Iniciativas



search

    Vidas com Sentido (19) - Álvaro Monteiro

    watch_later 10/4/2014
    location_on Auditório da Fundação Mário Soares

    Homens e Mulheres que pelos seus ideais, pela sua postura cívica e política, pelos seus combates, souberam dar sentido às suas vidas e, embora já falecidos, permanecem como exemplos. A Fundação Mário Soares dedica um ciclo de conferências e debates a essas figuras da nossa cidadania democrática, prestando-lhes homenagem. A décima nona conferência do ciclo "Vidas com Sentido" é dedicada a Álvaro Monteiro.
    Álvaro Monteiro nasceu em Alhais, concelho de Vila Nova de Paiva, a 17 de Fevereiro de 1909 e faleceu a 8 de Novembro de 1982. Advogado e político.
    Em Viseu, fez simultaneamente o curso complementar da escola comercial e do liceu. Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra (1931), instalou escritório de advogado em Viseu.
    Ainda em Coimbra, presidiu à Comissão de Assistência do Jardim-Escola João de Deus, enquanto participava em todas as lutas estudantis, e em 1927 seria eleito para os corpos gerentes do Centro Republicano Académico. Dirigiu com Bernardes de Miranda o semanário académico Mundo Novo, que viria a sofrer represálias por alegado apoio à Revolta da Madeira. Em 1937, acusado de apoiar o processo revolucionário dos navios da Armada, foi preso e levado a Tribunal Militar Especial.
    Ao longo da vida, sempre se afirmou oposicionista à ditadura, sendo um dos fundadores em 1942 do Núcleo de Doutrinação e Acção Socialista e participando activamente no Movimento de Unidade Democrática (MUD) e nas campanhas eleitorais de Norton de Matos, Quintão Meireles e Norton de Matos. Subscritor do Programa para a Democratização da República, foi preso e incriminado pela PIDE. Candidato pela oposição às eleições de 1965.
    Desenvolveu intensa actividade no seio da Ordem dos Advogados, integrando o respectivo Conselho Distrital de Coimbra.
    Foi igualmente Presidente da Cooperativa de Fruticultores da Beira Alta, actividade que desenvolvia como pequeno agricultor.
    Após o 25 de Abril de 1974, Álvaro Monteiro foi eleito Deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República (I Legislatura) pelo Partido Socialista.

    Intervenções de José Lamego, Isabel Monteiro, João Lima e Mário Soares.

    [voltar ao topo]





Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: