Iniciativas



search

    Vidas com Sentido (26) - José Medeiros Ferreira

    watch_later 23/10/2014
    location_on Auditório da Fundação Mário Soares

    Homens e Mulheres que pelos seus ideais, pela sua postura cívica e política, pelos seus combates, souberam dar sentido às suas vidas e, embora já falecidos, permanecem como exemplos. A Fundação Mário Soares dedica um ciclo de conferências e debates a essas figuras da nossa cidadania democrática, prestando-lhes homenagem. A vigésima sexta conferência do ciclo "Vidas com Sentido" é dedicada a José Medeiros Ferreira.
    José Manuel de Medeiros Ferreira nasceu em Ponta Delgada a 20 de Fevereiro de 1942 e faleceu em Lisboa a 18 de Março de 2014. Professor universitário e político.
    Após os estudos secundários em Ponta Delgada, frequentou a licenciatura em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Vice-Presidente da Pró-Associação da Faculdade de Letras e Secretário-Geral das Reuniões Inter-Associações (RIA), foi expulso, em 1965, de todas as Universidades do País. Nesse mesmo ano, foi candidato a deputado nas listas da Oposição Democrática.
    Obrigado ao exílio na Suiça, obteve a licenciatura em Ciências Sociais, recebendo o Prémio Gustav Ador em 1972 e exercendo funções de assistente na Faculdade de Ciências Económicas e Sociais da Universidade de Genebra (1972-1974). Fundador da revista “Polémica” (com António Barreto, Carlos Almeida, Eurico Figueiredo, Manuel de Lucena e Ana Benavente), manteve no exílio actividade política sistemática contra a ditadura
    Em Abril de 1973, enviou ao III Congresso da Oposição Democrática em Aveiro a comunicação intitulada “Da Necessidade de um Plano para a Nação”, em que apontava o papel das Forças Armadas no derrube da ditadura e preconizava as metas da Descolonização, da Democratização e do Desenvolvimento.
    Regressado a Portugal após o 25 de Abril, foi eleito nas listas do PS deputado à Assembleia Constituinte. Foi também deputado à Assembleia da República em várias legislaturas e deputado ao Parlamento Europeu. Membro da Comissão Nacional e da Comissão Política do PS. Exerceu funções de Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros do VI Governo Provisório e de Ministro dos Negócios Estrangeiros no I Governo Constitucio-nal, assinando a entrada de Portugal no Conselho da Europa e assegurando a preparação política e diplomática do pedido de adesão de Portugal à CEE, entregue a 28 de Março de 1977. Em 1979, elaborou, com António Barreto, o Manifesto Reformador.
    Apoiou as candidatura de Ramalho Eanes à Presidência da República em 1976 e em 1980, de Salgado Zenha em 1986, de Mário Soares em 1991 e em 2006 e a de Jorge Sampaio em 1996 e em 2001.
    Doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa (1991), foi Professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas e autor de obra ensaística numerosa. Assegurou ainda colaboração dispersa nos jornais República, Diário de Notícias, Diário de Lisboa, Correio da Manhã, Expresso e nas revistas Seara Nova, O Tempo e o Modo, Nação e Defesa, Finisterra, Política Internacional, Relações Internacionais, Ler História, etc. Foi comentador em vários meios de comunicação social.
    Distinguido com a Grã-Gruz da Ordem do Infante D. Henrique (1982) e a Grã--Gruz da Ordem da Liberdade (1998). Foi-lhe atribuída pela Assembleia Legislativa da R.A. dos Açores a Medalha de Reconhecimento Autonómico.

    Intervenções de:
    Maria João Seixas
    Eduardo Paz Ferreira
    Mário Soares

    [voltar ao topo]





Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: