Cronologia



Procurar por Ano | Tema | Pesquisa | Biografias

search
1902


Suicida-se Mouzinho de Albuquerque, o herói das campanhas de "pacificação" dos territórios coloniais, enquanto é alargada a electrificação de Lisboa e os proprietários de carruagens de tracção animal protestam contra os eléctricos.
  • filter_drama
    1902
    Georges Meliés termina o filme "Viagem à Lua"

    Georges Meliés termina o filme "Viagem à Lua", de 14 minutos, em que descreve, ao longo de cerca de 30 cenas, uma viagem imaginária ao nosso satélite, inspirada na obra de Júlio Verne "Da Terra à Lua", de 1865, e na obra "Os primeiros homens na Lua", publicada por H. G. Wells em 1901. É um clássico da ficção-científica cinematográfica.

    Ano: 1902     Tema: Cultura
  • filter_drama
    1902
    Criada a Escola de Medicina Tropical

    Foi criada a Escola de Medicina Tropical e o Hospital Colonial que funcionavam, no Edifício da Cordoaria Nacional, em Lisboa. A Escola de Medicina Tropical que, em 1937, passou a designar-se Instituto de Medicina Tropical, iniciou a sua actividade com o ensino de Patologia e Clínica, Higiene e Climatologia e Bacteriologia e Parasitologia. Os alunos desta escola eram, essencialmente, médicos candidatos à função clínica nos quadros sanitários do Ultramar e da Marinha, médicos que faziam parte desses quadros e médicos voluntários, civis ou militares, que já exerciam medicina no Continente. A direcção da Escola, que superintendia também o Hospital Colonial, ministrava o curso de Novembro a Fevereiro, sendo os alunos submetidos a exames no mês de Março.

    Ano: 1902     Tema: Ensino
  • filter_drama
    1902
    Sampaio Bruno publica "A ideia de Deus"

    Sampaio Bruno (pseudónimo de José Pereira de Sampaio) publica "A ideia de Deus".

    Ano: 1902     Tema: Cultura
  • filter_drama
    1902
    Alargamento da electrificação de Lisboa

    As CRGE (Companhias Reunidas de Gás e Electricidade) estendem a toda a cidade de Lisboa a iluminação eléctrica. Constituídas em 1891, a partir da fusão da Companhia Lisbonense de Iluminação a Gás e da Companhia Gás de Lisboa, a Câmara Municipal de Lisboa concedera-lhes o direito de "produzir, distribuir e vender gás e electricidade destinada à iluminação pública e particular e a outros usos domésticos e industriais na área municipal da cidade de Lisboa". A introdução de sistemas de iluminação eléctrica em Portugal parece ter ocorrido em Setembro de 1878, com a exibição na Cidadela de Cascais, por ocasião de um aniversário do Rei D. Carlos, de seis candeeiros de arco voltaico importados de Paris, idênticos aos que iluminavam a Praça da Ópera. Refiram-se ainda outras iniciativas dispersas da iluminação eléctrica, como foi o caso, em 1886, da instalação eléctrica do Teatro S. Carlos, a do Arsenal da Marinha em 1887, a do laboratório fotográfico de Emílio Biel, no Porto, a iluminação da Real Fábrica de Fiação em Tomar, a partir de 1884, ou, em Lisboa, em 1889, a instalação do "Posto de Luz Eléctrica da Avenida". Em 1893, Braga foi iluminada e, no ano seguinte, Vila Real é a primeira rede de iluminação pública com recurso à energia hidráulica, a partir do rio Corgo. Na sequência da outorga de concessões de distribuição de energia eléctrica um pouco por todo o país, o Governo concede, por alvará régio de 14 de Fevereiro de 1907, o aproveitamento de água do Rio Lima, fazendo uma derivação no sítio da Costa do Fajo, Freguesia do Lindoso, Concelho de Ponte da Barca. No ano seguinte, foi dada a primeira concessão de toda a bacia hidrográfica do rio Alva na Serra da Estrela, à Empresa Hidro- Eléctrica da Serra da Estrela. Entretanto, em Lisboa, foram construídas as centrais da Boa Vista e da Junqueira e a rede de tracção eléctrica, edificando-se em 1914-1919, a Central Tejo, central termoeléctrica com uma potência inicial de 10 000 CV.

    Ano: 1902     Tema: Ciência e Técnica
  • filter_drama
    1902
    Prisão do régulo Cambuemba da Zambézia

    Submissão e prisão do régulo Cambuemba, da Zambézia, na campanha do Barué. O Reino do Barué, principalmente formado pela etnia Chona e largamente tributário do Império de Gaza, procurou organizar a resistência à ocupação portuguesa a sul do Zambeze, não conseguindo, no entanto, resistir às sucessivas "campanhas de pacificação" levadas a efeito pelo exército português.

    Ano: 1902     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    1902
    Descoberta das hormonas

    Ernest Henry Starling (1866-1927) e William Bayliss (1860-1924) descobriram a substância segregada pelo duodeno para o sangue, a que chamaram secretina. Starling adianta em 1904 uma designação mais genérica, "hormona", que hoje se refere a todas as substâncias produzidas pelas glândulas endócrinas e introduzidas no sangue. Starling interrompeu os seus trabalhos de fisiologia durante a I Guerra Mundial, tendo trabalhado na concepção das máscaras de gás.

    Ano: 1902     Tema: Ciência e Técnica
  • filter_drama
    1902
    Potências coloniais interessadas na Lunda

    A região da Lunda, em Angola, atrai as diversas potências coloniais, dada a sua riqueza diamantífera. O governo de Hintze Ribeiro encara a hipótese de a vender, desmembrando Angola.

    Ano: 1902     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    1902
    Início de publicação da revista "Brotéria"

    Fundada pelos padres jesuítas Joaquim da Silva Tavares, Carlos Zimmerman e Cândido Mendes enquanto Revista de Ciências Naturais do Colégio de S. Fiel, a revista Brotéria tomou a sua designação do naturalista português Félix de Avelar Brotero (1744-1829). A partir de 1907, foi organizada em três séries: a Série Botânica, a Série Zoológica e a de Vulgarização Científica. Em 1925, a série de Vulgarização Científica iniciou a sua publicação como Revista de Cultura Geral, sendo fundidas na série de Ciências Naturais, a partir de 1932, as restantes duas. Em 1980, a série científica passou a designar-se Brotéria Genética, assumindo-se como órgão da Sociedade Portuguesa de Genética. A publicação centenária da revista "Brotéria" permitiu à Companhia de Jesus afirmar uma presença incontornável no âmbito da propagação das ideais religiosas e do seu cruzamento com a divulgação científica.

    Ano: 1902     Tema: Cultura/Religiões/Ciência e Técnica
  • filter_drama
    1902
    A luta contra a tuberculose

    Construção do Sanatório de Carcavelos. As prioridades da luta contra a tuberculose tinham sido claramente identificadas no 1º Congresso da Liga Nacional Contra a Tuberculose, que se realizara em Lisboa no ano anterior: barateamento dos bens alimentares de primeira necessidade; aplicação e simplificação da legislação sobre trabalho industrial e de menores; lei sobre a higiene infantil; divulgação da higiene nos estabelecimentos de ensino; isolamento dos doentes tuberculosos, etc. Alguns dos mais conhecidos clínicos da época, com destaque para Miguel Bombarda, desempenharam papel significativo no lançamento das campanhas de prolifaxia contra a tuberculose.

    Ano: 1902     Tema: Saúde
  • filter_drama
    1902
    Trindade Coelho publica "In Illo Tempore"

    Trindade Coelho publica "In Illo Tempore: estudantes lentes e futricas", em que recorda os seus tempos de estudante em Coimbra e evoca a boémia coimbrã, ficando célebre a sua paródia a "Os Lusíadas" (Os grandes paspalhões assinalados, /Que nas reuniões da Academia /Foram solenemente apepinados /Por sua telha ou sua fidalguia, /Que nas guerras das mocas esforçados /Mais do que a força humana permitia /No Teatro Académico asnearam /Tolices de que todos se espantaram).

    Ano: 1902     Tema: Cultura
  • filter_drama
    1902
    Iluminação pública em Caldas da Rainha

    O engenheiro Simão Valdez de Martel assina um contrato com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha para a concessão da iluminação eléctrica, explorada pela Companhia Produtora de Electricidade. (A Electricidade em Portugal. Dos primórdios à 2ª Guerra Mundial).

    Ano: 1902     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    1902
    Electricidade em Portalegre

    Contrato entre a Câmara Municipal de Portalegre e Dom Emílio Bueno e Dom Cruz Samaniego Perera (residentes em Espanha) para o fornecimento de electricidade. (A Electricidade em Portugal. Dos primórdios à 2ª Guerra Mundial).

    Ano: 1902     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Quinta-feira, 30 de Janeiro de 1902
    Tratado anglo-nipónico sobre a China e a Coreia

    O Japão e a Grã-Bretanha assinam uma aliança militar que, essencialmente, visa opor-se à expansão russa na Manchúria e na Coreia, afirmando a independência da China e da Coreia.

    Ano: 1902     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Quarta-feira, 8 de Janeiro de 1902
    Suicídio de Mouzinho de Albuquerque

    Suicida-se, em Lisboa, Joaquim Mouzinho de Albuquerque.

    Ano: 1902     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Quarta-feira, 29 de Janeiro de 1902
    Jacinto Cândido funda o Partido Nacionalista

    Jacinto Cândido anuncia a formação do Partido Nacionalista, saído das hostes clericais ligadas ao Centro Católico fundado alguns meses antes. Jacinto Cândido da Silva (nasceu 30 de Novembro de 1857 em Angra do Heroísmo e morreu a 26 de Novembro de 1926), dissidente do Partido Regenerador, onde adquiriu a reputação de "conservador progressista", funda, juntamente com Jerónimo Pimentel e o conde de Bertiandos, o Partido Nacionalista. Este partido foi comparado pelos comtemporâneos ao Zentrum, partido conservador e católico alemão. Jacinto Cândido tentou formar o bloco social-católico à semelhança do que acontecia em outros países da Europa, defendendo o catolicismo e políticas nacionalistas.

    Ano: 1902     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Segunda-feira, 6 de Janeiro de 1902
    9.º Congresso do Partido Republicano

    Realiza-se em Coimbra o 9.º Congresso do Partido Republicano, que aprova uma nova lei orgânica, indicando António José de Almeida, que era médico em S. Tomé, para integrar o Directório.

    Ano: 1902     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Terça-feira, 7 de Janeiro de 1902
    Tribunal Imperial chinês regressa a Pequim

    O Tribunal Imperial chinês regressa a Pequim após a repressão da revolta dos Boxers.

    Ano: 1902     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Quinta-feira, 6 de Fevereiro de 1902
    Apoio francês ao comboio entre Djibuti e Adis Abeba

    Acordo francês com a Etiópia para financiar a ligação ferroviária entre Djibuti eAdis Abeba, provocando protestos da Inglaterra e da Itália. O caminho de ferro da Eritreia iniciara o seu funcionamento em Março de 1888, com 25 km de via. Em 1 de Janeiro de 1890, a Itália transformara a Eritreia numa sua colónia, mantendo-se, no entanto, uma situação volátil em toda a região.

    Ano: 1902     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Sábado, 1 de Fevereiro de 1902
    Ramal de Portimão

    Abertura do troço de caminho de ferro entre Poço Barreto e Silves, no Ramal de Portimão.

    Ano: 1902     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Domingo, 23 de Fevereiro de 1902
    Morre S. R. Gardiner

    Morre, em Sevenoaks, Kent, o historiador inglês Samuel Rawson Gardiner. Nascido a 4 de Março de 1829 em Ropley, Inglaterra, S.R. Gardiner foi educado nas igrejas de Cristo e Winchester em Oxford. Foi professor de história moderna no King's College, em Londres, entre 1871 e 1885, sendo eleito membro do corpo directivo do "All Souls College", em 1884, e do "Merton College" em 1892, tendo, aí, declinado o convite para exercer o cargo de professor regente, em 1894. O seu contributo para a história deveu-se, essencialmente, aos estudo que efectuou sobre as guerras civis na Inglaterra, publicando, designadamente, "History of England From the Accession of James I to the Outbreak of the Civil War" (1883-1884), "History of the Great Civil War" (1885) e "History of the Commonwealth and Protectorate" (1893).

    Ano: 1902     Tema: Cultura
  • filter_drama
    Fevereiro de 1902
    Proprietários de carruagens protestam contra os eléctricos

    Reúnem-se na Associação dos Logistas, em Lisboa, proprietários de carruagens e representantes de empresas de viação, reclamando "a intervenção do Estado para obrigar os carros electricos a não serem rápidos na sua velocidade", a fim de evitar que "a tracção electrica fulmine definitivamente os interesses ligados ao systema da tracção animal".

    Ano: 1902     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Quarta-feira, 26 de Março de 1902
    Morre Cecil Rhodes

    Morre nos arredores da Cidade do Cabo Cecil Rhodes, o principal obreiro da expansão colonial britânica no Sul de África dos finais do século XIX. Tornado milionário pela descoberta das jazidas diamantíferas de Kimberley, na África do Sul, pretende instalar um império do Zambeze ao Cabo da Boa Esperança, o que o levou a choques com a presença portuguesa em algumas dessas regiões. Feito primeiro-ministro do governo do Cabo em 1890, Rhodes tentou ainda subjugar os boéres, ao mesmo tempo que reprimia violentamente todas as revoltas indígenas nas terras onde pudessem existir ouro ou diamantes. A sua acção esteve na génese da formação da África do Sul dominadas pelos brancos até aos anos 90 do século XX.

    Ano: 1902     Tema: Conflitos bélicos e activ.mil./Questão Colonial
  • filter_drama
    Março de 1902
    Lenine publica "Que fazer?"

    Vladimir Ilitch Ulianov (Lenine) edita em Estugarda a brochura "Que fazer? - As questões candentes do nosso movimento", escrito entre o Outono de 1901 e Fevereiro de 1902, em que expõe a sua estratégia revolucionária. Essa obra correspondeu ao desenvolvimento de um artigo que tinha publicado no jornal "Iskra", em Dezembro de 1901, criticando os defensores do economismo. Analisando a situação económica e social da Rússia e, em especial, o aparecimento de uma vasta mas desorganizada classe operária saída de uma industrialização rápida, Lenine defende a criação de uma organização revolucionária estruturada, capaz de tomar a sua direcção ("A História de todos os países demonstra que, entregue exclusivamente às suas próprias forças, a classe operária apenas consegue chegar à consciência sindical (...). A consciência de classe política só pode ser levada aos operários do exterior, isto é, do exterior da luta económica, do exterior das relações entre operários e patrões"). Esta caracterização essencial do pensamento leninista exprime a importância que o autor atribui à organização e funcionamento do partido, que pretende centralizado e hierarquizado, como um exército preparado para o combate, reforçando-se pela depuração dos seus erros e desvios. Este texto desempenhou um papel decisivo na formulação das posições que haveriam de levar, no Congressso do POSDR de 1903, à cisão entre "bolcheviques" e "mencheviques".

    Ano: 1902     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Terça-feira, 25 de Março de 1902
    Sherlock Holmes publica "O cão dos Baskerville"

    Sherlock Holmes, pseudónimo de Conan Doyle, edita (25.000 exemplares) o seu romance policial "O cão dos Baskerville", inicialmente publicado nas páginas do "The Strand Magazine", a partir de Agosto do ano anterior e considerado frequentemente a sua melhor obra, com inúmeras adaptações televisivas e cinematográficas.

    Ano: 1902     Tema: Cultura
  • filter_drama
    Sexta-feira, 28 de Março de 1902
    Estreia da "Ceia dos Cardeais" de Júlio Dantas

    Representada no antigo teatro D. Amélia a peça em um acto e um verso "Ceia dos Cardeais", de Júlio Dantas. Conheceu enorme e prolongado êxito, quer sendo levada à cena inúmeras vezes, quer sendo traduzida em diversas línguas.

    Ano: 1902     Tema: Cultura
  • filter_drama
    Março de 1902
    Agitação no mundo estudantil

    Greve e motins na Universidade de Coimbra, conduzindo ao encerramento da Universidade.

    Ano: 1902     Tema: Lutas Estudantis
  • filter_drama
    Terça-feira, 15 de Abril de 1902
    Ministro do Interior russo é assassinado

    Assassínio do ministro do Interior russo; sucede-lhe Viacheslav Plehve, que reprime revoltas camponesas e persegue a Igreja Arménia.

    Ano: 1902     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Terça-feira, 15 de Abril de 1902
    A Inglaterra e a Etiópia acordam fronteira Sudão

    A Inglaterra e a Etiópia chegam a acordo na definição da fronteira do Sudão.

    Ano: 1902     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Terça-feira, 8 de Abril de 1902
    Acordo para evacuação da Manchúria

    Acordo russo-chinês para a evacuação da Manchúria.

    Ano: 1902     Tema: Conflitos bélicos e activ.mil.
  • filter_drama
    Sábado, 31 de Maio de 1902
    Paz de Vereeniging

    A Paz de Vereeniging põe fim à "Guerra dos Boéres", que tivera início em 1899 e provocara a morte de cerca de 6.000 britânicos e 4.000 boéres, fixando igualmente a soberania inglesa na África do Sul, embora com a promessa de um governo autónomo para os boéres e de três milhões de libras para reconstrução das suas quintas. Na sequência dos ajustamentos coloniais no sul de África e da descoberta de importantes jazidas de ouro na região, os boéres do Transvaal, oligarquia composta por agricultores-soldados de origem holandesa, haviam tentado estender o seu domínio à colónia britânica do Cabo, originando enérgica reacção dos exércitos imperiais, traduzindo-se numa guerra prolongada e violenta. A solução saída da Paz de Vereeniging originou, ao longo do século XX, uma situação de grande repressão sobre as populações africanas, a quem eram negados quaisquer direitos, dando origem à instituição do regime de "appartheid" na futura República da África do Sul.

    Ano: 1902     Tema: Conflitos bélicos e activ.mil./Questão Colonial
  • filter_drama
    Sábado, 3 de Maio de 1902
    Linha férrea de Setil a Vendas Novas

    Celebrado o contrato entre a Companhia dos Meridionais, concessionária da Linha de Setil a Vendas Novas, e a Companhia Real pelo qual esta se obriga a terminar as obras de construção daquela linha férrea, mediante o pagamento de 6.000.000 de francos-ouro.

    Ano: 1902     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Sexta-feira, 2 de Maio de 1902
    Greve nas minas de carvão americanas

    Greve nas minas de carvão americanas (até 13 de Outubro).

    Ano: 1902     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Sábado, 10 de Maio de 1902
    Aprovado o convénio com os credores externos

    A Câmara dos Pares aprova o convénio com os credores externos que consigna as receitas alfandegárias ao pagamento das dívidas e institui um verdadeiro controlo sobre as contas do Estado. Dois dias depois, o rei ordenará o encerramento das Cortes.

    Ano: 1902     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Segunda-feira, 12 de Maio de 1902
    Dissolução das Cortes e proibição de jornais

    O rei ordena o encerramento das Cortes, ao mesmo tempo que encerra e proíbe órgãos de informação desafectos.

    Ano: 1902     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Segunda-feira, 19 de Maio de 1902
    Abertura da 2ª via férrea entre Gaia e Granja

    Abertura da 2ª via férrea entre Gaia e Granja, na Linha do Norte.

    Ano: 1902     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Sábado, 24 de Maio de 1902
    Concessão caminho de ferro de Bragança

    Contrato de concessão do prolongamento do Caminho de Ferro de via reduzida entre Mirandela e Bragança, a João Lopes da Cruz.

    Ano: 1902     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Sábado, 28 de Junho de 1902
    Renovada por seis anos a Tripla Aliança

    Renovada por seis anos a Tripla Aliança entre a Alemanha, a Áustria e a Itália.

    Ano: 1902     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Sábado, 28 de Junho de 1902
    Congresso dos EUA aprova a compra da Companhia do Canal do Panamá

    O Congresso americano autoriza o presidente Roosevelt a comprar os direitos à companhia francesa do canal do Panamá e a adquirir à Colômbia os direitos perpétuos sobre a zona do canal. Na verdade, os Estados Unidos da América continuavam interessados no canal. Assim, os directores da "nova" Companhia, criada em 1894 após a falência do projecto dirigido por De Lesseps, partiram para aquele país, onde apresentaram ao presidente William Mckinley, a 2 de Outubro de 1899, uma informação da comissão técnica e uma proposta de tranferência dos direitos. Após o fracasso francês na construção do Canal, a Comissão do Canal ìstmico dos Estados Unidos, também conhecida como a segunda "comissão Walker", ordenou novos estudos para a construção do canal, tendo em especial atenção as rotas do Panamá e da Nicarágua.

    Ano: 1902     Tema: Relações Internacionais
  • filter_drama
    Segunda-feira, 2 de Junho de 1902
    Émile Combes inicia política anticlerical

    Émile Combes inicia em França uma política fortemente anticlerical.

    Ano: 1902     Tema: Religiões
  • filter_drama
    Sábado, 12 de Julho de 1902
    Austrália restringe a imigração

    O Parlamento australiano vota a lei de restrição à imigração e dá o direito de voto às mulheres.

    Ano: 1902     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Terça-feira, 5 de Agosto de 1902
    Concurso para o Caminho de Ferro da Régua

    Concurso para a construção e exploração do Caminho de Ferro da Régua, passando por Vila Real e Chaves até à fronteira.

    Ano: 1902     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Segunda-feira, 29 de Setembro de 1902
    Morre Emile Zola

    Morre, em Paris, o romancista francês Emile Zola. Nascido a 2 de Abril de 1840 em Paris, Emile Zola foi criado em Aix, onde estudou no Colégio Bourbon até 1858 e depois em Paris, no Liceu de Saint-Louis. Não obtendo sucesso no "baccalauréat", exame final do liceu, em 1859, viu-se forçado a viver de trabalhos de escritório até 1865, altura em que decidiu passar a viver apenas do seu trabalho de escritor. Casou-se, em 1870, com Alexandrina Meley. Assumiu uma relação posterior, com Jeanne Rozerot, de quem teve uma filha, Denise, em 1889, (que escreveu uma das melhores biografias de Zola) e, um filho, Jacques, em 1891. Das obras escritas por Zola destacam-se: "Contes à Ninon" (1864), "Thérese Raquin" (1867), "Madelaine Férat" (1868), "Les Rougon-Macquart, histoire naturelle et sociale d’une famille sous le Second Empire", (1871 a 1893) – uma série de 20 romances, que com a queda de Napoleão, em 1870, o fez afastar da ideia inicial de se reportar apenas ao segundo Império, dando à obra um carácter de propaganda social, abordando temas como as condições de trabalho, o alcoolismo, a prostituição, as questões agrárias, etc., "Les Trois villes: Lourdes, Rome et Paris", (1894, 1896, 1898) – um novo ciclo de romances, que iniciados sob a égide de um violento ataque à igreja católica romana, culminaram com a abordagem de uma nova perspectiva da religião da humanidade e do socialismo –, "Fécondité" (1899) – sobre o declínio da população francesa –, "Travail", 1901 – sobre a socialização da indústria – e "Vérité" (1903) – publicação póstuma inspirada no caso Dreyfus. A sua escrita contém uma forte componente emocional e reflecte uma capacidade extraordinária de descrição, sobretudo no que diz respeito às realidades da civilização contemporânea e à descrição de cenas de multidões (minas, fábricas, armazéns, etc.). Émile Zola representou um papel fundamental no caso Dreyfus, tendo sido um dos mais esforçados defensores da sua inocência. A 13 de Janeiro de 1898, Zola publicou no jornal "L’Aurore", sob a forma de carta aberta ao presidente da República, o libelo intitulado "J’accuse", contendo um forte ataque aos militares e governantes que acusavam injustamente de espionagem aquele oficial francês e denunciando o anti-semitismo patente nessa perseguição. Tal atitude resultou na condenação de Zola em tribunal, com base em documentos falsificados. O julgamento será anulado, mas o escritor é de novo condenado em 1898. A 18 de Julho, por conselho do seu advogado, Émile Zola parte para o exílio em Inglaterra, onde se manteve até ao ano seguinte. Regressou a Paris a 4 de Junho, quando soube que se iria realizar um segundo julgamento de Dreyfus, publicando no "L’Aurore o artigo de celebração "Justice". Na manhã do dia 29 de Setembro de 1902 foi encontrado morto, no seu quarto, asfixiado por uma má tiragem da chaminé, desconhecendo-se ainda hoje as exactas circunstâncias da sua morte. No funeral, Anatole France definiu Zola: Foi um momento da consciência humana!

    Ano: 1902     Tema: Cultura
  • filter_drama
    Segunda-feira, 1 de Setembro de 1902
    Troço ferroviário entre Granja e Espinho

    Abertura ao público da 2ª via do troço entre Granja e Espinho, na Linha do Norte.

    Ano: 1902     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Setembro de 1902
    Consuma-se a ocupação de Moçambique

    Termina em Moçambique a resistência iniciada em 1895 contra a soberania portuguesa. As sucessivas "campanhas de pacificação" conseguiram a submissão das principais etnias.

    Ano: 1902     Tema: Questão Colonial
  • filter_drama
    Sexta-feira, 19 de Setembro de 1902
    Reforçados os poderes do Juiz Veiga

    Publicada legislação que estende a todo o reino a alçada do Juízo de Instrução Criminal, dirigido por Francisco Maria da Veiga, reforçando assim o estado de excepção e as medidas contra a imprensa liberal e republicana. "(…) o célebre Juiz Veiga, o grande papão dos republicanos, o terror dos anarquistas, o alcoviteiro do rei, a divindade colérica e tutelar que pairava sobre a Monarquia e as instituições, armada de tridente e coriscos." (Aquilino Ribeiro, Um Escritor confessa-se. Memórias).

    Ano: 1902     Tema: Vida Política
  • filter_drama
    Segunda-feira, 13 de Outubro de 1902
    Theodore Roosevelt põe fim à greve dos mineiros

    Theodore Roosevelt põe fim à greve dos mineiros americanos ameaçando enviar tropas federais para trabalhar nas minas; os patrões aceitam nomear uma comissão para analisar as reivindicações dos mineiros.

    Ano: 1902     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Quinta-feira, 13 de Novembro de 1902
    Criada a Escola Maria Amélia

    Criada a Escola Maria Amélia, na estação de Casa Branca (Linha do Sul), para instrução dos empregados dos Caminhos de Ferro do Sul e Sueste e seus filhos.

    Ano: 1902     Tema: Ensino/Actividades Económicas
  • filter_drama
    Quinta-feira, 27 de Novembro de 1902
    Plano Geral da rede ferroviária ao Sul do Tejo

    Decreto que aprova o Plano Geral da rede ferroviária ao Sul do Tejo, onde está incluída a linha férrea com traçado entre Sesimbra e o Barreiro ou, em alternativa, entre Seixal e Sesimbra por Azeitão.

    Ano: 1902     Tema: Actividades Económicas
  • filter_drama
    Sexta-feira, 19 de Dezembro de 1902
    Venezuela atacada pelas grandes potências

    A Alemanha, França e Itália bloqueiam e bombardeiam os principais portos da Venezuela, em defesa das grandes companhias multinacionais que haviam sido parcialmente nacionalizadas durante a revolução chefiada por Cipriano Castro. Os Estados Unidos da América apressam-se a intervir, obrigando a Venezuela a conceder 30% das receitas alfandegárias às grandes companhias, a título de indemnização.

    Ano: 1902     Tema: Conflitos bélicos e activ.mil.
  • filter_drama
    Dezembro de 1902
    Greves e manifestações na Bélgica

    Greve geral e manifestações operárias em toda a Bélgica, em luta pela igualdade de direitos políticos (o sistema eleitoral pluralista atribuía 1 voto aos pobres e 3 aos ricos). A agitação adquiriu contornos insurreccionais.

    Ano: 1902     Tema: Movimento Operário e Social
  • filter_drama
    Dezembro de 1902
    Reformas na China

    A Paz ou Protocolo de Pequim, assinada em 7 de Setembro de 1901, que pôs fim à revolta boxer, acentuou a humilhação chinesa frente às grandes potências, abrindo, no entanto, caminho à aplicação de reformas na administração pública, no ensino e nas forças armadas, que haviam sido iniciadas em 1898 por K'ang Yu-wei ("Os 100 Dias de Reforma").

    Ano: 1902     Tema: Vida Política




Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: