Iniciativas



search

    Vidas com Sentido (15) - Fernando de Abranches Ferrão

    watch_later 13/3/2014
    location_on Auditório da Fundação Mário Soares

    Homens e Mulheres que pelos seus ideais, pela sua postura cívica e política, pelos seus combates, souberam dar sentido às suas vidas e, embora já falecidos, permanecem como exemplos. A Fundação Mário Soares dedica um ciclo de conferências e debates a essas figuras da nossa cidadania democrática, prestando-lhes homenagem. A décima quinta conferência do ciclo "Vidas com Sentido" é dedicada a Fernando de Abranches Ferrão e contará com intervenções de Mário Soares, José Carlos Vasconcelos e José Miguel Ramos de Almeida.
    Fernando de Oliveira Abranches Ferrão nasceu em Coimbra, a 4 de Setembro de 1908 e faleceu em Lisboa a 5 de Maio de 1985. Advogado e político.
    Licenciou-se na Faculdade de Direito de Lisboa, tendo iniciado a sua actividade como advogado em 1930.
    Oposicionista ao Estado Novo, participou em numerosas actividades cívicas, com destaque para o MUNAF - Movimento de Unidade Nacional Antifascista e o MUD - Movimento de Unidade Democrática, sendo também um dos signatários, em 1961, do Programa para a Democratização da República.
    Participou na defesa de diversos presos políticos acusados nos Tribunais Plenários, destacando-se os processos da Comissão Distrital de Lisboa do Movimento de Unidade Democrática, da Revolta da Mealhada, dos intelectuais de Coimbra, do Golpe de Beja ou do processo dos estudantes de 1965, ou a apresentação de habeas corpus de diversos angolanos presos no campo de concentração do Tarrafal.
    Defendeu o general Humberto Delgado no processo disciplinar que lhe foi instaurado após as eleições presidenciais de 1958 e, quando do seu assassinato pela PIDE, acompanhou Mário Soares como advogado da família.
    Preso diversas vezes, manteve sempre a sua postura de frontal oposição ao regime ditatorial.
    Em 1937, fundou o Jornal do Foro, em cujas páginas acolheu numerosas obras de artistas de diferentes áreas, editando também, designadamente, a obra completa de Raúl Brandão.
    Entre 1951 e 1971, desempenhou as funções de vice-presidente do Conselho Geral da Ordem dos Advogados. Foi eleito, em 1958, presidente honorário da Federação Internacional de Juristas.
    Homem de apurado sentido estético, deixou-nos as suas Mensagens de Ano Novo que todos os anos enviava aos amigos e onde coligia e publicava obras de autores diversos e textos da sua autoria.

    [voltar ao topo]





Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: