Iniciativas



search

    Vidas com Sentido (14) - José Luís Nunes

    watch_later 27/2/2014
    location_on Auditório da Fundação Mário Soares

    Homens e Mulheres que pelos seus ideais, pela sua postura cívica e política, pelos seus combates, souberam dar sentido às suas vidas e, embora já falecidos, permanecem como exemplos. A Fundação Mário Soares dedica um ciclo de conferências e debates a essas figuras da nossa cidadania democrática, prestando-lhes homenagem. A décima quarta conferência do ciclo "Vidas com Sentido" é dedicada a José Luís Nunes e contará com intervenções de Mário Soares, Jaime Gama e José Medeiros Ferreira.
    José Luís do Amaral Nunes nasceu na freguesia do Bonfim, Porto, a 2 de Abril de 1941 e faleceu em 10 de Setembro de 2003. Advogado e político.
    Depois de frequentar a Universidade de Coimbra, licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa. Em ambas as universidades, foi dirigente das associações de estudantes, exercendo designadamente as funções de secretário-geral da RIA (Reunião Inter Associações), e colaborou em diversas publicações, como Via Latina e O Tempo e o Modo.
    Participou em inúmeras actividades oposicionistas ao regime fascista, sendo candidato pela CEUD (Comissão Eleitoral de Unidade Democrática) às legislativas de 1969.
    Enquanto advogado, participou na defesa de diversos presos políticos nos Tribunais Plenários. Após o 25 de Abril de 1974, juntamente com Abranches Ferrão e Luís Saias, assumiu a representação dos familiares do general Humberto Delgado nos processos subsequentes ao seu assassinato pela PIDE.
    Militante do Partido Socialista desde a sua fundação, embora não tivesse participado na reunião fundadora do partido, foi membro da respectiva Comissão Política e deputado à Assembleia Constituinte e, depois, à Assembleia da República, nas II, III, IV e V Legislaturas.
    Eleito presidente do grupo parlamentar do PS durante o governo do Bloco Central chefiado por Mário Soares, desempenhou igualmente as funções de Vice-Presidente da Assembleia da República.
    Exerceu diversas funções públicas, destacando-se a sua participação no Grupo de Ligação Conjunto Luso-Chinês para a transição de Macau.
    Mário Soares recordou-o como um dos "fundadores legítimos" do PS, afirmando-o como "um símbolo do Parlamento".

    [voltar ao topo]





Fundação Mário Soares e Maria Barroso
Rua de S. Bento, 176 - 1200-821 Lisboa, Portugal
Telefones: (+ 351) 21 396 41 79 | (+ 351) 21 396 41 85
geral@fmsoaresbarroso.pt

Copyright 2021 © Fundação Mário Soares e Maria Barroso. Todos os direitos reservados. Created by BearingPoint

Siga-nos: