Iniciativas



search

    Mário Soares Patrono do Colégio da Europa

    watch_later 26/6/2020

    Mário Soares foi designado pelo Colégio da Europa como Patrono do ano académico 2021-2022. É o primeiro português a receber essa distinção, em reconhecimento da sua contribuição para o projeto europeu e como figura maior da Europa contemporânea.

    A Fundação Mário Soares colaborará com o Colégio da Europa com o objetivo de estimular as novas gerações para a defesa e a promoção de uma cidadania ativa e de um compromisso social apostado em princípios e práticas de tolerância, solidariedade, justiça, igualdade e reconciliação, inspirados pela vida, a ação e a obra de Mário Soares.

    O Colégio da Europa prossegue uma importante dinâmica de defesa, valorização e reforço dos valores e ideais presentes no projeto europeu. A preservação do legado histórico e da memória cívica dos seus principais promotores, em que inclui Mário Soares, constitui um dos eixos mais visíveis da matriz humanista, europeísta e solidária que esta instituição visa promover.

    Recordam-se a este propósito as palavras proferidas por Mário Soares na abertura do Ano Académico do Colégio da Europa, em 1977.

    "Como europeu e como socialista creio firmemente na Europa. Sei que a ideia de uma Europa política, assente na comunidade de interesses e de objetivos e, sobretudo, no ideal da liberdade, representa um grande desafio. Não somente para nós, que vivemos o atormentado post guerra, mas para as novas gerações confrontadas com problemas planetários que põem em causa a sobrevivência da espécie humana. Desafio que vale o nosso empenhamento com determinação e coragem, para ultrapassar as nossas dificuldades económicas e sociais presentes e ainda como fator de equilíbrio entre blocos e superpotências rivais".

    - Discurso do Primeiro Ministro Mário Soares na Abertura do Ano Académico no Colégio da Europa em Outubro de 1977.



    [voltar ao topo]





Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: