Cronologia



Procurar por Ano | Tema | Pesquisa | Biografias

search
  • filter_drama
    Domingo, 17 de Março de 1901
    Manifestação de estudantes na Rússia



    Manifestações de estudantes na Rússia.

    Ano: 1901     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Terça-feira, 24 de Dezembro de 1901
    Reforma do Curso Superior de Letras



    Por proposta de Jaime Moniz, Hintze Ribeiro aprova a reforma do Curso Superior de Letras (frequentado em 1900 por 92 alunos), que fora a última escola de nível universitário a ser fundada no século XIX. Devido, em grande parte, à iniciativa de D. Pedro V, o Curso Superior de Letras abrira as suas portas em Lisboa em 1859 e destinava-se ao ensino da história, da literatura e da filosofia, conhecendo planos de estudo sucessivamente melhorados e ampliados. Em 1911, com a instituição da Universidade de Lisboa, será criada a Faculdade de Letras.

    Ano: 1901     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Terça-feira, 24 de Dezembro de 1901
    Reforma do ensino primário de Hintze Ribeiro



    Decreto de Hintze Ribeiro que reforma o ensino primário, tornando-o gratuito e obrigatório (três anos).

    Ano: 1901     Tema: Ensino
  • filter_drama
    1902
    Criada a Escola de Medicina Tropical



    Foi criada a Escola de Medicina Tropical e o Hospital Colonial que funcionavam, no Edifício da Cordoaria Nacional, em Lisboa. A Escola de Medicina Tropical que, em 1937, passou a designar-se Instituto de Medicina Tropical, iniciou a sua actividade com o ensino de Patologia e Clínica, Higiene e Climatologia e Bacteriologia e Parasitologia. Os alunos desta escola eram, essencialmente, médicos candidatos à função clínica nos quadros sanitários do Ultramar e da Marinha, médicos que faziam parte desses quadros e médicos voluntários, civis ou militares, que já exerciam medicina no Continente. A direcção da Escola, que superintendia também o Hospital Colonial, ministrava o curso de Novembro a Fevereiro, sendo os alunos submetidos a exames no mês de Março.

    Ano: 1902     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Dezembro de 1904
    Motim dos estudantes do Seminário de Bragança



    Estudantes do Seminário de Bragança, revoltados com o rigor disciplinar, organizam protestos pela cidade. Serão expulsos diversos seminaristas. Conforme sublinha Luís Reis Torgal, o ensino eclesiástico era fundamental "não só para a formação do clero, mas também para a formação de um sector de elite que não poderia ter estudado sem o apoio material da igreja". A verdade é que os seminários, como o de Bragança, que funcionava desde 13 de Janeiro de 1766, eram frequentados por uma população estudantil que "acorria aos seminários sem vocação e apenas por imperativos familiares e materiais".

    Ano: 1904     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Terça-feira, 29 de Agosto de 1905
    Reforma do Ensino Secundário, assinada por Eduardo José Coelho



    Decreto de reforma do Ensino Secundário, assinado pelo ministro do reino, Eduardo José Coelho, introduzindo alterações na reforma de Jaime Moniz, de 1901, que provocara numerosos protestos dos pais dos estudantes do ensino liceal, especialmente devido à excessiva carga horária, ao peso da disciplina de Latim e à ausência de bifurcação em Ciências e Letras. A reforma de Eduardo José Coelho estruturou um Curso Geral de cinco anos e um Curso Complementar de dois anos, com dez disciplinas: Português, Latim (só a partir do 4.º ano), Francês, opção entre o Inglês e o Alemão, Geografia, História, Filosofia, Desenho, Matemática e uma cadeira de Física, Química e História Natural, introduzindo a Educação Física e a bifurcação em Letras e Ciências. Por outro lado, esta reforma aboliu o sistema do livro único, substituído pela prévia aprovação governamental dos compêndios utilizados em cada Liceu, e criou o "caderno escolar", destinado a registar toda a vida escolar do aluno (assiduidade, aproveitamento, classificações, prémios e castigos).

    Ano: 1905     Tema: Ensino
  • filter_drama
    1906
    Primeiro liceu feminino



    Criação do Liceu Maria Pia, o primeiro liceu feminino.

    Ano: 1906     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Quinta-feira, 18 de Janeiro de 1906
    Fundação do Círculo de Estudos Sociais Teófilo Braga.



    Fundação do Círculo de Estudos Sociais Teófilo Braga, representando o interesse dos dirigentes republicanos pelos estudos sociais, na esteira dos seus ideais positivistas.

    Ano: 1906     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Abril de 1908
    I Congresso Pedagógico da Instrução Primária e Popular



    I Congresso Pedagógico da Instrução Primária e Popular. Os debates em torno da instrução foram uma constante neste período, conduzidos sobretudo pelos republicanos, com destaque para os maçons – que pretendiam, designadamente, contrariar a hegemonia clerical no ensino. Este congresso voltou a realizar-se, sempre em Abril, em 1909, 1912 e 1914.

    Ano: 1908     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Domingo, 23 de Outubro de 1910
    Manuel de Arriaga é nomeado Reitor da Universidade de Coimbra



    Manuel de Arriaga é nomeado Reitor da Universidade de Coimbra e Sidónio Pais Vice-Reitor. Este gesto político foi feito num contexto de grande ebulição da academia.

    Ano: 1910     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Quarta-feira, 12 de Outubro de 1910
    João de Barros nomeado director-geral da Instrução Primária



    João de Barros é nomeado director-geral da Instrução Primária. Ao mesmo tempo, João de Deus Ramos, era o chefe da Repartição Pedagógica, tendo ambos sido encarregues pelo ministro do interior, António José de Almeida, de procederem ao estudo e à redacção da reforma do ensino primário. Tratava-se de, conforme escreve Rómulo de Carvalho, pôr em prática uma "educação republicana, educação interessada na criação e consolidação de uma nova maneira de ser português, capaz de expurgar a Nação de quantos males a tinham mantido, e mantinham, arredada do progresso europeu, sem força, sem coragem, sem meios para sacudir de si a sonolência em que mergulhara."

    Ano: 1910     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Segunda-feira, 17 de Outubro de 1910
    Distúrbios graves na Universidade de Coimbra



    A situação agudiza-se na Universidade de Coimbra, onde os sectores mais radicais insistem no saneamento dos lentes monárquicos e franquistas, nomeadamente Teixeira de Abreu e Joaquim Tavares. Dão-se invasões de aulas, atribuídas a estudantes, a "falange demagógica". Este grupo de estudantes impediu a realização de dois actos, ameaçando os lentes e empregados, todos compelidos a saírem. Entrando na sala dos Capelos, destruíram a cátedra e parte do gradeamento inferior. Noutras salas despedaçaram cátedras e bancos. Estes estudantes pugnavam por uma nova reforma nos estudos superiores.

    Ano: 1910     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Domingo, 23 de Outubro de 1910
    Profundas alterações na Universidade de Coimbra



    Os quatro decretos com força de lei de 23 de Outubro trazem profundas alterações no estatuto da Universidade de Coimbra. O primeiro, abolindo o juramento do reitor e mais funcionários e alunos; o segundo, anulando as matrículas efectuadas no 1.º ano de Teologia da Universidade de Coimbra; o terceiro, abolindo o ponto tomados aos alunos da Universidade e declarando livres os cursos de todas as cadeiras das diferentes faculdades; e o quarto, declarando facultativo o uso de capa e batina como hábito escolar dos alunos da Universidade e abolindo determinados privilégios do foro académico naquele estabelecimento.

    Ano: 1910     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Segunda-feira, 9 de Janeiro de 1911
    Inauguração do Liceu Passos Manuel



    É inaugurado o Liceu Passos Manuel, em Lisboa, o primeiro edifício construído de raiz para o efeito, nos terrenos que tinham pertencido ao Convento de Jesus. A sua designação pretendeu homenagear o ministro do reino Manuel da Silva Passos (Passos Manuel, 1801-1862) que, por decreto de 17 de Novembro de 1836, criara formalmente os liceus.

    Ano: 1911     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Sábado, 21 de Janeiro de 1911
    Reformas na Universidade



    É suprimido o exame de licenciatura na Universidade e o de conclusões magnas e estabelecem-se as provas para obtenção do grau de doutor.

    Ano: 1911     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Quarta-feira, 29 de Março de 1911
    Reorganização dos Serviços de Instrução Primária



    O decreto que reorganiza os Serviços de Instrução Primária, constitui uma das mais profundas reformas daquele grau de ensino, abordando ainda os ensinos infantil e normal. O objectivo do ensino infantil era, segundo este diploma, "a educação e desenvolvimento integral, físico, moral e intelectual das crianças, desde os quatro aos sete anos de idade", sendo realizado "na escola pela professora, e na família pela mãe, devendo ambas harmonizar-se na orientação a dar" e devendo compreender aquisições elementares de vocabulário, de leitura, de escrita, de geografia do lugar, de contos e lendas tradicionais "com intuitos morais e patrióticos", e também o "conhecimento das diversas autoridades locais e pessoas mais prestimosas da terra". Mais se determinava que as escolas infantis deveriam ser "instaladas em edifícios próprios, construídos em terrenos vedados, que sejam isolados de outras construções e da via pública, e com espaço bastante para plantações, recreios e jogos ao ar livre". Haveria balneários para as crianças receberem os seus banhos higiénicos, dormitórios com caminhas (…), salas com ardósias a todo o comprimento das paredes e a baixa altura (…). Tais edifícios deveriam existir um "em cada um dos bairros das cidades de Lisboa e do Porto, em todas as capitais de distrito e nas cabeças dos principais concelhos". (…) Quanto ao corpo docente encarregado de exercer o ensino infantil, seria sempre e só do sexo feminino, "professoras diplomadas na especialidade pelas escolas normais". (…) Ao ensino infantil, facultativo, seguir-se-ia o ensino primário com início normal aos sete anos. (…) dividia-se o ensino primário em três escalões. O elementar (tinha a duração de três anos, dos sete aos nove), o complementar e o superior, sendo o elementar obrigatório para todas as crianças de ambos os sexos e idades compreendidas entre os sete e os catorze anos, e facultativos para os restantes escalões. (CARVALHO, Rómulo de, "História do Ensino em Portugal")

    Ano: 1911     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Quarta-feira, 22 de Março de 1911
    Criação das Universidades de Lisboa e do Porto



    São criadas as Universidades de Lisboa e do Porto, congregando as escolas superiores já existentes, ou seja, os cursos técnicos e científicos criados para além dos tradicionais da Academia de Coimbra, que eram Medicina, Direito, Matemática e Filosofia. A faculdade de Teologia de Coimbra, que fora extinta, é substituida por uma Faculdade de Letras. Com esta medida, Coimbra deixa de ser a única universidade do país e, sobretudo, é reforçada nas universidades agora criadas a componente técnica e científica.

    Ano: 1911     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Segunda-feira, 13 de Março de 1911
    Demissão de João de Barros e de João de Deus Ramos



    João de Barros é exonerado, a seu pedido, de director-geral da Instrução Primária e, três dias depois, João de Deus Ramos, seu Chefe de Repartição. Estas demissões foram provocadas pelas modificações introduzidas no texto original da Reforma do Ensino Primário, que viria a ser publicada por decreto de 29 de Março de 1911, queixando-se os seus autores de que a "reforma saída no "Diário do Governo" não correspondia ao texto entregue a António José de Almeida, embora este tivesse garantido, aos seus autores, que o apresentaria, «tal como fora escrito», ao Conselho de Ministros." (Carvalho, Rómulo de, "História do Ensino em Portugal")

    Ano: 1911     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Maio de 1911
    Instituto Profissional dos Pupilos do Exército de Terra e Mar



    É criado pelo Ministro da Guerra, general António Xavier Correia Barreto, o Instituto Profissional dos Pupilos do Exército de Terra e Mar, estabelecimento de ensino "destinado a receber, para os instruir e educar, os filhos varões das praças, sargentos ou oficiais do exército e da armada".

    Ano: 1911     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Terça-feira, 23 de Maio de 1911
    Criação do Instituto Superior Técnico



    Criação do Instituto Superior Técnico (IST). O ano lectivo iniciou-se em Novembro. "A origem do Instituto Superior Técnico remonta ao Instituto Industrial e Comercial de Lisboa, criado na segunda metade do século XIX, no qual se formavam os engenheiros industriais. A esta instituição de ensino concorreu Alfredo Bensaúde para o lugar de professor da Cadeira de Mineralogia e Geologia em 1884. Em 1892, Bensaúde propôs uma profunda reforma, enunciando as deficiências verificadas no ensino técnico superior português. As suas sugestões, de forte pendor crítico, acabaram por ser rejeitadas pela própria comissão de reorganização do ensino à qual pertencia. O modelo estrutural que defendeu, fruto da sua experiência na Alemanha, onde se doutorou, serviria no entanto de base ao novo Instituto Superior Técnico, criado após a instauração da República. Manuel de Brito Camacho, Ministro do Fomento, reconheceu a personalidade empreendedora de Bensaúde, convidando-o no final de 1910 para Director do futuro IST, o qual resultaria da extinção do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa e sua divisão no Instituto Superior Técnico e no Instituto Superior de Comércio. Foram cinco os cursos de Engenharia inicialmente leccionados no IST - Minas, Civil, Mecânica, Electrotécnica e Químico-Industrial. Os estudos iniciavam-se com uma estrutura de carácter geral, que se completava com três anos de especialidade." (In www.ist.utl.pt)

    Ano: 1911     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Domingo, 28 de Janeiro de 1912
    Inaugurada a Universidade Livre de Lisboa



    Decorre no Coliseu dos Recreios, na presença do Presidente da República, o acto solene de fundação da "Universidade Livre de Lisboa", de que Alexandre Ferreira foi o principal dinamizador.

    Ano: 1912     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Sexta-feira, 3 de Outubro de 1913
    Criação das Escolas Móveis



    Criação das Escolas Móveis. Esta foi uma das medidas da República para combater o analfabetismo, reeditando a experiência das escolas móveis de iniciativa particular, criadas segundo a ideia do republicano Casimiro Freire, em 1882, ano da sua primeira "missão". As escolas móveis, colmatando a ausência de instituições escolares em muitas zonas do país, ministravam conhecimentos rudimentares. "As escolas móveis republicanas não tiveram execução imediata mas tiveram, entretanto, melhor futuro do que as escolas infantis. Dois anos depois da sua criação o Estado abriu o necessário crédito para as pôr a funcionar, resignando-se a permitir, para mais rapidamente lhes dar início, que fossem nomeados seus professores «quaisquer estudantes de diferentes estabelecimentos de ensino do Estado», o que, em princípio, nem sequer excluía os alunos dos Liceus (decreto de 25 de Outubro de 1913). Nesse mesmo ano foram criadas 172 escolas móveis destinadas apenas a adultos. A frequência anual destas escolas, com alguns altos e baixos, foi da ordem dos 13. 000 inscritos, quantitativo muito estimável que se cifrou, à data da sua extinção, em 1930, em mais de 200. 000 indivíduos de ambos os sexos de quem essa escolas se aproximaram, dos quais cerca de metade fez o seu curso com aproveitamento." (CARVALHO, Rómulo de, "História do Ensino em Portugal").

    Ano: 1913     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Segunda-feira, 15 de Dezembro de 1913
    Afonso Costa eleito para director da Faculdade de Direito de Lisboa



    Na sua primeira reunião, o Conselho Escolar da recém-criada Faculdade de Direito de Lisboa elege Afonso Costa para director. Esta faculdade era um projecto do Governo Provisório, muito embora a verba para a organização da Faculdade de Estudos Sociais e de Direito só fosse inserida no orçamento de Junho de 1913. A sua criação significa o fim da exclusividade do ensino de Direito da Universidade de Coimbra. O seu regulamento era semelhante ao de Coimbra, sendo aplicada a reforma dos assuntos jurídicos, de 1911, da autoria do Prof. Álvaro Machado Vilela. Os professores, escolhidos por concurso público, são Albino Vieira da Rocha, Fernando Emídio da Silva, José Ludgero Soares das Neves, António Abranches Ferrão e J.M. Vilhena Barbosa Magalhães. Basílio Teles foi convidado para reger uma cadeira, por iniciativa de Afonso Costa, mas rejeitou a proposta. De entre os excluídos contam-se Eurico Seabra e Carneiro de Moura. Artur Montenegro assume as funções de director interino. Em Janeiro de 1915, Afonso Costa é substituído por Barbosa de Magalhães.

    Ano: 1913     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Terça-feira, 7 de Julho de 1914
    Reorganização do Ensino Primário



    É reorganizado o Ensino Normal Primário.

    Ano: 1914     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Quarta-feira, 16 de Dezembro de 1914
    Criação de cursos nocturnos



    São criados vários cursos nocturnos móveis.

    Ano: 1914     Tema: Ensino
  • filter_drama
    1915
    Engenharia



    Criação da Faculdade Técnica, mais tarde, em 1926, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

    Ano: 1915     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Domingo, 18 de Novembro de 1917
    Inauguração do Instituto Superior de Agronomia



    É inaugurado em Lisboa, na Tapada da Ajuda, o Instituto Superior de Agronomia.

    Ano: 1917     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Sexta-feira, 2 de Maio de 1919
    Reforma dos estudos universitários de Filosofia



    Leonardo Coimbra, na qualidade de Ministro da Instrução, reforma os estudos de filosofia, "(…) com a introdução de várias disciplinas no respectivo grupo das Faculdades de Letras, a cujo quadro docente eram acrescentados dois lugares de professores, logo providos, por livre nomeação governamental." (PERES, Damião, página 249). Esta reforma não foi bem recebida na Faculadade de Letras de Coimbra e foi aberto um conflito entre a Academia e o Ministro. Saiu um novo decreto lei reformador, a 10 de Maio de 1919. A Faculdade de Letras foi desanexada de Coimbra, passando para a Universidade do Porto. Os protestos aumentaram.

    Ano: 1919     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Sábado, 10 de Maio de 1919
    Reorganização do ensino primário



    A reorganização do ensino primário é feita pelo decreto n.º 5787 A. A escolaridade obrigatória passa para 5 anos.

    Ano: 1919     Tema: Ensino
  • filter_drama
    1927
    Duarte Pacheco à frente do IST



    Duarte Pacheco assume a direcção do Instituto Superior Técnico.

    Ano: 1927     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Sábado, 14 de Abril de 1928
    O decreto n.º 15 365 extingue várias Faculdades e outras Escolas



    São extintas, pelo Decreto n° 15 365, a Faculdade de Direito de Lisboa, a Faculdade de Letras do Porto, a Faculdade de Farmácia de Coimbra, a Escola Normal Superior de Coimbra, o Liceu da Horta e as Escolas Normais Primárias de Coimbra, Braga, e Ponta Delgada.

    Ano: 1928     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Quarta-feira, 25 de Abril de 1928
    Nova reunião geral de alunos da Faculdade de Direito de Lisboa



    Reunidos em assembleia geral os alunos da Faculdade de Direito de Lisboa decidem a comparência dos alunos às aulas enquanto aguardam uma resposta do Ministro da Instrução, Duarte Pacheco, relativamente à extinção da Faculdade.

    Ano: 1928     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Segunda-feira, 16 de Abril de 1928
    Pedido de demissão dos professores da Faculdade de Direito de Lisboa



    Os professores da Faculdade de Direito de Lisboa apresentam o seu pedido de demissão do Governo. A 22 retirarão o seu pedido.

    Ano: 1928     Tema: Ensino
  • filter_drama
    1930
    Analfabetismo em Portugal



    A taxa de analfabetismo em Portugal é de cerca de 67%.

    Ano: 1930     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Terça-feira, 2 de Dezembro de 1930
    Estatuto da Universidade Técnica de Lisboa



    É aprovado o Estatuto da Universidade Técnica de Lisboa.

    Ano: 1930     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Terça-feira, 2 de Dezembro de 1930
    Universidade Técnica de Lisboa



    Criação da Universidade Técnica de Lisboa, que agrega a Escola Superior de Medicina Veterinária, o Instituto Superior de Agronomia, o Instituto Superior de Economia e o Instituto Superior Técnico. Em 1961 passou a incluir o Instituto Superior de Estudos Ultramarino, em 1976 o Instituto Superior de Educação Física, e em 1979 a Faculdade de Arquitectura.

    Ano: 1930     Tema: Ensino
  • filter_drama
    1933
    Faculdade Técnica do Porto



    Extinção da Faculdade Técnica do Porto.

    Ano: 1933     Tema: Ensino
  • filter_drama
    1936
    Inauguração do Técnico



    Inauguração das novas instalações do Instituto Superior Técnico.

    Ano: 1936     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Sábado, 11 de Abril de 1936
    É alterada a denominação do Ministério da Instrução Pública para Ministério da Educação Nacional, mantendo-se como titular da pasta, Carneiro Pacheco



    Pela Lei n° 1941 o Ministério da Instrução Pública passa a Ministério da Educação Nacional - continua entregue ao fundador da Mocidade Portuguesa, Carneiro Pacheco.

    Ano: 1936     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Terça-feira, 24 de Novembro de 1936
    Definição das bases da Reforma do Ensino Primário, com os alunos separados por sexo, de livro único, sendo obrigatório o enquadramento dos estudantes na Mocidade Portuguesa



    São definidas as bases da reforma do ensino primário (decreto n° 27 279). Entre as diversas medidas: separação dos alunos por sexo, enquadramento obrigatório na mocidade Portuguesa, adopção de um livro único (aprovado pelo Ministério da Educação Nacional).

    Ano: 1936     Tema: Ensino
  • filter_drama
    1937
    Primeira mulher formada no IST



    Forma-se a primeira mulher em engenharia, na especialidade de civil, no Instituto Superior Técnico.

    Ano: 1937     Tema: Ensino
  • filter_drama
    1940
    Analfabetismo em Portugal



    A taxa de analfabetismo em Portugal é de cerca de 55%.

    Ano: 1940     Tema: Ensino
  • filter_drama
    1954
    Instituto Superior de Estudos Ultramarinos



    A Escola Superior Colonial passa a designar-se Instituto Superior de Estudos Ultramarinos.

    Ano: 1954     Tema: Ensino
  • filter_drama
    sexta-feira, 24 de Março de 1961
    Comemorações do Dia do Estudante



    Decorrem em Lisboa as últimas comemorações autorizadas do Dia do Estudante.

    Ano: 1961     Tema: Ensino
  • filter_drama
    quinta-feira, 9 de Julho de 1964
    A escolaridade obrigatória passa de 4 para 6 anos



    O período de escolaridade obrigatória passa de 4 para 6 anos.

    Ano: 1964     Tema: Ensino
  • filter_drama
    quinta-feira, 31 de Dezembro de 1964
    Criação do Instituto de Meios Audio-Visuais de Ensino, surgindo a Telescola



    É criado, pelo Ministério da Educação, o Instituto de Meios Audio-Visuais de Ensino. Aparecimento da Telescola.

    Ano: 1964     Tema: Ensino
  • filter_drama
    segunda-feira, 2 de Janeiro de 1967
    É instituído o ciclo preparatório do Ensino Secundário



    É instituído o ciclo preparatório do Ensino Secundário, substituindo o 1° ciclo do Ensino Liceal e o ciclo preparatório do Ensino Técnico profissional.

    Ano: 1967     Tema: Ensino
  • filter_drama
    13 de Outubro de 1967
    Universidade Católica



    A Congregação Romana da Educação Católica, com o Decreto Lusitanorum Nobilissima Gens, inicia a Universidade Católica Portuguesa.

    Ano: 1967     Tema: Ensino
  • filter_drama
    sexta-feira, 9 de Agosto de 1968
    Criação do Ciclo preparatório da telescola



    E criado o Ciclo Preparatório da telescola, ou Ciclo Preparatório TV.

    Ano: 1968     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Novembro de 1968
    Inauguração da Universidade Católica



    Inauguração da Universidade Católica pelo Cardeal Patriarca de Lisboa.

    Ano: 1968     Tema: Ensino
  • filter_drama
    1969
    Criação do Instituto de Arte e Design (IADE), em Lisboa



    Criação do Instituto de Arte e Design (IADE).

    Ano: 1969     Tema: Ensino
  • filter_drama
    segunda-feira, 14 de Abril de 1969
    Decreto de regulamentação da Telescola



    É publicado um decreto regulando o funcionamento por que passa a reger-se a Telescola.

    Ano: 1969     Tema: Ensino
  • filter_drama
    quinta-feira, 21 de Janeiro de 1971
    Apresentação dos projectos de reforma do Ensino, pelo Ministro da Educação Nacional



    O ministro da Educação Nacional apresenta publicamente os projectos de reforma do Ensino.

    Ano: 1971     Tema: Ensino
  • filter_drama
    quarta-feira, 28 de Abril de 1971
    Criação do Instituto de Acção Social Escolar, na dependência do Ministério da Educação



    É criado no Ministério da Educação o Instituto de Acção Social Escolar.

    Ano: 1971     Tema: Ensino
  • filter_drama
    quinta-feira, 27 de Julho de 1972
    O Governo decreta a gratuitidade do cumprimento da escolaridade obrigatória nas Escolas Preparatórias públicas e nos postos oficiais da Telescola



    É decretada a gratuitidade do cumprimento da escolaridade obrigatória nas Escolas Preparatórias públicas e nos postos oficiais da Telescola.

    Ano: 1972     Tema: Ensino
  • filter_drama
    terça-feira, 19 de Dezembro de 1972
    É anunciada, por Veiga Simão a criação de 3 novas Universidades, um Instituto Universitário, 6 Institutos Politécnicos e 8 Escolas Normais Superiores



    Veiga Simão anuncia ao País a criação de 3 novas Universidades, um Instituto Universitário, 6 Institutos Politécnicos e 8 Escolas Normais Superiores.

    Ano: 1972     Tema: Ensino
  • filter_drama
    sábado, 28 de Abril de 1973
    É aprovada na Assembleia Nacional a proposta de lei sobre a reforma do Ensino



    A AN aprova a proposta de lei sobre a reforma do Ensino.

    Ano: 1973     Tema: Ensino
  • filter_drama
    sábado, 13 de Outubro de 1973
    Estabelecimento da gratuitidade do ensino em oito anos



    É estabelecida a gratuitidade do ensino em oito anos.

    Ano: 1973     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Terça-feira, 1 de Fevereiro de 1977
    Participação das associações de pais no sistema nacional de Ensino



    É definida a participação das associações de pais e encarregados de educação no sistema nacional de Ensino.

    Ano: 1977     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Terça-feira, 1 de Fevereiro de 1977
    Escolas Normais de Educadores de Infância



    São criadas as Escolas Normais de Educadores de Infância.

    Ano: 1977     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Terça-feira, 1 de Fevereiro de 1977
    Sistema Público de Educação pré-Escolar



    É criado o Sistema Público de Educação pré-Escolar.

    Ano: 1977     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Sábado, 17 de Setembro de 1977
    Novo regulamento de ingresso no Ensino Superior



    É regulamentado o ingresso no Ensino Superior.

    Ano: 1977     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Terça-feira, 4 de Outubro de 1977
    São aprovadas as normas de acesso ao Ensino Superior



    São estabelecidas as normas de acesso ao Ensino Superior (numerus clausus).

    Ano: 1977     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Quarta-feira, 11 de Janeiro de 1978
    Escolaridade obrigatória



    É fixada em 6 anos a escolaridade obrigatória para todos os indivíduos nascidos a partir de 1 de Janeiro de 1965.

    Ano: 1978     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Terça-feira, 22 de Agosto de 1978
    Início da construção da Universidade Nova



    A Universidade Nova de Lisboa começa a ser construída em Almada.

    Ano: 1978     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Sexta-feira, 10 de Agosto de 1979
    É criado o 12.° ano



    É criado o 12° ano, substitui o ano propedêutico.

    Ano: 1979     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Terça-feira, 11 de Setembro de 1979
    É criado o Instituto Superior da Beira Interior



    É criado o Instituto Superior da Beira Interior, na Covilhã. Dias mais tarde o Ministério da Educação e Cultura apresenta uma reforma do sistema de formação de professores do Ensino não Superior - as escolas superiores de educação passam a assumir a responsabilidade de formar educadores de infâncias e professores do primeiro e segundo ciclos do Ensino Básico.

    Ano: 1979     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Sexta-feira, 9 de Novembro de 1979
    Criação de Faculdades de Psicologia



    São criadas as faculdades de Psicologia nas Universidades de Coimbra, Lisboa e Porto.

    Ano: 1979     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Quinta-feira, 24 de Julho de 1980
    É criada a Universidade dos Açores



    É criada a Universidade dos Açores a partir do Instituto Universitário daquela região autónoma.

    Ano: 1980     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Quinta-feira, 8 de Maio de 1986
    Alargamento da escolaridade obrigatória



    Alargamento da escolaridade obrigatória, que passa de 6 para 9 anos.

    Ano: 1986     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Terça-feira, 16 de Setembro de 1986
    Português essencial para passar de ano



    O ministro da Educação anuncia que a disciplina de Português, a partir de 1987, passa a ser considerada essencial para passar de ano no ensino secundário.

    Ano: 1986     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Terça-feira, 14 de Outubro de 1986
    Aprovação da Lei de Bases do Sistema Educativo



    A Assembleia da República aprova a Lei de Bases do Sistema Educativo. O diploma impõe a escolaridade obrigatória até ao 9° ano e contempla uma série de medidas destinadas a contribuir para a igualdade de oportunidades de acesso ao sistema educativo e para o sucesso escolar.

    Ano: 1986     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Quarta-feira, 26 de Outubro de 1988
    Primeira pedra da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto



    Cerimónia de lançamento da primeira pedra da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto.

    Ano: 1988     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Segunda-feira, 3 de Abril de 1989
    Os alunos do 12° ano submetem-se à controversa Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior



    Os alunos do 12° ano submetem-se à controversa Prova Geral de Acesso ao Ensino Superior (PGA), que até à sua abolição, em 1993, e alvo de grande contestação pelo meio estudantil.

    Ano: 1989     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Sábado, 22 de Abril de 1989
    I Congresso do Ensino Politécnico



    Sessão de abertura do I Congresso do Ensino Politécnico, em Lisboa.

    Ano: 1989     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Quarta-feira, 13 de Dezembro de 1989
    Novas instalações da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa



    São inauguradas as novas instalações da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

    Ano: 1989     Tema: Ensino
  • filter_drama
    Sexta-feira, 8 de Maio de 1998
    Novo reitor da Universidade de Lisboa



    José Barata Moura toma posse como reitor da Universidade de Lisboa.

    Ano: 1998     Tema: Ensino




Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: