Iniciativas



search

    50 mil rosas para a Revolução de Veludo

    watch_later 20/10/2016
    location_on Fundação Mário Soares

    A Embaixada da República Checa e a Fundação Mário Soares têm o prazer de convidar V. Exa. para a inauguração da exposição "50 mil rosas para a Revolução de Veludo. Amizade entre Václav Havel e Mário Soares", com a presença de Michael Žantovský, Director da Biblioteca de Václav Havel em Praga.
    Leia no Diário de Notícias a entrevista com Michael Žantovský "Soares foi o primeiro líder que veio a Praga apoiar a Revolução de Veludo".

    No dia 28 de Dezembro o Presidente da República Portuguesa chegou a Praga. A visita decorreu graças ao convite do Fórum Cívico e sobretudo porque no passado Mário Soares tinha apoiado os movimentos democráticos na Checoslováquia.

    Não foi uma visita oficial, o Presidente deslocou-se a nível pessoal. No dia 30 de dezembro Mário Soares encontrou-se com o seu homólogo, o Presidente da Checoslováquia Václav Havel e com o Ministro dos Negócios Estrangeiros Jirí Dienstbier. Os três colocaram flores junto da estátua de São Venceslau. No mesmo dia teve lugar um encontro entre Václav Havel e Mário Soares em que o presidente português ofereceu ao novo presidente checoslovaco uma viatura Renault 21.

    Mário Soares agiu rapidamente, mas não podia contar nem com a velocidade nem com o resultado das mudanças políticas na Checoslováquia. A oferta pessoal da viatura Renault 21 TSE ao escritor e dissidente chegou a Praga apenas algumas horas antes da eleição de Václav Havel para Presidente da República, no dia 29 de Dezembro de 1989.

    O novo presidente recusou usar no desempenho da sua função os carros ZIL e Tatra dos seus antecessores presidenciais, então a oferta de Mário Soares, um carro familiar comum, tornou-se durante uns meses a viatura oficial do Presidente da República. Quatro anos depois, o carro passou a fazer parte da coleção do Museu Nacional Técnico (Národní Technické Muzem).


    [voltar ao topo]





Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: