Com transmissão online, a partir das 17h30, a sessão contará com as intervenções de Fernando Rosas, João Arsénio Nunes, João Madeira e José Pacheco Pereira.
A evocação do centenário do PCP constitui uma oportunidade no sentido do aprofundamento do conhecimento, do estudo e da investigação sobre a história recente de Portugal. A partir de uma abordagem e reflexão de matriz histórica, a sessão acompanhará o percurso do PCP, cruzando-o e compreendendo-o no contexto da História Contemporânea de Portugal, assinalando os principais acontecimentos, os seus protagonistas, o seu impacto e legado.
Para além da sessão, disponibilizamos um guia de pesquisa com informação sobre os arquivos e as coleções existentes na Fundação relacionados com o PCP, sugerindo e destacando um conjunto de temas e tópicos para quem pretenda estudar, investigar, aprofundar o conhecimento sobre a sua história e atividade no decurso do século XX.
Trata-se de um contributo da Fundação Mário Soares e Maria Barroso para impulsionar a abertura, cultivar a participação pública, promover o avanço científico e fortalecer a qualidade da democracia através do acesso aberto e transparente ao património cultural e ao conhecimento científico.