Iniciativas



search

    Prémio Mário Soares-Fundação EDP 2021 atribuído a Fábio Faria



    watch_later 7/12/2021

    O Prémio Mário Soares - Fundação EDP 2021 foi atribuído ao trabalho “Refugiados espanhóis em Portugal: entre a repressão policial e a solidariedade popular (1936-1945)”, tese de doutoramento em História da autoria de Fábio Faria (ISCTE-IUL).


    Foi ainda atribuída uma menção honrosa à tese de doutoramento em Estudos Portugueses - especialidade em História do Livro e Crítica Textual, com o título “(Re)Construir a identidade através do conflito. Uma abordagem às Literaturas Africanas em Língua Portuguesa (1961-74)”, de Noemi Alfieri.

    As decisões foram tomadas por unanimidade pelo Júri, composto pela Professora Doutora Ana Paula Pires (Presidente do Júri), pelo Doutor Carlos Vargas (Vogal) e pelo Doutor David Castaño (Vogal), que considerou o trabalho de Fábio Faria “uma investigação rigorosa e inovadora que nos traz uma nova perspectiva sobre os impactos da Guerra Civil de Espanha na Península Ibérica, partindo da análise da presença de refugiados espanhóis em Portugal durante os anos do conflito. A tese apoiou-se num corpo documental, na sua maioria inédito, assente, em grande parte, em fontes de natureza policial”.

    O Prémio Mário Soares, que celebra este ano a sua 23.ª edição, foi instituído em 1998, com o objetivo de galardoar autores de teses e dissertações ou de outros trabalhos de investigação originais realizados no âmbito da História Contemporânea de Portugal, no valor de 5 mil euros. Desde 2011, o prémio é promovido com o apoio e colaboração da Fundação EDP.

    Para Isabel Soares, Presidente do Conselho de Administração da Fundação, “o Prémio Mário Soares-Fundação EDP é um importante instrumento para a preservação e a divulgação da memória histórica e da herança cultural de Portugal”. Reflete também o “compromisso da Fundação na valorização e apoio à criação de conhecimento nas Ciências Sociais, Artes e Humanidades, em particular junto dos jovens investigadores”.

    José Manuel dos Santos, membro do Conselho de Administração e Diretor Cultural da Fundação EDP refere que “nesta edição, assinalamos os dez anos do apoio da Fundação EDP ao mais importante prémio, em Portugal, de História Contemporânea. É para nós uma honra ligar o nosso nome ao de Mário Soares, seu patrono. O Prémio Mário Soares-Fundação EDP prestigia quem o instituiu e quem o apoia, aqueles que integram o seu júri e os que são distinguidos. É um Prémio que alia memória e futuro, pois o futuro sem memória é um perigo e a memória sem futuro é um erro.”

    A cerimónia de entrega do prémio terá lugar a 7 de dezembro, no auditório da Fundação, por ocasião da evocação do 97.º aniversário do nascimento de Mário Soares. Será assegurada transmissão online através da plataforma Zoom.

    Nesta sessão, que contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, será ainda apresentado o novo website da Fundação.



    [voltar ao topo]





Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: