Iniciativas



search

    Seminário Internacional “Lembrar para não Repetir” - chamada de trabalhos



    watch_later 19/1/2024

    Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para o Seminário Internacional “Lembrar para não Repetir: A Oposição intelectual portuguesa e brasileira às Ditaduras”, que decorre entre 11 e 12 de abril de 2024, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em Lisboa, e online.

    A Organização das Nações Unidas promove anualmente a campanha “Lembrar para não repetir”, incentivando os países a estudarem e a falarem do seu passado, das suas memórias políticas, culturais e sociais, de modo a que, através de um melhor conhecimento e de um debate aprofundado, possa existir uma reflexão mais ampla sobre os seus passados mais traumáticos.

    Importa, pois, discutir estes passados, cruzando os saberes e as abordagens de diferentes áreas disciplinares e colocando em diálogo académicos com organizações da sociedade civil, com agentes culturais e políticos, num debate que se quer plural, abrangente e diversificado.

    Ainda que com contextos distintos, Portugal e o Brasil atravessaram regimes ditatoriais repressivos - onde houve censura, perseguição, torturas, mortes… - sobre os quais não podemos deixar de debater. Os dois regimes ditatoriais, cada um à sua maneira e no seu tempo, foram responsáveis por uma verdadeira diáspora dos seus opositores. 
    Este seminário procura destacar e conhecer o impacto da transferência cultural de intelectuais portugueses para o Brasil, ao longo do seu regime autoritário (1933-1974), mas também o exílio, em Portugal, de intelectuais brasileiros, que fugiram da violência da sua ditadura militar (1964-1985) e que se entusiasmaram com a Revolução dos Cravos, em 1974.

    Neste encontro pretende-se olhar para este passado, debater com quem o tem vindo a estudar, mas também ouvir testemunhos de quem resistiu às ditaduras, cuja memória importa preservar e lembrar. Num momento em que, um pouco por todo o mundo, vemos cada vez mais as conquistas democráticas serem colocadas em causa, procuramos ainda discutir - a partir das experiências do passado - os perigos e desafios que as democracias enfrentam na atualidade, com o mote “lembrar para não repetir”.

    Apela-se à participação neste seminário através da submissão de propostas de comunicações enquadradas nos seguintes temas (ou de outros considerados pertinentes):

    I) Portugueses no Brasil e brasileiros em Portugal

    Resistência cultural no Brasil e em Portugal: intelectuais, artistas, cientistas, professores, produtores culturais, entre outros.
    Ações de exilados portugueses no Brasil e de brasileiros em Portugal;
    Biografias e trajetórias de exilados.
    Núcleos de resistência à ditadura portuguesa no Brasil.
    Meios e formas de resistência às ditaduras: artes plásticas, literatura, cinema, teatro, música, jornais e revistas de ideias e de cultura, etc.
    Interações de intelectuais portugueses exilados com os intelectuais brasileiros.
    Intelectuais brasileiros exilados em Portugal: olhares e perspetivas sobre a revolução de Abril.
    Resistência e solidariedade entre exilados brasileiros em Portugal e portugueses.
    As relações diplomáticas na esfera política e cultural.
    Violência política, perseguição, prisões e censura.
    Apoios, redes de solidariedade e influências internacionais.
    A Universidade, a Ciência e os movimentos culturais.


    II) Memórias e legados

    Memórias e arquivos para a história da resistência cultural às ditaduras.
    Museus e património cultural.
    Representações e narrativas sobre a história da resistência cultural às ditaduras (ex. na literatura, no cinema, nas artes visuais, nos media).
    Usos políticos do passado / políticas de memória.

    As propostas de comunicações devem ser enviadas através de formulário eletrónico, onde devem constar: o nome do/a autor/a ou dos/as autores/as, a afiliação institucional, o título da proposta, um resumo de, no máximo, 500 palavras, três palavras-chave, uma breve nota biográfica (200 palavras no máximo) e contactos do/a autor/a ou autores/as.

    Formulário para submissão de propostas: https://forms.gle/fhjn8C3V5ii927Fs5

     

    Calendário

    Receção de propostas: 1 de março de 2024
    Comunicação de resultados: 10 de março de 2024
     

    Organização

    Fundação Mário Soares e Maria Barroso
    Dois / Um Produções
    Fundação Getúlio Vargas / CPDOC 
    CEI-Iscte

    Contactos
    geral@fmsoaresbarroso.pt



    [voltar ao topo]





Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: