Iniciativas



search

    Vidas com Sentido (45) - Etelvina Lopes de Almeida

    watch_later 19/11/2015
    location_on Auditório da Fundação Mário Soares

    Homens e Mulheres que pelos seus ideais, pela sua postura cívica e política, pelos seus combates, souberam dar sentido às suas vidas e, embora já falecidos, permanecem como exemplos. A Fundação Mário Soares dedica um ciclo de conferências e debates a essas figuras da nossa cidadania democrática, prestando-lhes homenagem. A quadragésima quinta conferência do ciclo "Vidas com Sentido" é dedicada a Etelvina Lopes de Almeida.
    Etelvina Lopes de Almeida nasceu em Serpa a 17 de março de 1916 e faleceu em Tábua a 30 de abril de 2004. Jornalista, locutora, escritora e política.
    Frequentou o Liceu Maria Amália Vaz de Carvalho, em Lisboa, e um colégio interno, em Queluz.
    Iniciou a sua carreira no jornal infantil "O Papagaio". Foi admitida na Rádio Renascença e, mais tarde, na Emissora Nacional, de que seria afastada, por motivos políticos, em 1948, vindo a ser reintegrada em 26 de julho de 1974.
    Exerceu funções de chefe de redação da revista Modas e Bordados, dirigida por Maria Lamas, a quem sucedeu na direção da revista.
    Em 1945, aderiu ao Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, participando nas suas atividades e, designadamente, na Exposição de Livros Escritos por Mulheres de todo o Mundo, organizada, em janeiro de 1947, na Sociedade Nacional de Belas-Artes. Integrou igualmente a Associação Feminina Portuguesa para a Paz, proibida em 1952.
    Viria a ser despedida da revista Modas e Bordados por ter assinado, em 1962, "um documento da oposição contra a guerra de África".
    Em 1969, foi candidata da CEUD (Comissão Eleitoral de Unidade Democrática) à assembleia nacional.
    Após o 25 de abril, militou no Partido Socialista, tendo sido eleita deputada à Assembleia Constituinte (1975-1976) e, posteriormente, à Assembleia da República, pelo Círculo Eleitoral de Évora (em 1976 e em 1978).
    Etelvina Lopes de Almeida presidiu, em 1993, em Estrasburgo, a uma sessão do Parlamento Europeu para os Idosos, na qual foi aprovada a Carta Europeia para os Idosos.
    A jornalista foi também autora de livros infantis e romances, nomeadamente "Histórias que o mundo conta", "O tontinho da esquina" e "Maria Verdade", levado à cena no Teatro São Luiz, em Lisboa, bem como o "ABC da Culinária".
    Em 1995, foi agraciada pelo Presidente da República, Mário Soares, com a Comenda da Ordem de Mérito.
    Dedicou os últimos anos da sua vida à Fundação Sara Beirão e António Costa Carvalho, em Tábua, criada com Igrejas Caeiro e a que presidia, desenvolvendo intenso trabalho de solidariedade social, em especial junto dos mais idosos.


    [voltar ao topo]





Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: