Cronologia



Procurar por Ano | Tema | Pesquisa | Biografias

search
1913


Victor Macedo Pinto renuncia à presidência da Câmara dos Deputados.
  • filter_drama
    1913
    Congresso Feminista de Gand

    Realização do Congresso Feminista de Gand. A representante portuguesa é Adelaide Cabete, apresentando um trabalho denominado "O Ensino de puericultura".

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    1913
    Orquestra sinfónica

    Surge, no Porto, a Orquestra Sinfónica. O seu primeiro concerto data de Novembro deste ano. Foi dinamizada por Raimundo de Macedo e pela Associação de Classe dos Músicos Portuenses.

    Ano: 1913     Tema: Cultura
  • filter_drama
    1913
    "Jardim das Tormentas"

    Publicação de "Jardim das Tormentas", de Aquilino Ribeiro.

    Ano: 1913     Tema: Cultura
  • filter_drama
    1913
    II Exposição de Humoristas

    Realização da II Exposição de Humoristas. Contou com a presença de 29 artistas, de entre os quais Leal da Câmara, Barradas, Almada Negreiros, Meneses Ferreira, Canto da Maia, Francisco Valença, Sanches de Castro.

    Ano: 1913     Tema: Cultura
  • filter_drama
    1913
    Concertos Sinfónicos

    Inauguração dos concertos sinfónicos dominicais no Politeama, por inicitiva de David de Sousa (1880-1918).

    Ano: 1913     Tema: Cultura
  • filter_drama
    1913
    Iluminação pública eléctrica em Ovar e em Fafe

    Inauguração da iluminação pública eléctrica em Ovar e em Fafe.

    Ano: 1913     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    1913
    População

    A população portuguesa é calculada em cerca de 6 milhões de habitantes (não contando com os emigrantes).

    Ano: 1913     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Quinta-feira, 9 de Janeiro de 1913
    IV Governo Constitucional, presidido por Afonso Costa

    Primeiro Governo de Afonso Costa, quase exclusivamente do Partido Democrático. Era assim constituído: Presidência e Finanças: Afonso Costa; Interior: Rodrigo Rodrigues; Guerra: Pereira Bastos; Marinha: Freitas Ribeiro: Estrangeiros: António Macieira; Fomento: António Maria da Silva: Colónias: Almeida Ribeiro; Instrução: António Joaquim Sousa Júnior. É a primeira vez que um gabinete tem a pasta da Instrução. Contava com o apoio inicial de independentes e unionistas de Brito Camacho. Trata-se do primeiro governo partidário, chamado ao poder pelo Presidente Manuel de Arriaga. Tem uma vasta e importante obra legislativa, de que se destacam a Lei de Reforma da Contribuição Predial, o Código da Contribuição Predial, a Lei de remodelação do sistema monetário, a criação da Faculdade de Direito de Lisboa, o Código Administrativo, etc. e apresentou orçamentos equilibrados, com saldos positivos nas contas públicas de 1912-13 e 1913-14, bem como o projecto de orçamento de 1914-15. A sua obra financeira é fundamental na história da República. Na apresentação do Governo, a 10 de Janeiro de 1913, Afonso Costa comprometeu-se a governar sem "exclusivismo" e unindo todos os republicanos.

    Ano: 1913     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Março de 1913
    Exposição de Almada Negreiros

    Realização de uma exposição individual de caricaturas de Almada Negreiros.

    Ano: 1913     Tema: Cultura
  • filter_drama
    Domingo, 15 de Junho de 1913
    Governo encerra a Casa Sindical de Lisboa

    O Governo, na sequência dos acontecimentos do dia do Cortejo Camoniano, encerra a Casa Sindical. São presos vários militantes operários, primeiro na prisão do Limoeiro, em Lisboa, e depois transferidos para a prisão militar de Elvas.

    Ano: 1913     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Sexta-feira, 13 de Junho de 1913
    Amnistia para crimes aquando da revolta de Satary

    É concedida amnistia para crimes por abuso da liberdade de imprensa praticados aquando da revolta no distrito de Satary (Novas Conquistas), no Estado Português da Índia. Em 1911, na província de Satary, registara-se a um movimento de contestação política, alegadamente promovido pelos Ranes, que haviam sido desapossados de terrenos de cultura. O Governador Couceiro da Costa, perante a conjuntura de violência, suspende as garantias constitucionais, só levantadas em 1912 nas velhas conquistas e em 1913 nas novas conquistas. Vários dos dirigentes desta revolta foram presos e deportados para a Guiné, outros morrerram nos recontros com forças portuguesas.

    Ano: 1913     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Terça-feira, 10 de Junho de 1913
    Lançadas bombas sobre o cortejo camoniano em Lisboa

    São lançadas bombas sobre o Cortejo Camoniano, realizado em Lisboa e que desfilava do Terreiro do Paço ao Chiado e à estátua de Camões, reunindo centenas de pessoas, com a participação de bandas musicais, escolas e outras associações, estando o Governo e o corpo diplomático a assistir. Um grupo de desempregados, com a bandeira "Pão e Trabalho" pretende tomar lugar no cortejo, sendo a polícia chamada a intervir. Na rua do Carmo são arremessadas bombas sobre este cortejo matando um vendedor de hortaliças, um operário de Castelo de Vide, um dos próprios implicados e havendo, ainda, a registar vários feridos. O Governo, responsabilizando os sindicalistas pelo sucedido, responde a este incidente com dureza, efectuando um grande número de prisões (por exemplo, Alexandre Vieira), encerrando a Casa Sindical e fazendo deportar alguns dos presos, entre os quais o anarquista Pinto Quartim.

    Ano: 1913     Tema: Violência (política)
  • filter_drama
    Terça-feira, 24 de Junho de 1913
    Aprovação da Convenção Radiotelegráfica

    É aprovada a Convenção Radiotelegráfica entre Portugal e outros países.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 20 de Julho de 1913
    Tentativa revolucionária em Lisboa

    Assiste-se em Lisboa a uma movimento revolucionário gorado que se manifestou pela tentativa de assalto a vários quartéis e por arremesso de bombas. São implicados neste movimento tanto monárquicos como radicais republicanos.

    Ano: 1913     Tema: Violência (política)
  • filter_drama
    Quinta-feira, 3 de Julho de 1913
    Proibição de importação de armas, pólvora e munições em Angola

    Norton de Matos proíbe em Angola a importação de armas, pólvora e munições.

    Ano: 1913     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Terça-feira, 22 de Julho de 1913
    Bombas abandonadas explodem em Lisboa

    Bombas abandonadas explodem em diversas ruas de Lisboa, provocando vítimas.

    Ano: 1913     Tema: Violência (política)
  • filter_drama
    Quinta-feira, 24 de Julho de 1913
    Legislação sobre acidentes de trabalho

    O gabinete Afonso Costa publica a lei n.º 83, que tornou eficaz o princípio da responsabilidade patronal nos "desastres de trabalho". Esta podia ser transferida para as seguradoras. "Sendo um passo em frente significativo, a lei viria a ter uma aplicação limitada, dado não ter carácter imperativo, funcionando os Tribunais de Desastres de Trabalho nela previstos de forma irregular e precária."(ALMEIDA, Maria Alice Marques, "A Primeira República Portuguesa e o Estado Providência"). Em Outubro de 1914, seria aprovado o regulamento dos acidentes de trabalho, modificado em Outubro de 1915 e, em 1918, o decreto n.º 4288, que regulariza a mesma questão. Afonso Costa, no Parlamento, lamenta que os operários não a tenham recebido com o devido entusiasmo e que, ao invés, se tenha levantado a oposição dos operários por estar fechada a Casa Sindical.

    Ano: 1913     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Segunda-feira, 7 de Julho de 1913
    Criado o Ministério da Instrução Pública

    É criado o Ministério da Instrução Pública, peça fundamental do desiderato republicano de ensino e educação como forma de vencer o analfabetismo, tantas vezes visto como sinónimo de reacção. Estavam na sua dependência "todos os serviços de instrução, no Continente e Ilhas adjacentes, à excepção das escolas profissionais que à data da presente lei estão subordinadas aos Ministérios da Guerra e da Marinha", ou seja a Instrução Primária e Secundária, Superior e Especial, a Escola de Medicina Veterinária, o Instituto Superior de Agronomia e a Escola nacional de Agricultura, a Escola de Medicina Tropical, a Escola Colonial e o Colégio das Missões. O mesmo decreto cria o Conselho Nacional dos Amigos da Instrução, com membros nomeados pelo Governo, visando "promover a instituição de legados e a oferta de dádivas que se destinem ao desenvolvimento da instrução, e bem assim recolhê-los a dar-lhes aplicação".

    Ano: 1913     Tema: Vida Política/Ensino
  • filter_drama
    Sexta-feira, 18 de Julho de 1913
    Aprovado o Acordo entre Portugal e a Grã-Bretanha

    É aprovado o Acordo entre Portugal e a Grã-Bretanha sobre a Administração dos Exclusivos do Ópio em Macau e Hong-Kong.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 23 de Julho de 1913
    Críticas aos casos de escravatura nas colónias portuguesas

    Na Câmara dos Lordes, em Londres, Lord Mayo faz severas críticas a Portugal, acerca de alegados casos de escravatura em S. Tomé e Príncipe e Angola, referindo-se, sobretudo, ao sistema de contratação e trabalho forçado nas grandes propriedades agrícolas e obras públicas.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 7 de Julho de 1913
    Construção da linha férrea de Quelimane, Moçambique

    O Governo é autorizado a construir e explorar uma linha férrea, desde Quelimane (porto) ao rio Chire, na Província de Moçambique. Os caminhos de ferro eram uma das mais importantes obras infraestruturais, permitindo a penetração e exploração dos territórios coloniais.

    Ano: 1913     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Sábado, 12 de Julho de 1913
    Homenagem ao Governo

    O governo de Afonso Costa conseguiu realizar um dos mais antigos objectivos do republicanismo desde o tempo da propaganda que era o equilíbrio do orçamento. O Presidente da República oferece um jantar de homenagem a este executivo por ter conseguido cumprir este desiderato.

    Ano: 1913     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Sábado, 26 de Julho de 1913
    Afonso Costa visita oficialmente o Porto

    Visita oficial de Afonso Costa ao Porto, de 26 a 29 de Julho, sendo recebido com grande entusiasmo popular.

    Ano: 1913     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Quinta-feira, 17 de Julho de 1913
    Crédito extraordinário para trabalhos preparatórios da Exposição Universal de S. Francisco

    O Governo é autorizado, por decreto, a abrir um crédito extraodinário para trabalhos preparatórios da participação portuguesa na Exposição Universal de S. Francisco, Califórnia, que se realizará em 1915.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 1 de Julho de 1913
    É inaugurado em Lagos o farol da Piedade

    É inaugurado em Lagos o farol localizado na Ponta da Piedade, constituído por uma torre prismática amarela com edifício anexo e emitindo uma luz branca de 7 em 7 segundos visível até 18 milhas naúticas.

    Ano: 1913     Tema: Ciência e Técnica
  • filter_drama
    Quinta-feira, 10 de Julho de 1913
    Extinta a Legação portuguesa no Vaticano

    A República Portuguesa corta relações com o Vaticano, na sequência da crescente hostilidade entre o Governo e a Igreja Católica. É extinta a Legação junto do Vaticano, só restabelecida em 1918. A mesma lei suprime os Consulados gerais em Berlim, Madrid e Roma.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quinta-feira, 3 de Julho de 1913
    Novo código eleitoral

    Nova lei assinada pelo Ministro do Interior Rodrigo José Rodrigues, que estabelece no seu artigo 1º que: "São eleitores de cargos legislativos e administrativos todos os cidadãos portugueses do sexo masculino, maiores de 21 anos ou que completem essa idade até ao termo das operações de recenseamento, que estejam no gozo dos seus direitos civis e políticos, saibam ler e escrever português, e residam no território da República Portuguesa." De notar que é retirado o direito de voto aos analfabetos e, por essa razão, o número de recenseados baixou significativamente.

    Ano: 1913     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Segunda-feira, 7 de Julho de 1913
    Tentativa revolucionária

    Tentativa revolucionária de assalto ao Quartel de Marinheiros, em Alcântara.

    Ano: 1913     Tema: Violência (política)
  • filter_drama
    Sábado, 12 de Julho de 1913
    Fixadas as portagens na ponte D. Luis I no Porto

    São fixadas as portagens na ponte D. Luís I, entre o Porto e Vila Nova de Gaia. A construção da ponte, da autoria do engenheiro francês Teófilo Seyrig (1843-1923) iniciara-se em 1881 e fora solenemente inaugurada em 31 de Outubro de 1886. François Gustave Théophile Seyrig associara-se em 1869 com Gustavo Eiffel fundando a casa Eiffel et Cie., que vence o concurso para a construção da Ponte Maria Pia. Rompendo com Eiffel, apresenta-se e ganha o concurso para a ponte D. Luís como Administrador delegado da Société de Constructions de Willebroeck.

    Ano: 1913     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Quinta-feira, 24 de Julho de 1913
    Tentativa de assalto ao castelo de S. Jorge

    Regista-se uma tentativa de assalto ao castelo de S. Jorge, em Lisboa, visando o regimento de Infantaria 16 aí aquartelado e a Casa de Reclusão.

    Ano: 1913     Tema: Violência (política)
  • filter_drama
    Quinta-feira, 31 de Julho de 1913
    Posição da Inglaterra quanto a eventuais intervenções em Portugal

    Edward Grey, Secretário do Foreign Office britânico transmite ao embaixador em Lisboa, Arthur Hardinge, um ofício secreto em que manifesta a oposição do seu governo à intervenção de qualquer potência em Portugal, mas ressalvando o caso da Espanha.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 1 de Agosto de 1913
    Rodrigo Soriano no Porto

    O deputado espanhol republicano de Valência, Rodrigo Soriano, inaugura, no Porto, o Centro Democrático espanhol.

    Ano: 1913     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Sexta-feira, 1 de Agosto de 1913
    Conspiração para matar Afonso Costa

    É descoberta uma conspiração que visa matar Afonso Costa, Presidente do Ministério e do Partido Democrático.

    Ano: 1913     Tema: Violência (política)
  • filter_drama
    Quarta-feira, 13 de Agosto de 1913
    Acordo entre a Grã-Bretanha e a Alemanha para a partilha das Colónias portuguesas

    O embaixador alemão, príncipe Lichnowsky, e o secretário do Foreign Office, Edward Grey, concluem as negociações de revisão do acordo anglo-alemão de 1898, cuja versão definitiva será rubricada a 20 de Outubro. Através destas negociações, ambas as potências admitem que grande parte de Angola e Cabinda, S. Tomé e Príncipe e Niassa, no norte de Moçambique, passarão para a esfera de influência económica alemã. Este acordo não seria publicado e o eclodir da I Grande Guerra inviabilizará a sua ratificação.

    Ano: 1913     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Quinta-feira, 28 de Agosto de 1913
    Recrutamento de trabalhadores para a Rodésia

    Acordo entre o Governo Português e The British South Africa Company, de Cecil Rhodes, para o recrutamento de trabalhadores de Moçambique para a Rodésia. O recrutamento de trabalhadores de Moçambique para a Rodésia é autorizado em 1897. Pelo decreto n.º 185, de Outubro de 1913, é criada uma curadoria indígena em Salisbury e em Agosto é assinado um acordo entre o governo português e The British South Africa Company, que será renovado em 1925.

    Ano: 1913     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Sexta-feira, 8 de Agosto de 1913
    I Congresso Evolucionista

    Pouco mais de uma ano depois da fundação do Partido Evolucionista, reúne-se o I Congresso Evolucionista.

    Ano: 1913     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Sábado, 30 de Agosto de 1913
    Saldo positivo nas contas públicas

    A gerência financeira de 1912-1913 é apresentada e publicada em "Diário do Governo", com o saldo positivo de mais de cem contos, consagrando uma vitória da gestão de Afonso Costa.

    Ano: 1913     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Domingo, 28 de Setembro de 1913
    Comício Evolucionista

    Realiza-se em Lisboa um comício do Partido Evolucionista, em que são desferidos violentos ataques ao governo chefiado por Afonso Costa.

    Ano: 1913     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Quinta-feira, 4 de Setembro de 1913
    Casamento de D. Manuel de Bragança com a princesa Augusta Vitória de Hohenzollern Sigmaringen

    Casamento do ex-rei D. Manuel II com a princesa Augusta Vitória de Hohenzollern Sigmaringen. Não teriam descendência. Em Lisboa, os monárquicos fazem uma subscrição, cujo responsável é Monteiro Milhões, para a compra de um presente de casamento.

    Ano: 1913     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Terça-feira, 21 de Outubro de 1913
    Secretaria dos Negócios Indígenas

    É criada uma Secretaria dos Negócios Indígenas, junto do Governo Geral de Angola.

    Ano: 1913     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Terça-feira, 21 de Outubro de 1913
    Movimento revolucionário monárquico dirigido por João de Azevedo Coutinho

    Tentativa de golpe monárquico dirigido por João de Azevedo Coutinho, denominada "primeira outubrada". O plano original contemplava o Porto, sob a direcção do capitão Jorge Camacho, e a capital, mas só saíu em Lisboa. Outros dos implicados eram os coronéis Seabra de Lacerda e Bessa, Moreira de Almeida (pai e filho), o tenente Pereira de Matos, Cunha e Costa, Constâncio Roque da Costa e José Lobo de Ávila Lima. Os conspiradores conseguem sublevar alguns polícias das esquadras, tentando atacar o Quartel da Guarda Republicana e a Escola do Exército. Azevedo Coutinho tentou, sem sucesso de monta, sublevar a Marinha. Foram rapidamente dominados, com a preciosa ajuda da carbonária e da rua republicana, seguindo-se a prisão de vários dos implicados, muito embora Azevedo Coutinho tenha conseguido sair do país. Afonso Costa afirmara ter conhecimento da revolta, pois tinha um homem "infiltrado". Para além dos acontecimentos da capital, verificaram-se cortes de linhas telegráficas e levantamentos noutras localidades como Viseu e Viana do Castelo. Cumpre referir, no ambito desta intentona, o ataque e destruição do museu da revolução, com a perda de várias peças. São destruídas em Lisboa, as redacções dos jornais "O Dia" (dirigido por um dos implicados, Moreira de Almeida) e a "Nação".

    Ano: 1913     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Sexta-feira, 3 de Outubro de 1913
    Criação das Escolas Móveis

    Criação das Escolas Móveis. Esta foi uma das medidas da República para combater o analfabetismo, reeditando a experiência das escolas móveis de iniciativa particular, criadas segundo a ideia do republicano Casimiro Freire, em 1882, ano da sua primeira "missão". As escolas móveis, colmatando a ausência de instituições escolares em muitas zonas do país, ministravam conhecimentos rudimentares. "As escolas móveis republicanas não tiveram execução imediata mas tiveram, entretanto, melhor futuro do que as escolas infantis. Dois anos depois da sua criação o Estado abriu o necessário crédito para as pôr a funcionar, resignando-se a permitir, para mais rapidamente lhes dar início, que fossem nomeados seus professores «quaisquer estudantes de diferentes estabelecimentos de ensino do Estado», o que, em princípio, nem sequer excluía os alunos dos Liceus (decreto de 25 de Outubro de 1913). Nesse mesmo ano foram criadas 172 escolas móveis destinadas apenas a adultos. A frequência anual destas escolas, com alguns altos e baixos, foi da ordem dos 13. 000 inscritos, quantitativo muito estimável que se cifrou, à data da sua extinção, em 1930, em mais de 200. 000 indivíduos de ambos os sexos de quem essa escolas se aproximaram, dos quais cerca de metade fez o seu curso com aproveitamento." (CARVALHO, Rómulo de, "História do Ensino em Portugal").

    Ano: 1913     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Domingo, 5 de Outubro de 1913
    XVII Congresso do Livre Pensamento

    Reúne-se em Lisboa, o XVII Congresso do Livre Pensamento, com delegados de vários países. Foi precedido de duas festas no dia 4 deste mesmo mês. Uma teve lugar no Teatro República, organizada pela Liga Republicana das Mulheres Portuguesas e presidida por Magalhães Lima, presidente da Associação do Registo Civil e da Junta Federal do Livre Pensamento, sendo feita uma homenagem a Manuel de Arriaga. A outra realizou-se nos Paços do Concelho e foi oferecida pela Câmara de Lisboa, sendo presidida por António Xavier Correia Barreto, presidente da edilidade. De dia 5 a 8 de Outubro, nas várias sessões, trataram de questões tais como as actividades desenvolvidas nos vários países, a Lei de Separação portuguesa, a educação racionalista e problemas sociais.

    Ano: 1913     Tema: Cultura
  • filter_drama
    Segunda-feira, 20 de Outubro de 1913
    Rubricado texto definitivo do tratado anglo-alemão

    É rubricado o texto definitivo do tratado anglo-alemão de Agosto deste ano. As colónias africanas estão, de facto, na mira dos interesses de grandes potências europeias.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais/Questão Colonial
  • filter_drama
    Quinta-feira, 2 de Outubro de 1913
    Contrato para o estabelecimento de um cabo submarino

    É assinado um contrato para o estabelecimento de um cabo submarino dos Açores para a Estados Unidos da América e daquele arquipélago para a Europa.

    Ano: 1913     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Quinta-feira, 30 de Outubro de 1913
    Fronteiras de Timor

    Os Governos de Portugal e da Holanda entregam, na Haia, as memórias relativas à fronteira de Timor.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Quarta-feira, 26 de Novembro de 1913
    Regresso do bispo da Guarda

    O bispo da Guarda, D. Manuel Vieira de Matos, regressa à sua diocese, depois de cumprir a pena de desterro com que fora sancionado.

    Ano: 1913     Tema: Religiões/Vida Política
  • filter_drama
    Sexta-feira, 14 de Novembro de 1913
    Regina Quintanilha é a primeira advogada na Boa-Hora

    Primeiro processo advogado por uma senhora, a Dr.ª Regina Quintanilha, no Tribunal da Boa-Hora em Lisboa sob a presidência do juiz dr. Miguel Horta e Costa, barão de Santa Comba Dão. A imprensa diária fez-lhe referências em tom elogioso.

    Ano: 1913     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Segunda-feira, 17 de Novembro de 1913
    Regime de "porta aberta" em Angola

    É publicado o decreto n.º 224, determinando várias medidas de fomento para Angola. Considerando que o facto de obrigar ao pagamento de direitos de importação as mercadorias que se destinam a ser utilizadas no consumo das colónias limítrofes, ou que dessas colónias se destinam a ser exportadas pelos portos angolanos, representava grave prejuízo para a economia desta colónia e considerando ainda os benefícios que advirão do estabelecimento de correntes comerciais, designadamente pelo aumento do movimento dos portos, este decreto fixa um imposto de trânsito de 3% ad valorem sobre as mercadorias entradas pela via marítima exportadas para o estrangeiro pela fronteira terrestre e um imposto de 1,5% ad valorem sobre as mercadorias entradas pela fronteira terrestre para serem exportadas (pelas fronteiras terrestre ou marítima). Assinado por Almeida Ribeiro, este decreto foi também denominado "decreto de porta aberta", pois que, na opinião dos críticos, representaria uma cedência às pressões alemãs e britânicas no sentido da redução dos direitos de importação e trânsito de mercadorias.

    Ano: 1913     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Domingo, 30 de Novembro de 1913
    Eleições dos corpos administrativos

    As eleições municipais e paroquiais dão a vitória ao Partido Democrático. Era a confirmação, a nível local, da sua força política. Os unionistas acusam os democráticos de colaboração com os caciques monárquicos. O partido de Brito Camacho não consegue bons resultados eleitorais, ficando, quer em Lisboa, quer no Porto, atrás do Partido Evolucionista, ou seja a estratégia unionista de neutralidade (e por vezes apoio) face aos democráticos não beneficiou este partido. Esta situação leva a que António José de Almeida tome um lugar de destaque nas fileiras do republicanismo conservador.

    Ano: 1913     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Domingo, 9 de Novembro de 1913
    Afonso Costa visita o Porto, onde profere uma conferência sobre "As Contas do Estado, a Dívida Pública e a Defesa Nacional"

    Afonso Costa visita novamente o Porto, onde profere uma conferência sobre "As Contas do Estado, a Dívida Pública e a Defesa Nacional". Explica o seu sucesso finaceiro - aliás, posto em causa por muitos dos seus adversários -, base para o desenvolvimento nacional, bem como uma das suas prioridades, a defesa nacional. Esta era imprescindível para a segurança do país, sobretudo numa conjuntura, na qual, segundo Afonso Costa, se vislumbrava a possibilidade de uma guerra.

    Ano: 1913     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Sábado, 22 de Novembro de 1913
    Lei de Separação nas colónias

    O decreto n.º 233 torna extensivas às colónias determinadas disposições da Lei de Separação do Estado das Igrejas, com uma diferença de dois anos relativamente à metrópole.

    Ano: 1913     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Domingo, 16 de Novembro de 1913
    Eleições suplementares para a Câmara dos Deputados

    Eleições suplementares, em 28 círculos, para proceder ao preenchimento de 37 vagas de deputados, nos termos da lei de Julho que retirara o voto aos analfabetos e mulheres. A vitória cabe ao Partido Democrático, ficando com a maioria absoluta na Câmara dos Deputados, continuando, contudo com uma posição minoritária no Senado da República. Não se mantém o acordo com os unionistas de Brito Camacho, por causa da questão eleitoral. A Presidência da Câmara dos Deputados passa para as mãos dos democráticos.

    Ano: 1913     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Terça-feira, 9 de Dezembro de 1913
    Ministro dos Negócios Estrangeiros alemão refere as negociações do tratado anglo-alemão

    No discurso anual sobre política externa, o Ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, aborda a questão das negociações com a Inglaterra sobre as colónias portuguesas.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais/Questão Colonial
  • filter_drama
    Segunda-feira, 15 de Dezembro de 1913
    Entrega de credenciais do Ministro Plenipotenciário dos Estados Unidos da América

    Thomas Birch entrega as credenciais de Ministro Plenipotenciário dos Estados Unidos da América.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 6 de Dezembro de 1913
    Oposição ao regime de "porta aberta"

    Representantes dos industriais do Porto e Lisboa manifestam-se contra o regime da "porta aberta" em Angola.

    Ano: 1913     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Segunda-feira, 15 de Dezembro de 1913
    Afonso Costa eleito para director da Faculdade de Direito de Lisboa

    Na sua primeira reunião, o Conselho Escolar da recém-criada Faculdade de Direito de Lisboa elege Afonso Costa para director. Esta faculdade era um projecto do Governo Provisório, muito embora a verba para a organização da Faculdade de Estudos Sociais e de Direito só fosse inserida no orçamento de Junho de 1913. A sua criação significa o fim da exclusividade do ensino de Direito da Universidade de Coimbra. O seu regulamento era semelhante ao de Coimbra, sendo aplicada a reforma dos assuntos jurídicos, de 1911, da autoria do Prof. Álvaro Machado Vilela. Os professores, escolhidos por concurso público, são Albino Vieira da Rocha, Fernando Emídio da Silva, José Ludgero Soares das Neves, António Abranches Ferrão e J.M. Vilhena Barbosa Magalhães. Basílio Teles foi convidado para reger uma cadeira, por iniciativa de Afonso Costa, mas rejeitou a proposta. De entre os excluídos contam-se Eurico Seabra e Carneiro de Moura. Artur Montenegro assume as funções de director interino. Em Janeiro de 1915, Afonso Costa é substituído por Barbosa de Magalhães.

    Ano: 1913     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Dezembro de 1913
    Crise financeira

    Regista-se uma crise financeira de alguma dimensão, com o desaparecimento dos bancos Lusitano e Mercantil de Lisboa.

    Ano: 1913     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Terça-feira, 16 de Dezembro de 1913
    Intervenção de Teixeira Gomes sobre o tratado anglo-alemão

    O Ministro Plenipotenciário português em Londres, Manuel Teixeira Gomes, consegue que o governo inglês se comprometa a não assinar o acordo com a Alemenha sem antes o publicitar, o que contrariava os interesses germânicos.

    Ano: 1913     Tema: Relações Internacionais/Questão Colonial
  • filter_drama
    Terça-feira, 2 de Dezembro de 1913
    Agressão a Machado Santos

    Machado Santos é vítima de tentativa de agressão na rua, quando se dirigia para o Parlamento, que iniciava a 3.ª legislatura.

    Ano: 1913     Tema: Violência (política)
  • filter_drama
    Domingo, 14 de Dezembro de 1913
    Adesão do Partido Socialista à II Internacional

    O Partido Socialista Português adere à II.ª Internacional Socialista. A II.ª Internacional fora criada em 1889 em Paris, e embora fique bastante enfraquecida durante a I Guerra Mundial, seria redinamizada nos anos vinte como uma associação de partidos sociais democratas.

    Ano: 1913     Tema: Vida Política




Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: