VII Congresso de História Local "25 de Abril de 1974 – A Revolução Terra a Terra" | chamada de trabalhos
Prémio Mário Soares - Fundação EDP 2023
José Mattoso | 1933-2023
Ciclo de Resistência no Feminino | As Mulheres e o Trabalho
Concurso para a criação da imagem do centenário de Mário Soares
Ciclo de Resistência no Feminino | Workshop sobre História das Mulheres
Media e Transições Democráticas na Catalunha e em Portugal
Rui Nabeiro | 1931-2023
Jose Manuel Galvão Teles | 1939-2023
Cerimónia de entrega do Prémio Mário Soares: Cidadania e Desenvolvimento
Ciclo de Resistência no Feminino | As Mulheres e a Justiça
Ciclo de Resistência no Feminino | Homossexualidade feminina
Ciclo de Resistência no Feminino | Resistência feminina no jornalismo: percursos, lutas e conquistas
Encerramento durante o período de Natal e Ano Novo
Cerimónia pública de apresentação do Prémio Mário Soares 2022
Prémio Mário Soares-Fundação EDP 2022 atribuído a Bernardo Cruz e Christophe Araújo
Ciclo de Resistência no Feminino | Vozes e itinerários de libertação
Centenário do nascimento de Saramago
Ciclo de Resistência no Feminino | As mulheres e o movimento estudantil durante a Ditadura
50 anos do assassinato de Ribeiro Santos | 1972-2022
Ciclo de Resistência no Feminino | A sexualidade feminina: desafios do passado e do presente
Prémio Mário Soares - Fundação EDP 2022
Ciclo de Resistência no Feminino | As Mulheres nas prisões do Estado Novo
Sessão "Desafios da democracia deliberativa e participativa" | 27 de junho | 18h00
João Fraústo da Silva (1933-2022)
Paula Rego (1935-2022)
Mário Mesquita (1950-2022)
Ciclo de Resistência no Feminino | As mulheres e a Guerra Civil Espanhola
20.º aniversário da independência de Timor: “um direito imprescritível”
A 20 de Maio de 2022, Timor-Leste celebra o 20.º aniversário da proclamação da sua independência, formalmente reconhecida pela comunidade internacional, depois de um conturbado processo que se estendeu por cerca de duas décadas e meia, após a ocupação do território pela Indonésia em 7 de dezembro de 1975.
Durante esse período, Portugal apoiou a defesa do direito do povo timorense à autodeterminação. Mário Soares assumiu um papel relevante ao longo deste processo, em particular enquanto Presidente da República, manifestando, por diversas ocasiões, uma crítica feroz à violação dos princípios consignados na Carta das Nações Unidas e na Declaração Universal dos Direitos do Homem.
(...) “Portugal tem fundadas esperanças de que o Povo de Timor-Leste, tão martirizado e esquecido pela comunidade internacional, possa enfim ver reconhecidos os seus legítimos direitos à autodeterminação e independência - princípios indeclináveis consagrados na Carta das Nações Unidas.”
(Discurso proferido pelo Presidente da República, Mário Soares, no Palácio de Queluz, em 9 de janeiro de 1988, na cerimónia de saudação do Corpo Diplomático)
“A verdade é que os timorenses sujeitos a uma repressão cruel e persistente nunca transigiram com a opressão nem nunca perderam a esperança na solidariedade internacional (...).
“O Povo de Timor-Leste tem mostrado uma inegável capacidade de resistência e acabará por impor os seus legítimos direitos. As ditaduras não são eternas. Nós, portugueses, temos boas razões para o poder afirmar. Ao contrário do que pensam muitos pessimistas, o tempo não corre a favor dos ditadores. O movimento internacional de solidariedade para com Timor-Leste é irreversível.”
(Mensagem enviada à Conferência Interparlamentar de Lisboa por Timor-Leste e lida pelo Presidente da Assembleia da república, em 31 de maio de 1995)
A tenacidade timorense, o movimento de solidariedade internacional e os esforços de Portugal vingaram. Em 1999, num referendo supervisionado pelas Nações Unidas, a esmagadora maioria da população de Timor-Leste manifestou a sua clara vontade de ser independente.
Mário Soares continuou empenhado na afirmação da memória e identidade próprias dos timorenses no período de transição e consolidação democráticas.
Timor ensinou-nos que a utopia pode tornar-se, quando haja uma vontade política persistente, na mais realista e acertada das políticas.
(Artigo de Mário Soares, entitulado “De Bruxelas… a independência de Timor”, publicado no jornal Expresso, em 25 de maio de 2002)
A Fundação Mário Soares e Maria Barroso auxiliou na recuperação de numerosos documentos e fotografias, em particular relativos à Resistência Timorense, que se encontravam dispersos e em risco de degradação. Em 2002, teve início um processo de cooperação que permitiu recuperar, preservar, digitalizar, descrever e disponibilizar publicamente o imenso manancial da documentação que testemunha a longa história de resistência dos timorenses. A Fundação empenhou-se ainda na criação do Museu e Arquivo da Resistência Timorense, em Díli, que hoje alberga essa documentação e dá continuidade ao processo da sua recolha e salvaguarda.
Explore documentação sobre Timor a partir dos arquivos e coleções disponibilizados na Casa Comum:
Mário Soares, ex-Presidente da República de Portugal, e Xanana Gusmão, então Presidente do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense, no jantar oferecido pelo Presidente da República de Portugal, Jorge Sampaio, em 2 de outubro de 1999, no Palácio de Belém.
Encontro "Arquivos da Administração Local" - Chamada de trabalhos
Chamada de trabalhos
Os Arquivos da Administração Local (AAL) dispõem de um património arquivístico único e de inegável interesse, fundamental para compreender o passado e contextualizar a história e memória do país, essencial e inestimável para o conhecimento atual dos territórios e das suas comunidades e perspetivação do seu futuro. Na realidade, os AAL são um importante recurso de apoio e suporte à tomada de decisão e para o bom funcionamento da própria Administração Local e da vida nos territórios em que se inscrevem.
Procurando estimular a partilha e a reflexão sobre os desafios que se colocam neste domínio, a BAD, a DGLAB, a FMSMB, o HTC e a Imprensa Nacional promovem a organização do encontro Arquivos da Administração Local: Património, Acesso e Investigação, que irá ocorrer em Lisboa, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, nos dias 6 e 7 de julho.
As propostas de comunicações devem ser enviadas através de formulário eletrónico, onde devem constar: o nome do autor ou dos autores, a afiliação institucional, o título da proposta, um resumo de, no máximo, 500 palavras, três palavras-chave, uma breve nota biográfica (200 palavras no máximo) e contactos.
Calendário
Receção de propostas: até 12 de junho de 2022
Comissão Organizadora
Ana Alves Pereira, Filipe Silva, Maria Fernanda Rollo, Maria Inês Queiroz, Miguel Narciso, Paula Meireles, Pedro Penteado
Organização
Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação (BAD)
Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB)
Fundação Mário Soares e Maria Barroso (FMSMB)
História, Territórios e Comunidades - CFE NOVA FCSH
Imprensa Nacional
Informação adicional
https://arquivosdaadministracaolocal.wordpress.com
Mesa-redonda "Europa: um projeto de Paz?"
97.º aniversário do nascimento de Maria Barroso
Nascida na Fuseta, em 2 de maio de 1925, no seio de uma família de antifascistas, Maria Barroso foi uma mulher de causas e uma cidadã ativa política, cultural e socialmente.
Na evocação do 97.º aniversário de nascimento de Maria Barroso, recordamos a sua ação política. Resistente à ditadura, foi candidata a deputada pela CDE nas eleições de 1969 e foi a única mulher a discursar na sessão de abertura do III Congresso da Oposição Democrática de Aveiro, a 4 de abril de 1973, onde afirma:
“Não há, infelizmente, amigos, liberalização, não há modificação das estruturas. Portanto, é necessário uma tomada de consciência maior das nossas dificuldades crescentes. E por isso eu creio que este Congresso deverá ser útil. Poderá ser uma das formas de ajuda a essa tomada de consciência.
Nós não aceitamos limitações de temas a tratar no Congresso – todos são atingidos mais ou menos profundamente.
(…)
Meus amigos, há quem diga que o passado não conta: pois é mentira, permitam-me que vos diga. O passado conta quando se continua no presente e se projecta no futuro. Foi exactamente neste passado dos nossos pais e dos nossos amigos que se forjou o nosso carácter”
Única mulher presente no congresso fundador do Partido Socialista, realizado em Bad Münstereifel, na Alemanha, Maria Barroso foi, ainda, deputada à Assembleia da República em várias legislaturas.
Conheça o percurso e a ação política de Maria Barroso a partir dos arquivos e coleções disponibilizados na Casa Comum.
Maria Barroso conversa com apoiantes numa ação de campanha eleitoral para as eleições legislativas de 1976, em Palmela. Fundação Mário Soares e Maria Barroso / Arquivo Fotográfico do Partido Socialista.
Exposição Cartazes Indianos na Casa-Museu
A Casa-Museu João Soares irá acolher, entre 28 de abril e 26 junho, a exposição Cartazes Indianos, do acervo da Fundação Oriente.
25 de Abril | 48.º aniversário
Eunice Muñoz | 1928-2022
Colóquio "A Imprensa Estudantil: da Ditadura à Democracia"
A Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em colaboração com a BLX-Hemeroteca Municipal de Lisboa, o HTC - História, Territórios e Comunidades da NOVA FCSH e o ICNOVA, assinala a passagem de 60 anos sobre a Crise Académica de 1962, no mesmo ano em que, em Portugal, os dias de democracia superam os de ditadura, com a organização do colóquio A Imprensa Estudantil: da Ditadura à Democracia".
17 500 dias de democracia | "Só é vencido quem desiste de lutar"
A Fundação Mário Soares e Maria Barroso celebra o dia em que Portugal passa a ter mais dias de democracia do que teve de ditadura.
Colóquio "A Imprensa Estudantil: da Ditadura à Democracia" - Chamada de trabalhos
Encontra-se aberta a chamada de trabalhos para o Colóquio "A Imprensa Estudantil: da Ditadura à Democracia", que decorre a 28 de março de 2022, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em Lisboa.
Centenário de Eugénio de Andrade (1923-2023)
Prémio Mário Soares: Cidadania e Desenvolvimento 2022
Apresentação da coleção "Obras de Mário Soares"
Apresentação da coleção "Obras de Mário Soares e do seu Vol. 0 As Ideias Políticas e Sociais de Teófilo Braga - com notas de leitura de António Sérgio e cartas sobre a obra.
Prémio Mário Soares-Fundação EDP 2021 atribuído a Fábio Faria
O Prémio Mário Soares - Fundação EDP 2021 foi atribuído ao trabalho Refugiados espanhóis em Portugal: entre a repressão policial e a solidariedade popular (1936-1945), tese de doutoramento em História da autoria de Fábio Faria (ISCTE-IUL).
Cerimónia pública de apresentação do Prémio Mário Soares
A Fundação Mário Soares e Maria Barroso evoca o 97º aniversário do nascimento de Mário Soares com a realização de uma cerimónia pública de apresentação do Prémio Mário Soares - Fundação EDP 2021 e a apresentação do novo website da Fundação.
Colóquio "São Mesmo as Últimas": Diário de Lisboa, 1921-1990
A Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em colaboração com a BLX-Hemeroteca Municipal de Lisboa e o HTC - História, Territórios e Comunidades da NOVA FCSH, assinala o centenário da criação do Diário de Lisboa, com a organização do colóquio "São Mesmo as Últimas": Diário de Lisboa, 1921-1990.
Colóquio "Socialistas, Republicanos, Anarquistas, Radicais Velhas Resistências, Novos Estudos e Memória"
A Fundação Mário Soares e Maria Barroso acolhe nos dias 23 e 24 de setembro o colóquio "Socialistas, Republicanos, Anarquistas, Radicais Velhas Resistências, Novos Estudos e Memória".
Nota de pesar pelo falecimento do Presidente Jorge Sampaio
Jorge Sampaio foi uma figura central da democracia portuguesa. Destacado combatente contra a ditadura, construtor da democracia, dedicou toda a sua vida à causa pública.
Foi presidente da Câmara Municipal de Lisboa, entre muitos cargos públicos que exerceu. Secretário-geral do Partido Socialista entre 1989 e 1992. Presidente da República entre 1996 e 2006.
A Fundação saúda o exemplo que, no exercício de relevantes funções públicas nacionais e internacionais e como cidadão empenhado que foi até ao final da vida, o seu enorme legado constitui de compromisso cívico em defesa dos direitos humanos e de cooperação e diálogo entre povos.
Mesa redonda "Negritude, Identidades, Direitos Humanos"
A mesa redonda "Negritude, identidades e direitos humanos", organizada pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em colaboração com o IndieLisboa, parte de problemáticas estruturantes na obra cinematográfica de Sarah Maldoror com o objetivo de refletir sobre as questões do racismo e da discriminação em Portugal, os discursos de ódio e de intolerância, a herança colonial e as desigualdades no acesso à participação democrática.
Oficina Colaborativa de Audiovisual Brasil-Portugal: Ditaduras e Resistência(s) | candidaturas
Estão abertas até 6 de setembro as candidaturas à Oficina Colaborativa de Audiovisual Brasil-Portugal: Ditaduras e Resistência(s), promovida pela Fundação Getúlio Vargas/CPDOC e a Fundação Mário Soares e Maria Barroso.
Prémio Mário Soares - Fundação EDP | 2021
Estão abertas até 15 de setembro as candidaturas ao Prémio Mário Soares - Fundação EDP, atribuído pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso e Fundação EDP.
O Conselho Português do Movimento Europeu e a Fundação Mário Soares e Maria Barroso assinalam o Dia da Europa com a organização, no dia 10 de maio, de uma mesa-redonda subordinado ao tema: "Mário Soares: A Europa connosco; nós com a Europa".
Colóquio "São Mesmo as Últimas": Diário de Lisboa, 1921-1990 - Chamada de trabalhos
Está aberta, até 30 de setembro, a chamada para apresentação de propostas de comunicação para o Colóquio "São Mesmo as Últimas": Diário de Lisboa, 1921-1990, que terá lugar a 30 de novembro na Fundação Mário Soares e Maria Barroso, em Lisboa.
Na sequência da sessão 100 Anos do PCP na História do Portugal Contemporâneo promovida pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, que teve lugar no passado dia 6 de março, entenderam os participantes formular o seguinte abaixo-assinado solicitando a abertura dos arquivos do Partido Comunista Português.
Considerando a oportunidade da passagem do centenário do Partido Comunista Português e a sua relevância para o percurso histórico de Portugal Contemporâneo, entendem os signatários, participantes na mesa-redonda comemorativa do centenário do PCP promovida pela Fundação Mário Soares e Maria Barroso, solicitar a abertura do arquivo histórico do PCP à consulta pública, mediante as regras e condições que o próprio Partido determinar.
Fernando RosasA Fundação Mário Soares e Maria Barroso reabre ao público na próxima segunda-feira, 15 de março.
Numa primeira fase, de acordo com o plano de desconfinamento apresentado pelo Governo, estão abertos ao público o arquivo e as bibliotecas da Fundação.
Na sequência das medidas impostas no âmbito do estado de emergência, a Fundação Mário Soares e Maria Barroso encerrará por tempo indeterminado as suas instalações em Lisboa e em Cortes e suspenderá todas as atividades presenciais.
Os serviços da Fundação permanecerão disponíveis através dos canais digitais. geral@fmsoares.pt casa-museu@fmsoares.pt telf.: 21 396 41 79
Nos 142 anos do nascimento de João Lopes Soares
Pedagogo e político, João Lopes Soares (1878-1970) dedicou a sua vida à causa pública, à defesa dos ideais republicanos e à oposição à ditadura.
Fundação Mário Soares e Maria Barroso atribui o Prémio Fundação Mário Soares - Fundação EDP 2020 ao trabalho 'Não sei se canto se rezo': ambivalências culturais e religiosas do fado (1926-1945), de Cátia Sofia Ferreira Tuna.
Outubro é mês de teatro na Casa-Museu João Soares, que se abre desta forma a uma experiência familiar e interativa.
Na edição deste ano criámos uma programação adaptada ao contexto de pandemia, com espectáculos transmitidos em direito através da página de Facebook da Casa-Museu.
A Fundação Mário Soares acolhe o V Congresso I República e Republicanismo, que decorrerá entre 1 e 2 de outubro de 2020.
Promovido pelo Centro de Documentação e Estudos sobre a História da I República e do Republicanismo, da NOVA FCSH, esta edição terá como título "A República e o Município: Da República nos Municípios aos Municípios na República".
Na sequência da declaração de Situação de Contingência, a Fundação Mário Soares atualizou o seu plano de ação e adotou um conjunto de medidas que visa garantir a proteção, a segurança e o bem-estar de todos os utilizadores e colaboradores, mitigando, assim, a propagação de contágios.
As medidas entrarão em vigor a partir do dia 15 de setembro de 2020, sendo alvo de monitorização permanente, e estando sujeitas a reavaliação a cada 15 dias.
Os serviços da Fundação Mário Soares, em Lisboa, estarão encerrados no período de 17 a 28 de agosto.
Reabrimos ao público no dia 31 de agosto.
É com profundo pesar que o Conselho de Administração da Fundação Mário Soares, ao qual se associam os seus colaboradores, comunica o falecimento do Doutor Carlos Barroso, Secretário-Geral da Fundação.
A excecionalidade da competência profissional manifestada ao longo de 24 anos de dedicação à Fundação, em particular o seu rigor, a ética, o sentido de compromisso institucional e a qualidade humana, merece ser justamente reconhecida.
Na sequência do estado de emergência decretado em resposta à situação epidemiológica do novo Covid-19, a Fundação Mário Soares encerrará por tempo indeterminado as suas instalações situadas na Rua de São Bento 160 e 176, em Lisboa, e a Casa-Museu Centro Cultural João Soares, em Cortes, Leiria.
Esta medida será oportunamente reavaliada de acordo com as orientações governamentais sobre a matéria.
CONVITE
Cerimónia pública de entrega das três Menções Honrosas atribuídas ex-aequo no âmbito do Prémio Fundação Mário Soares-Fundação EDP 2018