com a Santa Sé são excelentes".

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Março de 1984
    Visita de Helmut Kohl a Portugal



    Visita do chanceler da RFA, Heimut Kohl, a Portugal.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 4 de Maio de 1984
    Mário Soares encontra-se com Felipe Gonzalez e François Mitterrand



    Mário Soares desloca-se a Madrid e Paris, a fim de se avistar com Felipe Gonzalez e François Mitterrand.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 13 de Junho de 1984
    Mário Soares parte para uma visita oficial à Coreia do Sul e ao Japão



    Mário Soares parte para uma visita oficial a Coreia do Sul e ao Japão. O objectivo essencial da viagem é a captação de investimentos para Portugal.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Junho de 1984
    Visita do Presidente da República francesa a Portugal



    Visita do Presidente da República francesa, François Miterrand, a Portugal.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 9 de Julho de 1984
    Encontro entre Mário Soares e Felipe Gonzalez



    Mário Soares desloca-se a Madrid, para debater com Felipe Gonzalez questões de natureza bilateral e as consequências dos resultados da Cimeira de Fontainebleau.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 31 de Agosto de 1984
    Mário Soares inicia uma visita oficial a Moçambique



    Mário Soares inicia uma visita oficial de 4 dias a Moçambique. Segue depois para a Tanzânia, a fim de participar numa reunião da Internacional Socialista sobre a África Austral.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 8 de Agosto de 1984
    O secretário-geral da ONU visita Lisboa



    O secretário-geral da ONU, Perez de Cuellar, chega Lisboa para uma visita oficial de 3 dias, durante a qual mantém conversações com as autoridades portuguesas.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 2 de Agosto de 1984
    Mário Soares recebe Éden Pastora



    Mário Soares, na qualidade de vice-presidente da Internacional Socialista, recebe Éden Pastora, dirigente da Oposição da Nicarágua, que se deslocou a Portugal com este fim.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 9 de Setembro de 1984
    Mário Soares avista-se com dirigentes franceses e conferencia com Bernardino Vieira



    Em Paris, Mário Soares avista-se com dirigentes franceses, no regresso da Tanzânia. Conferencia ainda com Bemardino Vieira, dirigente da Guiné-Bissau. Também em Paris, o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, afirma que as relações entre o seu país e Portugal conhecem algumas dificuldades devido a atitudes do Governo português.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 20 de Setembro de 1984
    Reunião da Internacional Socialista



    Mário Soares parte para o Brasil onde participara numa reunião da Internacional Socialista, que decorrerá no Rio de Janeiro. Em São Paulo será recebido pelo Presidente brasileiro João Figueiredo.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 19 de Outubro de 1984
    Visita de embaixadores da CEE a Portugal



    Visita de embaixadores da CEE a Portugal.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 25 de Outubro de 1984
    Mário Soares e Garret Fitzgerald assinam "constat d'accord"



    Mário Soares e Garret Fitzgerald, Primeiro-Ministro irlandês e Presidente do Conselho das Comunidades assinam, em Dublin, o "constat d'accord".

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 20 de Novembro de 1984
    Mário Soares inicia uma visita oficial à Grã-Bretanha



    Mário Soares inicia uma visita oficial de 3 dias a Grã-Bretanha.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 24 de Novembro de 1984
    Visita de Garret Fitzgerald a Portugal.



    Visita de Garret Fitzgerald, presidente do Conselho de Ministros da CEE e primeiro-ministro da Irlanda, a Portugal.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Dezembro de 1984
    Emissor-receptor em Timor



    A solidariedade australiana oferece à Resistência um emissor-receptor decisivo para o restabelecimento das ligações com o exterior, via Austrália.

    Ano: 1984     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    1985
    Acordo de Schengen



    Assinatura do Acordo de Schengen pela Alemanha, França, Bélgica, Luxemburgo e Holanda.

    Ano: 1985     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 28 de Janeiro de 1985
    O Presidente do Brasil visita Portugal



    Tancredo Neves, Presidente eleito do Brasil, visita Portugal.

    Ano: 1985     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 1985
    Conversações entre Mário Soares e Joaquim Chissano



    Mário Soares conferencia com o ministro dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, Joaquim Chissano, a fim de estudar medidas para limitar a actividade da Renamo em Portugal.

    Ano: 1985     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Março de 1985
    Visita da rainha Isabel II a Portugal



    Visita da rainha Isabel II da Grã-Bretanha a Portugal.

    Ano: 1985     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Abril de 1985
    "Controlo da natalidade" em Timor



    Imposto o "controlo da natalidade" em Timor-Leste, com o apoio do Banco Mundial e da Fundação Ford.

    Ano: 1985     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 1 de Janeiro de 1986
    Portugal integra formalmente a Comunidade Europeia



    Portugal passa a fazer formalmente parte das Comunidades Europeias.

    Ano: 1986     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 13 de Janeiro de 1986
    Tomam posse os deputados portugueses ao Parlamento Europeu



    Em Estrasburgo, tomam posse os 24 deputados portugueses ao Parlamento Europeu.

    Ano: 1986     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 10 de Abril de 1986
    Jacques Delors em Lisboa



    Jacques Delors, presidente da Comissão Europeia, encontra-se em Portugal.

    Ano: 1986     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 17 de Abril de 1986
    Colóquio sobre a Convenção de Lome III



    Colóquio sobre a Convenção de Lome III, organizado pelo Instituto de Estudos para o Desenvolvimento.

    Ano: 1986     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 12 de Maio de 1986
    Assinatura de um protocolo de unificação da língua portuguesa



    Os países lusófonos assinam um protocolo de unificação da língua portuguesa no decorrer de um encontro realizado na Academia Brasileira de Letras, Rio de Janeiro.

    Ano: 1986     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 4 de Maio de 1986
    O Presidente da República do Brasil visita Portugal



    (a 9) José Sarney, Presidente da República do Brasil, efectua uma visita de Estado a Portugal.

    Ano: 1986     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 21 de Julho de 1986
    O Presidente da República Argentina visita Portugal



    Raul Alfonsin, Presidente da República Argentina, visita Portugal.

    Ano: 1986     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 29 de Setembro de 1986
    Visita de Estado a Portugal dos reis da Suécia



    (29 a 2 de Outubro). Visita de Estado a Portugal dos reis da Suécia, Carlos Gustavo e Silvia.

    Ano: 1986     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 24 de Outubro de 1986
    Cimeira Ibérica



    Em Guimarães decorre a Cimeira Ibérica entre Cavaco Silva e Felipe Gonzalez.

    Ano: 1986     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 1 de Dezembro de 1986
    Cavaco Silva participa na reunião de chefes de Estado e de Governo da CEE



    Cavaco Silva participa, no Luxemburgo, na reunião de chefes de Estado e de Governo da CEE. Anuncia que Cardoso e Cunha será o representante de Portugal na Comissão Europeia.

    Ano: 1986     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 26 de Dezembro de 1986
    Ratificação do tratado que institui o Acto Único Europeu



    Ratificação do tratado que institui o Acto Único Europeu.

    Ano: 1986     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 6 de Janeiro de 1987
    Reunião do Conselho de Estado convocado para se pronunciar sobre a questão de Macau



    Reunião do Conselho de Estado convocado para se pronunciar sobre as negociações entre Portugal e a República Popular da China sobre o futuro do território de Macau.

    Ano: 1987     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 1987
    Colóquio "Portugal e o Futuro da Europa"



    Colóquio sobre "Portugal e o Futuro da Europa", organizado pelo jornal "Le Monde", em Lisboa.

    Ano: 1987     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 19 de Março de 1987
    Assinatura do acordo final para a transferência do território de Macau



    Em Pequim é assinado pelas autoridades chinesas e portuguesas o acordo final para a transferência do território de Macau para a China.

    Ano: 1987     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 6 de Abril de 1987
    Visita oficial do Presidente da República Francesa



    Visita oficial a Portugal do Presidente da República Francesa, François Miterrand.

    Ano: 1987     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 27 de Setembro de 1987
    Visita de Estado a Portugal do Presidente da República Popular de Angola



    (27 a 30). Visita de Estado a Portugal do Presidente da República Popular de Angola, José Eduardo dos Santos.

    Ano: 1987     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 29 de Outubro de 1987
    Portugal corta relações diplomáticas com a Guiné-Bissau



    Portugal corta relações diplomáticas com a Guiné-Bissau devido ao apresamento de pesqueiros portugueses pelas autoridades guineenses.

    Ano: 1987     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 6 de Fevereiro de 1989
    D. Ximenes Belo escreve ao Secretário-Geral da ONU



    D. Ximenes Belo escreve ao Secretário-Geral da ONU solicitando a realização de um referendo em Timor-Leste.

    Ano: 1989     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 28 de Março de 1989
    Reunião do Conselho de Estado para se pronunciar sobre uma estratégia nacional para Macau



    Reunião do Conselho de Estado convocada para se pronunciar sobre uma estratégia nacional para Macau de acordo com a Declaração Conjunta Luso-Chinesa.

    Ano: 1989     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 14 de Abril de 1989
    Comemorações do 40.º aniversário da NATO



    Comemorações em Lisboa do 40.º aniversario da organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO).

    Ano: 1989     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 15 de Maio de 1989
    Visita dos Reis de Espanha a Portugal



    (15 a 17) Visita dos Reis de Espanha, Juan Carlos e Sofia, a Portugal.

    Ano: 1989     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 7 de Setembro de 1989
    Estudantes timorenses escrevem ao Secretario-Geral da ONU



    Cerca de cem estudantes timorenses escrevem ao Secretário-Geral da ONU apoiando o pedido de um Referendo em Timor-Leste, proposto por D. Ximenes Belo.

    Ano: 1989     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 11 de Dezembro de 1989
    "Timor Gap"



    A Indonésia e Austrália assinam o acordo de "Timor Gap" para a partilha de petróleo gás natural do mar de Timor.

    Ano: 1989     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 26 de Abril de 1990
    I Congresso dos Quadros Angolanos no Exterior



    I Congresso dos Quadros Angolanos no Exterior, em Lisboa.

    Ano: 1990     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 28 de Janeiro de 1991
    Renegociação do acordo das Lajes



    Portugal e os EUA iniciam a renegociação, em Lisboa, do acordo das Lajes.

    Ano: 1991     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 22 de Fevereiro de 1991
    Portugal apresenta queixa contra a Austrália



    Portugal move acção no Tribunal de Haia contra a Austrália devido a assinatura do Acordo Timor-Gap, entre a Austrália e a Indonésia.

    Ano: 1991     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 21 de Maio de 1991
    Assinatura do acordo de Bicesse



    Depois de meses de negociações secretas, sob a égide do Governo Português, o MPLA e a UNITA assinam um acordo de paz em Bicesse, Portugal.

    Ano: 1991     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 20 de Julho de 1991
    Negociações de paz para Moçambique



    O Governo italiano convida Portugal a participar nas negociações de paz para Moçambique que decorrem em Roma.

    Ano: 1991     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 22 de Outubro de 1991
    Cancelamento da viagem de parlamentares portugueses a Timor-Leste



    Vítor Crespo, presidente da Assembleia da República, cancela a visita de parlamentares portugueses a Timor-Leste dadas as condições impostas por Jacarta.

    Ano: 1991     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 12 de Novembro de 1991
    "Massacre de Santa Cruz", em Timor



    Forças militares indonésias disparam indiscriminadamente sobre timorenses durante uma homenagem no cemitério de Santa Cruz, em Dili, ferindo e matando dezenas de pessoas. As imagens do acontecimento foram captadas pela televisão e chocam a opinião publica portuguesa e mundial.

    Ano: 1991     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 21 de Novembro de 1991
    Encontro entre o Núncio Apostólico e Mário Soares



    O Núncio Apostólico e recebido por Mário Soares, que lhe entrega uma carta para João Paulo II sobre o massacre de Dili.

    Ano: 1991     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 10 de Dezembro de 1991
    Tratado de Maastricht



    Em Maastricht, na Holanda, os Governos dos 12 países da CE concluem um novo tratado comunitário, que prevê o aprofundamento da união económica e política da Comunidade. A partir da entrada em vigor do Tratado a CE passará a denominar-se União Europeia.

    Ano: 1991     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 1 de Janeiro de 1992
    Presidência Portuguesa da Comunidade Europeia



    Inicio da Presidência Portuguesa da Comunidade Europeia.

    Ano: 1992     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 23 de Janeiro de 1992
    Parte para a Austrália o navio "Lusitânia Expresso"



    Parte para a Austrália o navio "Lusitânia Expresso". A viagem e organizada pela "Missão por Timor" - um grupo de jovens portugueses - e tem por objectivo chamar a atenção da opinião publica internacional para a causa timorense. A 10 de Marco fragatas indonésias farão parar o navio a 16 milhas de Dili.

    Ano: 1992     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 11 de Março de 1992
    "Lusitânia Expresso"



    O Lusitânia Expresso, obrigado a parar à entrada das águas territoriais de Timor-Leste, recoloca a "questão de Timor-Leste" na agenda internacional.

    Ano: 1992     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 14 de Abril de 1992
    Portugal nas negociações de paz para Moçambique



    Portugal entra formalmente nas negociações de paz para Moçambique, que decorrem sob os auspícios do Vaticano.

    Ano: 1992     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 26 de Junho de 1992
    Realiza-se a Cimeira de Lisboa



    A cimeira de Lisboa, que decorre no Centro Cultural de Belém, encerra a presidência portuguesa da CE.

    Ano: 1992     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 21 de Janeiro de 1993
    Apelo de Mário Soares a José Eduardo dos Santos e a Jonas Savimbi



    Mário Soares dirige um apelo a José Eduardo dos Santos e a Jonas Savimbi para evitarem a "somalização" de Angola.

    Ano: 1993     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 21 de Abril de 1993
    Bill Clinton recebe Mário Soares na Casa Branca



    Bill Clinton recebe Mário Soares na Casa Branca, com Timor-Leste a dominar a agenda.

    Ano: 1993     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 3 de Maio de 1993
    O Presidente da Câmara Municipal do Porto confirma a existência de um plano hidrológico espanhol



    O Presidente da Câmara Municipal do Porto, Fernando Gomes, confirma em Madrid a existência de um plano hidrológico espanhol para o desvio da água do Douro e a reactivação da central nuclear de Sayago.

    Ano: 1993     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 15 de Junho de 1993
    Advertência do Governo português à UNITA na conjuntura da retenção de portugueses no Huambo



    A retenção de portugueses no Huambo pelo movimento de Jónas Savimbi, leva o Governo a advertir a UNITA que, se algum cidadão português morrer naquela região, os elementos desta organização em Portugal "não continuarão a ser tratados como até aqui". No dia 17a UNITA desmente que tenha feito reféns e divulga um comunicado em que critica Cavaco Silva em termos muito violentos.

    Ano: 1993     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 3 de Setembro de 1993
    Contacto telefónico entre Jonas Savimbi e Mário Soares acerca da situação dos portugueses do Cuíto



    Jónas Savimbi telefona a Mário Soares dizendo-lhe que os portugueses do Cuíto podem ser retirados, anunciando que vai suspender hostilidades sem condições. No dia 9, Mário Soares recebe uma delegação da UNITA, delegação que o Governo e a tróica para a paz em Angola se recusaram receber.

    Ano: 1993     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 19 de Outubro de 1993
    É inaugurado em Tóquio um painel de pedra gravada da autoria de Bartolomeu Cid dos Santos



    No átrio da estação de metro Nihonbashi em Tóquio é inaugurado, na presença do Presidente da República Mário Soares, um painel de pedra gravada da autoria de Bartolomeu Cid dos Santos que o Metropolitano de Lisboa, no âmbito das comemorações dos 450 anos da amizade Luso-Nipónica, oferece ao Metropolitano de Tóquio.

    Ano: 1993     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 5 de Agosto de 1994
    Mário Soares pede clemência para uma portuguesa natural de Macau



    Mário Soares intercede junto do Presidente de Singapura, pedindo clemência para uma portuguesa natural de Macau condenada a morte por trafico de droga.

    Ano: 1994     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 10 de Novembro de 1994
    José Cutileiro é eleito secretário-geral da União da Europa Ocidental



    O embaixador José Cutileiro é eleito secretario-geral da União da Europa Ocidental (UEO).

    Ano: 1994     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 9 de Janeiro de 1995
    Reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Indonésia



    Sob os auspícios das Nações Unidas decorre em Genebra uma reunião dos Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da Indonésia com a presença de Butros Ghali. É acordada a criação de um fórum timorense.

    Ano: 1995     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 31 de Maio de 1995
    Conferência Internacional sobre Timor-Leste



    Abertura da conferência internacional sobre Timor-Leste na Assembleia da República.

    Ano: 1995     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 26 de Setembro de 1995
    Candidatura de Portugal a membro do Conselho de Segurança da ONU



    Durão Barroso, Ministro dos Negócios Estrangeiros, apresenta em Nova Iorque a candidatura de Portugal a membro do Conselho de Segurança da ONU.

    Ano: 1995     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 19 de Setembro de 1995
    Freitas do Amaral presidente da Assembleia Geral da ONU



    Freitas do Amaral é eleito presidente da Assembelia Geral das Nações Unidas.

    Ano: 1995     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 19 de Setembro de 1995
    Freitas do Amaral é eleito presidente da Assembleia Geral da ONU





    Ano: 1995     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Fevereiro de 1996
    Nomeação do Representante Pessoal do Secretário-Geral para Timor Leste



    O Secretário-Geral das Nações-Unidas nomeia Jamsheed Marker seu representante pessoal para Timor.

    Ano: 1996     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 17 de Julho de 1996
    Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)



    Criada a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os objectivos desta organização são: "A concertação político-diplomática entre seus Estados membros, nomeadamente para o reforço da sua presença no cenário internacional; A cooperação em todos os domínios, inclusive os da educação, saúde, ciência e tecnologia, defesa, agricultura, administração pública, comunicações, justiça, segurança pública, cultura, desporto e comunicação social; A materialização de projectos de promoção e difusão da língua portuguesa." (www.cplp.org)

    Ano: 1996     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 15 de Julho de 1996
    Nelson Mandela janta com Xanana Gusmão



    Nelson Mandela janta com Xanana Gusmão na casa de hóspedes da Presidência da Indonésia e pede a sua libertação a Suharto.

    Ano: 1996     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 10 de Dezembro de 1996
    Entrega do Nobel da Paz



    Entrega do Prémio Nobel da Paz a D. Ximenes Belo e a José Ramos-Horta.

    Ano: 1996     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 1 de Abril de 1997
    Portugal assume a presidência do Conselho de Segurança da ONU



    Portugal assume, pela segunda vez, a presidência do Conselho de Segurança da ONU.

    Ano: 1997     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 18 de Junho de 1997
    Proposta de um "estatuto especial de autonomia" para Timor-Leste



    Ali Alatas, Ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, apresenta ao Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, a proposta de um "estatuto especial de autonomia" para Timor-Leste.

    Ano: 1997     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 4 de Agosto de 1997
    Décima ronda negocial entre os ministros dos Negócios Estrangeiros português e indonésio



    A 4 e 5 de Agosto, na décima ronda negocial, mediada por Kofi Annan, os ministros dos Negócios Estrangeiros indonésio e português analisam a proposta de "estatuto especial" e Ali Alatas promete uma desmilitarização progressiva de Timor-Leste.

    Ano: 1997     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Dezembro de 1997
    Solidariedade japonesa para com a Resistência Timorense



    A solidariedade japonesa ofereceu um telefone-satélite à Resistência Timorense possibilitando, assim, os contactos directos com o exterior e abrindo novas perspectivas de trabalho.

    Ano: 1997     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 18 de Outubro de 1998
    Cimeira Ibero-Americana



    Realiza-se no Porto, a Cimeira Ibero-Americana.

    Ano: 1998     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 25 de Janeiro de 1999
    Primeira referência à possibilidade de Timor-Leste se separar da Indonésia



    O Presidente Habibe faz a primeira referência à possibilidade de Timor-Leste se separar da Indonésia.

    Ano: 1999     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 27 de Janeiro de 1999
    Aberta a possibilidade de independência para Timor



    O ministro da Informação, Yunnus Yosfia, anuncia que, se os timorenses rejeitarem a proposta de autonomia, o governo indonésio proporá à Assembleia Consultiva do Povo a anulação da integração de Timor-Leste, abrindo a porta à independência.

    Ano: 1999     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 11 de Março de 1999
    Acordo entre Portugal e a Indonésia



    Portugal e Indonésia acordam em Nova Iorque que a consulta aos timorenses se fará através de escrutínio directo.

    Ano: 1999     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 5 de Maio de 1999
    Acordos de Nova Iorque



    Assinatura dos Acordos de Nova Iorque entre Portugal e a Indonésia, sob a égide do Secretário-Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, para organização de uma Consulta Popular ao Povo de Timor-Leste.

    Ano: 1999     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 11 de Junho de 1999
    Criação da UNAMET



    O Conselho de Segurança da ONU institui a UNAMET (United Nations Mission in East Timor), através da Resolução 1246. Deveria organizar e realizar uma consulta pública de voto directo, secreto e universal, de modo a determinar se o povo de Timor-Leste aceita a moldura constitucional proposta, isto é, um estatuto de autonomia no seio da República da Indonésia ou recusa, o que levaria à separação da Indonésia. A pergunta que o Secretário-Geral colocará aos votantes é a seguinte: "Aceita a autonomia especial proposta para Timor Leste integrada no Estado Unitário da República da Indonésia?" ACEITO OU "Rejeita a autonomia especial proposta para Timor Leste, levando à separação de Timor Leste da Indonésia? REJEITO.

    Ano: 1999     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 15 de Setembro de 1999
    Forças da ONU para Timor-Leste



    Presidente indonésio aceita o envio de forças militares da ONU para Timor-Leste.

    Ano: 1999     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 12 de Setembro de 1999
    Questão de Timor-Leste



    O Governo indonésio concorda com o envio de uma força internacional para Timor-Leste.

    Ano: 1999     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 15 de Setembro de 1999
    Criação da INTERFET



    O Conselho de Segurança da ONU autoriza, pela Resolução 1264, a criação da força multinacional (INTERFET), sob uma estrutura de comando unificada. Esta força é dirigida pelo general Peter Cosgrove (Austrália).

    Ano: 1999     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 20 de Setembro de 1999
    INTERFET em Timor



    As forças da INTERFET, sob o comando da Austrália, começam a entrar em Timor-Leste.

    Ano: 1999     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 28 de Setembro de 1999
    Transferência de soberania de Timor-Leste



    Portugal e a Indonésia transferem a soberania de Timor-Leste para a ONU.

    Ano: 1999     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 19 de Outubro de 1999
    Posição da Assembleia Consultiva do Povo da Indonésia



    A Assembleia Consultiva do Povo da Indonésia reconhece o resultado da consulta popular de 30 de Agosto, deixando de considerra Timor-Leste como a 27.º Província da Indonésia. A 31 de Outubro, os últimos militares indonésios abandonam o território.

    Ano: 1999     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 25 de Outubro de 1999
    Criação da UNTAET



    O Conselho de Segurança da ONU cria, pela Resolução 1272, a Administração Transitória das Nações Unidas para Timor-Leste (UNTAET). A UNTAET tinha como mandato a responsabilidade de administração de Timor-Leste, detendo tanto o poder legislativo como o executivo e, ainda, a administração da justiça.

    Ano: 1999     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 20 de Dezembro de 1999
    Macau passa a estar sob a soberania chinesa



    Em Macau decorre a devolução do território à soberania chinesa.

    Ano: 1999     Tema: Relações Internacionais




Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: