Iniciativas



search

    Vidas com Sentido (16) - António Janeiro

    watch_later 20/3/2014
    location_on Auditório da Fundação Mário Soares

    Homens e Mulheres que pelos seus ideais, pela sua postura cívica e política, pelos seus combates, souberam dar sentido às suas vidas e, embora já falecidos, permanecem como exemplos. A Fundação Mário Soares dedica um ciclo de conferências e debates a essas figuras da nossa cidadania democrática, prestando-lhes homenagem. A décima sexta conferência do ciclo "Vidas com Sentido" é dedicada a António Janeiro e contará com intervenções de Mário Soares, Vitor Ramalho e Vitor Hugo Sequeira.
    António Gonçalves Janeiro nasceu a 12 de Dezembro de 1945 em Vale da Meda, Vila Nova de Ourém e faleceu em Lisboa a 19 de Junho de 1986. Sindicalista e político.
    António Janeiro, sindicalista prematuramente falecido com 41 anos de idade, foi dirigente do Partido Socialista, deputado à Assembleia da República, membro do Conselho da Europa e Presidente do SITESE - Sindicato dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Serviços e Novas Tecnologias (1978-1986) e da FETESE - Federação dos Trabalhadores de Escritório, Comércio e Serviços.
    Desempenhou ainda papel crucial na criação do centro protocolar CITEFORMA - Centro de Formação Profissional dos Trabalhadores de Escritório, Comércio, Serviços e Novas Tecnologias, em 1987, estabelecendo metas inovadoras e arrojadas no campo da formação profissional, no seguimento das posições por si perfilhadas, que entendiam a formação profissional como um instrumento de dignificação dos trabalhadores e de defesa dos postos de trabalho.
    Defendeu sempre a unidade na acção dos trabalhadores e um sindicalismo livre, inovador e verdadeiramente solidário.
    Foi um dos fundadores, em Outubro de 1978, da UGT - União Geral de Trabalhadores, na sequência do Movimento Autónomo de Intervenção Sindical - Carta Aberta, em frontal oposição às teses da "unicidade sindical" defendidas pela Intersindical.
    Foi condecorado por Mário Soares em 1990, a título póstumo, com a Ordem da Liberdade (Grande-Oficial), testemunhando o seu contributo para a Democracia e a Liberdade.

    [voltar ao topo]





Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: