Iniciativas



search

    Jorge Estrela

    watch_later 1/1/2015

    No passado dia 1 de Janeiro faleceu um grande amigo meu que presidiu à Casa-Museu João Soares, nas Cortes, Leiria. Conheci-o no exílio em França, onde também esteve refugiado. Era um homem excepcional, de uma imensa cultura de história de arte, mestre pela Universidade da Sorbonne, tendo ainda sido fundador da Sociedade Portuguesa de Micologia, a Ciência que estuda os fungos e que sempre o interessou.
    Natural de Leiria, aí proferiu conferências e organizou várias exposições, entre elas "A Pintura em Leiria no século XVI", "Leiria no tempo das invasões francesas", " Korrodi e o restauro do Castelo de Leiria", e também "Os Grafitos medievais do Mosteiro da Batalha", que, tal como, mais recentemente, "A Viagem de Cosme III de Medicis em Portugal, no ano de 1669", estiveram expostas também na Casa-Museu João Soares.
    Além de historiador de arte, Jorge Estrela, cuja memória saúdo, foi ainda pintor e bibliófilo, tendo deixado uma grande biblioteca e muitas obras de arte. Foi um homem de bem, com alguma fortuna, que viveu em Lisboa, embora a sua paixão tenha sido sempre Leiria, o seu distrito.
    O seu falecimento constituiu para a Casa-Museu João Soares uma enorme perda.

    Mário Soares, Diário de Notícias, 6 de Janeiro de 2015


    [voltar ao topo]





Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: