Iniciativas



search

    Prémio Mário Soares-Fundação EDP 2022 atribuído a Bernardo Cruz e Christophe Araújo



    watch_later 5/12/2022

    A Fundação Mário Soares e Maria Barroso, com o apoio da Fundação EDP, atribuiu o Prémio Mário Soares-Fundação EDP 2022 (ex aequo) a duas teses de doutoramento: “As origens institucionais da moderação da violência: regedorias e políticas de concentração em Angola (1914-1974)”, da autoria de Bernardo Cruz (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa); “Être historien sous un régime autoritaire. Pouvoir et savoir au Portugal (1926-1974)”, de Christophe Araújo (CY Cergy Paris University).

    Para o júri do Prémio, composto pela Professora Ana Mónica Fonseca (Presidente do Júri; CEI-Iscte), pela Professora Fátima Moura Ferreira (Universidade do Minho) e pelo Professor Jorge Fernandes Alves (CITCEM, Universidade do Porto), “estes dois trabalhos trazem duas diferentes e inovadoras abordagens da História Contemporânea de Portugal, mas têm em comum um trabalho de investigação bastante profundo, sólido e abrangente. A tese de Bernardo Pinto da Cruz aborda uma temática fundamental para a melhor compreensão da política colonial portuguesa durante grande parte do século XX, sobretudo no caso de Angola, enquadrada numa sólida dimensão teórica e metodológica. Já o trabalho de Christophe Araújo contribui também para um maior e melhor conhecimento do impacto que o regime autoritário português teve na sociedade portuguesa, no caso específico de um grupo de historiadores e pensadores portugueses.”

    O Prémio Mário Soares, que celebra este ano a sua 24.ª edição, foi instituído em 1998, com o objetivo de galardoar autores de teses e dissertações ou de outros trabalhos de investigação originais realizados no âmbito da História Contemporânea de Portugal, no valor de 5 mil euros. Desde 2011, o prémio é promovido com o apoio e colaboração da Fundação EDP.

    Para Isabel Soares, Presidente do Conselho de Administração da Fundação, “o Prémio Mário Soares-Fundação EDP é um importante instrumento para a preservação e a divulgação da memória histórica e da herança cultural de Portugal”. Reflete também o “compromisso da Fundação na valorização e apoio à criação de conhecimento nas Ciências Sociais, Artes e Humanidades, em particular junto dos jovens investigadores”.

    José Manuel dos Santos, membro do Conselho de Administração e Diretor Cultural da Fundação EDP refere que “este Prémio mostra, mais uma vez, a vitalidade da nossa historiografia contemporânea e constitui um reconhecido apoio e incentivo ao trabalho de novos historiadores. A Fundação EDP tem muita honra em associar o seu nome ao nome de Mário Soares num Prémio que testemunha a importância que esta grande figura do nosso tempo dava ao conhecimento da História como meio fundamental e insubstituível de esclarecimento pedagógico do passado e de construção lúcida do futuro.”

    A cerimónia de entrega do prémio terá lugar a 7 de dezembro, às 18h00, no auditório da Fundação, por ocasião da evocação do 98.º aniversário do nascimento de Mário Soares. 



    [voltar ao topo]





Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: