Cronologia



Procurar por Ano | Tema | Pesquisa | Biografias

search
  • filter_drama
    Quinta-feira, 19 de Julho de 1900
    Inaugurado o metropolitano de Paris



    É inaugurada a primeira linha do metropolitano em Paris, circulando entre Porte Vincenne e Porte Maillot. Fulgence Bienvenue foi o Engenheiro responsável por este Projecto.

    Ano: 1900     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Domingo, 1 de Julho de 1900
    Voo inaugural do Zeppelin



    O conde Ferdinand Zeppelin, oficial reformado do exército alemão, inventa a primeira aeronave rígida dirigível, que ficará conhecida pelo seu nome.

    Ano: 1900     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Sábado, 1 de Dezembro de 1900
    Censo populacional de 1900



    Em 1900, o censo populacional recenseou no território continental português pouco mais de 5 milhões de pessoas (5.016.267), das quais 356 mil residiam em Lisboa. Sabiam ler 22% e mais de 3.000.000 de portugueses eram trabalhadores agrícolas (61,65%), enquanto só 20% estavam na indústria, 6% no comércio e menos de 1% na Administração Pública, número inferior aos 1,17% que viviam de rendimentos ou aos 1,67% que eram considerados trabalhadores domésticos. Inexistente o divórcio, o estado civil de 60,9% da população era apresentado como solteiro, 32,8% casados, 6,2% viúvos e 0,05% separados judicialmente. Os resultados do Censo só serão publicados cinco anos depois.

    Ano: 1900     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    1903
    Taxis a gasolina em Londres



    Surgem os primeiros taxis londrinos motorizados a gasolina, recorrendo a uma viatura francesa da marca Prunel. Substituem os Bersey, introduzidos em 1897, que eram alimentados electricamente e, por isso, silenciosos, mas de curto raio de acção e que, por sua vez, tinham sucedido às populares carruagens designadas "Cab", desenhadas e construídas em 1835 pelo arquitecto Joseph Hansom. Desde 1679 que em Londres se encontrava regulado o transporte de passageiros em carruagens puxadas a cavalos, através da legislação intitulada "Conditions of Fitness", que ainda hoje, devidamente alterada, se encontra em vigor. A história dos taxis londrinos conhece em 1919 um novo desenvolvimento com a adaptação por Robert 'Bobby' Jones de diversas viaturas disponíveis no mercado, colocando-lhes uma nova carroçaria, que ficou conhecida pelo nome de "Carbodies". Utilizando sucessivamente automóveis das marcasVauxhall, Crouch, Alvis, MG, Unic, Rational, Renault, Morris ou Austin, foi a partir de 1948, com os Austin FX3 e, em 1959, com os Austin FX4, que os taxis londrinos ganharam a imagem que ainda hoje persiste, com o lugar ao lado do condutor destinado a bagagem e o compartimento traseiro espaçoso ("o suficiente para um cavalheiro nele entrar com o seu chapéu de coco").

    Ano: 1903     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Sexta-feira, 23 de Abril de 1909
    Terramoto atingiu a região de Benavente, Salvaterra de Magos e Samora Correia



    O sismo, com a magnitude de 6,7 na escala de Richter teve o seu epicentro em Benavente, atingindo ainda Salvaterra de Magos e Samora Correia. O resultado foi a destruição de numerosas habitações e a morte de 38 pessoas. A falta de socorros atempados foi alvo de grande crítica na imprensa da época. Sucederam-se peditórios para ajudar as vítimas.

    Ano: 1909     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Julho de 1909
    Consiglieri Pedroso eleito presidente da Sociedade de Goegrafia de Lisboa



    O republicano Zózimo Consiglieri Pedroso é eleito presidente da Sociedade de Geografia de Lisboa – a mais prestigiada instituição científica da época, designadamente em matéria colonial – confirmando o avanço dos republicanos em diversos sectores da sociedade, conquistada a Câmara Municipal e a maioria das Juntas de Paróquia de Lisboa, onde os republicanos iniciaram um extenso trabalho social, designadamente junto das crianças. A Sociedade de Geografia de Lisboa, fundada em 1875 e legalmente constituída em 1876, tinha como objectivo o estudo, discussão, ensino, investigações e explorações científicas da Geografia em geral e do ultramar português em particular, correspondendo, aliás, à instituição de organizações similares nas principais metrópoles coloniais, que pretendiam reunir, à imagem dos clubes ingleses, os principais actores das respectivas políticas coloniais. A sua acção exercia-se, em especial, na promoção de sessões, conferências, cursos livres, concursos e congressos científicos, ao mesmo tempo que subsidiava viagens e investigações e publicava, também, obras de interesse científico.

    Ano: 1909     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Domingo, 9 de Outubro de 1910
    Cessa a publicação do jornal "Echos do Liz".



    Cessa a publicação do jornal católico de Leiria "Echos do Liz".

    Ano: 1910     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Quinta-feira, 6 de Outubro de 1910
    Alterações na toponímia da cidade de Lisboa



    Em Reunião na Câmara Municipal de Lisboa, presidida por Anselmo Braamcamp Freire, Nunes Loureiro apresenta uma proposta aprovada por aclamação. A Avenida Ressano Garcia passou a denominar-se Avenida da República e a Rua António Maria de Avelar passou a designar-se Avenida Cinco de Outubro. Uma semana depois são feitas novas alterações: a Rua Bela da Rainha passa a denominar-se Rua da Prata; a Avenida D. Amélia passa a Avenida Almirante Reis; a Rua D. Carlos I passa a chamar-se Avenida das Cortes; a Rua d'el-Rei passa a Rua do Comércio; a Avenida José Luciano passa a denominar-se Avenida Elias Garcia; a praça D. Fernando passa a praça Afonso de Albuquerque; a Avenida Hintze Ribeiro passa a Avenida Miguel Bombarda; a rua da Princesa a Rua dos Fanqueiros; a praça do Príncipe Real passa a praça Rio de Janeiro; o Paço da Rainha passa a largo da Escola do Exército.

    Ano: 1910     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Quarta-feira, 12 de Outubro de 1910
    Decreto declarando feriados os dias 1 e 31 de Janeiro, 5 de Outubro e 1 e 25 de Dezembro



    Publicado o decreto que manda considerar feriados os dias 1 e 31 de Janeiro, 5 de Outubro e 1 e 25 de Dezembro. O dia 1 de Janeiro é consagrado à fraternidade universal; o 31 de Janeiro (dia da revolta republicana do Porto em 1891) é consagrado aos percursores e mártires da República; o 5 de Outubro é consagrado aos heróis da República; o primeiro de Dezembro à autonomia da pátria portuguesa e o 25 de Dezembro à família.

    Ano: 1910     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Sábado, 31 de Dezembro de 1910
    Criação dos Tribunais de Honra



    A prática do duelo era penalizada por lei mas esta não era normalmente aplicada. Não existia um organismo que regulasse as chamadas pendências de honra, que não eram levadas aos tribunais comuns. Foi nomeada uma comissão, para estudar e propor ao Governo Provisório a criação destes tribunais, constituída por Sebastião de Sousa Dantas Baracho, João Pinto dos Santos e Celestino de Almeida Pais do Amaral.

    Ano: 1910     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Sábado, 28 de Janeiro de 1911
    Feriados



    A portaria inserta no Diário do Governo n.º 24 esclarece que os dias feriados decretados pelo Governo da República correspondem, para todos os efeitos judiciais, aos dias santificados mandados guardar pela legislação anterior.

    Ano: 1911     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Quinta-feira, 16 de Fevereiro de 1911
    Tribunal de Honra



    Instala-se, no Tribunal da Relação de Lisboa, o recém-criado Tribunal de Honra.

    Ano: 1911     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Sexta-feira, 3 de Fevereiro de 1911
    Bens da Casa Real



    São postas em leilão as 120 carruagens que haviam pertencido à extinta casa real, das quais cerca de 100 se encontravam em bom estado de conservação.

    Ano: 1911     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Quinta-feira, 27 de Abril de 1911
    Câmara Municipal de Lisboa aprova o 10 de Junho como feriado municipal



    A Câmara Municipal de Lisboa aprova, para feriado municipal, o dia 10 de Junho.

    Ano: 1911     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Sábado, 27 de Maio de 1911
    Criação de instituições de protecção às crianças



    Decreto que cria a Tutoria de Infância e a Federação Nacional dos Amigos e Defensores das Crianças. A Tutoria é um tribunal colectivo especial que se destina a guardar, defender e proteger os menores em "perigo moral, desamparados ou delinquentes, sob a divisa;"«educação e trabalho»". A Federação é a "união jurídica, moral e facultativa de várias instituições, quer oficiais quer particulares, de propaganda, educação e patronato, que deverão formar um verdadeiro sistema de higiene moral e social". Para além dos trabalhos de prevenção e divulgação, auxilia a tutoria na execução dos seus acórdãos.

    Ano: 1911     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Quinta-feira, 3 de Agosto de 1911
    A Câmara Municipal de Lisboa altera toponímia da capital



    A Câmara Municipal de Lisboa prossegue as alterações na toponímia das ruas da capital, substituindo anteriores designações de pendor monárquico e clerical.

    Ano: 1911     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Sexta-feira, 1 de Dezembro de 1911
    Censo da População de Portugal em 1911



    O censo populacional realizado em 1 de Dezembro de 1911 – com atraso de um ano – apurou uma população de quase 6 milhões de habitantes (5.960.056) no território continental e insular, o que representou um aumento de 9,9% em relação ao censo de 1900. Acentuou-se a macrocefalia da capital: Lisboa concentra mais de 435.000 habitantes, o que representa um crescimento de 22% em relação ao início do século. Em matéria de analfabetismo, pouco mudou em relação a 1900: 75,1% em vez de 78,6%, embora nas cidades de Lisboa e Porto, a percentagem de analfabetos seja, respectivamente, de 43,7% e de 51,5%. Também no estado civil, as alterações são mínimas: os solteiros são 60,7%, os casados 33,1%, os viúvos 6% e os separados judicialmente (e, agora também, os divorciados) 0,13% - este último número, embora insignificante, apresenta um crescimento acentuado em relação a 1900, em que eram apenas 0,05%. Sem análise comparativa detalhada dos critérios estatísticos utilizados neste censo e no anterior, o certo é que se regista um ligeiro decréscimo na percentagem dos trabalhadores agrícolas (57,7% em vez de 61,7%), mantendo-se todavia a indústria na casa dos 20% , o Comércio nos 6% e a Administração Pública rondando 1%. Finalmente, assinalem-se as oscilações dos que viviam de rendimentos, que passaram de 1,6% para 3,6%, e dos considerados trabalhadores domésticos, que, pelo contrário, desceram de 1,67% para 0,8%.

    Ano: 1911     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Domingo, 26 de Maio de 1912
    Atropelamento no elevador da Bica



    Em consequência do atropelamento mortal de uma criança pelo elevador da Bica, em Lisboa, populares destroem um dos ascensores e danificam o segundo.

    Ano: 1912     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    1913
    População



    A população portuguesa é calculada em cerca de 6 milhões de habitantes (não contando com os emigrantes).

    Ano: 1913     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Sexta-feira, 14 de Novembro de 1913
    Regina Quintanilha é a primeira advogada na Boa-Hora



    Primeiro processo advogado por uma senhora, a Dr.ª Regina Quintanilha, no Tribunal da Boa-Hora em Lisboa sob a presidência do juiz dr. Miguel Horta e Costa, barão de Santa Comba Dão. A imprensa diária fez-lhe referências em tom elogioso.

    Ano: 1913     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Domingo, 13 de Setembro de 1914
    Incêndio destrói o Teatro República



    Um incêndio destrói o Teatro República, em Lisboa.

    Ano: 1914     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Sábado, 16 de Outubro de 1915
    Colocação de bustos da República nos Tribunais



    O Governo determina a colocação de bustos da República em todas as salas de audiência dos Tribunais.

    Ano: 1915     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Quinta-feira, 13 de Janeiro de 1916
    Incêndio no Depósito Central de Fardamentos



    Deflagra um violento incêndio no Depósito Central de Fardamentos, suspeitando-se de fogo posto, que poderia resultar de uma acção anti-intervencionista.

    Ano: 1916     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Segunda-feira, 26 de Fevereiro de 1917
    Reforço do policiamento de Lisboa



    É reforçado, pela Guarda Nacional Republicana, o policiamento de Lisboa, perante a diminuição de fornecimento de electricidade, determinada pelo Governo, que já originara protestos populares.

    Ano: 1917     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Abril de 1917
    Inauguração da "Sopa dos Pobres"



    Foi criada em Lisboa a "Sopa dos Pobres". Esta iniciativa teve como promotores o jornal "O Século" e diversas Juntas de Paróquia da cidade de Lisboa. É importante salientar que se vivia na conjuntura da chamada crise das subsistências e a fome ameaçava muitos lares.

    Ano: 1917     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Sábado, 3 de Maio de 1919
    Incêndio na cadeia do Limoeiro



    Alguns dos reclusos da cadeia do Limoeiro pegam fogo ao edifício e evadem-se. Registam-se dificuldades no combate ao incêndio, devido à falta de água.

    Ano: 1919     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Quinta-feira, 26 de Outubro de 1922
    Recepção a Gago Coutinho e Sacadura Cabral



    Gago Coutinho e Sacadura Cabral são recebidos apoteotícamente em Lisboa.

    Ano: 1922     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    1928
    Touros de morte



    Proibição dos touros de morte.

    Ano: 1928     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    1929
    Uso de isqueiros



    É regulado o uso de isqueiros.

    Ano: 1929     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Quinta-feira, 31 de Março de 1938
    Carmona planta a primeira árvore do Projecto de Arborização do Polígono Florestal da Serra de Monsanto



    Plantação, pelo Presidente Carmona, da primeira árvore do Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa.

    Ano: 1938     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    sábado, 15 de Fevereiro de 1941
    Um ciclone fustiga o território nacional



    O País é devastado por um violento ciclone.

    Ano: 1941     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    1950
    População portuguesa



    Em 1950 a população portuguesa cifra-se em cerca de 8 milhões e 440 mil pessoas.

    Ano: 1950     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    1957
    A Rádio Televisão Portuguesa (RTP) inicia as suas emissões regulares



    Início das emissões regulares da RTP

    Ano: 1957     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    quinta-feira, 7 de Março de 1957
    Início das emissões regulares da RTP



    Têm início em Portugal as emissões regulares de televisão.

    Ano: 1957     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    1959
    Morre Gago Coutinho



    Morre Gago Coutinho.

    Ano: 1959     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    1960
    População portuguesa



    Em 1960 a população portuguesa cifra-se em cerca de 8 milhões e 600 mil pessoas.

    Ano: 1960     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    segunda-feira, 3 de Julho de 1961
    Concursos de apostas mútuas desportivas organizados e explorados em esclusividade pela Santa Casa da Misericórdia



    A Santa Casa da Misericórdia começa a organizar e a explorar, em regime de exclusividade para a metrópole e para os ultramar, os concursos de apostas mútuas desportivas.

    Ano: 1961     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    quarta-feira, 19 de Setembro de 1962
    É proibido o exercício da prostituição e decretado o encerramento das casas de tolerância e os seus bens confiscados



    O Governo proíbe o exercício da prostituição a partir de 1.1.1963. É decretado o encerramento das casas de tolerâncias e a confiscação dos seus bens.

    Ano: 1962     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    1963
    Proibição do exercício da prostituição



    Entrada em vigor da proibição do exercício da prostituição.

    Ano: 1963     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    quarta-feira, 2 de Dezembro de 1964
    Incêndio no Teatro Nacional D. Maria II



    Incêndio Teatro Nacional D. Maria II.

    Ano: 1964     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    sábado, 25 de Novembro de 1967
    Inundações na zona de Lisboa registando-se numerosos feridos, a morte de mais de 400 pessoas e avultados prejuízos materiais



    Grandes inundações na zona de Lisboa causam a morte a 427 pessoas (números oficiais), numerosos feridos e elevados prejuízos materiais.

    Ano: 1967     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Setembro de 1968
    Célebre festa de Antenor Patino em Colares



    Célebre festa de Antenor Patino em Colares reúne a alta sociedade portuguesa.

    Ano: 1968     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    1970
    Acidente na Guiné



    Um acidente de helicóptero na Guiné vitima vários deputados, designadamente Pinto Leite, Leonardo Coimbra, Vicente de Abreu e Pinto Bull.

    Ano: 1970     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    1971
    Caldeira Cabral concebe o Parque Nacional da Arrábida



    Parque Nacional da Arrábida, concebido por Caldeira Cabral.

    Ano: 1971     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Sexta-feira, 7 de Janeiro de 1977
    Desalojados das ex-colónias em Portugal



    Divulga-se o resultado do recenseamento: existem mais de 400 000 desalojados das ex-colónias em Portugal.

    Ano: 1977     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Terça-feira, 1 de Janeiro de 1980
    Sismo nos Açores



    Um violento tremor de terra provoca 46 mortos e elevados estragos materiais nas ilhas Terceira, Graciosa e S. Jorge.

    Ano: 1980     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Terça-feira, 27 de Maio de 1980
    É restabelecida a festa da Queima das Fitas



    É restabelecida a festa da Queima das Fitas em Coimbra.

    Ano: 1980     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    1981
    Incêndio destroí a Galeria Belém



    Incêndio destroi a Galeria Belém.

    Ano: 1981     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Terça-feira, 1 de Abril de 1986
    É abolido o papel selado



    O papel selado é abolido em documentos oficiais.

    Ano: 1986     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Sexta-feira, 6 de Novembro de 1987
    Motim na Penintenciária de Lisboa



    Um motim na Penintenciária de Lisboa provoca dez feridos.

    Ano: 1987     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Maio de 1988
    I Salão Internacional do Automóvel



    I Salão Internacional do Automóvel "Portugal 88", no Porto.

    Ano: 1988     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Quinta-feira, 25 de Agosto de 1988
    Grande incêndio no Chiado



    Um grande incêndio no Chiado destrói uma parte importante daquela zona histórica da Baixa lisboeta. Siza Vieira, arquitecto portuense, e nomeado responsável pelo plano geral de recuperação da zona sinistrada.

    Ano: 1988     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Dezembro de 1989
    Fortes cheias atingem o diversas zonas do País



    Fortes «cheias» atingem o diversas zonas do País.

    Ano: 1989     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Sábado, 3 de Novembro de 1990
    Inauguração do Aeroporto Francisco Sá Carneiro



    Inauguração do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

    Ano: 1990     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Quarta-feira, 13 de Setembro de 1991
    É inaugurado o último troço da auto-estrada Lisboa-Porto



    Inauguração do último troço da auto-estrada Lisboa-Porto entre Torres Novas e Condeixa.

    Ano: 1991     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Setembro de 1991
    Inauguração da ponte sobre o rio Lima



    Inauguração da ponte internacional sobre o rio Lima.

    Ano: 1991     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Setembro de 1991
    Inauguração da ponte sobre o Guadiana



    Inauguração da ponte internacional sobre o Guadiana ligando Portugal a Espanha.

    Ano: 1991     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Sábado, 13 de Maio de 1995
    Duarte, duque de Bragança, casa com Isabel Herédia



    Duarte, duque de Bragança, casa com Isabel Herédia no mosteiro dos Jerónimos.

    Ano: 1995     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Maio de 1995
    Vaga de incêndios florestais



    Vaga de incêndios florestais, sobretudo na região das Beiras.

    Ano: 1995     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Agosto de 1995
    Vários incêndios alastram pelo país



    Incêndios alastram pelo País, consumindo importantes áreas florestais.

    Ano: 1995     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Sábado, 9 de Setembro de 1995
    É inaugurado o último troço da CREL



    Inauguração, pelo primeiro-ministro e ministro das Obras Públicas, do troço final da CREL.

    Ano: 1995     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Sábado, 16 de Setembro de 1995
    Inauguração da ponte do Freixo e do último troço da auto-estrada Porto-Amarante



    Inauguração da Ponte do Freixo sobre o rio Douro e do último troço da auto-estrada Porto-Amarante.

    Ano: 1995     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Sexta-feira, 31 de Outubro de 1997
    Temporal nos Açores



    Temporal nos Açores. Morrem 29 pessoas na Ribeira Quente, S. Miguel.

    Ano: 1997     Tema: Quotidiano
  • filter_drama
    Agosto de 1998
    Touros de morte em Barrancos



    Questão dos touros de morte em Barrancos.

    Ano: 1998     Tema: Quotidiano




Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: