Iniciativas



search

    45 Anos do Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe

    watch_later 16/12/2014
    location_on São Tomé e Príncipe

    A exposição "45 Anos do Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe" foi inaugurada pelo Ministro da Cultura, Educação e Ciência Olinto Daio, a que se seguiu uma breve visita guiada por Alfredo Caldeira, Administrador do Arquivo & Biblioteca da Fundação Mário Soares, e Sónia Carvalho, nova Directora do AHSTP, e contou com a actuação do cantor são tomense Guilherme Carvalho.
    O Arquivo & Biblioteca da Fundação Mário Soares tem colaborado com o Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe na salvaguarda da documentação histórica à sua guarda.

    O AHSTP , que este ano assinala o seu 45.º aniversário, é detentor de fundos documentais da maior relevância, quer nacional, quer internacionalmente, desenvolvendo, apesar das dificuldades sentidas, esforços significativos no seu tratamento. Acresce que é um Arquivo que conheceu importantes incorporações pós-independência, o que ainda mais sublinha o seu papel decisivo.

    Nos nossos dias, os arquivos, de uma forma geral, deixaram de ser instituições fechadas sobre si mesmas e assumem, devem assumir, uma clara responsabilidade social, contribuindo activamente para a afirmação da consciência e da identidade nacional e levando conhecimento aos cidadãos e, em especial, aos jovens.

    Para tal, são também de grande utilidade as novas tecnologias da informação, permitindo designadamente disponibilizar na internet faixas importantes dos fundos documentais, fornecendo aos investigadores e ao público em geral ferramentas essenciais para acesso às fontes históricas.

    [voltar ao topo]





Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: