Cronologia



Procurar por Ano | Tema | Pesquisa | Biografias

search
1920


Ano de rápidas mutações governamentais e de cisões significativas nos partidos, de que se destaca a saída de Álvaro de Castro do Partido Democrático. O homem forte da GNR, Liberato Pinto, chega ao poder. Aprovados o Tratado de Paz e o Protocolo anexo, assinados em Versalhes no ano anterior. Escândalo internacional junto da Sociedade das Nações, provocado pelas acusações de práticas esclavagistas em S. Tomé e Príncipe, relacionadas com a cultura e o comércio do cacau. Novas bases orgânicas da administração civil e financeira das colónias. Alastram os movimentos reivindicativos da classe operária e a repressão, instituindo o governo um "Tribunal de Defesa Social".
  • filter_drama
    1920
    III Exposição de Humoristas

    Realiza-se a III Exposição do Grupo dos Humoristas Portugueses, no salão do teatro S. Carlos, em Lisboa. Contou com a participação de vários artistas, de entre os quais Almada Negreiros, Jorge Barradas, Ernesto do Canto, Emmerico Nunes, Cristiano Cruz, António Soares, José Pacheko e Bernardo Marques.

    Ano: 1920     Tema: Cultura
  • filter_drama
    1920
    Acordo de Bronnbach

    A Junta Central do Integralismo Lusitano e o Partido Legitimista reconhecem Duarte Nuno de Bragança.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    1920
    Temporadas no S. Carlos

    De 1920 a 1924 realizaram-se cinco temporadas de ópera no S. Carlos, sob a direcção do empresário Ercole Casali. Estreiam, durante as temporadas Casali, óperas de Ruy Coelho.

    Ano: 1920     Tema: Cultura
  • filter_drama
    1920
    Nascimento de Eduardo Mondlane

    Nasce Eduardo Mondlane, natural de Manjacaze, Moçambique.

    Ano: 1920     Tema: Questão Colonial/Movimentos de Libertação
  • filter_drama
    Quarta-feira, 7 de Janeiro de 1920
    Governo demissionário

    Com o Governo demissionário, António José de Almeida tenta, em vão, a formação de um governo "nacional" ou de "concentração republicana".

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Quinta-feira, 15 de Janeiro de 1920
    Tentativa de assalto a jornais liberais

    No mesmo dia em que uma manifestação radical evitara a constituição do governo Fernandes Costa, verifica-se uma tentativa de assalto dos jornais liberais "A Lucta" e "A República". António Granjo (nome proposto para a pasta do Interior) defende estes órgãos de imprensa.

    Ano: 1920     Tema: Violência (política)
  • filter_drama
    Janeiro de 1920
    Missão de voo nocturno

    Sarmento de Beires, do Grupo de Esquadrilhas de Aviação República, é o primeiro piloto a realizar uma missão de voo nocturno. Ligado ao grupo da "Seara Nova", será afastado por motivos políticos, por oposição a Salazar.

    Ano: 1920     Tema: Ciência e técnica
  • filter_drama
    Sexta-feira, 16 de Janeiro de 1920
    Recondução do Ministério Sá Cardoso

    Com a exoneração dos ministros do gabinete Fernandes Costa e para que não se criasse um vazio do poder, foi reconduzido o anterior ministério Sá Cardoso. O Presidente da República chama para formar Governo um outro liberal, Barros Queirós. Este político desiste desta empresa, sendo o encargo entregue ao presidente do Senado, António Xavier Correia Barreto, que também desistiu.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Quarta-feira, 21 de Janeiro de 1920
    Governo Domingos Pereira

    Domingos Pereira chefia o XXII Governo, de concentração republicana. Depois de várias dificuldades para formar Governo, Domingos Pereira, presidente da Câmara dos Deputados forma um ministério, com elementos de vários grupos políticos, democráticos, liberais, independentes e um socialista (Ramada Curto). A tomada de posse do ministro socialista não foi consensual dentro do seu partido. Chega ao poder numa conjuntura política económica e socialmente complicada.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Sábado, 17 de Janeiro de 1920
    Prisão de Teófilo Duarte

    É preso, por motivos políticos, Teófilo Duarte, ex-governador de Cabo Verde. Teófilo Duarte foi um sidonista de primeira hora.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Quinta-feira, 15 de Janeiro de 1920
    Tentativa de constituição do Governo Fernandes Costa

    Constitui-se o Governo de Fernandes Costa, que não chega a tomar posse. Trata-se de um executivo liberal. Na tarde de dia 15, uma manifestação no Terreiro do Paço protesta contra a formação deste gabinete, que incluia ministros que tinham colaborado com Sidónio Pais. Fernades Costa acaba por desistir de formar governo. Esta manifestação causou bastante polémica no mundo político, levantando-se várias questões sobre a cumplicidade das autoridades com os manifestantes e a participação de militares e forças da GNR na política. Algumas fontes consideram que esta manifestação foi organizada pela "formiga branca", a "rua" do partido Democrático.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Sábado, 3 de Janeiro de 1920
    Remodelação governamental

    Remodelação do Executivo de Sá Cardoso. Desde finais do ano de 1919 que o governo era alvo de violenta críticas no Parlamento, nomeadamente o Ministro das Finanças por causa de um decreto no qual se tratava do aumento dos direitos de importação de mercadorias que não fossem consideradas de primeira necessidade e das formalidades cambiais. Após um incidente na Câmara dos Deputados, o Ministro apresenta a sua demissão, de pronto acompanhado pelos ministros da Agricultura, Instrução e Colónias. Todos estes ministros, excepto o da Instrução, são substituídos por António Maria da Silva, Álvaro de Castro e João Luís Ricardo.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    terça-feira, 20 de Janeiro de 1920
    Greve Geral

    Tentativa de greve geral fracassada. No dia seguinte, no Porto, é declarado o estado de sítio, são encerradas sedes de sindicatos e presos dirigentes operários.

    Ano: 1920     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Sábado, 10 de Janeiro de 1920
    Assembleia da Sociedade das Nações

    Afonso Costa é nomeado representante de Portugal à primeira Assembleia da Sociedade das Nações.

    Ano: 1920     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 28 de Fevereiro de 1920
    Greve dos Ferroviários

    Os ferroviários ds Caminhos de Ferro do Estado das linhas do Sul e Sueste entram em greve devido à demora na concessão de melhorias salariais. No dia seguinte, entram em greve os ferroviários das linhas do Minho e Douro. O assunto foi tratado com celeridade pelo Parlamento e os trabalhadores retomaram o trabalho dias depois.

    Ano: 1920     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Segunda-feira, 23 de Fevereiro de 1920
    Julgamento de Teófilo Duarte

    Teófilo Duarte é julgado e absolvido. Esta absolvição provoca grandes protestos.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Quarta-feira, 3 de Março de 1920
    Greve dos funcionários públicos

    Eclode uma greve de funcionários públicos, proibida pela lei de 1910. A razão para este movimento prende-se com a reivindicação de melhorias salariais. O governo reage com dureza, apresentando no parlamento uma proposta de lei segundo a qual seriam considerados incursos na situação de abandono do lugar os funcionários que aderissem à paralisação do trabalho. A acção do governo face a este movimento suscita críticas parlamentares, por parte das minorias popular, liberal e socialista, bem como de Álvaro de Castro.

    Ano: 1920     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Segunda-feira, 15 de Março de 1920
    IV Congresso dos Trabalhadores Rurais

    Realiza-se em Beja o IV congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais. A conjuntura social é marcada por uma grande tensão, por vários conflitos mais ou menos violentos.

    Ano: 1920     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Quarta-feira, 3 de Março de 1920
    Aberta a crise no gabinete Domingos Pereira

    A crise é aberta no Parlamento, quando as diferentes forças políticas se pronunciam sobre a actuação do governo na greve dos funcionários públicos. Face à oposição de populares, liberais, socialistas e alvaristas (cisão de Álvaro de Castro) o governo apresenta a demissão. Nos dias seguintes, António Maria da Silva e Álvaro de Castro desistem de formar governo.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Terça-feira, 2 de Março de 1920
    Fundação do Partido de Reconstituição Nacional

    Álvaro de Castro cinde do Partido Democrático, levando consigo vários deputados e senadores. Surge assim o Núcleo de Acção de Reconstituição Nacional e mais tarde o Partido Republicano de Reconstituição Nacional (Partido Reconstituinte). Muito embora o Partido Democrático se mantenha, durante a fase denominada de "nova República velha", verificam-se várias cisões.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Segunda-feira, 8 de Março de 1920
    Governo António Maria Baptista

    Formação do XXIII Governo, presidido por António Maria Baptista, depois de várias tentativas de outros políticos como António Maria da Silva e Álvaro de Castro. Neste gabinete predominavam ministros democráticos, contando com um liberal, Júdice Biker, a título pessoal. A sua apresentação ao Parlamento será feita a dia 9 de Março. António Maria Baptista "(…) quando interrogado, em entrevista jornalística, relativamente ao seu programa, o exprimira em breves palavras: Ordem pública, ordem pública e ordem pública (…)" (PERES, Damião). Tinha o apoio de democráticos, socialistas e populares.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Sábado, 13 de Março de 1920
    Termina parcialmente a greve dos funcionários públicos

    O novo governo tinha ainda por resolver a greve dos funcionários públicos. O Presidente da República, António José de Almeida, recebeu, dia 12, uma comissão de trabalhadores, prometendo diligenciar junto do governo uma "solução honrosa do conflito". A dia 13 são-lhes concedidas ajudas de custo. Parte dos funcionários regressa ao trabalho.

    Ano: 1920     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Sexta-feira, 12 de Março de 1920
    Ataque à bomba de uma manifestação pró-governamental

    É organizada uma manifestação de apoio ao governo António Maria Baptista. Os manifestantes desceram a Rua Augusta e dirigiram-se para a os ministérios, no Terreiro do Paço, para apoiar a obra do governo. Contra eles foram arremessadas várias bombas, causando cerca de 40 feridos.

    Ano: 1920     Tema: Violência (política)
  • filter_drama
    Terça-feira, 2 de Março de 1920
    Incorporação de Quionga no território nacional

    É incorporado na colónia de Moçambique o território de Quionga que tinha sido um pomo de discórdia com a Alemanha desde os finais do século XIX. Fora um dos cenários da I Guerra Mundial em Moçambique.

    Ano: 1920     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Quinta-feira, 18 de Março de 1920
    Compensações a exigir da Alemanha

    São marcados prazos em que os cidadãos portugueses podem apresentar quaisquer reclamações relativas a compensações a exigir da Alemanha.

    Ano: 1920     Tema: Conflitos bélicos e activ.mil.
  • filter_drama
    Sábado, 20 de Março de 1920
    Antagonismo entre o Governo e os funcionários telégrafos-postais

    Os serviços telégrafos postais, contrariamente ao resto do pessoal do Estado (veja a greve dos funcionários públicos), continuaram em greve mesmo depois da concessão das ajudas de custo. O governo faz-lhes um ultimatum, ameaçando com a cominação de abandono de lugar, para que regressem ao trabalho. Este é transformado em decreto a 24 de Março. A greve terminará no final deste mês.

    Ano: 1920     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Sábado, 20 de Março de 1920
    Fixação de preços

    O Governo de António Maria Baptista, tratando a questão das subsistências, retoma uma política de fixação de preços de que é exemplo o decreto de 20 de Março, determinando o preço de vários produtos como o leite, o arroz, o azeite, a batata, o café e o carvão.

    Ano: 1920     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Quinta-feira, 4 de Março de 1920
    Greve dos Correios e Telégrafos.

    Greve dos funcionários dos Correios e Telégrafos.

    Ano: 1920     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Quinta-feira, 11 de Março de 1920
    Greve da construção civil

    Início da greve de trabalhadores da construção civil, quer trabalhadores de obras particulares, quer nas do Estado. Os metalúrgicos iniciam, também, uma greve.

    Ano: 1920     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Sábado, 20 de Março de 1920
    Encerramento da Confederação Geral do Trabalho

    A sede da Confederação Geral do Trabalho (CGT), bem como outros sindicatos instalados no mesmo edifício, são encerrados. Verificam-se confrontos entre trabalhadores e a GNR.

    Ano: 1920     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    sexta-feira, 19 de Março de 1920
    Navio inglês no Tejo

    Um navio inglês faz exercícios de tiro real em frente do Terreiro do Paço. Temia-se uma "revolução bolchevique".

    Ano: 1920     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 2 de Abril de 1920
    Ratificação do Tratado de Paz

    A Lei n.º 962 aprova, para ratificação, o Tratado de Paz e o Protocolo anexo, assinados em Versalhes em 28 de Junho de 1919.

    Ano: 1920     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 7 de Abril de 1920
    Proposta de amnistia

    É entregue ao Presidente da República, António José de Almeida, por um grupo político onde pontificava a figura de Braamcamp Freire, uma representação pedindo uma amnistia para os implicados em delitos políticos. Não podia deixar de beneficiar os monárquicos envolvidos nas intentonas do ano de 1919. Os sectores da esquerda republicana realizam, pouco depois, um protesto contra esta iniciativa. Em Maio e Junho são apresentadas duas propostas de amnistia, a primeira no Senado e a outra na Câmara dos Deputados.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Abril de 1920
    Questão da moagem e panificação

    Desde Fevereiro, e no contexto das dificuldades relativas à subsistência, a reabertura dos trabalhos parlamentares é pautada pela questão do pão e por violentas críticas à moagem e panificação, sendo de destacar a actuação do deputado Cunha Leal. O governo acaba por estabelecer, em 24 deste mês, o tipo único de pão.

    Ano: 1920     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Terça-feira, 6 de Abril de 1920
    Fim do estado de guerra

    O decreto n.º 6516 declara findo o estado de guerra entre Portugal e a Alemanha. Os combates militares tinham terminado quase dois anos antes, em 1918, com a assinatura do armistício de 11 de Novembro.

    Ano: 1920     Tema: Conflitos bélicos e activ.mil.
  • filter_drama
    Quarta-feira, 28 de Abril de 1920
    Reabertura da Confederação Geral do Trabalho

    É reaberta, por ordem do Governo, a Confederação Geral do Trabalho (CGT).

    Ano: 1920     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Sábado, 3 de Abril de 1920
    Manifesto do Grupo de Reconstituição Nacional

    Manifesto do Grupo de Reconstituição Nacional.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Sábado, 10 de Abril de 1920
    Greve dos trabalhadores dos Arsenais

    Os trabalhadores dos Arsenais do Exército de Terra e do Mar declaram-se em greve. A sua acção é uma greve de "braços caídos", isto é, comparecem no local de trabalho recusando-se a trabalhar. O governo, no dia seguinte, impede a sua entrada nas oficinas.

    Ano: 1920     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Terça-feira, 20 de Abril de 1920
    Julgamento dos ministros da "Monarquia do Norte"

    Os homens que tiveram responsabilidades políticas na Junta Governativa, que tivera como figura de proa Paiva Couceiro, na conjuntura da denominada Monarquia do Norte, começam a ser julgados no Porto. Guerra Junqueiro defende Luís de Magalhães.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Terça-feira, 13 de Abril de 1920
    O Ministro da Fazenda apresenta propostas na Câmara dos Deputados

    Com um elevado deficit nas contas do Estado, o ministro das Finanças apresenta várias propostas de lei com vista à obtenção de receitas (alteração da contribuição industrial; imposto sobre operações bolsistas; generalização do real de água; modificações na contribuição de juros) e contenção de despesas, com a criação do Conselho Superior de Fiscalização dos Serviços Públicos. Em Maio continuaria a apresentar propostas para a resolução ou pelo menos, diminuição, deste problema.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    terça-feira, 11 de Maio de 1920
    Tribunal de Defesa Social

    Criação do Tribunal Especial de Delitos Sociais, para julgar "criminosos sociais".

    Ano: 1920     Tema: Justiça
  • filter_drama
    Sábado, 1 de Maio de 1920
    Comemorações do 1º de Maio

    Realiza-se no Parque Eduardo VII, em Lisboa, um comício operário, comemorando o dia do Trabalhador.

    Ano: 1920     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Sábado, 15 de Maio de 1920
    Legislação contra a "desordem social"

    Depois de vários atentados bombistas na capital, o governo apresenta no Parlamento, uma proposta de lei que estabelecia para fabricantes, portadores e detentores de bombas, bem como os agentes de atentado por meio de bomba e os agentes de incitação à desordem pública o julgamento em processo sumário de polícia. Apesar da oposição de alguns deputados, nomeadamente socialistas, a proposta é aprovada e a lei promulgada. A Lei n.º 969 regula as formalidades processuais do julgamento, criando para tal efeito um Tribunal especial. A República procurava armar-se contra o que considerava a desordem e perante o crescendo de agitação social.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política/Justiça
  • filter_drama
    Segunda-feira, 17 de Maio de 1920
    Sacadura Cabral faz o percurso aéreo Inglaterra-Lisboa

    Sacadura Cabral faz o percurso aéreo Inglaterra-Lisboa, com duas escalas, em Brest, na Bretanha, e em Ferrol, na Galiza.

    Ano: 1920     Tema: Ciência e Técnica
  • filter_drama
    Maio de 1920
    Marconi em Lisboa

    Visita de Guglielmo Marconi a Lisboa.

    Ano: 1920     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Sábado, 26 de Junho de 1920
    Governo António Maria da Silva

    É constituído o XXV Governo, chefiado pelo democrático António Maria da Silva. Teixeira Gomes e Brito Camacho tinham recusado o convite presidencial para formar governo e, outrossim, António Xavier Correia Barreto e Sá Cardoso, respectivamente presidente do Senado e presidente da Câmara dos Deputados, não organizaram um gabinete. O gabinete António Maria da Silva era constituído por elementos do Partido Democrático, Partido Popular e Partido Socialista (na pasta do Trabalho), bem como independentes. Este executivo contava com a oposição de liberais e reconstituintes. A moção de confiança a este governo foi aprovada com uma escassa maioria. Tratava-se de um executivo que começava sem uma significativa força política, tanto mais que dentro do próprio Partido Democrático se avolumavam divergências.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Sexta-feira, 4 de Junho de 1920
    Atentado a juiz do Tribunal Especial de Delitos Sociais

    É assassinado Pedro Matos, juiz do Tribunal Especial de Delitos Sociais, numa conjuntura de grande agitação social.

    Ano: 1920     Tema: Violência (política)
  • filter_drama
    Sexta-feira, 18 de Junho de 1920
    Parlamento discute o decreto dos gabinetes e provoca a demissão do Governo

    Discute-se na Câmara dos Deputados a constitucionalidade de um decreto do ministro da Finanças (modificando as remunerações do pessoal dos gabinetes ministeriais). É aprovada uma moção que preconiza a suspensão do mesmo. Fragilizado politicamente, o governo demite-se.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Domingo, 6 de Junho de 1920
    Ramos Preto assume o governo

    Por volta da uma da manhã do dia 6 de Junho, em Conselho de Ministros, morre o Presidente do Conselho, António Maria Baptista, "(...) quando se trocavam impressões sobre o procedimento a adoptar para com a publicação, feita no Popular, duma carta em que era injuriado o presidente do Ministério, e este, profundamente impressionado, se declara decidido a reptar para retractação do duelo o autor dela (...)" (PERES, Damião). José de Ramos Preto, até então ministro da Justiça, assume a Presidência do governo (o XXIV da República).

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Julho de 1920
    Agitação social

    Contexto de grande agitação social. De salientar a acção da Legião Vermelha.

    Ano: 1920     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Quinta-feira, 8 de Julho de 1920
    Governo pede demissão

    O governo pede a demissão colectiva, pouco depois da sua constituição. António Maria da Silva expôs as suas razões em carta dirigida ao Presidente da República, António José de Almeida. O Executivo não tinha o necessário apoio parlamentar para garantir o mínimo de estabilidade, nem encetar um programa de reformas.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Sexta-feira, 30 de Julho de 1920
    Greve da Carris

    O pessoal da Carris entra em greve, de 30 de Julho a 2 de Setembro, deixando a cidade de Lisboa sem transportes. A conjuntura é grande instabilidade social com vários assaltos a estabelecimentos comerciais, durante o mês de Julho, não só na capital como em Setúbal, Alcácer do Sal, Santarém, Azambuja, Aviz e Guimarães.

    Ano: 1920     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    quarta-feira, 21 de Julho de 1920
    Renúncia de D. Miguel II

    D. Miguel II renuncia à pretensão ao trono português, abdicando em favor de Duarte Nuno. Confia a tutela de seu filho a Aldegundes de Bragança. Mais tarde, a Junta Central do Integralismo Lusitano reconhece como herdeiro do trono protuguês Duarte Nuno.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Domingo, 18 de Julho de 1920
    Governo António Granjo

    Forma-se o XXVI Governo, presidido por António Granjo, do Partido Liberal. Foram complicadas as negociações para formar Gabinete: António Xavier Correia Barreto desiste, o mesmo acontecendo com Sá Cardoso. Seguem-se Herculano Galhardo, Abel Hipólito e finalmente António Granjo, que constitui novo Ministério, com liberais, reconstituintes e um democrático (Velhinho Correia). Inicialmente contava com um apoio parlamentar razoável. Com a abertura do parlamento em 18 de Outubro, aos adversários do governo junta-se o Partido Democrático. No final de Outubro a sua posição é fragilizada, por não conseguir a aprovação da amnistia e pela disputa acerca dos contratos do trigo e do carvão. Depois de violentas discussões, na Câmara dos Deputados, em Novembro, António Granjo apresenta a demissão colectiva do gabinete.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Sábado, 7 de Agosto de 1920
    Autonomia das Colónias

    A Lei n.º 1005 concede às colónias autonomia financeira e descentralização administrativa compatíveis com o seu desenvolvimento e permite que as faculdades do Poder executivo no ultramar possam ser temporariamente exercidas por Altos Comissários. Alterou a Constituição no referente às províncias ultramarinas, agora com o nome de colónias.

    Ano: 1920     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Quinta-feira, 19 de Agosto de 1920
    Fim da missão oficial à Conferência de Paz

    Afonso Costa termina a sua missão em Paris. Contudo, não voltaria a exercer cargos políticos em Portugal, apesar de várias vezes instado a regressar.

    Ano: 1920     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 19 de Agosto de 1920
    Encerramento do Parlamento

    Encerramento do Parlamento. O governo fica habilitado a tomar as medidas económicas necessárias e a resolver a questão dos Altos Comissários das colónias. Norton de Matos seria nomeado Alto Comissário de Angola e Brito Camacho seria nomeado Alto Comissário de Moçambique. Economicamente, o governo segue a linha de levantamento de restrições à liberdade comercial.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Sexta-feira, 20 de Agosto de 1920
    Autonomia das Colónias

    A Lei n.º 1022 alterou o regime da Lei n.º 277, ordenando a reunião num único diploma das disposições relativas à Administração Civil e Financeira colonial. Esta lei regula o funcionamento dos Conselhos Legislativos e as atribuições dos Altos Comissários.

    Ano: 1920     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    sexta-feira, 20 de Agosto de 1920
    Atentado

    É alvejado em Lisboa o Dr. Félix Horta, membro do Tribunal Especial de Defesa Social.

    Ano: 1920     Tema: Violência política
  • filter_drama
    Terça-feira, 7 de Setembro de 1920
    Divergências no seio do Partido Democrático

    O Directório do Partido Democrático demarca-se das posições e afirmações de Velhinho Correia, na qualidade de ministro do Comércio, em que defendia a liberalização na economia. O Directório sugere aos ministros democráticos que abandonem o executivo, alvitre este que não é seguido pelo ministro do Comércio que continua, segundo o Directório, no executivo a título pessoal.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Quinta-feira, 30 de Setembro de 1920
    Greve dos ferroviários

    Entram em greve os ferroviários dos Caminhos de Ferro do Estado das linhas do sul e sueste, apoiados, mais tarde, pelos ferroviários da linha do Minho e Douro e, em Outubro, os trabalhadores da Companhia Portuguesa (CP).

    Ano: 1920     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Quarta-feira, 15 de Setembro de 1920
    Morre Nazianzeno de Vasconcelos (Neno Vasco)

    Morre de tuberculose Gregório Nazianzeno de Vasconcelos (Neno Vasco), uma das mais importantes figuras do anarquismo português.

    Ano: 1920     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    segunda-feira, 18 de Outubro de 1920
    Ligação aérea Lisboa-Madeira

    Tentativa de ligação aérea Lisboa-Madeira por Sarmento de Beires e Brito Pais.

    Ano: 1920     Tema: Ciência e técnica
  • filter_drama
    Sábado, 9 de Outubro de 1920
    Autonomia das Colónias

    O decreto n.º 7008, denominado "Bases orgânicas de administração civil e financeira das colónias", codifica as leis orgânicas de 1914 (n.os 277 e 278) e boa parte da legislação ultramarina publicada entretanto. As colónias portuguesas constituem organismos administrativos autónomos e entidades financeiras autónomas, sob a superintendência e fiscalização da metrópole e regem-se pelas bases anexas a este diploma.

    Ano: 1920     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Domingo, 3 de Outubro de 1920
    II Congresso Extraordinário Nacional Socialista

    O II Congresso Extraordinário Nacional Socialista tem lugar em Lisboa, de 3 a 5 de Outubro. Tomam parte 145 delegados. Segundo a convocatória de 16 de Agosto é importante que o partido, reunido em congresso extraordinário, decida da filiação portuguesa na segunda ou na terceira internacional, perante o panorama de divisão do movimento operário. Por outro lado, existem vagas no Conselho Central que não são preenchidas e este órgão depõe o seu mandato nesta assembleia. A ordem de trabalhos era a seguinte: dia 3, eleição da comissão revisora de mandatos e comissão de parecers das propostas, regulamento do congresso, leitura e discussão do relatório do Conselho Central; dia 4, leitura e discussão do relatório da minoria parlamentar, deliberação sobre a filiação do Partido Socialista na internacional; dia 5, apresentação de relatórios das comissões e eleição do Conselho Central. O Partido Socialista não decidiu sobre a pertença a organizações internacionais, considerando necessário coligir vários elementos. Consideram, por outro lado, que se não deve solicitar a entrada do partido no governo e que só se deve aceitar esta situação quando o seu organismo dirigente julgue a situação política absolutamente o exige, sob algumas condições. Lembrando que a obra não é pessoal mas do PSP e que o governo tem de ser abandonado logo que dê provas de parcialidade nas relações capital / trabalho.

    Ano: 1920     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    segunda-feira, 15 de Novembro de 1920
    Demissão do Governo

    Demissão do gabinete António Granjo, num contexto de vivos ataques na Câmara dos Deputados.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Terça-feira, 9 de Novembro de 1920
    Delegados Portugueses à Conferência de Paz

    São nomeados, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, os delegados à Conferência de Paz. Estes são Afonso Costa, Freire de Andrade e Teixeira Gomes.

    Ano: 1920     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 29 de Novembro de 1920
    Governo Liberato Pinto

    Toma posse o XXVIII Governo, de Liberato Pinto, de concentração com alvaristas, populares e democráticos. Era o governo do homem forte da GNR, que fora, aliás, um dos cérebros da reorganização deste corpo especial de tropas. A GNR, depois de armada na sequência das sublevações monárquicas de 1919, tornara-se uma das mais importantes forças policiais, constituindo a verdadeira "guarda pretoriana" da República, que não só influencia o poder, como ascende ao executivo através do seu homem forte, Liberato Pinto, Chefe de Estado Maior da GNR. Parte dos ministros do anterior governo transitam para este Executivo. Tal como para outros governos, a questão económico-financeira assume a grande importância nas preocupações governativas.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Início de Novembro de 1920
    Visita dos reis da Bélgica

    Os reis da Bélgica visitam Lisboa, no regresso dos Estados Unidos.

    Ano: 1920     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 17 de Novembro de 1920
    Álvaro de Castro é chamado a formar Governo

    Álvaro de Castro, chefe de fila do Partido Reconstituinte, é encarregado de formar novo Ministério (XXVII). Dele fariam parte dissidentes do Partido Democrático como Domingos Pereira, Jaime de Sousa e Adriano Pimenta. Para além de reconstituintes e democráticos, este gabinete contou com dois ministros do Partido Popular (Júlio Martins e Cunha Leal). O seu programa de governo salientava a importância da questão económica e financeira. Contava com a oposição de democráticos e liberais. Nos primeiros dias do novo executivo é trazida à Câmara dos Deputados a proposta de autorização do aumento da circulação fiduciária.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Quinta-feira, 25 de Novembro de 1920
    Demissão do Ministério

    Demissão do Ministério de Álvaro de Castro, depois de uma moção de desconfiança.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    sexta-feira, 5 de Novembro de 1920
    Passagem por Lisboa do Príncipe de Mónaco.

    O Príncipe de Mónaco passa por Lisboa, dirigindo-se para os Açores.

    Ano: 1920     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 22 de Dezembro de 1920
    Transladação do Panteão de S. Vicente do Imperador Pedro II

    Os restos mortais do imperador Pedro II e de sua mulher D. Teresa Cristina são transladados do Panteão de S. Vicente (Lisboa) para o Brasil.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Sexta-feira, 31 de Dezembro de 1920
    Homenagem ao Soldado Desconhecido

    A Lei n.º 1099 autoriza o Governo a transladar, para o Mosteiro dos Jerónimos, os cadáveres de dois Soldados Desconhecidos. A República procurava que a I Guerra Mundial passasse a fazer parte da gesta heróica, não só republicana como nacional.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Sábado, 18 de Dezembro de 1920
    Congresso do Partido Republicano Português

    Congresso do Partido Republicano Português.

    Ano: 1920     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Sábado, 18 de Dezembro de 1920
    Questão da escravatura

    Uma sociedade antiesclavagista inglesa acusa Portugal, na Sociedade das Nações, de praticar escravatura em S. Tomé e Príncipe. Esta denúncia seguia-se a muitas outras, sendo a mais conhecida a de William A. Cadbury, conhecido chocolateiro, que, depois de ter constatado in loco as condições dos trabalhadores de S. Tomé, abandona os seus planos para a ilha e, a partir de 1908, recusa-se a comprar cacau de S. Tomé, juntamente com outras firmas. Cadbury publicou, aliás, em Londres o livro "Labour in Portuguese West Africa". A edição portuguesa, de 1910, tem como título: "Os serviçais de S. Tomé - Relatório de uma visita às ilhas de S. Tomé e Príncipe e a Angola, feita em 1908 para observar as condições da mão de obra empregada nas roças de cacau da África Portuguesa". O assunto embaraçaria a República nos anos seguintes. A Anti-Slavery & Aborigenes Protection Society, associação filantrópica inglesa, vai intensificar a sua campanha na imprensa inglesa, secundada no Parlamento. Em Maio de 1912, o Rev. Harris publica uma artigo criticando duramente a situação, iniciando-se uma campanha junto da opinião pública e do governo inglês. O governo inglês não abrandaria a sua pressão sobre Lisboa, relativamente a esta questão, até ao início da Primeira Guerra Mundial. Depois do fim desta, a pressão continuaria, culminando no relatório Ross, no final da República.

    Ano: 1920     Tema: Relações Internacionais/Questão Colonial




Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: