Iniciativas



search

    Vidas com Sentido (22) - Áurea Rêgo

    watch_later 5/6/2014
    location_on Auditório da Fundação Mário Soares

    Homens e Mulheres que pelos seus ideais, pela sua postura cívica e política, pelos seus combates, souberam dar sentido às suas vidas e, embora já falecidos, permanecem como exemplos. A Fundação Mário Soares dedica um ciclo de conferências e debates a essas figuras da nossa cidadania democrática, prestando-lhes homenagem. A vigésima segunda conferência do ciclo "Vidas com Sentido" é dedicada a Áurea Rêgo.
    Áurea Rego, nasceu em 1936 em Vila Nova de Paiva e faleceu em Londres em 2001.

    Conheci Áurea Rego no I Encontro dos Núcleos ASP no Estrangeiro, que teve lugar na Suíça. Participou nesse encontro com José Neves em representação do Núcleo ASP de Londres, que fundaram em Maio de 1970 com outros militantes.
    Voltei a encontrar Áurea Rego quando fui a Londres com Jorge Campinos para organizar uma manifestação contra a visita oficial que Caetano fez a Inglaterra. Os Sindicatos ingleses e o Núcleo de Londres, ao qual pertencia Áurea Rego, muito nos auxiliaram na organização da manifestação e nos contactos com os muitos exilados, de várias nacionalidades, a viver em Londres.
    A manifestação que passou em frente à Embaixada de Portugal, com gritos contra o fascismo e o colonialismo de Marcelo Caetano, foi um êxito enorme. Disseram, depois, que eu tinha pisado a Bandeira Nacional junto à nossa Embaixada o que, obviamente, é falso, para republicanos e socialistas como nós. O Partido Trabalhista tinha um grande apreço por nós, socialistas, e recusou-se a estar presente quando Caetano foi falar ao Parlamento Inglês. Áurea Rego, bem como outros portugueses, prestou um contributo muito importante nessas manifestações de protesto, que acabaram por ser terríveis para Marcelo Caetano.
    Depois do 25 de Abril, quando voltou a Portugal como militante socialista, fez um excelente trabalho na organização das Mulheres Socialistas e não só. Trabalhou durante muitos anos no Partido Socialista e foi sempre uma militante muito dedicada e entusiasta até ao fim dos seus dias.
    Por isso está na lista daquelas grandes figuras, cujas vidas tiveram sentido e que se bateram com absoluta honestidade e sem querer nada para elas.

    Mário Soares

    [voltar ao topo]





Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: