Cronologia



Procurar por Ano | Tema | Pesquisa | Biografias

search
1903


O rei D. Carlos protagoniza um intenso movimento diplomático (Visita a Lisboa de Eduardo VII e Afonso XII) para afirmar a presença internacional do país e, designadamente, salvaguardar o domínio português sobre os territórios coloniais. Ganham expressão as greves operárias.
  • filter_drama
    1903
    Empresa Nacional de Navegação chega a Moçambique

    A Empresa Nacional de Navegação dá início às carreiras para Moçambique.

    Ano: 1903     Tema: Actividades Económicas/Questão Colonial
  • filter_drama
    1903
    Taxis a gasolina em Londres

    Surgem os primeiros taxis londrinos motorizados a gasolina, recorrendo a uma viatura francesa da marca Prunel. Substituem os Bersey, introduzidos em 1897, que eram alimentados electricamente e, por isso, silenciosos, mas de curto raio de acção e que, por sua vez, tinham sucedido às populares carruagens designadas "Cab", desenhadas e construídas em 1835 pelo arquitecto Joseph Hansom. Desde 1679 que em Londres se encontrava regulado o transporte de passageiros em carruagens puxadas a cavalos, através da legislação intitulada "Conditions of Fitness", que ainda hoje, devidamente alterada, se encontra em vigor. A história dos taxis londrinos conhece em 1919 um novo desenvolvimento com a adaptação por Robert 'Bobby' Jones de diversas viaturas disponíveis no mercado, colocando-lhes uma nova carroçaria, que ficou conhecida pelo nome de "Carbodies". Utilizando sucessivamente automóveis das marcasVauxhall, Crouch, Alvis, MG, Unic, Rational, Renault, Morris ou Austin, foi a partir de 1948, com os Austin FX3 e, em 1959, com os Austin FX4, que os taxis londrinos ganharam a imagem que ainda hoje persiste, com o lugar ao lado do condutor destinado a bagagem e o compartimento traseiro espaçoso ("o suficiente para um cavalheiro nele entrar com o seu chapéu de coco").

    Ano: 1903     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    1903
    A Condução da Electricidade através dos Gases, deThomson

    J.J. Thomson publica "A Condução da Electricidade através dos Gases", que lhe valeu o Prémio Nobel da química, em 1906 – "reconhecimento pelo grande mérito na investigação teórica e experimental sobre a condução da electricidade através dos gases". Nascido, em Cheetham Hill, perto de Manchester, a 18 de Dezembro de 1856, Joseph John Thomson ingressou, vinte anos depois, no "Trinity College", em Cambridge. Após terminar a licenciatura em matemática, no ano de 1880, leccionou, na mesma universidade, até à data da sua morte (30 de Agosto de 1940). Trabalhou no "Cavendish Laboratory" com Lorde Rayleigh e, em 1884, publicou "Treatise on the Motion of Vortex Rings" (que resultou do seu estudo da estrutura do átomo), obra que foi premiada com o "Adams Prize". Ainda nesse ano, Thomson, foi eleito membro do "Royal Society", da qual foi presidente, mais tarde, entre 1916 e 1920. A 30 de Abril de 1897, numa palestra realizada na "Royal Institution", J.J. Thomson apresentou um estudo inovador sobre os "raios de cátodo", que, segundo o cientista, eram carregados, negativamente, por partículas a que chamou de "corpúsculos" e, composto por uma massa 1000 vezes mais pequena do que o átomo do hidrogénio. Este estudo culminou na descoberta do electrão, que evidenciou a natureza descontínua da matéria. Para além das obras que publicou, já referidas, podemos ainda destacar: "Dicharge of Electricity through Gases" (1897), "The Structure of Light" (1907), "Rays of Positive Electricity" (1913), "The Electron in Chemistry" (1923) e "Recollections and Reflections" (1936).

    Ano: 1903     Tema: Ciência e Técnica
  • filter_drama
    1903
    Detroit torna-se a capital americana do automóvel

    Henry Joy forma um grupo de investidores e transfere a Ohio Automobile Company de James Packard para Detroit, onde a sua fábrica é construída com recurso a betão esforçado, obtendo-se edifícios mais resistentes e à prova de fogo (as primeiras fábricas de automóveis tinham o chão e os tectos em madeira) – o que permitiu à marca afirmar-se rapidamente na produção de carros de prestígio. Também a Ford Motor Company, fundada em 1903 por Henry Ford, se instala em Detroit, recorrendo, a partir de 1913, a novas formas de organização do trabalho (designadamente uso de tapetes rolantes para montagem dos carros fabricados), com vista à produção de grande número de unidades a baixo custo - o seu modelo Ford T atingiu os 15 milhões de unidades em 1927.

    Ano: 1903     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    1903
    Blasco Ibáñez publica "A Catedral"

    É publicada a obra "A Catedral" de Vicente Blasco Ibáñez. Nascido em Valência no ano de 1867, Licenciou-se em Direito e, durante a sua juventude, aderiu ao movimento republicano, tendo-se destacado como "agitador democrático e anticlerical". Em 1891 fundou o jornal "El Pueblo", um jornal diário anti-monárquico, e, mais tarde, desenvolveu um importante trabalho de divulgação cultural e política, entre as classes populares, com a criação das editoras "Prometeo" e "Sempere". No ano de 1896 foi condenado a dois anos de trabalhos forçados pela sua participação em actividades políticas contra amonarquia. Em 1898 foi eleito deputado pelo Partido Republicano, cargo que manteve até 1907, no Parlamento espanhol. Em 1909 parte para a Argentina onde cria duas colónias agrícolas, que fracassam economicamente. Cinco anos mais tarde, estabelece-se em Paris, fazendo, a partir de 1920, diversas viagens aos Estados Unidos da América, onde é nomeado doutor "honoris causa" pela Universidade de Washington. Regressado a Espanha, bate-se contra a ditadura de Primo de Rivera, sendo de novo obrigado a deixar o seu país para se fixar em Nice, França. Das suas obras (que descrevem, na sua maioria, a realidade da vida espanhola através de um estilo naturalista, semelhante ao de Émile Zola) podem destacar-se: "La Barraca" (1898, o seu primeiro romance de sucesso, que denunciava a injustiça social praticada no meio rural de Valência), "Cañas y barro" (1902), "La Catedral" (1903),"Sangre y arena" (1908) e " Los cuatro jinetes del Apocalipsis" (1916, talvez a sua mais importante obra, mais tarde transposta para o cinema).

    Ano: 1903     Tema: Cultura
  • filter_drama
    1903
    O Conde de Sabugosa publica 'O Paço de Sintra'

    O Conde de Sabugosa publica "O Paço de Sintra – apontamentos históricos e arqueológicos", em Lisboa. Esta obra, dividida em duas partes, a histórica e a bibliográfica, contém inúmera documentação e notas e mais de noventa estampas, tendo contado com a colaboração artística de Casanova e de Raul Lino e com desenhos da rainha D. Amélia.

    Ano: 1903     Tema: Cultura
  • filter_drama
    1903
    Romain Rolland publica "Vida de Beeethoven"

    Romain Rolland publica "Vida de Beeethoven", uma das suas mais importantes obras dedicadas à música. Anteriormente, já editara "Histoire de L’Ópera en Europe avant Lully et Scarlatti" (1895), "Les Loups" (1898), baseada no caso Dreyfus e "Le théâtre du peuple, Millet" (1902).

    Ano: 1903     Tema: Cultura
  • filter_drama
    1903
    A Krupp transforma-se em sociedade anónima

    Após o suicídio, em 1902, de Friedrich 'Fritz' Alfred Krupp, a sua filha Bertha Krupp, ainda menor, herda a companhia, que é transformada em sociedade anónima. Em 1906, Bertha casa-se com o diplomata Gustav von Bohlen und Halbach que, por decreto do rei da Prússia, toma o apelido da mulher, tornando-se vice-presidente da empresa, cuja presidência exerce de 1909 até à sua morte em 1943. Especializada inicialmente no fabrico de material para os caminhos de ferro, a Krupp crescera na década de 1840 com o fornecimento de canhões de aço aos exércitos prussiano, turco e russo. Sediada na cidade alemã de Essen, começou com cinco operários, tornando-se no final do século XIX a maior empresa industrial do mundo, com cerca de 20.000 trabalhadores.

    Ano: 1903     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    1903
    Agnes Mary Clerke publica "Problemas de Astrofísica"

    Agnes Mary Clerke publica "Problemas de Astrofísica" (Problems in Astrophysics). Nascida a 10 de Fevereiro de 1842, na Irlanda, Agnes Mary Clerke escreveu sobre vários temas científicos e, apesar de não ser uma astrónoma, dedicou-se à interpretação e sistematização dos resultados da investigação astronómica, dando também a conhecer grandes figuras da astronomia como Huggins, Lockyer, Holden e Pickering. O seu trabalho de investigação trouxe-lhe a consagração no mundo da astronomia e da astrofísica, essencialmente masculino, sendo eleita, em 1903, como membro honorário da "Royal Astronomical Society" e afirmando-se como uma das maiores referências da literatura científica da era victoriana. Da obra de Agnes Clerke podem-se destacar os seguintes títulos: "A Popular History of Astronomy during the iptk Century" (1885), "The System of the Stars" (1890), "Modern Astronomy" (1895) e "Modern Cosmogonies" (1906). Agnes Clerke morreu, em Londres, a 20 de Janeiro de 1907.

    Ano: 1903     Tema: Ciência e Técnica
  • filter_drama
    1903
    Henry James publica "The Ambassadors"

    Henry James publica "The Ambassadors", considerado pelo próprio autor a sua "mais perfeita obra de arte". O escritor norte-americano nasceu em Nova Iorque, em 1843, no seio de uma família abastada. Estudou, com professores particulares, em diferentes cidades da Europa (Genebra, Londres, Paris, Bolonha e Bona) e, com dezanove anos, pensou seguir Direito na Universidade de Harvard, ideia da qual acabou por desistir para se dedicar à Literatura. Em 1864 publicou a sua primeira novela "A Tragedy of Errors". Entre 1866 e 1869 e, depois entre 1871 e 1872 colaborou com o "Nation" e com o "Atlantic Monthly". No ano de 1871 escreveu o seu primeiro romance "Watch and Ward", que contava a história de um celibatário que adoptou uma rapariga de doze anos com quem planeava casar-se. Entre os 20 romances, as 112 histórias e os 12 dramas que compõem a obra de Henry James podem destacar-se as seguintes: "Pyramus and Thisbe" (1869), "Still Waters" (1871), " A Change of Heart" (1872), "A Passionate Pilgrim and Others Tales" (1875), "The Americans" (1877), "French Poets and Novelists" (1878), "The Europeans" (1878), "Daisy Miller" (1879), " The Madonna and the Future" (1879), " The Diary of Man of Fifty" (1880), "Washington Square" (1880), "The Portrait of a Lady" (1881), The seige of London" (1883), " The Bostonians" (1886), "The Aspen Papers" (1888), " The Private Life"(1893), "What Maisie Knew" (1897), "The Turn of The Screw" (1898), "The Soft Side" (1900), "The Sacred Fount" (1901), "The Wings of Dove" (1902), "The Ambassadors" (1903), "The Golden Bowl" (1904), "The Question of Our Speech" (1905), "The American Scene" (1907), "View and Reviews" (1908), "The Finer Grain" (1909), " Notes on novelist" ( 1914) e "The Question of Mind" (1915). Henry James morreu em 1916.

    Ano: 1903     Tema: Cultura
  • filter_drama
    1903
    Luz eléctrica em Lisboa

    Luz eléctrica no Museu Nacional de Belas Artes e na Câmara dos Deputados.

    Ano: 1903     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    1903
    Inauguração da sala das Sessões

    Inauguração da sala das Sessões (Câmara dos Deputados), projectada por Ventura Terra. A sala anterior, desenhada por Possidónio da Silva (1806-1896, arquitecto da Casa Real e fundador da Associação dos Arquitectos), fora destruída por um incêndio, em 1895.

    Ano: 1903     Tema: Cultura
  • filter_drama
    1903
    Ampliação da rede eléctrica de Lisboa

    Ampliação da rede eléctrica de Lisboa, "(…) quando se passou a produzir electricidade nas instalações da antiga fábrica de gás da rua da Boavista, mas mesmo nesta altura a dimensão da rede continuava a ser diminuta e a maior parte da cidade permanecia iluminada a gás. Recorria-se, no entanto, à electricidade para iluminações esporádicas que não implicavam a instalação de um equipamento permanente e que podiam ser conseguidas apenas com máquinas geradoras de electricidade, que eram colocadas temporariamente no local que se pretende iluminar." (MATOS, Ana Cardoso de, MENDES, Fátima, FARIA, Fátima, CRUZ, Luís, A Electricidade em Portugal. Dos primórdios à 2ª Guerra Mundial, EDP/Museu da Electricidade, 2004).

    Ano: 1903     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Quinta-feira, 22 de Janeiro de 1903
    Tratado Hay-Bunau-Varilla

    O Tratado Hay-Bunau-Varilla, que foi ratificado a 2 de Dezembro de 1903 pelo Panamá e a 23 de Fevereiro pelos Estados Unidos, concedeu a estes últimos a concessão perpétua do canal e uma zona com 10 milhas de largura. Em 1904, os Estados Unidos compram por 40 milhões de dólares a Companhia francesa do Canal do Panamá, os seus direitos e propriedades e começam a construção do Canal. Em Novembro de 1906 Roosevelt, primeiro presidente a sair do território norte-americano, viajou até ao Panamá para observar a evolução dos trabalhos de construção.

    Ano: 1903     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 17 de Fevereiro de 1903
    Linha férrea da Régua até à fronteira

    Decreto que autoriza a construção da linha férrea da Régua até à fronteira (Barca D'Alva).

    Ano: 1903     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Quarta-feira, 11 de Fevereiro de 1903
    A Inglaterra rejeita o Caminho de Ferro de Bagdad

    O Primeiro-Ministro inglês, Arthur Balfour, do partido conservador, reúne o seu Comité de Defesa Imperial em que são analisados os projectos de construção do Caminho de Ferro de Bagdad (que poderia assegurar uma ligação ferroviária desde Berlim até ao Iraque, garantindo uma presença rápida da Alemanha nos Balcãs) e as suas possíveis implicações na situação do Império Otomano e na situação da colónia da Índia, na perspectiva de um possível conflito armado com a aliança Franco-Russa.

    Ano: 1903     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Domingo, 22 de Fevereiro de 1903
    Rússia e Áustria acordam pacificação da Macedónia

    A Rússia e a Áustria acordam um programa de pacificação da Macedónia.

    Ano: 1903     Tema: Conflitos bélicos e activ.mil.
  • filter_drama
    Domingo, 22 de Fevereiro de 1903
    Potências levantam bloqueio à Venezuela

    A Alemanha, a Inglaterra e a Itália levantam o bloqueio à Venezuela após o Tribunal de Haia ter nomeado uma comissão para estudar o problema das indemnizações exigidas após a revolução nacionalista de Cipriano Castro.

    Ano: 1903     Tema: Conflitos bélicos e activ.mil.
  • filter_drama
    Terça-feira, 24 de Fevereiro de 1903
    Forças britânicas derrotadas na Somália

    Forças britânicas foram derrotadas pelo movimento de resistência derviche da Somália, dirigido pelo Mullah Mohammed bin Abdullah Hassan. Este movimento, de origem étnica e religiosa, organizou a resistência à ocupação colonial desde 1899 até 1920, apesar de sucessivas e violentas acções de retaliação, que terão custado a vida a cerca de um terço da população da Somália do Norte.

    Ano: 1903     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Sexta-feira, 27 de Fevereiro de 1903
    Demissão do governo de Hintze Ribeiro

    Demissão do governo de Hintze Ribeiro, que não conseguiu resistir à contestação crescente.

    Ano: 1903     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Março de 1903
    "Revolta do Grelo" e greve geral em Coimbra

    No mercado de Coimbra, as vendedeiras ambulantes revoltam-se contra uma licença designada imposto do selo, que começou a ser exigida nos dias 8, 9 e 10 de Março. Tratava-se não de uma nova licença, mas de novas formas de cobrança. A grande onda de descontentamento popular teve lugar a 11 e 12 de Março, sendo de registar violentos choques com as forças da ordem, em que se registaram dois mortos e numerosos feridos. Este descontentamento vai alastrar a outros grupos de operários e empregados de comércio, passando por caixeiros e lojistas, envolvendo uma parte da Academia. Neste clima de revolta ouviram-se gritos de "Viva a República" e "Revolução Social".

    Ano: 1903     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Domingo, 15 de Março de 1903
    Tropas inglesas conquistam o Norte da Nigéria

    Terminada a conquista inglesa do Norte da Nigéria.

    Ano: 1903     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Quarta-feira, 18 de Março de 1903
    Lei da Separação da Igreja e do Estado em França

    O governo francês, presidido por Émile Combes, aplica uma política anti-clerical, pondo em execução a lei de separação da Igreja e do Estado, que conduz à proibição das congregações

    Ano: 1903     Tema: Religiões
  • filter_drama
    Quinta-feira, 61 de Abril de 1903
    Pogrom de Kishnev

    Na cidade russa de Kishinev, durante a semana da Páscoa, é desencadeado um "progrom" contra os habitantes judeus, causando dezenas de mortos e centenas de feridos, com a desculpa de que os judeus seriam os culpados da morte de uma jovem cristã na véspera.

    Ano: 1903     Tema: Violência (política)
  • filter_drama
    Abril de 1903
    Oposição anglo-francesa ao caminho-de-ferro de Bagdade

    A Inglaterra e a França negam o seu apoio à construção do caminho-de-ferro de Bagdade, reagindo ao "firman" do império turco de concessão por 99 anos do Caminho-de-ferro de Bagdad à companhia controlada pela Alemanha, que também recebe extensoa direitos em matéria de pesquisa mineira e de acesso e construção de portos na região. O crescente poderio económico e militar da Alemanha está bem expresso na construção do Caminho-de-ferro de Bagdad, ligando Berlim a Bassorá, no Iraque, atravessando o Império Austro-Húngaro, a Roménia, a Bulgária, a Turquia, a Arménia e a Síria. Para tanto, o Deutsche Bank participa, em articulação com empresas austríacas, alemãs, suiças, francesas e italianas, na criação, em 1899, da Sociedade Imperial Otomana dos Caminhos de Ferro de Bagdad, na sequência da visita do Kaiser da Alemanha ao Sultão da Turquia, no ano anterior. Trata-se de um ambicioso projecto imperialista – um "seguro político de vida para a Alemanha", no dizer do embaixador alemão Paul Rohrbach – que põe directamente em causa o "status quo" colonial existente no Médio Oriente, essencialmente controlado pela Inglaterra, que entendia toda a zona do Egipto ao Golfo Pérsico como vital para a manutenção do seu domínio da Índia, "a jóia da coroa". De facto, o crescimento das linhas férreas controladas pela Turquia (e pela Alemanha) faziam perigar o domínio britânico sobre o Egipto, ou seja, sobre o Canal do Suez e, portanto, sobre a principal via de comunicação com a Ásia e a Índia e, também, com as suas possessões na África Central e Oriental. Convirá ter ainda presente que, após a abertura do Canal do Suez em 1869, o império turco aumentara a sua influência na zona, estendendo o seu domínio até ao actual Koweit – no âmbito do Império Otomano, passa a estar política e administrativamente dependente de Bassorá, no Iraque. Aumenta, entretanto, o interesse da Alemanha pelo Koweit, que aí quer fazer o terminus da linha férrea Istambul-Bagdad, da Rússia, que tenta instalar no Koweit uma depósito de carvão para a sua Marinha, e da Inglaterra, que, finalmente, estabelece um verdadeiro protectorado junto do emir local, que se obriga a não estabelecer relações com outras potências sem autorização inglesa, embora mantendo formalmente a soberania da Sublime Porta turca. Também a França e a Rússia – com crescentes interesses no Médio Oriente – protestaram e tentaram opor-se à construção do Caminho-de-ferro de Bagdad, que só será terminado em 1911, no dealbar da I Guerra Mundial.

    Ano: 1903     Tema: Relações Internacionais/Questão Colonial
  • filter_drama
    Abril de 1903
    III Congresso Galaico-Português

    Decorre em Braga, o III Congresso Galaico-Português.

    Ano: 1903     Tema: Cultura
  • filter_drama
    Domingo, 5 de Abril de 1903
    Morre Pedro Ivo (pseud. de Carlos Lopes)

    Morre Pedro Ivo (pseudónimo literário do escritor Carlos Lopes).

    Ano: 1903     Tema: Cultura
  • filter_drama
    Domingo, 19 de Abril de 1903
    Morre o Conde de Ficalho

    Morre Francisco Manuel de Melo Breyner, 4º Conde de Ficalho.

    Ano: 1903     Tema: Cultura/Ciência e Técnica
  • filter_drama
    Quinta-feira, 2 de Abril de 1903
    Visita de Eduardo VII a Lisboa

    Eduardo VII, Rei da Grã-Bretanha e da Irlanda, embarcou no dia 31 de Março em Potsmouth, a bordo do Iate Victoria and Albert, com destino a Portugal. O Iate cruzou a barra do Tejo às 14 horas e 30 minutos do dia 2 de Abril de 1903, acompanhado dos couraçados ingleses Minerva e Vénus. Na sua recepção reuniram-se, entre Algés e Belém, os cruzadores D. Carlos, D. Amélia e Adamastor e um conjunto de vapores. Cerca das 16 horas, altura em que o Iate ancorou, o Rei D. Carlos dirigiu-se-lhe no bergantim real, encaminhando-se depois para o Cais das Colunas. Após a recepção oficial, organizou-se um cortejo de seis coches, cada qual ladeado por criados da casa real e um vasto conjunto de forças militares. O Rei visitou nomeadamente Sintra e Cascaes e inaugurou o Clube Inglês, que ainda hoje funciona na Rua das Janelas Verdes, em Lisboa. Foi ainda organizada uma récita de gala no São Carlos. A estadia do monarca britânico foi particularmente significativa para Portugal na medida em que foi a primeira visita que Eduardo VII realizou ao estrangeiro após a sua coroação, sendo discutidas, em particular, as questões coloniais.

    Ano: 1903     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Maio de 1903
    Manifestação de vinicultores em Lisboa

    Manifestação de 2600 vinicultores que, desfilando por Lisboa, levam às Cortes uma mensagem pedindo a adopção de medidas urgentes contra o problema do excesso de produção.

    Ano: 1903     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Sexta-feira, 1 de Maio de 1903
    Inglaterra limita o acesso da Rússia ao Golfo Pérsico

    Respondendo às pretensões russas, a Inglaterra reafirma a sua oposição à instalação de qualquer base de outra potência colonial no golfo Pérsico. De facto, o Golfo era considerada pelos ingleses a chave da defesa do império na Índia, ao mesmo tempo que cresciam os apetites de outras potências (Alemanha, França, Rússia e Turquia) por aquela zona.

    Ano: 1903     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 1 de Maio de 1903
    Eduardo VII visita Paris

    O rei Eduardo VII de Inglaterra visita Paris, assinalando a melhoria das relações com a França.

    Ano: 1903     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Quinta-feira, 7 de Maio de 1903
    Alargada a Rede Ferroviária do Sul do Tejo

    As Linhas Ferroviárias de Portalegre e do Sorraia são incluídas na Rede Ferroviária do Sul do Tejo.

    Ano: 1903     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Sexta-feira, 8 de Maio de 1903
    Morre Paul Gauguin

    Paul Gaugin morreu, em Atuana, nas Ilhas Marquesas, a 8 de Maio de 1903. Filho de Clovis Gauguin, redactor político no "National", um jornal diário de Thiers, e de Aline Marie Chazal, Eugène-Henri Paul Gauguin nasceu a 7 de Junho de 1848. Em 1849 parte com a sua família para Lima, Perú. Durante a viagem o seu pai morre, ficando Gauguin, sua mãe e irmã a residir naquela cidade, em casa de parentes. No ano de 1855 regressam a França, Orleans, onde Paul Gauguin, com apenas onze anos, entra, como aluno interno, no seminário "Saint Mesmin". Em 1862 ingressou na Escola Preparatória da Marinha, em Paris, e, mais tarde matriculou-se no Liceu de Orleans, para completar o último ano. Aos 17 anos (1865), entrou para a Marinha Marcante e embarcou, no Porto de Havre, a bordo do navio "Luzitano", com destino ao Rio de Janeiro. No ano de 1868, um ano após a morte da sua mãe, integra a Marinha de Guerra, onde permaneceu como marinheiro, durante a guerra (1870), na corveta "Jerôme Napoléon". Em 1871, empregou-se como corretor da Bolsa de Bertin, em Paris. Aí conheceu Claude Émile Schuffenecker, nessa altura um pintor amador, que se tornou seu conselheiro e amigo. No ano seguinte, inicia os estudos de pintura patrocinados pelo seu tutor, Gustave Arosa. A 22 de Novembro de 1873 casou–se com Mette Sophie Gad, uma ama dinamarquesa, de quem teve 5 filhos (Emile, Aline, Clovis, Jean René e Pola). No ano de 1874 aprofunda os seus estudos de pintura na Academia Calarossi e dois anos mais tarde expõe no "Salon", pela primeira vez. Em 1875 pinta "O Sena em Paris entre Pont D’Iéna e Pont de Grenelle". Entre 1879 e 1883, Paul Gauguin participa em várias exposições impressionistas (estilo em que se integrava juntamente com Camille Pissaro, Paul Cézane, Édouard Manet, Claude Monet e Johan Barthold Jongkind) com obras como" Retrato da filha Aline" (1879), "Nu ou Suzanne Costurando" (1880), "O Escultor Aubé e o Seu Filho" (1882), etc. Nesse ano de 1883, decidiu dedicar-se, exclusivamente, à pintura abandonando o seu emprego na Bolsa. Em Dezembro instalou-se com a sua família em Rouen, onde a vida era mais barata que em Paris, e um ano depois, devido a dificuldades financeiras, parte para Copenhaga, Dinamarca, para casa dos seus sogros. Em Junho de 1885, após uma exposição sem sucesso em Copenhaga e um desentendimento com os seus sogros, Paul Gauguin regressa a Paris, com um dos seus filhos, permanecendo Mette e os restantes filhos na Dinamarca. Em 1886 conhece Theo e Vincent Van Gogh, pinta "Dança dos Quatro Camponeses da Bretanha" e parte, no ano seguinte, com o seu amigo e pintor Laval, para o Panamá e Martinica. Regressou em 1888 e instalou-se em Pont-Aven, na Bretanha e, abandonando o impressionismo, pinta "A Visão Depois do Sermão" que é a expressão do "simbolismo sintético". A partir desta altura, as obras de Gauguin sofreram um alargamento temático, onde foi introduzido o elemento da cultura primitiva, que simbolizava a atracção pelo exotismo e, de certa forma, uma fuga à civilização ocidental, do que "No Lago (Martinica)" é um exemplo. Nesse mesmo ano, acentuam-se as divergência entre Gauguin e Van Gogh. A grave situação psicológica deste último é apresentada, por Gauguin, através do seu quadro "Vincent Van Gogh Pinta Girassóis" (1888). Em 1889, Paul Gauguin expõe 12 quadros na exposição "XX", em Bruxelas, mas a sua paixão por pintar o desconhecido, a incompreensão dos seus contemporâneos em relação à sua pintura e o facto de a encarar, cada vez mais, como uma missão, fizeram-no leiloar algumas das suas obras, entre 1890 e 1891, para financiar a sua viagem, partindo para Tahiti a 4 de Abril de 1891, onde escreveu a novela autobiográfica, "Noa Noa". Entre 1889 e 1891 Gauguin produziu, entre outras, as seguintes obras: "A Família Schuffenecker" (1889), "Muni e o Gato" (1890), "Rapariga com Raposa" (1890/1891), "A Mulher com a Flôr" (1891) e "Eu te Saúdo, Maria!" (1891). A solidão, de novo as dificuldades financeiras e uma grave doença de olhos, obrigam Paul Gauguin a regressar a Paris em 1893, altura em que recebe uma herança de um tio, que lhe permitiu alugar um estúdio na Rue Vercingétorix. A 3 de Abril de 1895, no entanto, volta para Tahiti, onde constrói uma casa em Punaania, aí vivendo muito perto dos costumes da ilha, cujo exotismo o continua a fascinar, deixando evidentes marcas na sua obra. O figurativo torna-se, então, uma constante na pintura de Gauguin, que um pouco mais tarde, se traduzirá na abordagem do nu feminino. "Rainha da Beleza" (1896) caracteriza a última fase artística de Paul Gauguin. Apesar de nunca ter deixado de pintar, "Nevermore" (1897) e "O cavalo Branco" (1898), Gauguin caiu numa fase de profunda depressão, entre 1896 e 1898, tentando mesmo o suicídio. Em 1899 pinta "Raparigas com Flores de Manga" e a sua companheira tahitiana Pau’ura dá à luz um filho seu. No ano seguinte, a sua situação financeira melhora devido a um contrato que estabelece com um comerciante de artes plásticas, pinta "Mulher de Tahiti" e morre o seu filho Clovis. No ano de 1901, vende a sua casa em Tahiti e muda-se para Atuana, nas Ilhas Marquesas, onde virá a morrer, a 8 de Maio, do ano seguinte, pouco tempo antes de entrar para a prisão a fim de cumprir a pena de 3 meses de prisão a que fora condenado por evasão fiscal. Das suas últimas obras destacam-se "E o Dourado dos seus Corpos" (1901) e "Rapariga com Leque" (1902).

    Ano: 1903     Tema: Cultura
  • filter_drama
    Sábado, 16 de Maio de 1903
    Consumou-se a dissidência de João Franco

    Consumou-se a dissidência de João Franco no seio dos regenadores, com a formação do Centro Regenerador-Liberal. O novo grupo defende o reforço do poder executivo.

    Ano: 1903     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Terça-feira, 16 de Junho de 1903
    Henry Ford lança o "Modelo A"

    Henry Ford inicia a venda do seu "Modelo A" pelo preço de 850 dólares

    Ano: 1903     Tema: Ciência e Técnica
  • filter_drama
    Quarta-feira, 10 de Junho de 1903
    Rei Alexandre I da Sérvia é assassinado

    Alexandre I Obrenovitch, rei da Sérvia, e a sua mulher, Draga Mashin, são assassinados no palácio real, em Belgrado, por oficiais do exército sérvio. No dia 15, a assembleia sérvia elege Pedro Karageorgevitch para rei (Pedro I) e faz restaurar a Constituição de 1889.

    Ano: 1903     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Segunda-feira, 15 de Junho de 1903
    Estreia do filme "The Great Train Robbery"

    Estreia do filme "The Great Train Robbery", que foi o precursor dos "westerns" norte-americanos e constituíu um enorme sucesso de bilheteira. Filmado e realizado por Edwin S. Porter, em diversos locais de New Jersey, Estados Unidos da América, "The Great Train Robbery" foi o primeiro filme narrativo de acção da história do cinema, com a duração de cerca de 12 minutos, repartidos em 14 cenas. Contou com a participação de Justus D. Barnes, Walter Cameron e Georges M. Anderson, tendo sido produzido por Thomas A. Edison. O argumento baseava-se num acontecimento verídico, ocorrido a 29 de Agosto de 1900, quando quatro membros do bando de "Butch Cassidy" assaltaram um comboio da "Union Pacific Railroad", com destino a Table Rock, Wyoming, forçando o condutor a desatrelar a carruagem dos passageiros do resto do comboio e fugindo na locomotiva com 5.000 dólares em dinheiro. "The Great Train Robbery" conta a história de um comboio de passageiros, obrigado a parar por seis ladrões armados, cujo assalto deixou um rasto de "violência e morte". Os bandidos são perseguidos por um grupo a cavalo, precipitadamente organizado mas que os aprisiona após nutrido tiroteio no bosque. Este filme utiliza de modo inovador os recursos técnicos disponíveis, colocando os movimentos rápidos de câmara e os planos de montagem ao serviço da narrativa, que é apresentada através de duas linhas separadas de acção, passada em locais diferentes, o que lhe confere maior "suspense".

    Ano: 1903     Tema: Cultura
  • filter_drama
    Sábado, 18 de Julho de 1903
    Jack London publica o "Apelo da Selva"

    É publicado o "Apelo da Selva" ("The Call of the Wild") de Jack London. John Griffith London nasceu em São Francisco no ano de 1876, filho de mãe solteira, de nome Flora Wellman, sendo criado por uma ex-escrava, Virginia Prentiss. Em 1876, a sua mãe casou-se com um veterano da guerra civil, John London, e a família acabou por se mudar para Okland, onde London fez a escola primária. Durante a adolescência, John London, adoptou o nome de Jack. Trabalhou como jornaleiro, pescador de ostras e marinheiro, alistou-se no exército de "Kelly" (um exército constituído por trabalhadores desempregados) e "vagabundeou" pelo país antes de voltar a Okland, com 19 anos, altura em que decidiu voltar a frequentar o liceu. Nessa altura travou conhecimento com o socialismo, acabando por ficar conhecido com o "rapaz socialista de Okland" devido às suas frequentes "oratórias" de rua. Foi diversas vezes candidato socialista à Câmara, mas sem qualquer sucesso. Jack London decidiu, conscientemente, tornar-se escritor para escapar à inevitável vida de operário fabril. É nessa altura que começa, então, a escrever relatos, poemas e narrações humorísticas para diversas publicações. Em 1899, conseguiu que a revista "Overland Monthly" lhe publicasse um texto e, a partir daí, inicia uma produção escrita bastante regular. Um ano depois, casa-se com Bess Maddern de quem teve duas filhas. No ano de 1903, é publicada (em folhetins, entre 18 e 20 de Julho, no "Sunday Evening Post") a obra que lhe proporcionou a fama: "The Call of the Wild" ("O Apelo da Selva", com o título original de "The Sleeping Wolf"), constituída por um conjunto de pequenas histórias e considerada, por muitos, como a sua "obra-prima". Em 1905, casou-se com aquela que viria a ser a sua companheira de aventuras, Charmian Kittredge. Em 1906, manda construir o iate ‘Snark’ e, no ano seguinte, embarcou rumo à Polinésia, numa viagem que durou até 1909, trazendo muito material para os seus livros e relatos. A enorme popularidade que grangeou junto do público nunca o impediu de manifestar as suas ideias socialistas, ao mesmo tempo que dava apoio ao combate das sufragistas. Foi um dos primeiros escritores a colaborar com a industria cinematográfica, nomeadamente com a sua novela "The Sea-Wolf" (1904), que constituíu a base da que viria a ser a primeira longa-metragem do cinema norte-americano. Possuidor de uma cultura baseada na sua aprendizagem da vida, autodidacta, Jack London mostrou sempre grande curiosidade pelas ideias novas, o que por vezes o impelia a atitudes aparentemente contraditórias. Partidário do socialismo, sempre defendeu o êxito individual. Adepto do "darwinismo" social e do "racismo científico", em voga na sua época, atacou a teoria do "inevitável homem branco", destruidora da essência das culturas nativas. Aventureiro e grande viajante, tinha a paixão da agricultura, aplicando no seu rancho "Beauty Ranch", situado em Glen Ellen, na Califórnia, novas técnicas de cultivo, que tinha observado no Japão. Depois de duas novas viagens ao Havai em 1915, Jack e Charmian voltaram a S. Francisco em 26 de Julho de 1916. Jack morreu no seu rancho a 22 de Novembro de 1916. A sua morte prematura não impediu que tivesse legado uma obra vasta, de que se destacam: "A Thousand Deaths" (1899), "The Son of the Wolf" (1900), "The God of His Fathers" (Maio, 1901), "Children of the Frost" (1902), "People of the Abyss" (1903), "White Fang" (1906), "The Iron Heel" (1907), "Burning Daylight" (1910), "Adventure" (1911), "John Barleycorn" (1913), "The Mutiny of the Elsinore" (1914) e "The Star Rover" (1914).

    Ano: 1903     Tema: Cultura
  • filter_drama
    Quarta-feira, 1 de Julho de 1903
    Concluída a construção da Catedral de Westminster em Londres

    Terminada a construção da Catedral católica de Westminster, em Londres. A ideia inicial para a construção da Catedral data de 1865, mas só 30 anos mais tarde foi realizada, no terreno ocupado por uma antiga prisão. A construção da Catedral de Westminster surgiu de um projecto do arquitecto John Francis Bentley e dos esforços promovidos pelo Cardeal Herbert Vaughan na recolha de fundos. Facto marcante na Inglaterra dominada pela Reforma, esta Catedral pretendeu ser um marco na afirmação do catolicismo romano, em oposição à Abadia de Westminster, tradicionalmente ligada ao culto anglicano e local da coroação de todos os reis desde 1066. Construída em estilo bizantino, com recurso a materiais como o tijolo, o mármore e os mosaicos, a Catedral é caracterizada por uma nave central de grande dimensão, rodeada por diversas capelas, tendo o púlpito sido colocado a meio da nave. À data da morte do arquitecto (1902) a estrutura da catedral estava praticamente pronta, contrastando com o atraso na decoração do interior, que, aliás, tem sofrido alterações sucessivas.

    Ano: 1903     Tema: Religiões
  • filter_drama
    Julho de 1903
    Greves operárias no Porto

    Greves operárias no Porto. Começando pelos tecelões, rapidamente se generalizam a outras categorias assalariadas da cidade, bloqueando a produção e a circulação durante vários dias.

    Ano: 1903     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Sexta-feira, 3 de Julho de 1903
    Realiza-se o Congresso do Partido Nacionalista

    Realiza-se em Viana do Castelo, o Congresso do Partido Nacionalista, no qual é aprovado o programa do partido, inspirado nos princípios do catolicismo e do nacionalismo e dirigido por Jacinto Cândido.

    Ano: 1903     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Segunda-feira, 6 de Julho de 1903
    Visita do presidente francês Émile Loubet a Londres

    Visita do presidente francês Émile Loubet a Londres, onde são lançadas as pedras para a constituição da "Entente Cordiale" entre a França e a Inglaterra – que conhecerá o seu apogeu em 1904 com a formalização da regularização dos principais conflitos coloniais entre as duas potências.

    Ano: 1903     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sexta-feira, 17 de Julho de 1903
    Morre James Whistler

    James Whistler morre, em Londres. Nascido em Lowell, Massachussetts, no ano de 1834, James Abbott McNeill Whistler, teve as suas primeiras aulas de pintura na Academia Imperial de Belas-Artes de São Petersburgo, onde o seu pai, um engenheiro ligado à construção do caminho de ferro entre Moscovo e São Petersburgo se instalara em 1843. Em 1849, após a morte do pai, James Whistler regressou aos Estados Unidos onde ingressou, dois anos mais tarde, na academia militar de West Point. No ano de 1855, embarca para Paris com a intenção de se dedicar à pintura. Depois de um curto período na "École Impérial et Spéciale de Dessin", Whistler integrou um grupo de jovens artistas ingleses, o "Paris Gang", do qual faziam parte Edward Poynter, Thomas Armstrong, George du Maurier, entre outros. Em 1858, Whistler pintou "Twelve Etchings from Nature", e, no ano seguinte, "At the Piano", que foi rejeitado pelo "Salon", nesse mesmo ano, o que levou Whistler a mudar-se para Londres, onde permaneceu até 1879, aí pintando, entre outros, "Rotherhithe" e "Wapping" (1860), "Symphony in White, No.1: The White Girl" (1862), "Nocturne: blue and Gold – Old Battersea Bridge" (1872-1877). No ano de 1879, muda-se para Veneza para escapar à declaração de insolvência. Regressado a Londres cinco anos mais tarde, foi convidado para ser membro da "Society of British Artists" e, dois anos depois eleito seu Presidente. Nesse ano pintou o retrato de Beatrice Godwin ("Harmony in Red: Lamplight. Portrait of Mrs. Beatrice Godwin"), com quem acabou por casar. Contemporâneo do Impressionismo, foi um dos primeiros pintores ocidentais a ser influenciado pela tradição artística japonesa, dando especial atenção nas suas obras à minúcia descritiva, frequentemente confundida com aspectos decorativos.

    Ano: 1903     Tema: Cultura
  • filter_drama
    Domingo, 19 de Julho de 1903
    Termina a primeira Volta à França em bicicleta

    Termina a primeira volta à França em bicicleta, depois de 19 dias de corrida. A prova foi organizada em 6 etapas (1ª Paris-Lyon, 2ª Lyon-Marselha, 3ª Marselha-Toulouse, 4ª Toulouse-Bordéus, 5ª Bordéus-Nantes e 6ª Nantes-Paris) e teve a participação de 60 ciclistas de diferentes nacionalidades (2 alemães, 3 belgas, 50 franceses, 1 italiano e 4 suíços). O francês Maurice Garin cortou a meta a 19 de Julho, após ter percorrido a distância de 2.428 Km, terminando com 2h.49 de avanço sobre o último classificado, arrecadando o prémio de 3.000 Francos franceses. Nascera o "Tour", a maior prova do ciclismo profissional do mundo, na sequência de uma ideia protagonizada por Henri Desgrange, Geo Lefére e Jacques Goddet.

    Ano: 1903     Tema: Desporto
  • filter_drama
    Segunda-feira, 20 de Julho de 1903
    Morre o papa Leão XIII

    Morre Vincenzo Gioacchino Pecci, Papa Leão XIII. Vincenzo Gioacchino Pecci, nasceu a 2 de Março de 1810, em Carpineto, a sul de Roma. Educado no colégio jesuita de Viterbo, transitou para o Colégio Romano e posteriormente para a Academia de Estudos Eclesiásticos. Ordenado sacerdote em 1837, fue destacado para o governo dos Estados Pontifícios (Benevento e Perugia) e criou um banco para ajudar os pobres. Bispo em 1843, Núncio na Bélgica, recebe o barrete cardinalício em 1853 dos mãos de Pio IX. Funda a Academia de S. Tomás de Aquino em 1859. Nos anos 70, afirma em diversas cartas pastorais a necessidade de maior aproximação entre o catolicismo e a cultura contemporânea. Colocado de novo em Roma, assume as funções de Cardeal camarlengo, sendo eleito Papa em 20 de Fevereiro de 1878 e adoptando o nome de Leão XIII Autor de numerosas encíclicas, promulgou em 15 de Maio de 1891 a encíclica "Rerum Novarum", iniciando o que foi designado como "magistério social pontifício", ao mesmo tempo que sublinhava os "perigos" que entendia decorrerem das novas concepções políticas, sociais e económicas que colocavam a "questão social" no centro da luta política

    Ano: 1903     Tema: Religiões
  • filter_drama
    Quinta-feira, 30 de Julho de 1903
    Bernardino Machado na Sala dos Capelos

    Bernardino Machado afirma na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra: "Corrupção e opressão eis o sistema que, insistentemente, por toda a parte, intenta reger-nos. De aí o abatimento do ensino e da nação. Como havemos de reagir? Pelo nosso civismo." Bernardino Machado adere ao Partido Republicano em Outubro do mesmo ano, marcando o arranque de uma nova vitalidade da propaganda democrática.

    Ano: 1903     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Terça-feira, 4 de Agosto de 1903
    É eleito o Papa Pio X

    Giuseppe Sarto é eleito papa, adoptando o nome de Pio X. Giuseppe Melchiorre Sarto nasceu em Riese, Itália, a 2 de Junho de 1835, ingressando aos quinze anos no seminário de Pádua, tendo sido ordenado sacerdote a 18 de Setembro de 1858. Bispo de Mântua, é feito Cardeal em 1893 e transferido para Veneza, onde continua a ser conhecido pelas suas obras de caridade Por morte de Leão XIII, sucede-lhe no trono pontifical, aceitando "o Pontificado como uma cruz" e adoptando o nome de Pio X. Na sua primeira encíclica ("E supremi apostolatus cathedra... ") afirma que "O nossso mundo sofre de uma doença: o afastamento de Deus", iniciando algumas reformas no interior da Igreja, de que são exemplo, "preocupado pela santidade dos sacerdotes", a reforma dos seminários, o reforço do empenho missionário e a criação de numerosas bibliotecas eclesiásticas, ao mesmo tempo que renovou a música eclesiástica e reformou a liturgia das horas e reforçou o empenho missionário. Pio X procedeu ainda a algumas reformas da cúria romana e iniciou a publicação em 1909 das "Acta Apostolicae Sedis", em que ainda hoje são publicados os documentos pontifícios. Ao longo do seu pontificado, assiste à adopção em diversos países (França – 1905, Espanha – 1910 e Portugal – 1911) de legislação de separação da Igreja e do Estado – o que lhe provoca reacções violentas. Morreu a 20 de Agosto de 1914, no dealbar da I Guerra Mundial, vindo a ser proclamado santo em 29 de Maio de 1954.

    Ano: 1903     Tema: Religiões
  • filter_drama
    Domingo, 2 de Agosto de 1903
    Levantamento de Ilinden na Macedónia contra a ocupação turca

    O Congresso de Smilevo da Organização Revolucionária da Macedónia, que decorreu de 2 a 7 de Maio de 1903, apela à insurreição armada do povo da Macedónia contra a ocupação turca, no seguimento das deliberações independentistas assumidas no Congresso de Tessalónica de 1896. A Revolução estala a 2 de Agosto de 1903. A 3 de Agosto é convocada uma assembleia com cerca de sessenta representantes de todas as nacionalidades e eleito o Governo Provisório da República de Krushevo, apoiado por diversas comissões que assegurariam, designadamente, a manutenção da ordem, a provisão de alimentos, o saneamento público, as finanças, etc.. No Manifesto de Krushevo, o propósito de pacificação e unidade nacional é bem patente: "(...) Não ergueremos as nossas armas contra o homem turco pacífico, trabalhador e honesto (...). Já vivemos juntamente com ele e queremos voltar a viver (...)". A esta afirmação de princípios não deixa porém de se juntar o apelo veemente à unidade contra a tirania. A luta pela unidade e independência foi tradicionalmente uma característica do povo da região da Macedónia. Um vasto movimento unificador destes ideais foi protagonizado no decorrer do século XIX por intelectuais como Loza, conhecido também por Lozari, Petar Pop Arsov, Dame Gruev, Krste P. Misirkov, Grigor Hadzhitashkovich; Goce Delchev ou Gjorche Petrov. Nas palavras de Misirkov, era patente a necessidade do povo Macedónio alcançar a liberdade pelos seus próprios meios, sublinhando-se a independência relativamente à Sérvia e à Bulgária, postura vital para alcançar a unidade da Macedónia. Em finais do século XIX fora fundada clandestinamente a Organização Revolucionária da Macedónia (com várias designações ao longo dos tempos), embrionária de um forte movimento independentista que visava a proclamação da autonomia nacional, circunscrevendo geograficamente uma vasta região que engloba vários credos e nacionalidades. A 13 de Agosto de 1903, o exército Otomano entra em Krushevo marcando o fim desta República breve.

    Ano: 1903     Tema: Conflitos bélicos e activ.mil.
  • filter_drama
    Sábado, 29 de Agosto de 1903
    Demissão do conde Witte, ministro das Finanças russo

    O Czar Nicolau II demitiu o ministro das Finanças, Sergei Witte, que manifestava reservas ao expansionismo russo na Manchúria e na Coreia. Sergei Yulyevich Witte havia desempenhado funções de ministro das comunicações (1892) e de ministro das finanças (1892-1903), realizando importantes reformas financeiras e industriais na Rússia, abrindo-a ao capital estrangeiro e desenvolvendo a colonização da Sibéria com a construção do Trans-siberiano.

    Ano: 1903     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Quarta-feira, 16 de Setembro de 1903
    Tensões no Império Austro-Húngaro

    O imperador Francisco José reduz a autonomia dos destacamentos militares húngaros, tentando integrá-los no exército unificado do Império Austro-Húngaro - o que provoca protestos generalizados na Húngria.

    Ano: 1903     Tema: Conflitos bélicos e activ.mil.
  • filter_drama
    Outubro de 1903
    Iluminação eléctrica em Valença

    Inauguração da iluminação eléctrica em Valença.

    Ano: 1903     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Quinta-feira, 1 de Outubro de 1903
    Acordo sobre a Macedónia

    O acordo austro-russo de Mürzsteg sobre as reformas a realizar na Macedónia recebe a aprovação das outras grandes potências. Este acordo institui uma verdadeira tutela de Viena e Moscovo sobre os Balcãs, acelerando as dificuldades do Império Otomano em controlar as zonas que até aí dominara.

    Ano: 1903     Tema: Conflitos bélicos e activ.mil.
  • filter_drama
    Sábado, 10 de Outubro de 1903
    Fundada a União Social e Política das Mulheres

    Emmeline Pankhurst funda a União Social e Política das Mulheres em Inglaterra. Em 1887, já havia sido criada a "National Union of Women’s Suffrage Societies" (NUWSS), presidida por Lydia Becker, na qual Emmeline Pankhurst militara na secção de Manchester, e que tinha por objectivo principal a defesa dos direitos das mulheres, designadamente contra os baixos salários praticados na indústria, promovendo encontros públicos, enviando cartas a políticos, publicando jornais, distribuindo gratuitamente literatura diversa. Sentindo-se frustada com o insucesso da acção desencadeada pela NUWSS, decide criar, a 10 de Outubro de 1903, com a ajuda das suas duas filhas, Christabel Pankhurst e Sylvia Pankhurst, a Women's Social and Political Union (WSPU). Organizada exclusivamente com mulheres, o seu recrutamento incidiu especialmente nos meios trabalhadores, evitando qualquer filiação política, e tendo como propósito principal a luta pelo sufrágio feminino. O lema desta organização era: "Deeds, not Words" ("Actos, não Palavras").

    Ano: 1903     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Terça-feira, 20 de Outubro de 1903
    A Rússia reafirma os seus interesses na Pérsia

    A Rússia reafirma os seus interesses na Pérsia, entrando em choque directo com as posições britânicas, que pretendiam manter a sua hegemonia na região

    Ano: 1903     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 20 de Outubro de 1903
    Estabelecimento da fronteira do Alasca

    Estabelecimento da fronteira do Alasca por uma comissão tripartida, favorecendo os EUA e provocando o desagrado do Canadá.

    Ano: 1903     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Quinta-feira, 22 de Outubro de 1903
    Morre W.E. Lecky

    Morre o historiador irlandês William Edward H. Lecky. Nascido a 26 de Março de 1838, em Dublin, foi educado no Trinity College. Apologista da explicação dos factos através de causas naturais (por influências das teorias de Charles Darwin), W.E. Lecky publica em 1865 "History of Rationalism" e, em 1869, "History of European Morals". Em 1878 iniciou a publicação do seu mais ambicioso trabalho, "A History of England during the Eighteen Century" (publicado em 8 volumes), em que exalta as virtudes do Povo irlandês. No ano de 1892 declinou o convite para leccionar a cadeira de História Moderna, na Universidade de Oxford. William Edward H. Lecky escreveu outras obras, como "The religious Tendency of the Age" (1860), "Leaders of Public Opinion in Ireland" (1861), "History of the Rise and Influense"The Political Value of History" (1892), "Democracy and Liberty" (1896), "The Map of Life: Conduct and Character" (1899), "A History of Ireland during the Eighteen Century" (publicada em 4 volumes entre 1892 e 1890).

    Ano: 1903     Tema: Cultura
  • filter_drama
    Sexta-feira, 13 de Novembro de 1903
    Morre o pintor Camille Pissarro

    Morre, em Paris, o pintor francês Camille Pissarro, com 72 anos. Nascido a 10 de Julho de 1830, em St. Thomas, nas Antilhas dinamarquesas, numa família de origem judaica. Jacob Camille Pissarro estudou num colégio interno perto de Paris e regressou, mais tarde, a St. Thomas, onde começou a sua vida activa como comerciante, tal como o seu pai. Algum tempo depois, a sua paixão pela pintura fê-lo mudar de vida. Em 1852 conheceu o pintor dinamarquês F. Malbey com quem passou dois anos em Caracas, Venezuela. No ano de 1855 estabeleceu-se em Paris, onde travou amizade com Paul Cézanne, Claude Monet, Charles-François Daubigny, entre outros pintores impressionistas. Em 1859 foi admitido no "Salon", que o rejeitou em 1861 e 1863, altura em que Pissarro expõe no "Salon des Refusés". Entre 1864 e 1868 volta a expôr no "Salon", mas sem qualquer êxito junto do público. No ano de 1869, Pissarro muda-se para Louveciennes, onde algumas das suas obras foram destruídas pelas tropas alemãs, durante a Guerra franco-prussiana de 1870-71. Durante esse tempo o pintor refugiou-se em Londres com a família. Pintou "La Route de Versailles à Louceviennes" em 1870. Regressado a França (Pontoise), em 1873, Camille Pissarro foi recomendado por Daubigny a um comerciante de arte, que organizou diversas exposições da sua obra. Com o objectivo de descobrir novas formas de expressão, Pissarro foi um dos primeiros impressionistas a recorrer à técnica da divisão das cores através da utilização de manchas de cor isoladas – o seu quadro "The Garden of Les Mathurins at Pontoise" (1876) é um exemplo. Em 1877 pintou "Les toits rouges, coin du village, effet d'hiver". Durante os anos 80 juntou-se a uma nova geração de impressionistas, os "neo-impressionistas", como Georges Seurat e Paul Signac, pintando em 1881 "Jeune fille à la baguette, paysanne assise". A partir de 1885, militou nas correntes anarquistas, criticando severamente a sociedade burguesa francesa, deixando-nos "Turpitudes Sociales" (1889), um álbum de desenhos. Nos anos 90 abandonou gradualmente o "neo-impressionismo", preferindo um estilo mais flexível que melhor lhe permitisse captar as sensações da natureza, ao mesmo tempo que explorou a alteração dos efeitos da luz, tentando também exprimir o dinamismo da cidade moderna, de que são exemplos os vários quadros que pintou com vistas de Paris ("Le Boulevard Montmartre, temps de pluie, après-midi", 1897), Dieppe, Le Havre e Rouen.

    Ano: 1903     Tema: Cultura
  • filter_drama
    Novembro de 1903
    Cisão do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR)

    Reúne-se em Londres o II Congresso do Partido Operário Social-Democrata russo (POSDR), em que participam 43 delegados, representando 26 organizações, tendo como objectivos principais aprovar o Programa e os Estatutos do Partido, além de eleger a sua direcção (a que fora eleita no anterior congresso havia sido presa). O Congresso decorreu primeiro em Bruxelas, onde iniciou os seus trabalhos em 17 de Julho, mas as perseguições policiais levaram à transferência do local de reunião. As posições defendidas por Lenine, designadamente sobre a organização do Partido, a profissionalização dos militantes e a adopção do centralismo democrático, e sobre a necessidade de preparar a revolução na Rússia, recebem o apoio de 22 delegados, tornando-se maioritária – passando a designar-se pela respectiva expressão russa: "bolchevik". Os restantes 21 delegados, entre os quais Plekhanov, Martov e Trotski, defensores de um programa social-democrata, passam a ser conhecidos pela expressão russa para minoria ("menchevik"). A cisão assim operada no POSDR terá enormes consequências no futuro da revolução russa e do movimento operário.

    Ano: 1903     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Novembro de 1903
    Estreia da ópera "Tiefland", em Praga

    Estreia da ópera "Tiefland", em Praga. Escrita originalmente pelo compositor catalão Angel Guimera, com a designação de "Tierra Baja" e, mais tarde, apresentada numa versão em inglês, "Marta of the Lowlands", interpretada por Bertha Kalich, esta ópera foi revista por Eugène D’Albert que lhe modificou a designação para "Tiefland". Eugène D’Albert nasceu em Glasgow no ano de 1864. Estudou piano desde cedo em Londres e aos 17 anos resolveu partir para Viena. Sofrendo significativas influências de Wagner e de Richard Strauss, que de alguma forma contribuíram para o estilo de D’Albert, o compositor foi ainda autor de 22 óperas.

    Ano: 1903     Tema: Cultura
  • filter_drama
    Domingo, 1 de Novembro de 1903
    Morre Theodor Mommsem

    Morre Theodor Mommsem, em Charlottenburg, Alemanha. Nascido a 30 de Novembro de 1817, em Gording, na Alemanha, Theodor Mommsen, após pequenas permanências em França e na Itália e uma curta incursão pelo jornalismo, torna-se, em 1848, professor de Direito Civil na Universidade de Leipzig, tendo sido forçado a demitir-se, em 1850, após o seu envolvimento na revolução de 1848-49. Posteriormente, deu aulas nas Universidades de Zurique e de Breslau e, no ano de 1858, tornou-se regente da cadeira de História da Antiguidade na Universidade de Berlim. Depois da unificação da Alemanha em 1870, Mommsem opôs-se, publicamente, às políticas introduzidas por Bismarck. Exerceu o cargo de secretário permanente da Academia Prussiana de Artes e Ciências e, durante os anos setenta, foi um elemento activo no Parlamento Prussiano, primeiro como Nacional Liberal e, depois, como Liberal. Theodor Mommsem deu um importante contributo para o estudo da História de Roma, inovando-a profundamente. Admirando a figura de Júlio César, foi, no entanto, um liberal, que se opôs às formas cesaristas de governo introduzidas no seu país. Da sua vasta obra podem-se destacar: "Corpus Inscriptionum Latinarum", uma gigantesca colecção de inscrições romanas publicada pela Academia de Berlim entre 1867 e 1959, "Römische Geschichte" ("História de Roma", 1854-55, 1885), "Römische Staatsrecht" (publicada em 3 volumes entre 1871 e 1876), "Römische Strafrecht" (1899), "Monumenta Germaniae historica", etc. Um ano antes da sua morte, Theodor Mommsem recebeu o Prémio Nobel da Literatura.

    Ano: 1903     Tema: Cultura
  • filter_drama
    Terça-feira, 3 de Novembro de 1903
    Proclamação da independência do Panamá

    Por influência dos EUA, insatisfeitos com a demora da Colômbia em aceder às suas exigências para o estabelecimento do canal oceânico, é proclamada a independência do Panamá, permitindo o rápido início das obras do Canal. Theodore Roosevelt, que sucedera a Mckinley, após o atentado contra este, entendia a construção do Canal como uma absoluta necessidade, indispensável à supremacia dos Estados Unidos como potência mundial. Impaciente para construir o canal, e estando as negociações com a Colômbia num impasse, Roosevelt apoiou o movimento independentista do Panamá, que acabou por declarar a independência a 3 de Novembro de 1903.

    Ano: 1903     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 17 de Novembro de 1903
    Tratado de Petrópolis

    Pelo Tratado de Petrópolis, a Bolívia cedeu território ao Brasil em troca de uma saída ferroviária e fluvial para o Oceano Atlântico. O atual estado brasileiro do Acre era uma possessão boliviana de acordo com o Tratado Hispano-Português de 1750. Apesar disso, não havia nenhuma ocupação do território por parte da Bolívia. Em virtude da abundância da borracha, os brasileiros iniciaram a ocupação do Acre em 1852, tendo essa imigração atingido proporções muito grandes a partir de Abril de 1877. Face ao crescimento da ocupação brasileira, a Bolívia enviou em 1898 uma missão de ocupação para o Acre causando, a 1 de Maio de 1899, uma revolta armada dos colonos brasileiros que receberam o apoio do governo do Estado do Amazonas. Os bolivianos foram forçados a abandonar a região. Para evitar o seu regresso, o governador do Amazonas enviou para o Acre uma coluna de aventureiros comandada pelo espanhol Luis Galvez, que proclamou a República do Acre a 14 de Julho de 1899. Apesar disso o governo brasileiro, com base no tratado internacional de Ayacucho assinado em 1867, considerava o Acre como território boliviano e enviou tropas que dissolveram a República do Acre em 15 de Março de 1900. Mas, entretanto, Galvez descobrira a existência de um acordo secreto entre os Estados Unidos da América e a Bolívia, segundo o qual aqueles prometiam apoio militar à Bolívia, em caso de conflito armado com o Brasil. Nessa época, a Bolívia organizou uma pequena missão militar para ocupar a região, que, no entanto, foi bloqueada pelos colonos brasileiros, socorridos pela "Expedição dos Poetas", dirigida pelo jornalista Orlando Correa Lopes, que, em Novembro de 1900, proclamou a Segunda República do Acre, que apenas durou um mês. Entretanto, a Bolívia assina um acordo de arrendamento do Acre com o "Bolivian Syndicate", composto por capitalistas norte-americanos e ingleses. A 6 de Agosto de 1902, uma nova coluna militar brasileira, comandada por Plácido de Castro, avança para o Acre e, em 27 de Janeiro de 1903, proclama a Terceira República do Acre, com o apoio do governo brasileiro. A 21 de Março, os governos do Brasil e da Bolívia assinaram um tratado preliminar, ratificado pelo Tratado de Petrópolis em 17 de novembro de 1903. Este tratado, redigido por pelo Barão do Rio Branco e por Joaquim Francisco de Assis Brasil, "removendo motivos de ulterior desavença" entre o Brasil e a Bolívia, consagra a cedência do Acre ao Brasil, em troca de territórios brasileiros de Mato Grosso e de uma indemnização de 2 milhões de libras esterlinas à Bolívia. Em 15 de Junho de 1962, o Acre foi elevado à condição de Èstado.

    Ano: 1903     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Terça-feira, 8 de Dezembro de 1903
    Morre o filósofo inglês Herbert Spencer

    Morre o filósofo inglês Herbert Spencer. Nascido em Derby, Inglaterra, a 27 de Abril de 1820, Spencer foi educado sob forte influência do seu pai, um professor de liceu, que era partidário do "individualismo" e do "anti-clericalismo". Fortemente influenciado pela teoria da evolução de Charles Darwin, Spencer representou uma das maiores figuras da vida intelectual da era Victoriana, dando um importante contributo para o aprofundamento dos estudos sobre a sociedade e a cultura. Definia Civilização como "uma parte da natureza, uma peça de um todo, tal como o desenvolvimento de um embrião ou o desabrochar de uma flor". No entanto, Herbert Spencer, é normalmente relembrado, nos círculos filosóficos, pelos seus pensamentos políticos, nomeadamente na defesa dos "direitos naturais" e na crítica ao "positivismo utilitário", o que provocou algumas interpretações de índole libertária, como foi o caso de Robert Nozick. Spencer adoeceu, progressivamente, nos últimos vinte anos da sua vida, o que o levou a uma reclusão forçada e a uma diminuição da produção no seu trabalho. Da sua obra podem destacar-se: "Social Statics, or the Conditions Essential to Human Happiness" (1851), "The Principles of Psychology" (1855), "A System of Synthetic Philosophy" (publicada em nove volumes, entre 1862 e 1893) e " The Study of Sociology" (1879-80).

    Ano: 1903     Tema: Cultura
  • filter_drama
    Dezembro de 1903
    O Prémio Nobel da Física é atribuído a Henri Becquerel, Marie Curie e Pierre Curie

    É atribuído o Prémio Nobel da Física a Antoine Henri Becquerel (1/2), Marie Curie (1/4) e Pierre Curie (1/4). Henri Becquerel, professor de Marie Curie, descobriu em 1896 a radioactividade espontânea a partir do urâneo. O casal Curie, por sua vez, pesquisou outras substâncias, tentando detectar as respctivas radiações, construindo para o efeito diversos instrumentos. Em Setembro de 1902, conseguiram isolar, a partir de múltiplas cristalizações de bário, uma décima de grama de clorido de rádio, determinando o respectivo peso atómico (225). Demasiado ocupados com o seu trabalho laboratorial, não compareceram à cerimónia de atribuição do Pémio Nobel em Estocolmo. Em 1911, Marie Curie receberá novo prémio Nobel.

    Ano: 1903     Tema: Ciência e Técnica
  • filter_drama
    Domingo, 13 de Dezembro de 1903
    Visita de Afonso XIII a Lisboa

    Desembarca em Lisboa, no Cais das Colunas, Afonso XIII, rei de Espanha. É recebido com pompa, sendo-lhe oferecido, mais tarde, uma enorme sessão de fogo de artifício.

    Ano: 1903     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Segunda-feira, 7 de Dezembro de 1903
    Movimento grevista dos metalúrgicos

    Movimento grevista dos metalúrgicos que, iniciado na Empresa Industrial Portuguesa, manter-se-á durante semanas originando violentos confrontos com a polícia.

    Ano: 1903     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Quinta-feira, 17 de Dezembro de 1903
    Primeiro voo motorizado dos irmãos Wright

    Wilbur e Orville Wright realizam o primeiro voo motorizado da história da aeronáutica. Os irmãos Wilbur (nascido a 16 de Abril de 1867, em Millville, Indiana) e Orville (nascido a 19 de Agosto de 1871, em Dayton, Ohio), eram ambos filhos do Bispo Milton Wright e de Susan Wright. A família Wright, devido à actividade do Bispo Milton, mudou frequentemente de cidade, o que impossibilitou Wilbur e Orville de concluirem os estudos, apesar das suas capacidades. Em 1889, os "Irmãos Wright" abriram uma Tipografia, com o mesmo nome, onde imprimiam o seu próprio jornal. Foi assim que utilizaram, pela primeira vez, a designação "Irmãos Wright". No ano de 1892, começaram a reparar bicicletas e, no ano seguinte, abriram uma loja do mesmo ramo, em Greenfield. Em 1896, já produziam bicicletas com uma marca própria, "Van Cleaves and St. Clairs". A 30 de Maio de 1899, Wilbur escreveu para o "Smithsonian Institution" solicitando informação sobre questões aeronáuticas e, poucos meses depois, já tinha lido tudo o que havia sido publicado sobre aeronáutica. Nessa altura, Wilbur definiu os elementos essenciais que deviam integrar uma "máquina voadora": asas para permitir a sua elevação, uma fonte de energia para a propulsão e um sistema de controle. Wibur Wright descobriu, através de experiências com um papagaio de papel, um sistema revolucionário de "wing warping" (em que as asas mudavam de posição de acordo com a direcção do vento) para a solucionar o problema do controlo. Em Agosto do ano seguinte, Wiburn Wright construiu o seu primeiro "planador" (aparelho sem motor) e testou-o em Kitty Hawk, na costa da Carolina do Norte. Nos anos de 1901 e 1902, juntamente com Orville, realizou novas experiências de voo, não conseguindo, no entanto, grande sucesso. Ainda em 1902, Wiburn e Orville começaram a trabalhar na construção de uma "máquina voadora", desenhando e testando uma hélice, as asas e estudando o aproveitamento de um motor de 4 cilindros e 12 cavalos de potência. A 14 de Dezembro, Wiburn fez a primeira tentativa de voo, mas um problema na descolagem inviabilizou a experiência, provocando pequenos danos no avião. Três dias depois, a 17 de Dezembro de 1903, pelas 10h35m, os Irmãos Wright realizam o primeiro voo motorizado da história da aeronáutica, que teve a duração de 12 segundos e conseguiu elevar-se a cerca de 35 metros de altura.

    Ano: 1903     Tema: Ciência e Técnica
  • filter_drama
    Sexta-feira, 18 de Dezembro de 1903
    Canal do Panamá sob a administração dos EUA

    Os EUA assinam um tratado com a jovem República do Panamá, pelo qual a zona do canal é colocada sob a administração norte-americana em troca de uma renda anual. O recrutamento e a força laboral foram um problema grave no início da construção do Canal do Panamá. Não havia mão-de-obra suficiente no Panamá, pelo que a maioria dos trabalhadores foi recrutada no estrangeiro: Barbados, num total de 19.900 trabalhadores, Martinica e Guadalupe, 7.500 homens e ainda 15.000 de outras nacionalidades. Os trabalhadores especializados foram levados dos Estados Unidos (aproximadamente 5.000). Em Maio de 1904, trabalhavam no Canal cerca de 1.000 homens e em Novembro 3.500. No ano seguinte, o número aumentou para 17.000 e, em Dezembro de 1906, eram já cerca de 24.000. A força laboral foi aumentanto todos os anos até Março de 1910 (38.676 operários), sendo que no ano de 1911, no mês de Dezembro, o número diminuiu em aproximadamente 1.000 trabalhadores. Entre Junho de 1912 (38.174 operários) e Agosto de 1913 (39.962 trabalhadores) o recrutamento voltou a aumentar. Em Junho de 1914, último ano ds construção, o número total de trabalhadores era de 33.270. Esta enorme força de trabalho foi sustentada pelo transporte de alimentos através da Panama Railroad e pela instalação de infraestruturas locais, em que imperava a distinção, por um lado, entre os trabalhadores estado-unidenses, os europeu, por outro, e finalmente os trabalhadores das Antilhas. Também o número de acidentes se mantém desconhecido, calculando-se que tenha ascendido a cerca de 25.000 mortos. O Canal do Panamá custou os americanos cerca de aproximadamente 375,000,000 de dólares, incluinndo os $10,000,000 pagos ao Panamá e os $40,000,000 pagos à companhia francesa. O primeiro percurso completo pelo Canal do Panamá realizou-se a 7 de Janeiro de 1914. A partir de 1 de Abril, do mesmo ano, a Comissão do Canal Ístmico deixou de existir, dando lugar a uma nova entidade, o Governador da Zona do Canal, cujo primeiro nomeado foi o coronel norte-americano Goethals. A inauguração oficial, marcada para 15 de Agosto, ficou sem efeito devido à eclosão da Primeira Guerra. Ao longo da sua existência, o Canal proporcionou aos Estados Unidos o domínio económico e militar daquela passagem entre os dois Oceanos e facilitou o exercício da sua supremacia sobre toda a América Central. Face aos protestos crescentes, os EUA concederam, em 7 de Setembro de 1977, partilhar com o Panamá a gestão do Canal. Ao meio-dia de 31 de Dezembro de 1999, a República do Panamá assumiu a responsabilidade total de administração, operação e manutenção do Canal

    Ano: 1903     Tema: Relações Internacionais




Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: